Páginas

22/02/2012

RESENHA #11- "UM HOMEM DE SORTE" - NICHOLAS SPARKS

LIVRO  : “UM HOMEM DE SORTE”
TÍTULO ORIGINAL: “THE LUCKY ONE”
AUTOR: NICHOLAS SPARKS
TRADUÇÃO: MARSELY DE MARCO MARTINS DANTAS
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 349
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO  NORTE AMERICANO
ISBN: - 978-63219-13-8


Um Homem de Sorte


CITAÇÃO:” Victor analisou a fotografia antes de devolvê-la: - Você disse que a achou ao nascer do dia?
- Sim.
- Esse é o momento mais poderoso do dia.
- Você já me falou.
- Isso é um sinal. Ela é o seu amuleto de sorte. Olha só a camiseta dela.
- Ela foi mesmo esta noite.
- Não foi só hoje à noite. Você achou essa fotografia por um motivo. Ninguém deu falta dela também por um motivo. Hoje resolveu pegá-la por um motivo. Ela estava destinada a você.” (pág. 36)


RESUMO SINÓPTICO: 

Logan Thibault é ex fuzileiro naval e após encontrar uma fotografia durante a guerra e perder o amigo Victor em um acidente inimaginágel, resolve ir em busca da mulher foto e vai a pé do Colorado até Hampton, acompanhado por seu cão fiel: Zeus.

Beth é professora. Tem um filho chamado e Ben e moram com a avó Nana, dona de um canil onde adestra cães, mesmo depois de um derrame que paralisou temporariamente o lado esquerdo do corpo.

Keith Clayton é policial, filho do chefe de polícia e de família abastada, dominadora na cidade. Nas horas vagas gosta de fotografar e tem hábitos pouco recomendados. É pai de Ben.

O destino encarrega-se de unir essas personagens em uma trama intrincada e envolvente.

“Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um final de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.


CITAÇÃO: ” Mas o que a deixou preocupada foi o tipo de conversa que tiveram, não a viagem em si. O pequeno combate verbal travado durante o jantar dava sinais de que dali para frente, Beth passaria a desempenhar um novo papel – um papel para o qual não se sentia totalmente preparada. Ser mãe de Ben era fácil. Seu papel e suas responsabilidades eram bem definidos. Mas fazer a mesma coisa com Nana? Nana sempre foi tão cheia de vida, tão cheia de energia, que Beth pensou ser inconcebível a idéia de Nana um dia vir a diminuir o ritmo.[...]”(pág. 122)


ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA = Capa inspiradora feita por Mello e Mayer. Letras em alto relevo dão o diferencial. Casal romântico e homem no deserto condizentes com o conteúdo do livro.
(nota: 4,80  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Letra mediana, poderia ser um pouco maior para facilitar um pouco mais a leitura. Divisão entre os capítulos bem visualizada com títulos relacionados a personagem que relata o capítulo. Folhas amareladas.
(nota:  4,40  de 5,00)

- FORMA DE ESCRITA: Escrito em 3ª pessoa, cada capítulo protagonizado por um personagem. Longas narrativas (importantes para o entendimento da estória), intercaladas com diálogos.
(nota: 4,50  de 5,00)


CITAÇÃO: “Ele não acreditava em nada disso. Já tinha conhecido fuzileiros suficientes para saber que a maioria era tão esperta quanto uma pedra. Mas tinha algo estranho com esse cara para que seus colegas não confiassem nele.” (pág. 221)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Fazer uma análise de um escritor que é unanimidade no mundo literário, é tarefa árdua. Nicholas Sparks delinea os personagens através do caráter psicológico, que envolve toda a vida de cada protagonista, tornando o enredo convidativo e interessante. E sempre com um tom trágico em algum ponto do livro, que no caso acontece apenas no último capítulo, levando o leitor a angustiosa tensão até as últimas páginas da leitura.

A princípio o livro não é um romance. É mais uma busca pessoal sobre qual destino a seguir e uma aparente dívida a ser paga. Conforme a trama vai se desenrolando, mistério e apreensão dominam a leitura, causando a sensação de ansiedade por todo o desenrolar dos acontecimentos e levando o leitor a fatos e acontecimentos relacionados com a guerra no Iraque e toda atrocidade vivida naquela época, ao tempo que traz à realidade da história para o momento atual, com as dúvidas nas decisões a serem tomadas e claro, com um romance entre os protagonistas que vai sendo construído aos poucos, sem agonia.

O que ficou a desejar foi justo o fato de toda resolução se dar apenas no último capítulo, atropelando os acontecimentos em uma corrida desnecessário para o desfecho, embora esse, nada tenha deixado a desejar. Poderia apenas ser um pouco mais trabalho e não terminar de forma abrupta.

SUGESTÃO: Analisar o desfecho do livro que poderia ser um pouco mais trabalhado, esmiuçado em mais outros capítulos ou dando um início em capítulos anteriores. Ficou a impressão que tudo aconteceu de rompante.


SOBRE O AUTOR: 

“Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive atualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «The Notebook», à Warner Books. Com livros como A Última Música(The Last Song)e Querido John (Dear John), Nicholas Spaks tornou-se bem conhecido no Brasil, agora com outros livros publicados pela Editora Novo Conceito.”

 

BIOGRAFIA:

Nicholas Sparks é um dos romancista mais conceituados da atualidade com 18 livros publicados, sendo que todos já são considerados “best-seller” pela crítica mundial.
Dei-te o Melhor de Mim
Um Refúgio para a Vida
A Melodia do Adeus
Um Homem com Sorte
Uma Escolha por Amor
Juntos ao Luar
À Primeira Vista
Quem Ama Acredita
Três Semanas com o Meu Irmão
A Alquimia do Amor
Laços que Perduram
O Sorriso das Estrelas
Uma Promessa para Toda a Vida
Uma Viagem Espiritual
Corações em Silêncio
Um Momento Inesquecível
As Palavras que Nunca Te ...
O Diário da Nossa Paixão
Seis de suas obras ganharam adaptações cinematográficas: Uma Carta de Amor (1999), Um Amor Para Recordar (2002), O Diário de Uma Paixão (2004), Noites de Tormenta (2008), Querido John (2010) e A Última Música (2010). The Lucky One (Um homem de sorte), ainda não publicado no Brasil, tem previsão de estréia para o início de 2012.

NOTA:  4,40 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

Cortesia e parceria Editora Novo Conceito!


cheirinhos =0
Rudy

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!
Comenta - Recados e Imagens (8973)

17 comentários:

  1. Olá Rud querida!
    Vim retribuir a sua visita e seguir você também. Obrigada pelo carinho e parabéns por essa postagem maravilhosa!
    Bjs
    Eli

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, muito obrigada por ter curtido a pag!! Ainda não li esse livro mas me parece ser otimo
    b-jo

    te seguindo

    Arielli

    ResponderExcluir
  3. Olá ...passei por aqui para agradecer sua visita no meu blog...e adorei o seu, é tudo de bom!
    Vou levar seu link pro meu...
    bjs. em seu coração!
    Zazafranke

    ResponderExcluir
  4. Rudy
    Estou lendo esse livro e no momento sigo a estrada ao lado de Thibault acopanhando a narrativa de sua história.
    Gosto muito de ler suas resenhas. Bem definidas e tocando em todos os pontos da obra!Parabéns !!!
    Sempre haverá uma crítica, mas sou fã de carteirinha de Nicholas Sparks.

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  5. Resenha perfeita, Ficçao nao è muito meu forte mas deu um "pinguim" de vontade de ler...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga, Rudy! Esse eu li e recomendo. Flor, tem um selinho te esperando lá no blog, ok? Bjkas
    http://dikasxtrukes.blogspot.com/2012/02/selinhoamei.html

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim retribuir sua visita e já estou te acompanhando, pois gostei muito do que li e vi por aqui. Bjo
    Chris
    chrisgifts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Rudy!!

    Fiquei super feliz com sua visita, sigo muitos blogs de resenhas, adoro ler, mas a correria e a mania que estou de assistir seriados estão me "atrasando" dois desafios: ler Agatha e Machado de Assis - risos... mas como não é para terminar em um prazo determinado, sigo tranquila...

    Obrigada pelo comentário e pelo carinho

    Já estou lhe seguindo!!!

    Aproveito e lhe desejo um ótimo fim de semana!!!

    PS: Não li esse livro, desculpa não opinar!!

    Bjins

    FLYRoBrasileira
    www.flyrobrasileira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita ao blog Rudy. Adorei seu comentário.

    E agora, vou-lhe dizer, amei o jeito da sua resenha. analisou o livro por completo. Ficou 10!

    Eu li o livro e também achei o final corrido. Mas gostei demais do jeito que o Nicholas escreve.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. A resenha é linda Rudy, adoro todas as que você faz. Agora que li a resenha do livro, fiquei com muita vontade de lê-lo e descobri-lo.
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Rudy
    Leio todos os livros de NIchlas Sparks e Um homem de sorte é muito bom! Parabéns pela sua resenha que que avalia todos os detalhes.


    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse é meu livro mais desejado do ano, pq adoro o autor e gostei bastante das resenhas que li sobre o livro.

    ResponderExcluir
  13. Super completa a sua resenha, demais!
    Estou querendo ler esse livro, sempre vejo as pessoas falando que esse livro é muito bom, já coloquei ele na minha lista de livros para ler, agora falta só comprar o livro :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks. Os últimos eu ainda não tive oportunidade de ler, mas creio que são muito bons. Ainda pretendo fazer uma coleção com todos os livros.

    ResponderExcluir
  15. Assisti o filme e li o livro.
    Gostei da história,Nicholas Sparks nos surpreende a cada romance drama) que lança.A história traz lições de visa e acontecimentos marcantes.O livro baseia- se na história de amor e sua relação com o destino. Focando no fato de que o que está destinado a ser será.

    ResponderExcluir
  16. Eu o livro ano passado e concordo com você, Rudy!
    Poderia ter sido mais explorado, principalmente o final.
    Um livro gostoso e fofo de ler, de acompanhar, mas que deixou à desejar.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ana!
    bom que concorda comigo.
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy