Páginas

11/02/2012

RESENHA #9 - "A JORNADA" - ERIN E. MOULTON


LIVRO  : “A JORNADA”
TÍTULO ORIGINAL: “FLUTTER”
AUTOR: ERIN  E. MOULTON
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –200
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: ROMANCE NORTE AMERICANO
ISBN: - 978-63219-53-4


A Jornada

CITAÇÃO:Não me recordo de estar tão assustada antes quanto me sinto agora, sacolejando pra cima e pra baixo nas ondulações do rio. Aliás, nem consigo me lembrar de ondas neste rio. Pelo menos não eram tão fortes quando papai conduzia a canoa. De toda maneira, aqui estamos nós saltando para cima e caindo em seguida. Eu me sentei ao contrário na canoa, de frente para Dawn, e estou grata por isso porque assim não vejo a água borrifando rio abaixo.” (pág. 66)


RESUMO SINÓPTICO: 

Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple, a segunda filha da família Ritte, que tem o outono como estação favorita e adora a festa do Halloween. 

A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lilly Anne nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maple sabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela, Dawn (irmã mais velha)e Xereta (o cachorro da família)  armados  com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. 

Agora é não apenas a sobrevivência de Lilly Anne que eles tem que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple,  Dawn e Xereta  encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.


CITAÇÃO:’Concentração, Observação, Análise, Planejamento e Execução – C.O.A.P.E. – é o que você deve fazer em caso de emergência’. Papai nos ensinou essa sigla para nos ajudar a lembrar como nos comportamos em situações de ‘sinal vermelho’. A situação que vivemos nesse momento certamente se enquadra na categoria.” (pág. 119)


ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = É sugestiva e uma das mais belas com uma borboleta monarca em cima das mãozinhas infantis. Leva à sensação de liberdade. No decorrer do livro, se entende porque a capa foi escolhida.
(nota: 5,00  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Letras medianas que facilitam a leitura. Folhas amareladas e decoradas nos finais e inícios dos capítulos com borboletas em preto e branco, definem bem as passagens do livro.
(nota:  5,00  de 5,00)

- FORMA DE ESCRITA: Narrativa em 1ª pessoa do singular e com muitos diálogos facilitam o entendimento. Narrativa intensa, cheia de sentimentos e impressões de uma criança de 9 anos e bem imaginativa, entretanto, as impressões são precisas. 

A linguagem é condizente  com a faixa etária da narrativa, embora seja um tanto amadurecida.
(nota: 4,50  de 5,00)


CITAÇÃO:”Desperto no meio de lençóis revirados. Está escuro e depois claro, e depois escuro de novo e claro de novo, mas, no fim, a escuridão vence e eu desmorono. As vozes em volta de mim vão ficando mais profundas e graves, até que voam para longe, como sementes de flores na primavera.
Eu quero acompanhá-las.” (pág. 285)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O livro todo é uma grande aventura vivida pelas duas irmãs mais velhas da família Rittle e pelo cachorro da família.  As garotas fora bem educadas pelos pais e adquiriram muitos conhecimentos. São organizadas, tem pensamentos e raciocínios lógicos, são espertas e inteligentes, o que dá dinâmica ao livro.

A busca pelo milagre na cura da irmã recém nascida, mostra o quanto o amor é evidente e o quanto uma protege a outra de forma incondicional.
Interessante a forma como toda a trama se desenvolve no decorrer da leitura, envolvendo o leitor nos perigos e imprevistos ocorridos na jornada em busca do milagre. Tem horas que fica impossível de acreditar como duas crianças conseguem superar tudo que acontece durante a aventura, entretanto, o sentimento maior, o AMOR, as impulsiona a superar tudo e continuar.

Destaque para a forma como o sentimento de amor e do trabalho em equipe consegue fazer com que um objetivo seja atingido.

O livro extrapola a imaginação, em compensação, evidencia a educação familiar, a união, a solidariedade e o amor.

SUGESTÃO AO AUTOR: Reavaliar a maneira como toda a ventura foi idealizada, pois é um tanto esquisito duas garotas de 9 e 11 anos, enfrentarem a floresta, o rio e todos os perigos que advém da aventura, sem a orientação e acompanhamento de alguém mais velho e experiente. Esse é um ponto negativo a ser reavaliado.

CITAÇÃO: Isso foi a pior coisa que a mamãe poderia ter me dito. Eu sei que a minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho. Mas tenho certeza de uma coisa: esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs. Cruzo os braços querendo que a Dawn estivesse acordada, ou Beetle. Fico olhando para uma e outra, e vejo que estão no sono mais profundo.” (pág. 190)

SOBRE O AUTOR: Erin E. Moulton cresceu nas montanhas em Vermont e era a segunda irmã em quatro. Amava ler e brincar com seus amigos imaginários, o que a influenciou a trabalhar em bibliotecas, escolas e teatros. Quando não está trabalhando e escrevendo, está planejando eventos para a Associação de Escritores Kinship. É formada na Faculdade de Belas Artes de Vermont e mora em New Hampshire com seu marido, onde escreve, lê, toma chá e sonha.

 

“Minha mãe foi atingida por um raio quando ela estava grávida de mim. Para piorar as coisas, eu nasci  então na noite de Halloween. Eu era estranha  desde o início. Quando criança, eu era bastante tranquila. Você poderia me encontrar muitas vezes jogando com meus amigos imaginários (Marnie e Katyan Babyan) ou aninhada com um bom livro. Minha irmã mais velha aprendeu a ler rapidamente e uma vez que ela estava lendo, eu queria saber como fazê-lo, também, então eu segui seu exemplo.
Tenho três irmãs e elas sempre foram uma grande fonte de inspiração para mim e minha escrita. Entre elas, uma estudiosa, uma atleta e uma educadora nata.
Tenho trabalhado como um bibliotecária, uma tutora, uma designer de iluminação e técnica, e como Diretora da Área Nordeste para Springboard After School. Eu vivo com meu marido, Jason, e filhote, Remington, no sul da NH, onde temos uma festa anual de abóbora escultura, ir pescar chá, bebida, fazer longas caminhadas, sentar em volta da fogueira, ler histórias e sonhos dia.
Eu sempre escrevi histórias.”(Palavras da autora)

BIOGRAFIA:

FLUTTER – 2011
 

TRACING STARS -2012 (A SER LANÇADO)

 

CONTATO:

NOTA:  4,00 de 5,00

PARCERIA E CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO. 


cheirinhos:)
Rudy

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!
Comenta - Recados e Imagens (8973)

4 comentários:

  1. Boa tarde Rudy,

    Tenho curiosidade em ler esse livro, gostei da sua resenha, parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rudy

    Uma história de amor de irmãs juntando a coragem, a fé e união. Uma aventura gostosa igual em desenho animado.
    Uma leitura para passar para as crinaças e jovens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem cara daqueles que vamos ler em três dias, quando eles entrarem nessa canoa... Jah tow vendo eu deixando a louça pra lavar pra ver oq vai acontecer hahah

    ResponderExcluir
  4. A Jornada é um livro fofo que revela uma bela lição de amor, amizade, sonhos, força, fé e esperança!
    Narrado por Maple, é interessante ver a história se passar na cabeça de uma menina, mas ainda assim bem inteligente. Ela é corajosa, sonhadora, alegre e se preocupa com os outros. O livro é bonitinho, tem capítulos curtos, fácil e rápida leitura. Vemos borboletas desenhadas nas páginas do livro a cada novo capítulo. A relação entre ela e a irmã mais velha não era das melhores, mas o que elas enfrentarão juntas nessa jornada as aproxima.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy