Páginas

26/11/2012

CULINÁRIA ALEGRIA #13 - RISOTO CAMARÃO (KIT CHEF)


Posted by Picasa


Não sei se lembram mas ganhei no sorteio do Blog MulherAtual da querida Márcia Costa, um Kit Chef e escolhi a receita de Risoto de camarão, tomate seco e rúcula.
Como sábado estavam todos em casa, resolvi preparar e vejam que coisa gostosa... Logo abaixo, coloco a receita.

RECEITA RISOTO DE CAMARÃO, TOMATE SECO E RÚCULA

INGREDIENTES:
- Arroz especial para risoto (kit chef);
- Manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- 1 cebola grande;
- 2 caldo de legumes(kit chef);
- 2 litros de água;
- açafrão em pó (kit chef);
- vinho branco seco (kit chef);
- tomate seco;
- 1 maço de rúcula;
- salsa desidratada (kit chef);
- sal (kit chef);
- azeite;
- 150gr de queijo parmesão fresca ralado;
- coentro desidratada (kit chef);
- pimenta do reino moída (kit chef);
- ervas finas desidratadas (kit chef);
- alho desidratado (kit chef);
- 1 limão médio;
- galhos de alecrim ou tomilho ou salsa frescos (para decorar);
- 800gr de camarão médio sem casca.

MODO DE PREPARO:

1ª ETAPA

-Preparar o 'caldo base' do risoto colocando numa panela média ou funda 2 litros de água, os 2 caldos de legumes e toda açafrão. Mexa, deixe ferver e reserve.

2ª ETAPA

- Enquanto o 'caldo base' ferve, pique a cebola em cubos bem pequeno (ou rale);
- Lave as folhas de rúcula. rasgue-as grosseiramente. Separe uma porção pequena delas para a decoração do prato e reserve o restante.
- Pique os tomates secos em fatias médias e reserve.
- Lave os camarões e tempere-os com sal a gosto, suco de um limão médio, o coentro desidratado, a pimenta do reino moída, a salsa desidratada e as ervas finas. Deixe os camarões descansar por cerca de 3 minutos.
- Escorra o excesso de líquido dos camarões e os refogue em uma panela ou frigideira grande com 4 colheres de sopa de azeite por cerca de 7 minutos até que cozinhem levemente (sem testar). Acrescente ao final do cozimento o alho desidratado e deixe cozinhar por cerca de mais 2 minutos.  Reserve (separe 5 camarões para a decoração do prato).
Tire a manteiga da geladeira e a deixe em temperatura ambiente.

3ª ETAPA

- Em outra panela grande, inicie o preparo propriamente dito do risoto refogando, em fogo alto, uma cebola grande picada ou ralada com 4 colheres de sopa de azeite por cerca de 2 minutos ou até que as cebolas murchem e cozinhem completamente (sem queimar).
- Após refogar a cebola, acrescente o arroz (sem lavar) e o refogue por cerca de 2 minutos em fogo alto, mexendo sempre.
- Em seguida acrescente ao arroz refogado, todo o conteúdo do vinho branco  e mexa em fogo alto por cerca de 1 a 2 minutos  ou até que o mesmo evapore por completo.
= Em seguida, acrescente 3 conchas de 'caldo base'  elaborado na 1ª etapa do preparo desta receita, e mexa sem parar até que o mesmo evapore por completo.  Repita esta operação por cerca de 22 minutos, sempre mexendo em fogo alto até o arroz ficar 'al dente' (firme , mas não macio demais).

4ª ETAPA

- Quando o arroz estiver 'al dente', acrescente os camarões refogados  e os tomates  secos cortados em fatias médias e mexa levemente até que  tudo se misture por completo.

5ª ETAPA

-  Por último, apague o fogo e acrescente duas colheres de sopa  bem cheias de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 4 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão fresco ralado e a porção grande de folhas de rúcula lavadas e rasgadas grosseiramente. Mexa levemente até que tudo se misture. (Se nessa parte da receita o risoto estiver um pouco seco, acrescente um pouco mais de 'caldo base' até que o mesmo fique cremoso).
- Se necessário, corrija o sal.

6ª ETAPA

- Faça a decoração e pode servir de modo individual no meio do prato, em pequenas cumbucas individuais (bowls) u em um recipiente grande e elegante.

Quero fazer umas observações particulares: 

- O segredo da receita é mexer sempre para não pegar na panela.

- O Kit Chef vem com as medidas exatas e ficou saborosíssimo!

- Fiz algumas pequenas adaptações, o que não alterou o sabor (eu acho e todos acharam uma delícia): não usei sal, porque eu e Manoel temos pressão alta; como não encontramos rúcula (uma pena!), coloquei champignon (cogumelos) no lugar da rúcula, não usei a pimenta do reino porque tenho alergia a pimenta (embora goste demais, não posso me arriscar a comer)  e no enfeite, coloquei coentro verde no lugar da salsa, porque uma das filhotinhas não gosta de salsa, ok?

 Mas gente, ficou delicioso! Deu para nós 5 almoçarmos: eu, Manoel, Rafaela, Raquel e o esposo Sílvio e ainda sobrou para Manoel degustar à noite, todos ficaram 'babando', porque realmente  é delicioso demais. Já me programo para fazer outro nos festejos de final de ano. 

Apesar de ter várias etapas, não demora mais que 50 minutos para fazer e é fácil!

Espero que façam e aproveitem!

Aprovadíssima!!
 

legal


cheirinhos
Rudy

 


Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo. 



PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!
 
 Sua sorte do dia (26 de NOV)     
" Quando o ferro estiver acendido, então é que há de ser batido.
Deve-se dançar conforme a música.  "

 

3 comentários:

  1. Ai Rudy que delicia, parabéns pela receita e que bom que gostou amiga.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Huuuum, Rudy, deu água na boca!
    Quando eu for fazer a compra do mês, vou comprar os ingredientes e fazer, parece muitoooooo gostoso.
    Bjss

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy