Páginas

15/06/2014

RESENHA #42- "BELLEVILLE" - FELIPE COLBERT (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  :”BELLEVILLE” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: FELIPE COLBERT

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –301

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: - 978-85-8163-411-1


 Belleville




CITAÇÃO: [...]” Hoje é o seu dia de sorte. Você acaba de ser premiado com um passeio de montanha-russa! Espere, não estou brincando. Não despreza as minhas palavras. Leia a carta até o final para descobrir o que eu quero dizer.”[...](pág. 05)




ANÁLISE TÉCNICA:



-CAPA = 



Uma moça com cabelos castanhos, longos e esvoaçantes, vestido antigo e ao fundo, uma montanha russa cheia de luzes brilhando.



A capa é apenas bonita, porém descreve totalmente o enredo do livro.



 (nota: 4,80  de 5,00)




-DIAGRAMAÇÃO:  



Produção Editorial: Equipe Novo Conceito.



Impressão e Acabamento Arvato Print 070314.



O livro tem 46 capítulos numerados e com uma gravura pequena de uma moto Vespa acima da nomenclatura dos capítulos.



Páginas amareladas e letras pretas medianas, e, as letras das cartas são diferentes da letra do texto.



(nota: 4,80  de 5,00)




- ESCRITA:



A narrativa é feita em primeira pessoa pelos protagonistas principais: Anabelle e Lucius, através de capítulos intercalados de cada um. Um acréscimo dado ao texto, são as cartas trocadas entre os protagonistas.

As falas são condizentes com a época vivida por cada um deles.



A leitura é fácil e rápida porque os capítulo não são grandes.



O ponto negativo são os erros de correção, palavras divididas de forma erra, um ou dois erros de ortografia (ou será de impressão?). Claro que nada disso atrapalha a leitura.



Confesso que a revisão ortográfica da NC tem me decepcionado um pouco ultimamente. 



(nota: 4,60 de 5,00)



CITAÇÃO:” [...]O vento batia em meu rosto, arredio e constante. O circuito me levava a subidas e descidas, curvas para fora e para dentro, e eu imaginava com perfeição cada trilho que havia contruído. Até que ia chegando ao final, e os freios trabalhavam em comboio. [..]” (pág. 181)



RESUMO SINÓPTICO:  



Lucius está em 2014 e chega a bela Campos do Jordão para realizar o sonho de seu pai: vê-lo formado em matemático. Inteligente, porém sem amigos, nunca conseguiu se relacionar com as pessoas devido sua timidez, vê a universidade como saída para sua realização. O pai Fernando, que sofre do coração e cultiva orquídeas, juntou dinheiro a vida inteira para realizar o sonho de ver o filho formado. Consegue alugar um casarão antigo para que o filho fique bem hospedado durante os 5 anos de faculdade. Lucius acha o casarão um tanto deprimente, mas ao vasculhar o terreno ao fundo, descobre o início de uma construção e fica intrigado. Ao vasculhar o terreno, descobre enterrado no pilar principal, uma caixa com uma carta dentro e sua vida começa a mudar a partir daí...



Anabelle morava em Campos do Jordão em um casarão grande com um terreno ao fundo, onde seu pai fotógrafo começou a realizar o sonho de construir uma montanha-russa no quintal, vivia para isso e acabou morrendo de tuberculose antes de completar seu sonho. Era o ano de 1964 e Anabella acabara de completar 18 anos. Estava só, sem dinheiro, sem emprego e com o desejo de completar o sonho do pai. Resolve escrever uma carta para que o futuro morador continuasse o sonho do pai: construir Belleville.



Lucius resolve responder a carta encontrada no pilar e qual não foi sua surpresa, após alguns dias, encontrar resposta para a carta escrita. Anabelle e Lucius começam a trocar correspondência através da caixa de madeira. A início cheios de suspeitas, sem entenderem como poderia uma carta viajar 50 anos de diferença, achavam que era brincadeira de alguém local. Até Lucius encontrar uma foto de Anabelle e ela enviar um medalhão com a foto de Tião, seu gato preto...



A paixão os domina em épocas diferente e ambos encontram um novo sentido para suas vidas. Lucius toma uma decisão intempestiva de continuar a construção de Belleville e realizar o sonho de Anabelle. O  que ambos não esperavam era a chegada do Tio Lino, irmão do pai de Anabelle, que passou a maltratá-la e a acabar de vez com as esperanças cultivadas por ambos na construção de Belleville...




ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Ainda estou sem fôlego com a intensidade que esse livro me transmitiu... Acabei de lê-lo e tive de vir logo fazer a resenha para não perder o sentimento de felicidade que sinto. Claro que não conseguirei imprimir em palavra a emoção que sinto, entretanto, vou tentar repassar o que uma boa leitura me causou.



E aqui vou ressaltar a impressão que vem crescente: nossos autores nacionais, não ficam a dever em nada aos autores estrangeiros. Tem sim criatividade, sentimentos e forma de expressões próprias e firmes e nos fazem viajar em uma boa leitura, a apreciar uma boa escrita, a divagar em uma estória fictícia e envolvente.



Ficção é um dos estilos de leitura que mais gosto desde a infância, onde até arrisquei escrever alguns contos. Agora... falo da boa ficção, bem escrita e até com uma certa lógica plausível. E juntar à ficção, um romance que transcende tempo e espaço, isso sim é usar a criatividade e imaginação.



Inexoravelmente Felipe Colbert soube usar a ciência física, os questionamentos de viagem no tempo, as leis de Einstein a favor da construção de um belo exemplar literário, onde a leitura instiga à pesquisa dos “buracos de minhoca”, das viagens atemporais e claro, ao impulso magnético de um amor verdadeiro que transporta as barreiras de espaço e tempo, tornando possível a realização de um sonho.



Para alguém como eu que tem uma visão romântica da vida e acredita em tudo até que provem o contrário, ler Belleville  foi um presente. Presente sim, porque trouxe um refrigério aos momentos de tensão que tenho vivido, por ter me feito sonhar acordada e reavivar preceitos que havia esquecido durante um tempo...



É um livro bem escrito, um romance que transpassa 5 décadas com um final bem dentro do que é esperado. 

Completo! É o que posso dizer...LEIAM!!!!E agradeço ao Felipe por tão boa ficção romântica perfilada em letras.




NOTA : 4,90  de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

SOBRE O AUTOR:




Felipe Colbert nasceu no Rio de Janeiro. Além de escritor, é palestrante e coach literário.

Possui trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Iniciou a carreira escrevendo thrillers vencedores de prêmios.

Já idealizou projetos literários que beneficiaram diversos autores com a aplicação de técnicas internacionais de estruturação de romances. Atualmente mora na cidade de São Paulo.

Belleville é seu quarto romance.

Visite o site do autor: www.felipecolbert.com.br

 

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!!



CHEIRINHOS
RUDY

PENSAMENTO DO DIA: "Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"(Bob Marley)


11 comentários:

  1. Oi...
    Este livro tem ganhado muitos elogios, parece ser mesmo bom.
    Além disso sua avaliação foi boa.
    Pretendo ler um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey,

    Amo essa capa, já sabia que o autor era nacional, e achei ainda mais interessante o livro, a Novo Conceito me deixou boquiaberta com a capa, não sabia muito sobre a historia e gostei bastante, não sou boa em física então bem que posso aprender um pouco com o livro, e romance sempre é bom, acho que é o meu gênero favorito, vou ter que colocar esse livro na minha lista de compras.

    Mayla

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, amei a resenha !
    Gostei bastante da forma que você analisa o livro dividindo e dando notas para as partes do livro e depois dando a nota como num todo ... Adorei !

    O livro parace ser intrigante ! Gostei ;)
    Entrou na minha lista !!

    Beijinhos da Leeh

    ResponderExcluir
  4. Quero demais ler este livro.
    Conheci o Felipe e ele é um amor de pessoa e quero demais ler os livros dele.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy!
    Muito bom quando um livro nos deixa alegres assim, envolvidos com a narrativa e querendo outros titulos do autor. Achei a capa linda e logo chamou minha atençao.
    Concordo com vc que as revisoes estao deixando a desejar, ainda que passe pouca coisa, mas pra quem adora ler e escrever é sempre incômodo...
    Beijos!
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  6. Oieee. Sabe que falam maravilhas deste livro e eu ainda estou com ele e não comecei a ler. Mas ainda bem que é de um autor nacional, isso me orgulha ainda mais!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. "buracos de minhoca"... se por acaso eu disser isso pra meu caçula ele ficará tentado a buscar o livro seja onde for, adora física e suas teorias sobrenaturais, rs. para os não iniciados é como se falassem uma língua alienégena. não sei se este é o seu caso rudyinha, mas pelo seu entusiasmo creio que saber ou não de física não irá desabonar em nada a leitura. um livro "completo" que recebe de ti 4,9 em 5 é pra se anotar e se possível adquirir rapidamente! dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rudy, que entusiasmo esta sua resenha, bateu vontade de correr e ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy , tudo bem ?
    Nossa que linda resenha , adorei demais :D Já conhecia o livro , ele tem uma premissa bem interessante e a capa incrível ! Estou já com uma enorme curiosidade sobre ele , nossa literatura nacional está evoluindo mais e mais estou gostando bastante sobre isso ( feliz , feliz ) *--* Parabéns pela resenha :)
    Beijos !
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy,
    Uau...que opinião positiva, depois de você resenhar e o Maurício Gomyde me indicar, vou ter que ler logo e pra ontem. Belas palavras amiga, me deixou doida de vontade de ler.

    Bjus Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li já faz uns 2 anos e preciso reler.
    Que livro lindo e encantador!
    Se tornou um dos meus preferidos!
    E parece muito o filme A Casa do Lago que é meu preferido também, já assistiu, miga? É incrível!
    Lindíssimo e emocionante!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy