29/06/2014

RESENHA #45 - ”ARRABAL E A NOIVA DO CAPITÃO”- MARISA FERRARRI (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  :”ARRABAL E A NOIVA DO CAPITÃO” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: MARISA FERRARRI

EDITORA  : NOVO CONCEITO

SELO: NOVAS PÁGINAS

PÁGINAS –368

1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO NACIONAL

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: - 978-85-8163-383-1

 



CITAÇÃO: “[...] Olhar os campos na Páscoa era fazer uma prece silenciosa, pensou enquanto cavalgava de volta para a cidade, o vento frio lhe lambendo o rosto, seus olhos boiando na visão da cidade que crescia, como uma pintura, na proporção inversa da distância. De súbito, a consciência de sua figura errante sobre o cavalo branco o fez pensar que talvez tivesse sido mais apropriado voltar à cidade no domingo anterior.” (pág. 70)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 


Imagem da capa: @ Getty Images.


Capa azulada com bela moça acima no lado direito e abaixo do título uma cidade na formação rochosa tendo o mar a banhá-la...


A capa é apenas bonitinha.


 (nota: 4,00  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:  


Impressão e acabamento RR Donnelley 300114.


Produção editorial Equipe Novo Conceito.


Dividido em: dedicatória; sumário; 23 capítulos numerados em algarismos romanos e títulos em letras manuscritas e abaixo um pequeno logotipo flora que está também nas bordas das páginas (tudo bem delicado) e um último capítulo ‘a quem interessar possa...’.


Letras medianas e pretas, e, folhas amareladas dão um acabamento perfeito ao livro.


Formato/Acabamento: 16x23x2,4


Peso: 0.51 kg



(nota: 4,90  de 5,00)



- ESCRITA: 


A autora foi muito feliz em contar todo o enredo em 3ª pessoa  desconhecia em linguagem de fácil entendimento e por vezes até teatral.


Fiquei incomodada em algumas passagens, sem entender a mudança de um parágrafo para outro, onde se mudava de pensamento a conversa, ou se mudava as conversas para outros protagonistas de forma abrupta. Tive de voltar algumas vezes para poder entender quem falava e ao que se referia.


Apesar disso foi uma leitura leve e engraçada em muitas passagens.



(nota: 4,00  de 5,00)




CITAÇÃO: “- Um homem  precisa fazer parte de alguma coisa maior do que ele mesmo. É o que dá sentido à nossa existência e faz de nós seres humanos em vez de ratos. É o que eu chamo de honra – declarou.” (pág. 172)



RESUMO SINÓPTICO: 



Cidade de Nápoles, ano de 1707... Gioconda ainda jovem apaixonou-se por Carlo Romanelli e com ele casou-se e teve  gêmeos: Giordano e Giuseppe. Idênticos em aparência, porém totalmente diferentes de alma.


Giordano era o orgulho do pai, tornou-se capitão-chefe da Guarda Real. Tem como missão proteger o Rei.

Giuseppe/Arrabal  tem espírito aventureiro. É ator de coração limpo, puro e de alegria contagiante e viaja com sua trupe, apresentam-se em praças, castelos da região e onde são convidados. Leva consigo Il feroce Paladino, marionete construída por seu avô Cosimo Salvatore que fazia diversos bonecos.


Os irmão apesar de não serem muito amigos, vivem um acordo tácito e respeitam o espaço um do outro. Tem duas coisas em comum: o cuidado constante com a mãe e o amor pela linda Luigia Romanelli.
 

Luigia foi prometida à Giordano e o admirava pela bravura, índole e equilíbrio, estavam noivos. Porém, ao assistir um dos espetáculos de Arrabal, ficou encantada e apaixonou-se por ele também. Amava a forma livre dele viver e declamar seus poemas.


Giordano vai para guerra e fica ferido gravemente ao tempo que Arrabal resolve partir e deixar Luigia ser feliz com o irmão. Luigia por sua vez estava com o coração dividido entre a obrigação de cuidar do noivo Giordano ou fugir com Arrabal...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 


Foi uma grata surpresa e alegria poder ler enredo tão diferenciado  e convidativo. Claro que tem muito haver com minha história  de vida e trouxe grande nostalgia e saudade de meu amado painho. Ele foi homem de circo, era mágico e vivia com sua tripé viajando por todo o país antes de casar com mainha. Além de minha avó, mãe dele ser italiana, então, fiquei bem emocionada ao ler Arrabal e lembrar das diversas histórias que nos contava na infância sobre suas viagens e personagens no circo. Como diria meu amigo Fabinho, pura sincronicidade.


Agora falando sobre o livro, Marisa foi bem feliz em desenvolver um enredo repleto de personagens bem construídos e com  personalidades diferenciadas. Até os gêmeos podemos identificá-los a cada passagem, em suas vestimentas, em sua forma de falar e agir.


O clima na casa dos Romanelli é bem pesado, o pai um grosso, a mãe um tanto demente, entretanto, na trupe, o clima é bem mais leve, risonho, apesar das pequenas desavenças, sempre estão unidos em tudo, inclusive na fome. O contraponto entre os dois ambientes é o marco do livro e por onde corre todo o segredo, desvendado de forma maestral ao final.


Como falei anteriormente, a única coisa que me incomodou foi a má divisão dos trechos no livro, tinha horas que não conseguia me situar corretamente e tive de voltar para reler, fora isso, o livro traz sentimentos profundos, acalentados pelo triângulo amoroso e pela definição da vida de cada personagem.


Gostei demais e recomendo mais uma autora nacional.



NOTA : 4,40 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279) 



SOBRE O AUTORA:


Marisa Ferrari nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista e pós-graduada em Filosofia Antiga. Autora de poemas, roteiros de cinema e peças de teatro, entre eles o musical infantil “Um príncipe desencantado”.


 

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.

 

CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA: "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."(Charles Chaplin)

[DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS] BLOG Acordei com Vontade de Ler: Resenha Premiada: "Chamado às Armas - A Guerra dos...

Acordei com Vontade de Ler: Resenha Premiada: "Chamado às Armas - A Guerra dos...

 http://www.acordeicomvontadedeler.com/2014/06/resenha-premiada-chamado-as-armas.html

 01/07/2014.











Quer participar do sorteio? Basta clicar no link ou no título. Os sorteios são de inteira responsabilidade dos blogs que organizam, apenas os divulgo.
ParTicipem  e  Boa sorte!
Cheirinhos =)


Rudy









RESENHA #46 - ”O DIAMANTE” - J. COURTNEY SULLIVAN



LIVRO  :”O DIAMANTE”

TÍTULO ORIGINAL:”THE ENGAGEMENTS”

AUTORA: J. COURTNEY SULLIVAN

TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JÚNIOR E ROBSON PAULIN

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –479

1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA

ASSUNTO: DRAMA/ROMANCE

ISBN: - 978-85-8163-445-6

 



CITAÇÃO: “Eles continuaram a impulsionar a ideia dos diamantes como presente e anéis destinados a diversos tipos de compromissos, já que o mercado era composto, em sua maioria, de casais nos seus quarenta anos ou mais e com um poder aquisitivo maior do que os recém-casados em geral.” (pág. 111)



ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA = 


Arte da capa: @ Abby Weintrub.


Desenho de uma mão feminina com unhas vermelhas, segurando um anel de diamante em alto relevo.


A capa é bem bonita e claro tem tudo haver com o livro que fala sobre essa joia.


 (nota: 4,50  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:


Achei a diagramação uma das mais bonitas dos últimos livros da NC que tenho lido, um verdadeiro diamante...


Inicia com uma pequena dedicatória, pensamentos, capítulos onde os títulos se referem ao ano que se passa e dividido em 5 partes. Abaixo do título/ano uma  lemniscata (que representa o sentido da eternidade, infinito...) formada por um anel de diamante, ficou lindo. E nas laterais das páginas um logotipo de anel de diamante, bem delicado. 


As páginas amareladas, sempre boas para leitura, agora a fonte preta um pouco abaixo da média dificultou, pelo menos para mim que estou com catarata, a leitura.


(nota:  4,70 de 5,00)



- ESCRITA: 



Gostei muito da forma como a autora contei as histórias do livro em 3ª pessoa, em anos diferentes,  e,  ao final, entrelaçou todas as histórias.


No começo  o ritmo é um tanto descritivo o que pode cansar alguns leitores, mas a meu ver foi muito bom, porque gosto dos detalhes e fiquei atenta a eles.


Apenas um ou dois erros de concordância que não incomodaram e podem até passar batidos aos menos atentos.


(nota: 4,80 de 5,00)



CITAÇÃO: “- No passado, tivemos bastante sucesso ao recuperar coisas que os nazistas tiraram do nosso povo, como contas bancárias, pinturas e coisas do tipo. São informações mais fáceis de rastrear. Com os instrumentos as dificuldades são maiores, mas acreditamos que seja uma tarefa essencial. Talvez a mais importante. Um quadro é algo que ficaria simplesmente pendurado em uma parede. As um violino conta a história do ancestral que o tocou.” (pág. 260)




RESUMO SINÓPTICO: 


O livro basicamente gira em torno  da paixão, não apenas das mulheres, mas de todos pelo Diamante. Uma joia que ao longo do tempo ficou marcada pela união entre os apaixonados. 


O início se dá com a apresentação de Frances Gerety (que realmente existiu) em 1947 que trabalhava  em uma empresa de publicidade e tentava  criar um slogan que mostrasse  a consolidação dos casamentos e conseguiu através do anel de diamante. O mais interessante sobre Frances é que é independente e vive só, não se importa em ser casada ou não, entretanto, gostaria de ter uma vida conjugal, matrimonial com alguém.


Evelyn Pearsall vive com Gerald em 1972, era  professora  e  agora está aposentada. Sua maior preocupação é com o filho Teddy que é totalmente desestrutura e problemático. Separou da esposa Jullie e das duas filhas e quer voltar para casa, mas com uma intenção que magoará ainda mais Evelyn.


Em 1987 conhecemos James é um paramédico casado com Sheila e tem dois filhos: Parker e Danny. Procura dar uma vida melhor para a família, trabalha a noite e passa por diversas situações perigosas, ainda assim é rechaçado por seu sogro e se preocupa ainda com a mãe doente que mora sozinha. Seu casamento está para acabar...


Estamos agora em 2003 e nos deparamos com Delphine que deixa o maridoque acha cansativo  para viver com PJ que é músico, acreditando que é o grande amor de sua vida. Monta um apartamento para viver o ‘grande amor’ que tornasse uma decepção após alguns meses, PJ a troca por uma mulher mais nova. Em um ímpeto de raiva, acaba destruindo todo apartamento que construí para viver seu grande sonho de amor...


Já na modernidade do século XXI, no ano de 2012, somos apresentados a Kate que vive com Dan e com ele tem uma filha: Ava. Apesar de viverem juntos, não se importam com casamento tradicional, acreditam viverem bem da forma que vivem. Na verdade Kate tem receio por ter acompanhado o divórcio de seus pais logo jovem e não quer passar pela mesma situação. No momento está totalmente envolvida com o casamento gay de seu sobrinho Jeff, ela será a madrinha do casamento e terá de fazer o discurso no casamento dele, o que vem a deixando ansiosa.


Agora as cinco histórias tem algo em comum: o anel de diamantes. As histórias vão se encaixar e dar um significado especial para cada um sobre o sentido do anel em suas vidas...





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 


Confesso que tive um certo receio ao pegar esse livro para ler, porque achei que seria um assunto superficial que se trataria apenas sobre uma joia. Ledo engano o meu porque o livro até certa forma é profundo no sentido de analisar as diversas formas de casamento/união, como se dão e quais os interesses que andam por traz desses relacionamentos.


O livro faz uma análise sobre a condição feminina na sociedade no decorrer dos anos, através da submissão feminina e do casamento até os relacionamentos na modernidade. Fala sobre a mudança do papel da mulher na sociedade ao longo dos anos, passando pelas intrigas, problemáticas femininas, traições, decepções, frustações, chegando ao amor e mostrando que talvez esse não perdure para sempre como o Diamante.


Gostei muito da abordagem feita pela autora, consciente, madura, mostrando o quanto somos ou podemos ser manipulados pela mídia, até de forma inconsciente; as diversas maneiras de relacionamento, inclusive a utilização das redes sociais para os namoros on line e vários outros aspectos que tornam o livro bem interessante com o passar das páginas, trazendo um desfecho imprevisível  e congruente para todos os envolvidos.


Muito bom o livro e de grande elucidação, principalmente para nós mulheres românticas e apaixonadas...




NOTA : 4,00 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279) 


 SOBRE A AUTORA:  

 Foto -J. Courtney Sullivan

 É a autora de diversos bestsellers do New York Tomes, entre eles um que foi eleito o melhor livro do ano pela Time Magazine, e o livro mais notável de 2011 pelo Whashington Post. O Diamante foi eleito pela People Magazine um dos dez melhores livros de 2013 e em breve a adaptação cinematográfica vem ai. Ele é a coeditora de um ensaio sobre o feminismo. Ela vive no Brooklyn em Nova York.


 

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!

 

CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA: "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."(Charles Chaplin)

[DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS] Sorteio nas Férias: Naked 3 e MAC Matte

Sorteio nas Férias: Naked 3 e MAC Matte 

 http://t-udosobrenada.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-nas-ferias-naked-3-e-mac-matte.html

 palheta de sombras Naked Urban Decay 3.

ATÉ 20/07. 

 

 

Quer participar do sorteio? Basta clicar no link ou no título. Os sorteios são de inteira responsabilidade dos blogs que organizam, apenas os divulgo.
ParTicipem  e  Boa sorte!
Cheirinhos =)

Rudy









 

DIÁRIO ESPIRITUAL #115 - 29/06 - Cura

O Domingo já está Acabando Mas Deus já preparou uma Semana cheia de bênçãos e vitórias pra todos nos.

""Os médicos devem proceder à sua missão de curar, aplicando à matéria as leis de Deus", dizia Sri Yukteswar. Mas exaltava a superioridade da terapia mental e repetia com frequência: "A sabedoria é o maior depurativo"."

(Paramahansa Yogananda, "Autobiografia de um Iogue")


CHEIRINHOS
RUDY

PENSAMENTO DO DIA: "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."(Charles Chaplin)

[DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS] BLOG electric beans: Promoção: Graffiti Moon / Namorados 2

electric beans: Promoção: Graffiti Moon / Namorados 2:

 http://electricbeans.blogspot.com.br/2014/06/promocao-graffiti-moon-namorados-2.html

termina no dia 05/07/2014





 



Quer participar do sorteio? Basta clicar no link ou no título. Os sorteios são de inteira responsabilidade dos blogs que organizam, apenas os divulgo.
ParTicipem  e  Boa sorte!
Cheirinhos =)


Rudy