30/09/2015

DIVULGAÇÃO ALEGRE E AMIGA #52 - PROJETO TIA LINDA

Olá alegres e felizes!

Acredito que como formadores de opinião, temos a obrigação de mostrar os bons projetos que estão sendo feitos em nosso país em prol do desenvolvimento cultural e literário.

Tomei conhecimento do Projeto Tia Linda através do Blog O Maravilhoso Mundo da Leitura da querida Liziane e me interessei porque é feito aqui na minha cidade.

 

Vejam!




O Tia Linda “Cantinhos da Leitura” é um projeto de incentivo a prática da leitura a partir da criação de pequenos e criativos espaços literários em instituições que prestam apoio ou assistência a crianças e/ou adolescentes, a exemplo de creches, associações, abrigos e hospitais. Nossa ultima  ação foi dia 12 de setembro na Creche (Crei Josiara Telino de Lacerda) na cidade de João Pessoa/PB. E estamos buscando o apoio  conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho voluntário, e a responsabilidade social que temos, podendo assim  despertar o desejo e motivar outras pessoas a participarem e quem sabe até desenvolver novos projetos. O projeto portanto une pessoas em torno da leitura tão essencial para a formação de novos cidadãos, onde a ausência de leitores assíduos  se torna uma realidade cada vez mais presente não só em nosso estado mais também em todo o País.



 


“Oh! Bendito o que semeia livros...”
Castro Alves


 






Voluntários tentam aproximar crianças da literatura


 



Grupo de amigos se dedica à criação de espaços de leitura em instituições de apoio a crianças e sonha com uma geração de novos leitores paraibanos. 

 



Se depender do entusiasmo dos voluntários, a Paraíba terá muito mais leitores que hoje. O Tia Linda “Cantinhos da Leitura”, como se intitula, é um projeto que tenta incentivar a leitura a partir da criação de espaços literários em instituições que prestam apoio a crianças. O grupo já conseguiu levar livros para creches, associações e abrigo infantis. “Resolvemos fazer a nossa parte, o brasileiro a cada ano lê menos. Todos que curtem um bom livro podem atuar como mediadores de leitura. Diminuir a distância que separa a criança dos livros pode ser o primeiro passo,” declarou Carlos Santos, relações públicas que coordena o projeto. 




Conversar com a equipe de voluntários do projeto, formada principalmente por estudantes e bibliotecárias é, sem dúvida, animador. O desafio, no entanto, é grande. A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada ainda em 2012, pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, dão conta que a parcela de leitores diminuiu consideravelmente no país entre 2007 e 2011. Até mesmo entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar, foi registrada redução. 

 



Quando a comparação é internacional, o Brasil aparece sempre em desvantagem. Pelo menos é o que apurou a agência Nop World, em estudo divulgado este ano. O país figura a frente apenas de Taiwan e Coreia em um ranking de 30 outros. Segundo pesquisas naAmérica do Sul, é sempre a Argentina e o Chile que se destacam quando o assunto é quantidade de livros lidos por habitante. Neste quesito, não somos campeões mundiais. 

 



Na Paraíba, os números nunca são favoráveis. O Estado sempre apresenta grande percentual de pessoas que não entendem o que leem. E no geral, por que lemos tão pouco? Os voluntários resolveram não esperar pelas respostas. “É preciso recomeçar e nada melhor que aproximar as crianças dos livros. No futuro, eles podem fazer a diferença. Mas livro não cabe no orçamento de boa parte das famílias brasileiras. É preciso fazer chegar o livro até elas,” declarou Luh Lima, bibliotecária. A estudante de pedagogia da UFPB, Paola Lima, outra voluntária, também compartilha da ideia, “já se sabe que podemos despertar o gosto pela leitura quando a criança, desde cedo, pode explorar o livro de diversas formas,” explicou categórica. 

 



Livro perde em competitividade



Maria Alves, graduanda em biblioteconomia, diz que o termo“cantinho” é usado para facilitar, uma vez que na prática não é difícil encontrar um espaço para os livros.  Escolhido o local na instituição, o cantinho passa a existir com a aquisição de estantes, tapetes, caixas organizadoras, almofadas e, claro, os livros. “O que se vê muitas vezes são entidades que contam até com boa estrutura física, salas de jogos, brinquedos e informática, porém, o livro não tem seu lugar. E, assim, saem perdendo na disputa pela atenção das crianças,” alertou.



Outra importante iniciativa é a entrega de sacolinhas literárias, que são produzidas em tnt e levam a logomarca do projeto, permitindo que as crianças possam levar os livros emprestados para casa e compartilhar com a família, incentivando o hábito da leitura e a troca de afetos e diálogos, tão importantes para o desenvolvimento psicológico das crianças. 

 



O projeto parte da premissa de que as crianças são desde cedo estimuladas ao consumo. A mídia e o comércio são competentes em oferecer seus produtos com atratividade de cores e imagens. Os jogos eletrônicos, por exemplo, conquistam cada vez mais. O livro também precisa garantir o seu espaço no cotidiano da criança e, a partir daí, conquistar muito mais leitores.



A inauguração do cantinho da leitura é festiva e se constitui numa importante etapa do projeto e inclui atividades lúdicas, apresentações teatrais, músicas, recreação e contação de história. Na ocasião, é servido um lanche às crianças. “A ideia é celebrar a criação do espaço de leitura. É como um ritual de passagem. O intuito é que o momento seja percebido pelas crianças como positivo, o que de alguma forma, nos permite conquistar a simpatia e motivá-las a encontrar o livro,” declarou a bióloga Karcia Lúcia, que é também bibliotecária.




Torne-se um mediado de leitura



Se por um lado não falta entusiasmo, por outro, o projeto precisa de apoio. Os voluntários mantêm um grupo no facebook que cresce diariamente o número de seguidores, e não medem esforços em criar uma rede colaborativa que faz circular livros novos e usados, doados por amigos e entidades. “Esta é uma parte muito importante do projeto, pois permite a participação de pessoas e da comunidade, que voltam a atenção à questão da leitura. Todos unidos em torno de uma causa”, disse Jorge Alves, graduando em biologia.



Além dos livros, o projeto inicialmente arca com as despesas de montagem do cantinho e exige que o grupo adquira a infraestrutura necessária. Aquisição de estantes, tapetes, caixas organizadoras e almofadas, adaptados ao espaço físico. No kit também consta bonecos de fantoches,brinquedos educativos. Além das doações espontâneas, a venda de camisetas do projeto é outra alternativa encontrada para conseguir algum recurso. Neste momento, os voluntários estão em busca de empresas que possam apoiar a causa patrocinando a impressão de camisetas do projeto. Se desejar ajudar, basta ligar nos seguintes números: (83) 9910-6604, Jorge Alves ou (83) 98768-5546, Luh Lima. Mensagem ainda pode ser enviada para a página ou site do projeto:








 



Origem do projeto



O projeto é uma iniciativa de voluntários que presta uma homenagem à memória da estudante Lindaci Santos, vitima da violência urbana no trânsito. Linda, como era chamada, aos 46 anos, estudava biblioteconomia na UFPB, em João Pessoa, e prestes a realizar o sonho de graduar-se, foi violentamente atropelada, no retorno da aula, por um motociclista que dirigia alcoolizado. Não resistindo ao traumatismo craniano, veio a óbito em 11 de fevereiro de 2014.



Mas a violência que a vitimou não era a realidade de sua vida. Inspirado em seus ideais nascia, assim, o projeto, e no dia 13 de setembro, dia do aniversário de seu nascimento, foi inaugurado em 2014, no Lar da Criança Jesus de Nazaré, em João Pessoa, o primeiro Cantinho da Leitura.



O projeto nasceu, portanto, da mobilização de familiares e amigos que, usando também a internet e redes sociais, convidaram tantas outras a doarem livros e materiais. O projeto, portanto, une pessoas em torno da leitura e estimula o espírito de doação e solidariedade tão essenciais às cidades, cuja violência urbana se torna uma realidade cada vez mais presente. 



 



Sobre o últimocantinho:



Só amor...

Não tem nada que pague a felicidade nos olhinhos e no sorriso dessas crianças, a nossa 4ª ação social foi marcante. Por eles, pra nós. Por nós, pra eles. Um dia repleto de recheadas emoções, de sorrisos. Uma transformação sonhada e uma realidade alcançada. As 120 crianças da Crei Josiara Telino de Lacerda, no bairro de Mangabeira VII João Pessoa PB, nos receberam com muito amor e carinho e não conseguimos conter a alegria que transbordou naquele lugar. A implantação de mais um cantinho superou as expectativas e, mais uma vez, confirmamos que juntos podemos e vamos mais longe do que planejamos. Um coração grato pode contagiar um amigo, um grupo pequeno ou uma comunidade inteira. Encontramos amor em cada atitude, e compartilhamos o brilho mais forte em cada olhar puro. O voluntariado tem a força que faz a diferença no mundo.



Responsáveis pelo projeto e release:



- Carlos Alberto dos Santos

Conrerp nº 706

(Conselho Regional de Relações Públicas 6ª região)


- Antonia Lucineide F. de Lima

CRB nº 000749/0

(Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª região)




Fotos divulgação: Fotos arquivos cantinhos já inaugurado: Crédito livre

Qualquer ajuda é sempre bem vinda!

cheirinhos
Rudy 



PENSAMENTO DO DIA



"O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."(Elbert Hubbard)




 

8 comentários:

  1. Obrigada Rudy pelas palavras e pelo apoio!!! 👏👏👏👏😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Isso sim é de Tirar o Chapéu!
    Parabéns à todos que participam desse projeto lindo!
    Acredito que só assim o futuro dessas crianças será melhor!
    Ler é Maravilhoso e abre Portas/Janelas
    Super importante!
    Legal vc trazer aqui para o nosso conhecimento!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. OI Rudy!
    Parabéns pelo apoio que o blog dá em relação a novos projetos que ajudem a cultura e a literatura.
    E parabéns também aos que estão comandando. Muitas crianças precisam de um ''escape'' e com certeza eles vão achar nos livros.
    Beijos!!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o projeto do Cantinho da Leitura. Começando desde cedo conscientizar a criança da importância de ler, certamente o futuro será muito mais brilhante.
    Ótima postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma atitude de se admirar! Há tantos males no nosso país, mas quando as pessoas se unem para fazer o bem me dá orgulho e esperança de mudança.
    É um projeto muito bonito e também muito importante, venho tentando incentivar todos a minha volta com a leitura também e já funcionou para alguns rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy,
    Precisamos de mais projetos assim. Parabéns para todas as pessoas que dedicam um tempo para projetos como esse que incentivam a leitura de forma criativa. Simplesmente amei.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Graças a projetos assim, temos cada vez mais leitores. Acho muito bacana divulgar, assim as pessoas conhecem e também podem se inspirar e colocar mão na massa.
    quadrofeminino.com

    ResponderExcluir
  8. Com olhos marejados com um projeto tão lindo e tão sincero.
    Parabéns a todos pela linda iniciativa.
    http://exclusividadeebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy