29/12/2015

RESENHA #70 - ”A MENINA DA NEVE” - EOWIN IVEY



LIVRO:”A MENINA DA NEVE”


TÍTULO ORIGINAL:”THE SNOW CHILD”


AUTORA: EOWIN IVEY



TRADUÇÃO: PAULO POLZONOFF JUNIOR



EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS –350



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: DRAMA/FANTASIA



ISBN: - 978-85-8163-801-0

 Menina da Neve, A





CITAÇÃO: Uma vez eu fiz, disse ela. Quando a raposa era filhote, ela pegava pedacinhos de carne na minha mão e nunca me mordia. À noite, ela às vezes dormia ao meu lado. Mas ela é selvagem demais agora. Corremos e caçamos juntas, mas só isso.” (pág. 134)


 




ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Uma floresta coberta de neve com uma garota com a mão levantada e uma raposa a observá-la.



Achei a capa belíssima!



E claro, retrata a própria história do livro.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



As folhas são amareladas com letras pretas o que facilitou a leitura.

 



Conteúdo: dedicatória; dividido em três partes numeradas e com um trecho de algum conto de fadas e ilustração de floresta; são 54 capítulos numerados e com ilustração da floresta com neve e lua; epílogo; e, agradecimentos.

 



Formato/Acabamento: 16x23x2,1



Peso: 0.48 kg



Impressão e acabamento Intergraf 280815.



Produção editorial Equipe Novo Conceito.



(nota:4,80  de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em 3ª pessoa, hora voltada para o ponto de vista de um protagonista, hora voltada para o outro protagonista.



O melhor é a forma como a autora meio que romantizada a escrita, descrevendo detalhadamente as sensações, impressões, sentimentos e as cores, os contrastes e cada emoção das personagens.



Totalmente cativante e impulsiona a continuação da leitura de forma intensa.



Um ou outro erro de ortografia e concordância, entretanto, não atrapalham de forma alguma a leitura.





(nota:4,80 de 5,00)







CITAÇÃO: “Ele nem sempre estava ali. Alguns dias Mabel atravessava a neve até o riacho atrás da cabana e o animal não se exibia. Era apenas um fio de água em meio à neve e ao gelo. Mas, se ela ficasse sentada, paciente e em silêncio, na base de um abeto, por fim aparecia. A cabecinha marrom aparecia numa abertura no riacho ou o rabo desaparecia num montículo de neve.” (pág. 249)



RESUMO SINÓPTICO:



MABEL tem um filho natimorto e se culpa por ele não ter sobrevivido. Se questiona se tivesse o amado mais, ele teria sobrevivido. Não consegue viver com a culpa e com as pessoas ao seu redor, cheia de filhos, e com a família a cobrando.Resolve propor ao marido que comecem uma vida em outro lugar...Em contra partida é uma mulher forte, sensível, delicada e romântica.



JACK apesar de compreender a dor da esposa e seguir seu conselho de irem morar em outro lugar, acaba se tornando isolado, distante, talvez pela idade avançada e não poder concretizar o sonho de ser pai ou pelas vicissitudes que já viveram...



Foram para o Alasca, o ano é 1920, a terra é inóspita, isolada, sem muitos recursos, viviam da caça e da colheita e quando o inverno chegou, tudo se complicou ainda mais...



Presos em uma convivência forçada, acabam por construir uma menina de neve, com cachecol e luvas vermelhas... No dia seguinte ela não está mais lá e ficam se perguntando o que teria acontecido...



Uma menina começa a aparecer para eles ao lado de uma raposa. No início ela nada fala e aos poucos vai se aproximando do casal e mudando completamente a vida deles...



O que mais intriga é que nenhum dos vizinhos e amigos vêem a menina, apenas eles e ficam se perguntando se ela é real ou fantasia? Ou se é apenas um delírio que vem acompanhado por tudo que passaram e pelo frio que a neve traz...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



O livro é mais uma daquelas leituras deliciosas, carregada de drama e muitos ensinamentos. Nos ensina a superar as dores e os problemas que permeiam nossos sentimentos mais profundos, trazendo à tona o que há de melhor dentro de nós...



Não sei bem expressar meus sentimentos... vou explicar. Como não pude ter filhos biológicos, entendi perfeitamente os sentimentos da protagonista, porque durante muito tempo me sentia culpada e não consegui realizar meu sonho de ser mãe...(embora tenha sido de outras formas). Me torturei por anos até poder aceitar que temos uma missão na vida e temos de cumpri-la, o que me tornou mãe de várias outras formas.



O que sei é fui tocada de muitas maneiras com a leitura desse livro. Vários sentimentos foram explorados e me emocionei em muitos momentos. Saber que uma ilusão (?), uma fantasia (?), pode mexer tanto com nossa mente que descobrimos (ou redescobrimos) o amor de uma forma singela e cativante, valorizando a convivência, a amizade e todos que estão ao novo redor.



Não sei bem como me expressar e por isso digo que leiam o livro, se deixem envolver, sintam as entrelinhas, aproveitem a escrita saborosa da escritora e aprendam todas as lições que o livro mostra.



Uma das melhores leituras que fiz no ano e recomendo para todos!







NOTA : 5,00 de 5,00









SOBRE O AUTORA:

 Monólogo de Jullieta: Resenha- A menina da Neve- Eowyn Ivey




Eowyn Ivey mudou-se para o Alasca ainda pequena e continua vivendo por lá com seu marido e duas filhas. Formou-se com honras em Jornalismo pela Universidade de Western em Washington e fez pós-graduação em Escrita Criativa pela Alaska Anchorage. A Menina da Neve é seu livro de estreia e foi finalista na categoria ficção do Prêmio Pulitzer, em 2013.

EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA NOVO CONCEITO.
 


cheirinhos

Rudy
PENSAMENTO DO DIA:

"Que os fogos de Ano Novo

Explodam alegria e Paz
Trazendo muita felicidade, paz, respeito e realizações
Mas sobre tudo que tragam o Amor
E que seu estrondo
Ecoe pelo ano inteiro" (Desconhecido)







18 comentários:

  1. Achei o propósito do livro bem sensível e interessante, mas como sou medrosa pra caramba, achei meio sinistro isso da menina da neve rsrs
    Muito bonito essa sua identificação com livros assim. Toda força a você, mesmo que já tenha muita.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro ficou muito bem construída, e depois de ler várias resenhas percebi que a trama do livro e completamente diferente do que eu imaginava, e é ainda melhor do que pensei, além de ter uma carga afetiva muito grande, a história e completamente linda, gostei muito, e quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. As minhas expectativas foram todas correspondidas, gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal. A escrita desta autora parece mesmo incrível.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler esse livro, ele parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei maravilhosa a capa desse livro e isso me deixou com vontade de ler. Imaginava que a história fosse completamente diferente, mas de qualquer forma continuo muito querendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. A Menina da Neve é um livro que quero muito conferir, primeiro pela pitadinha de mistério em relação a garota, coisa que sempre me agrada, mas principalmente porque adoro um drama bem escrito e como livros do gênero podem nos tocar tão profundamente, nos passando diversas lições.
    Sua resenha me deixou empolgada e espero poder me emocionar tanto quanto você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudynalva!

    Estou louca para ler este livro. Gostei muito da proposta da autora e do mistério que envolve a história. Além disso, é ótimo quando o livro nos emociona! Espero gostar dele tanto quanto você.

    Beijocas e feliz ano novo.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rudy.
    A premissa do livro é ótima, a capa é maravilhosa e a diagramação é excelente. Sem dúvidas, lerei. Sabendo, então, que foi uma das melhores leituras que você fez, certamente preciso desbravá-la.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Uma linda historia Rudy. "A Memina da Neve" já estava em minha lista desde quando saiu so pela capa. Me perguntei umas vezes: porque Alasca???????? Serio que eles queriam se isolar totalmente do mundo?? Que depre a falta de fe kkkk.
    Bom, como não tenho filhos, não tem como expressar meus sentimentos, então essa eu passo.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Ah Rudy. Eu quero tanto ler esse livro.
    Ai vc traz sua opinião e me deixa com mais vontade ainda.
    Achei angustiante a premissa. Um casal que perde um filho e se isola, sem amigos...
    Achei que podia ser algo sobrenatural a aparição da menina ou loucura deles...
    Não consigo imaginar a dor de não poder ser mãe, ou de perder um bebê...
    Esse livro me soa tão comovente e cheio de reflexões.
    Quero muito ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rudy! Quero mto ler esse livro. Parece ser uma história tocante e cheia de ensinamentos. O trabalho de capa está lindo. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oiii Rudy, tudo bem? Também estou querendo ler esse livro, ela parece super bacana =D E a história parece linda. Eu não quero ter filhos, mas acredito que para quem quer, não poder ter deve ser bem difícil :P
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rudy,
    Não sabia da sua história e fiquei mexida, preciso desse drama com ar de conto de fadas, realmente acredito que será uma leitura deliciosa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Nossa só de ler a resenha eu fiquei emocionada!! Fiquei curiosa para saber se a menina é só ilusão, se o final é alegre!!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tinha visto nada sobre o livro.
    Parece ser incrível. Fiquei bastante curiosa, principalmente por ter te sensibilizado tanto. Amo livros marcantes. Sempre temos muito a aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro maracante, viu?
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  16. Faz tempo que quero ler esse livro, depois dessa resenha tão emocionante, fiquei mais curiosa para ler!
    Assim que der, vou comprar, com certeza!
    Parece ser lindo e recheado de boas e intensas reflexões!
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy