15/01/2016

RESENHA #04 - ”O BANGALÔ” - SARAH JIO



LIVRO:”O BANGALÔ”


TÍTULO ORIGINAL:”THE BUNGALOW”


AUTORA:SARAH JIO


TRADUÇÃO: ANA PAULACOSTA DORHELY


EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS – 316



1ª  EDIÇÃO



1ª IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: DRAMA



ISBN: - 978-85-8163-803-4

 Bangalô, O





CITAÇÃO: A cama grande o bastante para apenas uma pessoa, parecia arrumada, mesmo com uma camada de poeira por cima, como se alguém tivesse acordado uma manhã e arrumado os lençóis no lugar, esperando um retorno que nunca aconteceu.” (pág. 83)



ANÁLISE TÉCNICA:




-CAPA-



Uma visão paradisíaca com um bangalô de palafitas, acima do título. Abaixo uma flor de papoula(?) amarela na areia.



A capa é linda e diz muito sobre o que encontramos no livro.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Folhas amareladas e letras pretas na média.



Conteúdo: dedicatória; prólogo; dezenove capítulos numerados e com logotipo de flor; e, agradecimentos.




Produção editorial: Equipe Novo Conceito.



Impressão e acabamento Intergraf 230915.



(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista



Os diálogos são dinâmicos e consistentes.



A autora tem uma forma fluida na escrita, incluindo aqui cartas que fazem parte de todo enredo, mostrando passagens como flashbacks do passado...



Totalmente envolvente a forma como a autora escreve.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Beijei seu rosto antes de embarcar no trem. O condutor pegou meu bilhete e me acompanhou até a pequena cabine dentro da qual passei dois dias atravessando o país, sozinha.” (pág. 240)



RESUMO SINÓPTICO:



O ano é 1942 e Anne Calloway tinha uma vida estável e desejada por muitos na sua idade. Havia acabado de se formar na escola de enfermagem, tinha um noivo (George) a quem amava, embora o relacionamento não fosse tão empolgante e uma família bem estruturada e sucedida. Ainda assim faltava algo.



O cenário é a Segunda Guerra e Anne ao lado da amiga Kitty Morgan, resolve se alistar para servir o exército e acabam em Bora Bora, onde encontra muitas desgraças e sangue...



Na atualidade Anne está com 90 anos e sua neta Jennifer traz uma carta que o pai encontra dentro de umas caixas antigas. O passado volta como uma sombra esquecida e resolve contar sua história para neta...



Voltando ao passado, relata o grande amor vivido por um soldado chamado Westry. Ele muda totalmente a vida dela e seus encontros clandestinos são feitos em um bangalô abandonado, em um cenário paradisíaco, onde vivem o amor alucinado e profundo. O verdadeiro amor!! Até que são testemunhas de um assassinato...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



A primeira coisa a ser dita é: a Segunda Guerra é apenas pano de fundo do livro; a verdadeira história é focada no romance e nas conseqüências das atitudes tomadas, como podem perseverar por toda a vida...



Dito isso ainda estou sem fôlego com a intensidade do amor vivido no livro e de todo o drama que o permeia. A autora é exímia em sua escrita e envolve  totalmente a quem lê o livro.



Já li os três livros da autora, contando com esse e sempre me deixo emocionar pela forma como ela relata os enredos, bem escritos, diálogos fantásticos e um desfecho de tirar o fôlego.



O que mais gosto é a passagem de tempo. Aqui inicia no passado, vem para o presente, retorna os relatos antigos e no final, acaba novamente na realidade atual.



Não tem como não se envolver na história. É um drama bem escrito, um grande amor bem vivido e até um certo mistério, porque onde há assassinato, sempre tem um suspense.



Na verdade não tenho palavras para descrever meus sentimentos. É que sou chorona e bem romântica e ao me deparar com esse enredo, não tive como me emocionar.



E ainda tem o artifício das cartas que sempre chamam me atenção, já que faço correspondência... As cartas são tão emotivas e bem escritas que não tem como não citá-las.



Fato é que o livro é simplesmente maravilhoso e recomendo para todos que gostam de um bom romance e de uma drama em tempos de guerra.





NOTA : 5,00 de 5,00








SOBRE O AUTORA:



 


Sarah Jio é jornalista e já escreveu para muitas revistas conhecidas. Hoje é responsável por um blog de saúde e bem-estar, o Vitamin G. Sarah vive em Seattle com o marido, três filhos e Paisley, um golden retriever que rouba pés de meias. Ela é autora de As Violetas de Março.

 CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!





cheirinhos


Rudy


PENSAMENTO DO DIA
 

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." (Sócrates)
 

16 comentários:

  1. Olá, Rudy! O livro, realmente, parece ser encantador. Não sou grande fã de romances, porém, fiquei com vontade de conhecer essa história. Gosto de enredos que tenham a Segunda Guerra como cenário, essa pegada de suspense e todo o destaque positivo que vc deu à escrita da autora, despertaram meu interesse pela obra. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Recentemente li este livro e sinceramente posso dizer que me tornei fã da autora. Todos os livros da Sarah são perfeitos.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OIee Rudy! Tudo bem? Adorei a resenha... esse livro parece ser maravilhoso. Está na minha lista de próximas leituras, quero muito conhecer mais uma história de Sarah Jio. Obrigada por participar do sorteio lá no blog e divulgar aqui. Boa sorte!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy.
    Geralmente, prefiro narrativas em terceira pessoa. Porém, como a narração é boa e ainda possuem diálogos consistentes, acho que daria uma chance.
    A premissa não me parece genial, mas não é ruim.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro romances que tem como pano de fundo eventos históricos. Adorei Pearl Harbor, por exemplo. A capa também está demais, gosto muito das capas da NC.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro romances que tem como pano de fundo eventos históricos. Adorei Pearl Harbor, por exemplo. A capa também está demais, gosto muito das capas da NC.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou super ansiosa para ler esse livro...tenho lido maravilhas.
    E a capa linda demais.
    E que resenha boa...nossa já viajei nela.
    Parabéns!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, principalmente para conhecer a escrita da autora, que é tão elogiada. Adoro romances e dramas bem construídos, e esse livro parece possuir esses dois elementos, logo tem uma chance enorme de me emocionar durante a leitura.
    O plano de fundo torna o livro ainda mais interessante, apesar de infelizmente, ser de uma época horrível da história da humanidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O assunto do livro e drama? Achei que fosse romance, fiquei bem confusa enquanto a isso. Bom, amo romances, e já li várias resenhas sobre esse livro, e pelo jeito ta todo mundo amando a leitura, estou muito ansiosa por essa leitura, e já está na minha lista de desejados. Amo romances envolventes, e ainda por cima com um pouco de drama, tenho certeza que vou amar esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy :)
    Li outra resenha sobre esse livro e não me animei muito em lê-lo. Pelo que li, o romance retratado na história é bem clichê. Gostei da sua resenha e do fato de você ter amado o livro, mas antes de pensar em adicioná-lo a minha meta de leitura, preciso ler uma terceira resenha para tirar minhas conclusões rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser interessante, mas não sei se o leria.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  12. "O Bangalô" promete arrancar bastantes suspiros de minha pessoa, cada vez que leio uma resenha dele, fico com um sorriso bobo, tipo expressando uma futura felicidade em lê-lo, sei que vou gostar muito dele.
    Ainda não li nada da autora.

    BJssss

    ResponderExcluir
  13. Oi Rudy,
    Ainda não li nada da Sarah, mas assim que me sobrar um tempo pretendo corrigir isso. Li sua resenha e levei ela lá pro blog tá?, para a sua coluna de resenhas. Bem o que posso dizer é que noto que a Sarah Jio emociona muitos leitores e usar para um romance a guerra como pano de fundo, dá aquela emoção e aquele medo. Enquanto lia sua palavras lembrei de O Rouxinol, que mesmo tendo a guerra como ponto central, é lindo de acompanhar a luta dessas duas irmãs. Recomendo se gosta de histórias lindas e fortes.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sua empolgação me empolgou, Rudy.
    Que enredo lindo.
    Pela capa, não dou nada. Mas o enredo parece muito envolvente.
    To lendo bastante romances e esse ta ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um super livro, vale a pena!
      Adoro a autora.
      Gratidão por sua presença e comentário!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Li outros dois da autora e não gostei tanto.
    Mas mesmo assim quero ler O bangalô e Neve na primavera, parecem bem dramáticos, mas também lindíssimos.
    Ainda mais sendo romântico!
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler!
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy