Graças à boa acolhida ao “asilo poético” por diversas instituições de Salvador, o PÉ DE POESIA foi prorrogado até o dia 7 de maio. E nessa fase de encerramento do projeto poetas de todo o Brasil estão convidados a enviar vídeos (até 2 minutos de duração) declamando poemas de sua autoria ou de um dos dois poetas homenageados, Castro Alves e Gregório de Mattos. O objetivo dessa atividade é aproveitar o grande interesse despertado pelo projeto para agradecer e prestigiar os grandes responsáveis por esse êxito, os poetas participantes, que em sua coletividade tornaram o Pé de Poesia um sucesso. Os vídeos devem ser enviados até o dia 01/05 para o e-mail poesianasarvores@gmail.com.
Todos estão convidados também para a instalação dos próximos Pés de Poesia nas instituições:
* Passeio Público / IPAC (Centro) - 19/04 – terça – 10h
* EBDA (Itapuã) - 20/04 – quarta – 15h
* UNEB (Cabula) - 27/04 – quarta – 15h
Links:
A proposta do PÉ DE POESIA é decorar com poemas as árvores de espaços públicos em Salvador: inicialmente as praças Campo Grande, Sé, Piedade e 2 de Julho. São ao todo 600 poesias impressas em material especial (placas de PS), sendo que 500 são de autoria de poetas contemporâneos e as 100 restantes fazem uma justa homenagem aos dois maiores expoentes líricos da Bahia: Gregório de Mattose Castro Alves, cada um com 50 poemas.
O projeto é coordenado pelo escritor e músico Fabio Shiva. Ao final do evento será produzido um vídeo com imagens captadas pela fotógrafa Fabíola Campos: fotos e filmagens com a reação dos transeuntes aos “pés de poesia”, além de depoimentos dos poetas participantes e parceiros do projeto.
Uma vez que nas quatro praças originais do projeto as poesias foram em sua maioria retiradas em menos de um dia, o projeto entrou numa segunda fase, solicitando "asilo poético" a instituições diversas.
Atualmente existem Pés de Poesia nas seguintes instituições:
Casa da Música (Parque do Abaeté - Itapuã)
Escola Rotary (Itapuã)
Espaço Reh-Nascer (Stella Maris)
Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (Centro)
Museu Geológico da Bahia (centro)
Palacete das Artes (centro)
Colégio Lomanto Junior (Itapuã)
Faculdade de Medicina da Bahia (centro)
CAPS Gregório de Matos (centro)
_____________________________
PÉ DE POESIA é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Servdonto, Artgraphic, Editora Cogito e Britto Serigrafia.
cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA
"A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada." (Gabriel García Márquez)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy