18/04/2016

RESENHA #14 - ”A ESCOLHA DE ERON” (LITERATURA NACIONAL) - ADEMILSON CHAVES

LIVRO:”A ESCOLHA DE ERON” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR:ADEMILSON CHAVES 

EDITORA: SELO JOVEM 

PÁGINAS – 261

1ª  EDIÇÃO 2015

CATEGORIA: ROMANCE BRASILEIRO

ASSUNTO: SUSPENSE

ISBN: - 978-85-66701-49-4


a escolha de eron


CITAÇÃO:” Não queria chegar atrasada, odiava quando se atrasava para o trabalho ou para qualquer compromisso. Sentiu um grande alívio ao descobrir que era um dos primeiros a chegar. [...]” (pág. 56)

ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-

Rosto masculino observando a chuva, possivelmente através de uma janela. Abaixo uma cidade à beira mar.

A capa é belíssima a meu ver e tem haver com o enredo do livro.


(nota: 5,00 de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas medianas, facilitaram a leitura.

Conteúdo: dedicatória; pensamento; prólogo; dividido em quatro partes: parte um com 14 capítulos, parte dois com sete capítulos, parte três com dez capítulos e a parte final. Capítulos numerados por extenso. E o livro termina com um parágrafo com Salmo.

Formato: 16 x 23 cm.

Papel Pólen 80Gr.

Tamanho: largura frente 16cm, costas 16cm. 

Espessura 23cm, lombada 11mm, orelhas 2 x de 7cm.

Peso bruto: 500 gramas

Diagramação feita pela editora Selo Jovem.

(nota: 5,00 de 5,00 )



- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida com diálogos dinâmicos e inteligentes.

A escrita é moderna, explícita, flui com clareza e prende a atenção do leitor do início ao final. 

Pequenos erros ortográficos foram encontrados, nada que atrapalhe a leitura ou o desenrolar do enredo.

Revisão feita por Selma Cruz. 


(nota:4,50 de 5,00)



CITAÇÃO: “Depois ouviram um barulho de carro na garagem, portas de carro batendo. Ela tentou erguer-se da cama, mas não conseguiu, estava ainda tonta e reclamou que a cabeça latejava.
- É meu pai. Ele não pode me ver assim. Limpe tudo aqui, depressa.” (pág. 199)

RESUMO SINÓPTICO:

Eron mora em Diamantina desde a infância. É advogado da Prefeitura e estranha o chamado urgente do Prefeito em seu gabinete. Acaba sendo demitido e fica arrasado, pois tem duas filhas: Jully e Lyz, além da responsabilidade de ser o provedor da família, já que Sara, sua esposa, cuida das meninas e nas horas vagas, pinta quadros.

Uma semana se passa e Eron não consegue nenhum emprego na cidade, até que recebe uma ligação de Diogo, seu amigo de infância e que agora era Prefeito de Montes Claros. 

Eron fica cismado, já que o último encontro com o amigo não tinha terminado como imaginava, justamente por causa de Sara. Diego tinha se apaixonado por ela e não gostou nada de saber que Eron a estava namorando...

Diogo se desculpa, diz que tudo ficou no passado e que nem se lembrava mais daquilo. Convidou Eron para ir trabalhar com ele, disse que sempre o achou competente e precisava dele ao seu lado. 

No início Eron não aceitou, porém Sara o ficou pressionando, dizendo que tinham duas filhas e precisavam de estabilidade. Eron acaba aceitando e se mudam para Montes Claros.

A cidade é muito quente e Jully não se adapta bem, vive doente com problemas respiratórios. Todos sentem o impacto da mudança, inclusive a cadelinha Maya...

Eron começa a trabalhar no escritório de advocacia, comandado pelo Dr. Clóvis, braço direito de Diogo e logo descobre uma trama ardilosa do amigo e resolve voltar para Diamantina. Conversa com Sara, mas não aceita retornar. Eron pega as meninas e a cadelinha e partem, mesmo em baixo de uma chuva torrencial e com Jully febril.

No meio do caminho há um pequeno incidente e Eron tem de estacionar o carro no acostamento, sem ver nada por causa da chuva. De repente um carro encosta atrás dele e pensa que é para ajuda-lo... para sua tristeza, sequestraram sua filhinha e ele fica desesperado.

Acaba se separando de Sara e vai morar em um Mosteiro. Após 12 anos Sara está à beira da morte e manda chama-lo, fazendo uma confissão inesperada e que o pega de surpresa. 

Conhece uma garota e sente-se bem atraído por ela, mas desconfia que pode ser sua filhinha desaparecida há tanto tempo e começa uma busca interminável, cheia de percalços pelo caminho. Descobrirá que por trás do crime hediondo do passado, muita traição e um inesperado desfecho, conseguirá elucidar todos os fatos...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Vou começar logo dizendo que gosto demais quando um autor nacional, usa sua própria cidade ou estado para ambientar uma história, dá mais veracidade e mostra que usou um pouco de tudo que viveu para criar o livro.

E por falar nele, devo dizer que contém todos os elementos essenciais para prender o leitor do início ao final: romance, crime, traição, mistério e personagens bem descritos com personalidades fortes e bem definidas, inclusive as personagens secundárias.

Confesso que fiquei um tanto abalada emocionalmente, por não imaginar que a maldade de um ente querido, seja tão grande a ponto de causar tanto sofrimento. Por não aceitar que algo do gênero aconteça em nossa realidade, embora saiba que o mundo é completo e tudo pode acontecer.

Na verdade o livro é tão verossímil que me fez acompanhar cada detalhe como se vivenciasse ao lado do protagonista, sentindo seus amor, suas agonia, sua tristeza e sua força.

Uma trama tão bem escrita que só me aquietei ao fechar a última página e despois de muito tempo, ainda me peguei analisando como alguém pode escrever algo tão bom.

Recomendo de olhos fechados, principalmente para quem gosta de um romance carregado de mistérios, onde o passado se mistura ao presente, mostrando o quanto se pode guardar uma mágoa para sempre...


NOTA : 5,00 de 5,00


 


SOBRE O AUTOR:



Ademilson Chaves é mineiro e como todo mineiro gosta de contar histórias. Muito cedo descobriu que gostava de livros tornando-se um leitor voraz. Formou-se na Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Nas horas vagas descobriu um grande prazer, criar e escrever histórias capazes de prender o leitor ávido por uma boa trama.

Exemplar cedido pela Editora Selo Jovem!

PARCERIA EDITORA SELO JOVEM


CHEIRINHOS
RUDY 




PENSAMENTO DO DIA
    

 

"A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada." (Gabriel García Márquez)




 

11 comentários:

  1. Bom dia Rudyvalva, tudo bem?

    Esse livro eu não conhecia, mas apesar de parecer interessante não me despertou interesse....bjs.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, tinha visto a capa e não tinha me chamado atenção, mas a resenha me surpreendeu muuuito!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa resenha.
    Estou com esse livro para ler, e comecei a pouco mas ja estou apaixonada, a trama parece ser muito boa, todo o ministério deixa o leitor em constante curiosidade para saber quem é capaz de tamanha maldade.
    Eu gostei bastante.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  4. Rudy
    Fique impressionada com a resenha. A trama parece ser daquelas que não conseguimos largar o livro enquanto não chegamos no final. capa linda e ganha muitos pontos por ser nacional. Vou ler também.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  5. Ei, tudo bem?
    Adorei a sua resenha e agora estou bem intrigada para conhecer a história. O livro realmente tem muitos elementos que atraem para realizar a leitura, e espero ter a oportunidade de fazer isso em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rudy,
    Uau..simplesmente uauuuuuuu...ficou demais sua resenha, fiquei aqui imaginando tudo que pode ter ocorrido e por suas palavras tenho certeza que gostaria da leitura tanto quanto você; claro que essa eu tinha que postar na sua coluna lá no blog. Me deixou cativada pela história.
    E realmente é maravilhoso quando encontramos um autor nacional que nos dá prazer com sua escrita.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa capa me conquistou de cara kkkk ... Selo Jovem tem sempre os melhores autores rsrsrs ... gostei muito da sinopse, sou meio medrosa e suspense não é muito meu estilo. Mas esse me conquistou e quero ler ele, sei que vou amar.

    ResponderExcluir
  8. Tbm acho muito bacana quando o autor ambienta o livro para a própria cidade ou estado. Mostra personalidade e originalidade.
    Pelo visto o livro é bem agitado. Gostei bastante da premissa e amei a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores livros que já li.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oii, Rudy
    Li ele e gostei bastante também.
    Gosto de livros com muitas reviravoltas e surpresas como esse.
    Os personagens são bem intrigantes.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy