Páginas

11/10/2017

RESENHA #63 - ”ENCONTRO E DESENCONTROS –SELEÇÃO DE CONTOS” (LITRATURA NACIONAL) - R. PIETRO

LIVRO:”ENCONTRO E DESENCONTROS –SELEÇÃO DE CONTOS” (LITRATURA NACIONAL)
AUTORA: R. PIETRO
EDITORA: ALL PRINT
PÁGINAS –40
1ª  EDIÇÃO 2014
CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS
ASSUNTO: CONTOS
ISBN: - 978-85-4110-599-6




CITAÇÃO:

”De repente, percebi. Ela havia sido a minha inspiração e valia a pena continuar vivendo. Dias melhores e piores sempre chegam, mas o mais importante é não desistir de crer na humanidade, na beleza e na música, porque disso há a grande inspiração para fazer as coisas mais simples.” (pág. 20)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Mulher com roupa de frio, sentada em banco de madeira, observando um lago e algumas notas musicais pelo ar.
A capa é bonita e inspirativa.

NOTA: 4,50 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas.
Conteúdo: apresentação; sumário; dedicatória; nove contos com títulos.
É simples e eficiente.

NOTA: 4,50 DE 5,00


- ESCRITA:

Alguns contos são  narrativas descritivas em primeira pessoa pelos protagonistas e outros em terceira pessoa oculta e os diálogos são dinâmicos e atuais.
Apenas um erro se separação das sílabas.
A linguagem é acessível e bem contemporânea.

NOTA: 4,50 DE 5,00


CITAÇÃO:

“A vida é nascer e não nos lembrarmos de nada. Somos um papel em branco. Cada um escreve o seu próprio destino. Quando nascemos, temos que fazer um bom ou mau papel na sociedade.” (pág. 21)


SINOPSE:

“Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso a diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências, e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião.”


RESUMO SINÓPTICO:

O livro é um compilado de nove contos que retratam situações passíveis de acontecerem na vida real: desejos, esperanças, perdas, tributos às artes, o desconhecido, o lado obscuro do ser humano, problemas de relacionamento, dor da separação e sonhos.
Alguns se passam no início do século XX, outros reportam a população Catalã, outros ainda em cenários e épocas diversas.
Contos que fala ao coração do leitor.


CITAÇÃO:

“[...] Folheou o livro e leu uma frase. Escolhida ao azar: ‘Que é a vida? Uma ilusão, uma sombra, uma ficção e o maior bem é pequeno: porque toda a vida é um sonho, os sonhos são’.” (pág.36)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Gosto muito de ler contos, principalmente quando os assuntos são diversos e podemos apreciar a linguagem emocional demonstrada pelo autor em sua obra. É o caso aqui. São contos tão críveis que tocam o coração do leitor de várias formas diferentes.
A única coisa que encontrei em comum em todos os contos, é a dor da perda de alguém ou alguma coisa, o que torna em quase sua totalidade, um livro um tanto triste ao tempo que mostra o quanto tudo é tão real, porque parece que são descrições de situações que acontecem em nosso cotidiano.
Uma leitura rápida, fluida e muito bem escrita, que serve como distração para momentos em que a mente vaga e precisa ser tocada por situações onde podemos nos identificar.
Recomendo!

NOTA : 4,50 de 5,00



SOBRE A AUTORA:


 Rosana Pietro:

Advogada e Professora de Espanhol. Prêmio Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa pela crônica pessoal Jo volia la Tippy, publicada pela Unesco em Quito, Equador.

CHEIRINHOS
RUDY



7 comentários:

  1. Ola Rudy!!
    Também gosto muito de ler contos, principalmente qdo termino um livro com muitas páginas e quero uma leitura mais rápida, vou anotar a dica!!

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito de contos.
    Apesar de não curtir livro tristes, fiquei interessada, pois por ser história tão reais, vale a pena ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Até curto livros tristes. Sempre me ajuda em algo e dá mais sentido às coisas. Só não tenho o hábito de ler contos.

    ResponderExcluir
  4. Amo ler contos e admiro demais escritores de contos, acho-os dificílimos de escrever, ainda mais do que livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu também gosto muito de contos, principalmente quando o autor consegue em poucas linhas inserir o leitor em sua estória, deixando suas marcas. A perda é algo forte e essa marca nos contos não deve ser por acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Amo contos e quando bem escritos e delineados, ainda mais.
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi Rudy, tudo bem?
    Mais um livro que venho a conhecer graças ao seu blog.
    Obrigada
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy