Páginas

07/01/2018

RESENHA #01 - “RAIO DE SOL” - KIM HOLDEN

LIVRO: “RAIO DE SOL”
TÍTULO ORIGINAL: “BRIGHT SIDE”
AUTORA: KIM HOLDEN
TRADUÇÃO: REGIANE WINARSKI
EDITORA: PLANETA
SELO: OUTRO
PÁGINAS – 445
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-4220-745-3


CITAÇÃO:

“[...] Sei que algumas pessoas adoram coisas chiques e respeito isso, mas acho super-valorizado. Faz que eu deseje o simples. O chique esconde muito, enquanto o simples mostra tudo sem tentar justificar. [...]”.(pág. 09)

“[...] Não posso surfar, então corro. Lembro a mim mesma que a dor nos meus músculos exaustos não é dor, é vida. E a vida é divina. Todos os dias, todos os minutos, todos os segundos.” (pág. 27)

“Sei que é estranho, mas gosto de pensar em Deus como meu amigo. Não sou religiosa; só falo com ele com frequência. Peço muitos favores. Às vezes, as coisas funcionam a meu favor, e às vezes, não. É a vida. A gente só precisa aproveitar ao máximo.” (pág. 44)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma garota em um campo florido todo amarelo e o reflexo do sol em seus cabelos.
Quando se lê o livro, se entende o porque da capa e a acha ainda mais bonita.
Feita por: Eliza Von Randow.

NOTA: 5,00 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; não tem divisão de capítulo, eles são a data dos acontecimentos (que vão de 22 de agosto à 27 de janeiro do ano seguinte) e quem o está narrando; agradecimentos; e, sobre a autora.
PESO     0.465 Kg.
ALTURA            23.00 cm.
LARGURA  16,00CM.
PROFUNDIDADE 2.00 cm.
Preparação: Ana Cristina Rodrigues.
Feita por: Vivian Oliveira.

NOTA: 4,80 de 5,00


- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em 1ª pessoa, intercalada entre os pontos de vista da Kate (mais dela) e do Keller.
Alguns poucos erros ortográficos que em nada atrapalham a leitura.
A linguagem da autora é fluida, explicativa, um tanto hilária e ao mesmo tempo, sentimental, o que atinge o leitor de forma instantânea.
Revisão feita por: Elisa Nogueira e Maria Luiza Almeida.

NOTA: 4,80 de 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Sou relativamente boa em compartimentalizar a vida. Se algo ruim está acontecendo, consigo me concentrar nisso por um tempo e deixar de lado quando preciso. Uma infância como a minha me ensinou essa lição útil. Não posso deixar o ruim me consumir, senão acabaria comigo. O ruim fica no canto ruim da minha mente, não deixo que passe pela porta para se misturar ao bom, porque o ruim é um estraga-prazeres.” (pág. 51)

“[...] Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade.” (pág. 146)

“Claro. Sempre fui boa em aceitar as pessoas por inteiro, o bom e o ruim. Vejo tudo, mas tento não deixar o ruim atrapalhar minha avaliação. As pessoas são complicadas. A vida é complicada.” (pág. 172)

SINOPSE:

“Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados,
Podem curar você... E outros podem acabar com você. “Faça épico”, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.”

CITAÇÃO:

“[...] Sinceramente, tento não pensar demais no futuro. Sou uma grande fã do presente.” (pág. 178)

“Fico sorrindo por vários quilômetros. Elogios não costumam me empolgar, mas às vezes, quando a pessoa certa oferece um, funcionam muito bem. Eu poderia viver só do que ele falou durante semanas.” (pág. 181)

“[...] Acabei de ver uma das pessoas de quem mais gosto no mundo ser atacada e apanhar por causa de sua orientação sexual. A ignorância e a capacidade de violência das pessoas me enojam.” (pág. 189)


RESUMO SINÓPTICO:

KATE SEDGWICK tem 19 anos e mora em San Diego, na Califórnia, cidade ensolarada. Sua vida inteira foi marcada por abandono, perda e dor...porém, ela não entrega os pontos, procurou sempre fazer o melhor e ver o lado positivo das coisas, tentar animar as pessoas e nada de negatividade. Passou na faculdade na cidade de Grant, em Minnesota, onde fica hospedada na casa de MADDIE, meia-irmã mais nova da sua mãe e vê sua vida mudar totalmente de uma hora para outra. Ela não se lamenta, apenas tenta aproveitar a vida da melhor forma possível.

KELLER estuda Direito na mesma faculdade de Kate e trabalha no GROUNDS, tipo uma lanchonete/cafeteria e como Kate é viciada em café, acabam se conhecendo. Keller tem vários segredos e poucos sabem, o primeiro deles é que sua família é proeminente e rica e ele cursa direito à pedido da mãe, grande advogada, e o pai é médico, mas não é realmente o que quer... Outro segrego é Stella, sua filhinha criada na casa dos avós, enquanto ele estuda.

GUS é o melhor amigo de Kate, amigo irmão. Toca em uma banda de rock e se preocupa demais com Kate, fala com ela quase que diariamente pelo skip, fuma demais e é algo verdadeiro e lindão, claro. E chama Kate de Raio de sol, porque a considera uma luz em sua vida e nas do que conseguem cruzar seu caminho.

Kate descobre o amor ao lado de Keller, porém, diante da sua situação, não acha justo envolvê-lo em um romance se não poderá levá-lo adiante...Fica bem confusa e opta por viver intensamente como sempre viveu... e consegue mudar as opções e a vida de Keller de várias formas e viveu plenamente tudo que tinha para ser vivido...


CITAÇÃO:

“ÀS vezes, quando uma coisa terrível está acontecendo, eu me esforço muito para me concentrar no detalhe mais inconsequente e desconectado disponível. Um detalhe que, na visão geral das coisas, não tem nada a ver com a situação. [...]” (pág. 394)

“Na hora que você pensa que conhece alguém, essa pessoa muda. Ou você muda. Ou os dois mudam. E isso muda tudo.” (pág. 434)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:


A primeira coisa que devo dizer é que este foi um dos melhores livros lidos o ano passado, está no TOP Five, como dizem por aí, mas o melhor de todos. Por que? Porque é um livro de pura emoção! O livro traz um pouco de tudo: ambiente universitário, romance, música, amizade verdadeira, primeiro amor, segredos, personagens secundários importantes para toda trama, mas principalmente, traz uma grande lição de vida!
O livro me tocou profundamente, porque muito do que foi apresentado, condiz com minha forma de pensar e viver: ver o lado positivo das coisas, mesmo em situações dolorosas e complicadas, viver o mais intensamente possível e transmitir alegria e felicidade para os que nos rodeiam. Acredito que todos temos uma missão na vida e talvez por isso, tenha me identificado tanto com a protagonista, ela cumpriu a missão dela da melhor forma possível.
É um daqueles livros que temos de ler com a mente aberta, porque aborda temas importantes, como: as escolhas que devemos fazer na vida, preconceito e homossexualismo, os desejos interiores, doença, sobrevivência, amizade, enfim, é um grande drama bem abrangente e reflexivo. Faz com que o leitor reflita sobre muitos aspectos e tente viver o mais intensamente possível, porque ninguém sabe o dia de amanhã...
E ainda tem dois CRUSHES nesse livro, porque tanto Keller como Gus são maravilhosos!!
Talvez esteja um pouco confuso para quem lê essa análise no momento, mas já sabem o quanto tenho dificuldade em resenhar um livro muito bom e por isso mesmo que indico a leitura para todos. É um livro que precisa ser sentido e cada um ter seu próprio ‘feeling’ sobre ele.
Agora quero poder ler o segundo livro: GUS, um livro inteirinho sobre ele. Uauuuuuuu!!
Para mim foi o melhor do ano e indico a leitura sem pestanejar.
“FAÇA O ÉPICO”!!!

NOTA : 5,00 de 5,00*


SOBRE O AUTORA:

Foto -Kim Holden


Kim Holden estreou na literatura em 2013, com o romance juvenil All of it, e conquistou milhares de fãs com Raio de Sol, publicado nos EUA em 2014 sob o título Bright Side. Casada e mãe de um garoto, mora em Denver, no Estado americano de Colorado, adora andar de bicicleta e é apaixonada por café gelado e música – seus livros têm influências de bandas como The Cure, Sunset Sons e Teenage Bottlerocket. A sequência de Raio de Sol, publicada em 2015 nos EUA sob o título Gus, também será editada pela Planeta no Brasil.

CHEIRINHOS
RUDY



21 comentários:

  1. Oi Rudy, como vai?
    Sua resenha ficou muito show. Eu ainda não li esta livro, mas a história parece ser muito bonita e trazer boas reflexões.
    Muito obrigada pela participação no sorteio e boa sorte.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia!
      Obrigada!
      Espero que possa lê-lo, vai gostar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Adorei a resenha, se eu já tava louca para lê-lo faz tempo , agora então, nem se fale!
    Obrigada pelo prêmio, não vejo a hora de tê-lo em mãos, Rudy!
    Eu achei muito legal as resenhas, pois deu pra ver que é um livro profundo, sensível e reflexivo, além de ter essa pegada sobre ver o mundo positivamente como eu tento ser sempre.
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Logo ele chegará aí e vai ter oportunidade de lê-lo... espero que goste.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi Rudy,
    Não tinha lido nada sobre este livro, mas, pela sua resenha, parece ser bem interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty!
      O livro é sim interessante!
      Feliz 2018!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Não me engano com uma capa de livro, sabia!!! Kkk
    Sempre achei a capa muito interessante e, de alguma maneira, muito parecida com "Sr.Danels". E não parecem diferentes, realmente. Os dois ensinam lições valiosas na vida, mostram histórias de superação e nos ensinam como devemos valorizar as mínimas coisas na vida.
    Sempre quis ler esse livro, mas nunca tentei iniciar a leitura.
    Vou baixar, com certeza. Amo histórias assim 😍😍😍. Parabéns pela resenha, Rudy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Agora que falou, parece mesmo com a capa do Sr. Daniels, mas lá, não tem a dor que esse livro tem, esse é bem melhor em termos de ensinamentos, leia quando puder.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi, Rudy!
    Eu amei as citações, principalmente a quinta: "...Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade." É tão eu!
    Quanto a Raio de sol, assim como você e Kate também procuro sempre ver o lado positivo das coisas, mesmo em situações dolorosas e complicadas, é assim que sobrevivo aos obstáculos da vida...
    Quero muito ler Raio de sol, está na minha lista de leitura faz um tempão e espero lê-lo futuramente.
    Bjos, amei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Foi uma das minhas melhores leituras no ano passado, vale super a pena.
      E agora quem está se deliciando é a Ana.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi Rudy!
    Pelo que você descreveu com certeza "Raio de Sol" é um livro com grandes emoções. Acredito muito nisso de vê o lado positivo das coisas, as vezes acho que até atrai coisas boas. Temas tabus sempre são importantes a serem abordados e isso valoriza demais o livro. Gostei bastante da história de modo geral e sinto que vou me emocionar muito ao ler a obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Foi um dos melhores livros que li ano passado.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Eu já ouvi falar muito bem desse livro, portanto suas impressões só vêm fortalecer a ideia que eu já tinha. O estilo da escrita da autora parece bastante agradável, ao mesmo tempo que o enredo possui temas importantes. Acho que muitas pessoas são infelizes justamente por esquecer da própria vida e embarcar em ilusões, muitas vezes distantes de sua realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amigo.
      Obrigada!
      Semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Eu ouvi boas críticas sobre o livro, mas nunca realizei a leitura. Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Um dos melhores livros que li, vale a pena.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Já conhecia o livro e li algumas resenhas dele. Fiquei muito interessada em ler ele. Agora mais ainda rs
    Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Eu gostei muito que Kate, apesar de ter passado por maus momentos, ainda tenha esperança e seja positiva. Gostei bastante da frase que ela utiliza, "Faça épico".
    Gostei bastante que o livro também aborda temas importantes, gosto quando os autores se preocupam com isso.
    Eu amei essa mensagem de seguir em frente que o livro parece passar.
    Adoraria fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Para mim o livro foi bem emocionante e triste.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Olá! ♡ Eu adorei a premissa desse livro, espero conseguir fazer sua leitura em breve! Adoro livros cheios de emoção e lições de vida ♡
    Achei muito importantes os assuntos trabalhados no livro.
    Obrigada pela indicação! Beijos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Ele livro mexe com a gente, leia se puder.
      Feliz novembro.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy