22/06/2018

RESENHA #37 - “SÁRDIRUS – A TERRA LENDÁRIA DO AGRESTE” (LITERATURA NACIONAL) - EDUARDO PRAZERES


LIVRO: “SÁRDIRUS – A TERRA LENDÁRIA DO AGRESTE” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: EDUARDO PRAZERES
SÉRIE: SÁRDIRUS
VOLUME: I
EDITORA: SELO JOVEM
PÁGINAS – 208
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO/FANTASIA
ISBN: - 978-85-54892-13-5


CITAÇÃO:

“Por trás de cada par de olhos um segredo, um mundo e seus enigmas; dentro de cada par de olhos, um labirinto de saberes e sensações, um universo de coisas que, por mais que se revelem, jamais poderão ser plenamente compartilhadas.” (pág. 8)

“-Massa! O sonho de um garoto inteligente é sempre uma coisa interessante. Do jeito que você vive lendo aquelas histórias que me conta e tem a imaginação boa, seu sonho só pode ter sido coisa bacana.” (pág. 19)

“[...] O chato de ficar grande é que tudo pega mal – ele pensou. Mas ser feliz não devia pegar mal em idade nenhuma. [...]” (pág. 40)



ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um campo de batalha com seres diversos travando uma luta. A capa é toda em tons de laranja e marrom.
Tem tudo haver com o conteúdo do livro.
Feita por: Aldemir Alves.

NOTA: 4,80 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas mediadas que facilitam a leitura.
Conteúdo: dedicatória; prólogo; e, são quinze capítulos numerado e logotipo de aramas medievais ao redor,  com títulos e alguns com local e data.
Formato: 16 x 23 cm
Papel Pólen 90Gr
Tamanho: largura frente 16cm, costas 16cm. Espessura 23cm, lombada 11mm, orelhas 2 x de 7cm.
Peso bruto: 300 gramas
Feita pelo: Selo Jovem.

NOTA: 4,80 de 5,00


- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em 3ª pessoa, diálogos importantes e linguagem em parte, característica do sertão nordestino e dos adolescentes, bem como uma linguagem mais formal quando se faz necessária. É uma linguagem fluida e de fácil entendimento.
A revisão está muito bem feita, sem erros.
Revisão de: Washigtin Ramo.

NOTA: 5,00 de 5,00


CITAÇÃO:

“-Nada é perfeito – justifica-se o quitandeiro. – Mas o bom na estrada da vida é a buraqueira que a gente tem que vencer. Sem os buracos, a estrada fica tranquila demais, a gente cochila no volante e não vê quando se aproxima de uma curva fechada.” (pág.42)

“-Ora, meu jovem amigo, o que seria da sabedoria do universo sem a curiosidade das crianças? Não tenho motivo algum para aborrecimentos diante de uma das maiores dádivas da criação. Pergunte o que quiser, embora eu deva lhe advertir que não tenho todas as respostas.” (pág. 128)


SINOPSE:

“Quando se cruza um portal dimensional, a fronteira rompida é muito maior que a do espaço-tempo. As revelações do “eu interior” serão tão surpreendentes quanto os padrões do mundo desconhecido.

No interior do Brasil, encravada no paredão rochoso de uma pequena montanha, existe uma gruta, minúscula e insuspeita, provavelmente surgida nas mais antigas eras geológicas das Américas. Não haveria nela nenhum aspecto digno de maior atenção, se não fosse pelo fato de se tratar de um portal dimensional. Sim, uma passagem para outro mundo.
Esse portal, uma vez atravessado, conduz a um mundo cujos padrões naturais, etnológicos e sociais desafiam a compreensão e as convicções da humanidade. Um mundo habitado por raças e criaturas desconhecidas, com estrutura biológica e conceitos filosóficos divergentes dos da raça humana. Habilidades e aptidões jamais experimentadas pelo homem são perfeitamente comuns aos seres desse mundo, o mundo de Sárdirus.
Todavia, uma transição para uma nova era irá começar. Esse processo não deixará de ser turbulento, uma guerra temerosa e inevitável se aproxima. E será nessas circunstâncias que dois pequenos aventureiros irão cruzar o portal.
Leônidas e Alberto são dois primos que só queriam viver o final de semana mais emocionante de suas vidas – sem saber que conseguiriam exatamente isso.
Ao cruzar o portal e travar os primeiros contatos com as criaturas do mundo de Sárdirus, eles descobrem que somente um ser é capaz de abrir o portal novamente e mandá-los de volta para casa. Porém, chegar a esse ser terá o seu preço. Existe um tortuoso caminho a percorrer, e nenhum desejo de ação e aventura pode superar as surpresas que esse caminho reserva.”

CITAÇÃO:

“[...] Os homens estão cegos para o que de mais grandioso, cegos para a infinita grandeza que já possuem dentro de si, nas suas habilidades e dons adormecidos, e fora, na natureza em volta, o meio ambiente do qual fazem parte e com o qual precisam aprender a se harmonizar. Num lugar assim, meus amigos, onde as nuvens negras encobriram toda a luz interior dos seres mais evoluídos, nenhuma criatura viva alcançará a plenitude dos seus dons.” (pág. 83)

RESUMO SINÓPTICO:

Como a sinopse está bem completinha, não há porque fazer um resumo sinóptico.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Já leram um livro de pouco mais de 200 páginas e tiveram a sensação de que foram tantas aventuras que o livro parece ter 500 páginas? É o caso desse exemplar. Tudo é tão intenso, bem elaborado, bem descrito e bem escrito que a impressão é termos lido muitas páginas mais do que o livro realmente tem. E o melhor é que a leitura é tão estimulante e profunda, parece que estamos vivendo dentro da história toda aventura, medos, dúvidas, conhecimento. É algo tão intenso que apenas quem leu ou irá ler, terá noção do que falo.
É uma ficção /fantasia tão bem escrita e descrita. Cheia de detalhes, de povos diferentes em um mundo ‘paralelo’, personagens principais bem descritos e personagens secundários que são tão importantes para todo enredo que em alguns momentos acreditamos serem protagonistas.
Fiquei me perguntando, antes de iniciar a leitura, como o escritor tinha conseguido inserir seus livros nas instituições de ensino e após faz a leitura, descobri: além de trazer uma história lúdica que conquista os mais aventureiros, traz temas atuais e que merecem ser analisados e questionados, como: família, amizade, sonhos, ideologias, religião, racismo, diversidade e muitos outros aspectos, até de certa forma filosóficos que merecem uma grande reflexão.
Não pense que é apenas mais um livro de ficção, fantasia, mistérios, um certo suspense, aventura. Não. É um livro com uma mensagem muito mais profunda em vários aspectos, escrito de uma forma que o público alvo infanto juvenil, entende e se pergunta porque daquela determinada coisa.
Talvez não esteja conseguindo expressar em palavras, toda revolução interior que esse livro causou, porque é um daqueles enredos que sentimos através do ‘felling’ que causa em nós. É um livro de entendimento, reflexão e claro, muita aventura, mistério e descobertas.
Está entre os melhores livros que li esse ano, por isso a nota máxima estrelada. Parabéns para o autor e para editora por esse exemplar fabuloso.
Agora aguardo a continuação...

NOTA : 5,00 de 5,00*

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTOR:


Eduardo Prazeres vem se consolidando como um dos escritores de maior êxito popular de sua terra natal, Teresina (PI). Seus livros, adotados por inúmeras instituições de ensino (Fundamental, Médio e Superior), trazem sempre enredos recheados de suspense, ação e fantasia, e têm conquistado o carinho e o entusiasmo de leitores de todas as idades e dos mais variados seguimentos sociais e intelectuais. Um amante inveterado da Ficção Fantástica, Eduardo sabe como seduzir, prender e manter vivos até o fim a atenção e o interesse dos seus leitores. SÁRDIRUS é o seu sétimo livro publicado, e o primeiro de uma saga que promete ser bem extensa. O autor tem contrato assinado com as editoras Nova Aliança (Teresina – PI) e Selo Jovem (Ribeirão Preto – SP).

EXEMPLAR GANHO EM SORTEIO DOS AMIGOS DA EDITORA SELO JOVEM.



CHEIRINHOS

RUDY




29 comentários:

  1. Que bom ouvir tantas coisas boas de um livro e parabéns ao autor por inseri-lo nas instituições de ensino. Com tantas qualidades deve agradar a todo público. São tantas qualidades que se destacam, o enredo que parecer ser intenso e incrível, essa adaptação na narração para se adequar ao momento e até mesmo a revisão cuidadosa, e ainda a capa que é ótima... A editora e o autor merecem todo o mérito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existe uma literatura perfeita, é essa...
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Nossa, pelo visto o livro te encantou mesmo. Eu não conhecia o livro ou o autor e achei a dica bem interessante, ainda mais porque aborda o público jovem em terras nacionais.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei totalmente encantada mesmo.
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!!
    Que livro é esse, fiquei aqui sonhando com todas as aventuras que os primos viveram, adoro livros com aventuras, ainda mais um livro tão bem escrito, ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas já vai para a lista dos desejados. Adorei a resenha, Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena!
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Livros fantasiosos me chama bastante atenção. Ainda mais quando se é escrito de forma que prenda o leitor, que faça com que o mesmo se veja na história. Podemos ver isso em outros gêneros, porém, eu acho que na fantasia e na ficção isso é mais recorrente. Até porque são histórias que mexem ainda mais com a nossa imaginação, já que nos fazem visualizar mundos e personagens que não existem no mundo real. Simplesmente me interessei muito pelo livro. Ainda mais que tem como cenário, o meu querido Nordeste.

    Amei!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo.
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Adorei sua resenha , deu pra ver que é um ótimo livro.
    Também adoro livros com bastante suspense, fantasia, mistério tudo junto e misturado, rsrsrs
    Dica anotada aqui!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto também da mistura.
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Rudy, eu estava bem desanimada para ler, acho q era cansaço kkk, ai fui lendo, baixando a guarda e no fim terminei feliz por ter lido. Cada vez mais nosso literatura nos brindando com histórias maravilhosas, com autores que sabem tocar nossos corações. Na sou fão de séries e sim livros unicos, mas essa leitura de 200pg com sensação de 500pg será muito bom que continue essa sensação. Mais um livro adicionado a lista e com gosto.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que leu e gostou.
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!
    Não tinha conhecimento desse livro mas é bom poder ler um livro que quando ver já acabou e queria muito mais continuar né. Gostei da premissa, tem uma ótima aventura e estou bem curiosa para conhecer.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais!
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. É tão bom ler um livro tão bem escrito e cheio de aventuras, neh amiga? Kkk
    Fantasia é tudo de bom. A maioria dos livros que leio são desse gênero. Eu amo.
    Amei a resenha. Super bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      O livro é fabuloso mesmo.
      Gratidão por seu carinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Rudy primeira vez que leio sobre esse livro, como eu curto mto o gênero preciso conhecer a história, me chamou atenção, assim como a capa, bem diferente tbm.
    Vai para os desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, se puder, leia.
      Gratidão por seu carinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Respostas
    1. Maravilhoso!
      Desejo uma semana e um mes abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudy,
    Confesso que no princípio não achei o livro interessante, mas sua animação foi tanta que fiquei curiosa sobre esse mundo que o autor montou, muito bem escrito aparentemente.
    É bem diferente do que costumo ler, mas é bom para fugir da zona de conforto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é fabuloso.
      Desejo uma semana e um mes abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Sou o Eduardo, o autor do livro.
    Gente, eu estava procurando aqui no google os possíveis feedbacks de leitores e encontrei essa resenha maravilhosa, assim como os atenciosos e carinhosos comentários de todos vocês, e por nada neste mundo eu poderia deixar de manifestar aqui minha gratidão a todos! Um "muito obrigado" todo especial para vc, Rudy! Sem palavras para agradecer a sua atenção e o carinho com o meu trabalho. Fico imensamente feliz em ver meu livro encontrar essa conexão com a alma de leitores sensíveis como você, era essa a minha busca desde o início. Gratidão!!! Sejamos um!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!
      Seu livro é fabuloso, parabéns!
      E já estou no aguardo da continuação.
      Sai quando?
      Sucesso querido!
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. Rudy, querida, mais uma vez muitíssimo obrigado! O livro II da saga Sárdirus provavelmente sai em janeiro/2019. Na verdade, ele já está quase pronto, só que eu estou também finalizando o livro III de outra saga minha, a trilogia A Lenda de Crispim. Mas em janeiro o próximo sai sim. Gratidão!!! Bom final de semana pra vc também!

      Excluir
    3. Eduardo!
      Desejo que todos sejam um sucesso!
      E se quiser uma análise, estou por aqui.
      Gratidão!
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy