Páginas

29/09/2019

RESENHA #46 - “PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI” - JENNY HAN


LIVRO: “PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI”
TÍTULO ORIGINAL: “TO ALL THE BOYS I’VE LOVED BEFORE”
SÉRIE: PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI
VOLUME 1
AUTORA: JENNY HAN
TRADUTORA: REGIANE WINARSKI
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS –320
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE ADOLESCENTE
ISBN: - 978-85-8057-726-6

Para Todos os Garotos que Já Amei

CITAÇÃO:

“-Não sei por que está tão chateada. Fiz um favor a você. Eu poderia ter desmentido sua história.
Hesito. Ele tem razão. Poderia.
-E por que não fez isso?
-Você tem mesmo um jeito engraçado de agradecer. De nada, aliás.” (pág. 98)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma Garota com feições asiáticas, deitada na cama, escrevendo em um caderno.
Arte da capa: Lucy Ruth Cummins
Foto da capa: @2014 Anna Wolf
Lettering original: @2014 Nancy Howell
Adaptação de arte e lettering: Ô de casa

NOTA: 4,70  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; prefácio; setenta e dois capítulos numerados; e, agradecimentos.
Os capítulos são curtos e ajudam na leitura.
Diagramação: Filigrana.

NOTA: 4,00  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista, mostrando seus sentimentos, pensamentos e vontade. Os diálogos são complementarem e dão uma noção mais panorâmica de todo enredo através de outras personagens.
Pouquíssimos erros de ortografia.
Revisão: Milena Vargas.

NOTA: 4,70  DE 5,00

CITAÇÃO:

“Continuo estudando, mas é difícil me concentrar quando fico magoada. Digo para mim mesma que é só porque me dei ao trabalho de fazer brownies e arrumar a cozinha. É falta de educação marcar um compromisso e não aparecer. Ele não tem educação? Será que gostaria se eu fizesse o mesmo? E qual é o sentido de toda essa mentira se ele vai voltar para ela de qualquer jeito? O que eu ganho com isso? [...]”. (pág. 195)



SINOPSE:

“Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.”

CITAÇÃO:

“Dou um pulo e o abraço. Sinto vontade de chorar.
Papai Noel, ou seja, papai, nos dá presentes bobos como sacos de carvão e pistolas de água com tinta invisível dentro, mas também coisas práticas como meias esportivas, tinta para impressora e meu tipo favorito de caneta. Parece que Papai Noel também faz compras em lojas de departamento.” (pág. 295)

RESUMO SINÓPTICO:

LARA JEAN está com dezessete anos e é a filha do meio de uma família onde a mãe morreu e o pai é médico, porém está sempre presente na vida das filhas. MARGOT a irmã mais velha, fez o papel de mãe durante os últimos 6 anos, desde quando a mãe morreu e agora está prestes a ir para faculdade na Escócia. KATHERINE (KITTY) está com nove anos e é uma menina muito, muito esperta.
Lara Jean nunca namorou de verdade com ninguém, mas já gostou de alguns garotos desde o sétimo ano e resolveu escrever cartas de ‘término’ para eles, porém não para enviar, apenas como um ritual de esquecê-los. Guarda as cartas em uma caixa deixada pela mãe para ela. O pai faz um faxinão na casa e descarta muitas coisas. De repente os garotos começam a receber as cartas, elas foram enviadas por engano e os rapazes não ficam nada felizes com o que leem nelas.
Lara fica bem chateada, porque não era para eles terem recebido as cartas, principalmente JOSH, vizinho que namora com sua irmã Margot, mas foi o garoto que ela sempre amou... Margot acaba o namoro antes de viajar, porque acha que isso é o certo a fazer. Lara agora é a responsável por Kitty e precisa dar o exemplo, mas está difícil conviver com Josh, porque ele também diz que gostou de Lara antes de namorar com Margot, a maior confusão... a relação deles já não é a mesma.
PETER KAVINSKY foi outro garoto que recebeu uma carta de Lara também. Ele namorava com Genivieve há algum tempo. Gen é prima de Cris, melhor amiga de Lara, mas as primas não se dão muito bem. Peter conversa com Lara e resolvem ter um namoro de mentira. Peter para fazer ciúmes para GEn e Lara para afastar Josh, pois não acha justo gostar do namorado da irmã.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Antes de ter a oportunidade de ler esse livro, logo após o lançamento e nos anos subsequentes, li muitas boas resenhas sobre o livro, o que sempre me causou curiosidade pela leitura. Não posso negar que o livro é bonzinho, porém achava que fosse beeeeeeem melhor diante de tantas resenhas boas.
Na verdade até entendo porque as pessoas gostam muito do livro. É um drama adolescente, com problemas que passamos por essa fase, ainda tem a questão familiar, enfim, algo que atrai as pessoas para a leitura e elas gostam. Além da linguagem bem fácil de entender, uma dinâmica rápida e ainda tem a Kitty que para mim, é uma das melhores coisas do livro. Fácil de gostar.
Gostei do livro, entretanto, achei bem bobinho, sério. Achei que seria mais intenso e um pouco mais maduro. É uma leitura fácil, mesmo com mais de 300 páginas, ficamos tão envolvidos na leitura que quando demos por nós, puf, ela já acabou. E gostei também do final, tive uma surpresa que nem imaginava e só por esse fato já teria valido a pena, principalmente porque o amor familiar é tudo, concordam?
Algumas coisas ficaram rondando na minha mente, como algumas atitudes que Margot tomou, mas depois fiquei pensando: o livro não é sobre ela e sim sobre Lara, talvez não devessem mesmo serem aprofundados, ainda sim, fiquei curiosa por saber o que se passava na cabeça dela.
O maior crédito da autora foi em trazer personagens cativantes, não tem como não nos apaixonarmos por eles, por todos, tanto os principais como os secundários. Trouxe uma história fácil de ser ‘digerida’, sem muitos requintes e que serve perfeitamente para entretenimento, já que não tem nada de tão complicado. É uma leitura deliciosa de ser feita.
Quero poder ler a continuidade da série, principalmente para saber como tudo acontecerá no futuro. O livro termina de forma fechada, sem pontinhas soltas, mas acredito que deva ter mais histórias para o futuro.
Recomendo a leitura para quem gosta de livros mais brandos, com romances e dúvidas adolescentes e que gosta de pequenos dramas familiares.

NOTA : 4,70 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE
Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Jenny Han

Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

CHEIRINHOS


RUDY




25 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti o filme e gostei muito, gosto de filmes e livros com drama adolescente e drama familiar, realmente a a Kitty é um personagem muito fácil de gostar! Quero muito ler o livro se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy! Gostei muito desse livro, também esperava mais depois de tanta propaganda positiva, mesmo assim é um leitura super gostosa, também tenho que ler a continuação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rudy! ♡ Gostei bastante desse livro, foi uma leitura muito agradável, apesar de que eu esperava um pouco mais dele já que todo mundo estava falando tão bem do mesmo, mas ainda assim foi uma ótima leitura.
    Eu tive uma experiência bem ruim com a Trilogia do Verão, da mesma autora e por isso fiquei receosa em ler essa outra trilogia, mas para minha surpresa gostei bastante dos livros. No momento estou lendo o terceiro e espero que ele seja tão bom quanto os dois primeiros!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Esperava mais também, mas foi bonzinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy!
    Eu não li o livro mas assisti ao filme e sou apaixonada. Sempre estou de olho nos livros na livraria doida pra compra, mas sabe né, procuro diminui os gastos. kkk
    Adoro esse livro tem uma historia bem juvenil e são coisas de adolescente, quem nunca se identificar né. Espero muito ler o livro!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Eu li no começo de maio se não me engano e gostei muito.
    Podia ser melhor, eu espera mais, mas achei uma delicinha de acompanhar!
    A Lara e o Peter são muito engraçados! kkk
    O filme eu achei melhor.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Eu não tenho mais tanto o costume de ler romances adolescentes, já passei dessa minha fase, mas resolvi ler esse livro ano passado e me surpreendi, a leitura foi muito melhor do que eu imaginava.
    Gostei da leveza com que a Jenny Han escreveu a obra, da forma que ela conseguiu criar algo original dentro de um tema clichê.
    Gostei bastante da Lara Jean, achei a construção dela muito boa, além de que foi legal conhecer melhor alguns costumes coreanos.
    Achei o romance uma fofura ❤
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      No início também pensei isso, porque já cansei dos livros adolescentes, mas esse foi bonzinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Fantástico, maravilhoso :)!!

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Talvez o sucesso do livro seja justamente a simplicidade com que a autora conduziu tudo. Parece uma leitura para relaxar depois de ler algo mais complexo. Com certeza eles irão explorar outros personagens nos próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      É bem isso mesmo, uma leitura relaxante.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Ainnnnnn... gente, é tão fofo.
    Preciso ler o livro, pq é sempre melhor do que o filme. Mas o filme tbm é muito bom e fofo, e eu amei os atores.
    Preciso ler urgente.

    ResponderExcluir
  10. Li ele mas não gostei muito não.Não e ruim mas não faz meu estilo literario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Esperava mai do livro, mas é bonzinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Amei essa triologia na verdade só li o primeiro estou ansiosa pra ler os outros dois
    Olhei o filme e acha super fofo e bem clichê coisas que eu adoro
    O primeiro livro também gostei bastante e acho muito linda a capa deles beijos

    ResponderExcluir
  12. Ouvi falar desse livro depois do filme, no começo não estava com vontade de ler por ter essa pegada mais adolescente, mas recententemente fiquei com vontade de ler e conhecer a história, ainda não comprei para ler, pois quero com a capa original e na Amazon está a venda com a capa do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      É mais adolescente, mas ainda assim vale a pena.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Oi, Rudy! Já assisti ao filme e não tenho vontade de ler o livro. Sei dos mtos elogios direcionados a ele, mas não sou mto fã dessa pegada adolescente. Mas que bom que a autora trouxe personagens cativantes.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy