Páginas

28/10/2019

RESENHA #53 - “FORMATURAS INFERNAIS” - MEG CABOT, LAUREN MYRACLE, KIM HARRISON, MICHELE JAFFE E STEPHENIE MEYER.


 LIVRO: “FORMATURAS INFERNAIS”
TÍTULO ORIGINAL: "PROM NIGHTS FROM HELL”
SUBTÍTULOS: “A FILHA DA EXTERMINADORA”, “O  BUQUÊ”, “MADISON AVERY E A MORTE”, “SALADA MISTA” E “INFERNO NA TERRA”.
AUTOR(AS): MEG CABOT, LAUREN MYRACLE, KIM HARRISON, MICHELE JAFFE E STEPHENIE MEYER.
TRADUTORA: CAMILA MELLO
EDITORA: GALERA RECORD
 PÁGINAS – 320
15ª  EDIÇÃO 2010
CATEGORIA: CONTO AMERICANO
ASSUNTO: CONTOS PARANORMAIS
ISBN: -  978-85-0108-536-8

Formaturas Infernais

CITAÇÃO:

“Se você tivesse me dito há uma ou duas horas que eu terminaria minha noite no bairro mais chique de Nova York, na cobertura de Mary, a menina da turma de história americana... bem, eu teria dito que você perdeu a noção da realidade.” (Conto: A  filha da exterminadora-Meg CAbot- pág. 34)

“Ela pegou um isqueiro azul-turquesa do bolso e o acendeu. Em seguida, ela tomou o buquê com determinação, como se estivesse fazendo algo que já deveria ter feito há tempos.” (Conto: O buquê-Lauren Myracle –pág. 78)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Parte do corpo de uma jovem com vestido de formatura verde com buquê de rosas na mãe  e flores ao lado.
Design da capa: Sergio Campante.

NOTA: 4,80 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são brancas com letras pretas medianas tipologia Classical Garamond BR, em corpo 11,5/16,3, impresso em papel offset 56g/m².
Conteúdo: página com nome das escritora; página com o nome dos contos; conto: A filha da exterminadora com os capítulos com o nome de quem vai narrar o capítulo; conto O buquê com aviso da escritora sobre como criou o conto; Conto Madison Avery e a morte com quatro capítulos numerados; Conto Salada mista com treze capítulos numerados; e, conto Inferno na terra.
Composição de miolo: Abreu’s System.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A maioria dos contos é em primeira pessoa, narrados pelo protagonista e um dos contos é escrito em terceira pessoas.
A linguagem de todos os contos é bem compreensível, de fácil entendimento e cativante, alguns trazem diálogos complementares para enriquecer  o enredo.

NOTA: 4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“A voz dele fez um eco, o que acentuou o vazio do mundo. Ao lembrar que aquelas duas pessoas não eram pessoas de verdade, olhei para o meu pai, tão estático e paralisado quanto um manequim. Eles não iam machucá-lo como uma forma de me punir pelos meus erros, iam?” (Conto: Madison Avery e a morte – Kim Harrison – pág. 154)

“Mal posso esperar para ouvir você dizer ‘Sim, senhor policial, sei que eu estava invadindo uma propriedade, mas aquela mulher era muito suspeita por causa dos cílios falsos que estava usando’. (Conto: Salada Mista-Michele Jaffe – pág. 208)


SINOPSE:

“Cinco autoras extraordinárias e suas histórias paranormais.
SUA FESTA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA
Longe de vestidos de gala delicados e cor-de-rosa, estes cinco contos são estranhos, surreais, assustadores, e povoados de criaturas terríveis como vampiros, monstros e zumbis. Em Formaturas Infernais, você vai descobrir que a formatura pode ser tão divertida quanto ameaçadora...”

CITAÇÃO:

“-É da nossa natureza enganar a todos, demônios, humanos – até mesmo anjos se tivermos a chance. Nós somos mal. Faz parte da nossa natureza apunhalar os outros pelas costas, mesmo que isso de alguma forma nos machuque. Nós não seríamos demônios se não deixássemos que a inveja, a ganância, a luxúria e a ira nos guiassem – [...]”. (Conto: Inferno na terra – Stephenie Meyer – pág. 295)

RESUMO SINÓPTICO:

O livro traz cinco contos diferentes, cada um escrito por uma autora diferente, entretanto todos são contos de fantasia, relacionados a formatura do ensino médio americano, consequentemente, os protagonistas são adolescentes.

CONTO A FILHA DA EXTERMINADORA-MEG CABOT: Mary é filha de uma exterminadora de vampiros que foi capturada por eles e agora se tornou uma vampira também, o pai de Mary é um cientista e tenta a cura para salvar a mulher. No baile de formatura Mary encontra o filho do vampiro que transformou sua mãe e ao lado do amigo Adam, vai tentar atingi-lo para que o pai apareça.

CONTO O BUQUÊ- LAUREN MYRACLE: FRANKIE tem o sonho de ser convidada por WILL para ir ao baile de formatura e ao lado da amiga YUN SUN vai procurar MADAME Z,  uma mística que faz previsões. Madame Z faz as previsões muito sucintas e sem muito sentido para os três amigos, eles começam a observar os objetos de Madame Z e descobrem um buquê de flores secas e querem saber como usá-lo. Frankie o leva para casa e tem direito a fazer três pedidos e primeiro é justamente que Will a leve ao baile de formatura, só não imaginou as consequências que esse pedido iria ter e como usaria os outros dois.

CONTO MADISON AVERY E A MORTE-KIM HARRISON: MADISON está no baile de formatura, ela foi com JOSH filho do amigo do pai dela, mas Josh é bem diferente dela e a acha sem graça, não quer danças, não quer conversar, enfim, uma chata... Madison em um momento de rebeldia, porque não está gostando do baile e é seu aniversário, quer aproveitar de outra forma e recebe um convite de um rapaz misterioso que ninguém conhece e está no baile: SETH ADAMSON para saírem dali. Josh sentindo-se responsável por Madison, acaba seguindo o carro deles e vê o momento exato em que o carro vira e Madison morre. Seth é um agente da morte e tem a missão de levar Madison, porém ela não aceita que está mota e com a ajuda dos anjos da morte Lucy e  Barnabas, além do supremo Ron vão tentar reverter a situação complicada.

CONTO SALADA MISTA-MICHELE JAFFE: MIRANDA é uma adolescente que faz parte do time de roller derby feminino e faz outros trabalhos por fora para ganhar um trocado a mais, claro que para isso ela aumentou a idade, sem contar que ela tem poderes extraordinários. Vive se esbarrando com o Delegado REYNOLDS, porque ela sempre se mete em confusão quando usa seus poderes.  Miranda como motorista do time da cidade é encarregada de ir buscar CUMANA de 12 anos no aeroporto e a deixar em um local específico, porém quando chega lá, ela desconfia que tem algo errado e descobre que estão tentando sequestrar Cumana porque ela prevê o futuro. Cumana não é fácil, porque quer beijar o maior número de meninos possíveis durante o período até ser entregue a quem realmente deve cuidar dela e Miranda acaba a levando para o baile de formatura, porque acredita que lá, elas poderão se misturar às pessoas e não serão descobertas pelos perseguidores de Cumana. O que ela não esperava era que o Delgado Reynolds estivesse envolvido em todo o sequestro e que não queria apenas Cumana, queria também sequestrar Miranda e vende-las para quem desse mais pelas garotas com poderes.

CONTO INFERNO NA TERRA – STEPHENIE MEYER: GABE está no baile de formatura com todos seus amigos do colégio, entretanto percebe que algo está errado, os casais que deveriam estar juntos, foram convidados por outras pessoas que não a que queriam; o DJ está tocando músicas deprimentes; as garotas estão chorando pelos cantos da festa por um motivo qualquer e bem fútil; e os rapazes estão com seus hormônios a flor da pele, querendo briga a qualquer custo. A responsável por tudo isso é SHEBA, uma demônio jovem e imatura que é perversa e fica manipulando a mente das pessoas e não que ver ninguém feliz, por algum motivo só não consegue tirar a alegria de GABE. JEZEBEL é sua irmã mais velha e vai visita-la durante um breve momento de descanso de Sheba que busca forças para continuar com suas maldades surante o baile, porém a conversa não é das melhores, Jezebel tenta orientar a irmã, mas ela fica desconfia. GABE sente que precisa ajudar uma pessoa específica, mas não consegue identificá-la logo, até chegar perto de Sheba e descobrir que é ela que transmite tanta tristeza. Sheba se aproxima de GABE e ao olhar diretamente naqueles profundos olhos azuis, vê seu fogo infernal ser apagado e as coisas começam a voltar ao normal  no baile e Sheba se vê apaixonada por Gabe que é filho de um anjo caído e consequentemente um anjo sem asas com o poder de levar alegria para as pessoas e de servir de cupido para os amigos...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(as):

Fiz um pequeno resumo de cada conto para que tenham noção do que poderão encontrar no livro, entretanto, não vou comentar sobre cada um, deixarei que a curiosidade tome conta de vocês e procurem ler o livro, já que o indico.
Falarei de uma forma mais geral. Os contos como podem ver pelo resumo, se passam de alguma forma relacionados ao baile de formatura dos adolescentes e todas as personagens de alguma forma, tem um que de paranormal ou fantástico, o que torna os textos bem criativos e empolgantes.
O que mais me causou temor foi Madison Avery e a morte, embora não tenha gostado muito do desfecho.
O que mais gostei o conto Salada mista pelo fato de trazer mais ação e o componente do inusitado e imprevisível com um final arrasador.
O mais bem elaborado foi Inferno na terra porque trouxe anjos misturados com demônios e as explicações para os fatos, foram bem verossímeis.
Todos os contos foram bem escritos e bem pensados, porém de alguns esperava mais. De qualquer forma, para quem gosta de aventuras adolescentes acoplada a um mundo fantástico e imprevisível, o livro é muito bom e recomendo a leitura.

NOTA : 4,00 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES

SOBRE AS AUTORAS:

Foto -Meggin Patricia Cabot

MEG CABOT:  Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense.
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária.

Foto -Lauren Myracle

Lauren Myracle é autora de muitos livros para adolescentes e jovens, incluindo a série Internet Girls, best-seller do New York Times, Shine, Rhymes with Witches, Bliss, The Infinite Moment of Us e a série Flower Power. Ela mora com sua família em Fort Collins, Colorado.

Foto -Kim Harrison

Kim Harrison é o pseudonimo adotado pela autora Dawn Cook, criadora das séries Rachel Morgan(The Hollows) e Madison Avery. Ela nasceu e foi criada no Meio-Oeste americano. Depois de se formar em Ciências, ela se mudou para a Carolina do Sul, onde vive desde então.

Foto -Michele Jaffe

MICHELE JAFFE é uma escritora americana. É autora de livros em vários gêneros, incluindo o romance histórico, thriller, suspense e romances para jovens adultos.

Foto -Stephenie Meyer

STEPHENIE MEYER - Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, Connecticut na vespera do natal em 24 de dezembro de 1973, filha de Stephen Morgan e Candy. Ela cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi. Ela frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, e cursou literatura inglesa na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, onde se formou em 1995. Meyer é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Conheceu seu marido Christian, mais conhecido por "Pancho", quando era pequena, casou-se com ele em 1994. Juntos, eles têm três filhos: Gabe, Seth e Eli. Após escrever Crepúsculo(Twilight), Stephenie ganhou 3 prêmios: um do NY Times e dois da Associação das Bibliotecas Americanas.
Crepúsculo (Twilight nos EUA), é o seu primeiro romance. Depois da sua publicação, Stephenie foi escolhida como um dos "novos autores mais promissores de 2005" pela Publishers Weekly. O sucesso desta obra lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company.
Meyer atualmente vive em Cave Creek, Arizona, e possui também uma casa em Marrowstone Island, Washington. A escritora já veio ao Brasil, em novembro de 2010, juntamente da equipe de filmagem de Amanhecer, longa-metragem de que foi produtora oficial.
Meyer ganhou recentemente duas versões de sua biogafia: uma em quadrinhos, feito originalmente pela Bluewater Comics, "Twilight Unbound: The Stephenie Meyer Story", que conta a vida e a inspiração para a saga, a história e as lendas de Forks; e uma outra, não-autorizada, do biógrafo americano Marc Shapiro.



CHEIRINHOS

RUDY



27 comentários:

  1. Olá, Rudy! ♡ Não leio muito contos, mas achei esse livro bem interessante. Achei legal que todos os contos têm em comum a formatura do ensino médio, gostei da escolha do tema.
    Gosto bastante de fantasia, de histórias com seres sobrenaturais.
    Se eu tiver a oportunidade, com certeza vou querer fazer esta leitura. Muito obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Nunca mais li contos paranormais ou de terror e, apesar de terem ótimas autoras (li pelo menos duas), a premissa não me instigou tanto. Acredito que esse livro seja bom pra quem quer uma leitura despretensiosa e só quer relaxar. No mais, sua resenha ficou ótima, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Apena spara passar o tempo é bom mesmo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Eu li ele há muitos anos, não lembro bem mais, mas lembro que amei o da Stephenie Meyer, achei bem fofo e legal.
    Os outros achei razoáveis.
    Quero reler.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha querida!
    Quando chegar o seu livro me comunique, estou na espera que chegue em suas mãos. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes querida!
      Pode deixar que aviso sim.
      Obrigada.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!
    Adorei o livro, não sou muito de contos mais alguns sempre que vejo me agradam. Como esse por exemplo, me deixou bastante curiosa por ela, ainda mais por ver que tem autoras incríveis. Já estou doida pra ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Embora que de algumas autoras mais conhecida, esperasse mais dos contos, o livro no todo é bom sim.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Ola Rudy!!
    Que bacana esse livro com contos eu adoro ler contos quando estou de ressaca literária, tem autoras conhecidas e se tiver oportunidade gostaria de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Nunca tive ressaca literária, acredita? Apesar de ter lido menos livros quando mainha faleceu, não foi por causa dessa ressaca, mas sim por falta de concentração, já que a tristeza foi grande e ainda é, mas temos de continuar a viver...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oiii ❤ Todos os contos parecem bons, mas o que chamou mais a minha atenção foi Inferno na terra, já que achei interessante que Sheba queira tanto deixar as pessoas tristes, mas que quem realmente é triste, é ela e que Gabe vá trazer alegria para ela. Além de que gosto da escrita da Stephenie Meyer.
    Achei bem original um livro com contos sobrenaturais sobte bailes de formatura.
    Gostaria de fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Gostei muito desse conto também, aliás de todos, mas quando tem anjos envolvidos, meu coração bate mais rápido.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Achei a temática interessante, um tema meio que em comum e personagens com um toque paranormal.
    Nunca fui de ler contos, mas acho que esses eu daria uma chance, já que parecem ser curtinhos e com o tema fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Sempre fui fã de contos e gostei desse.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá Rudy! Gosto muito de livro de contos e curto muito fantasia paranormal, só já conheço a escrita de duas dessas autora, Cabot e Meyer, sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi cada uma dessas histórias. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto a capa desse livro em uma loja virtual, mas não me atentei aos detalhes e não tinha ideia de que era de contos. Eu gosto muito dos temas nos quais os contos se constroem. Paranormalidade é bem assustador e rendem ótimas estórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Não pensava que era de contos também, mas valeu a pena a leitura.
      Boa sorte!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Não leio muito contos,abtualmente não chegam a me prender mas tenho que dizer que esse me chamou a atenção talvez eu procure ler...

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ver esse livro para vender, baratinho, se eu tivesse visto a resenha antes já tinha comprado.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Ainda está em tempo de comprar.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Oi, Rudy! Não sou mto fã de livros adolescentes, mas me agradou o fato de os contos terem uma pegada paranormal. Gosto desse universo misterioso e desconhecido.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy