Páginas

25/11/2019

RESENHA #60 - LIVRO: “CRIATURAS E CRIADORES-HISTÓRIAS PARA NOITES DE TERROR” (LITERATURA NACIONAL) - RAPHAEL DRACCON, CAROLINA MUNHOZ, FRINI GEORGAKOPOULOS E RAPHAEL MONTES.


LIVRO: “CRIATURAS E CRIADORES-HISTÓRIAS PARA NOITES DE TERROR” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR(es): RAPHAEL DRACCON, CAROLINA MUNHOZ, FRINI GEORGAKOPOULOS E RAPHAEL MONTES.
EDITORA: RECORD
 PÁGINAS –248
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS
ASSUNTO: FANTASIA/TERROR
ISBN: -  978-85-0130-149-9

Criaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror

CITAÇÃO:

“O corpo era de mais um traficante, mas a morte daquele era diferente. Ele estava caído, olhos esbugalhados, expressão em choque Nada que fosse surpresa para qualquer um dos ainda vivos, mas o detalhe é que ele estava com a cabeça torta, como se o pescoço e a espinha tivessem sido partidos para lados diferentes.” (Conto: A Criatura – Raphael Draccon – pág. 23)

“Caminhou lentamente pelo espaço gramado, diferente da pavimentação do prédio à frente. Analisava a terra batida e as folhas caídas pelo caminho enquanto seguia até a origem do som, queria desistir a todo momento, mas seguia em frente. De repente, outro som indicando algum movimento na escuridão. Notou um rastro na grama. Algo tinha sido literalmente carregado por aquele lugar e não fazia muito tempo.” (Conto: Conde de Ville – Carolina Munhóz – pág. 78)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda roxa com letras douradas e nas bordas vários tipos de olhos.
Capa: Fernanda Mello e Angelo Allevato Bottino.

NOTA: 4,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Algumas folhas são pretas com letras brancas e os contos tem folhas amareladas com letras pretas.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Conteúdo: sumário; conto: A criatura; conto: Conde de Ville; conto: Por trás da máscara com dezessete capítulos; conto: O sorriso do homem mau dividido em dias; e, sobre os autores. As páginas que iniciam os contos tem a mesma ilustração da capa e um pequeno início aos contos. E tem algumas ilustrações.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Projeto gráfico: Fernanda ello e Angelo Allevato Bottino.

Nenhuma descrição de foto disponível.


NOTA: 4,80 DE 5,00

Nenhuma descrição de foto disponível.

- ESCRITA:

Alguns contos são escritos em terceira pessoa e outros em primeira pessoa, com narrativa descritiva e diálogos complementares. O conto da Frini tem algumas letras de músicas em inglês.
A linguagem é bem atual, contemporânea, de fácil entendimento, e todos com narrativas envolventes e aterradoras.

NOTA: 4,50  DE 5,00

CITAÇÃO:

“Sonhei que alguém cantava para mim. Era uma música que falava de perda, de saudade e da esperança da redenção. A voz era forte, mas estava embargada, repleta de tristeza. Despertei na minha cama com os olhos cheios de lágrimas, e senti aquele cheiro suave de rosas que acompanhava meu Anjo. Olhei pelo quarto, mas não o encontrei. Não sabia mais o que era sonho e o que era realidade.” (Conto: Por trás da Máscara – Frini Georgakopoulos – pág. 146)


SINOPSE:

“Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos
Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.
“Acompanha Paper toy de Brinde somente para compras realizadas no site e no período de pré-venda. ”

CITAÇÃO:

“Acha estranho e gira o braço, esticando o pescoço para alcançá-lo com a vista. Seu cotovelo tem um machucado recente, ainda não cicatrizado. Ele não faz ideia de onde conseguiu aquilo. Acaba pensando na máscara e no frasco de clorofórmio. Como pode não se lembrar de nada? Sente-se culpado, mas não sabe extamente do quê. Pouco a pouco, vai recolhendo os cacos de memória e montando o quebra-cabeça do que fez no dia anterior. Por instante, tem medo do que pode acabar descobrindo.” (Conto: O sorriso do Homem Mau – Raphael Montes – pág. 222)

RESUMO SINÓPTICO:

Os contos são releituras de clássicos da literatura de terror, atendendo um convite da editora para jovens escritores.
A CRIATURA de Raphael Draccon fala sobre um monstro que mora numa favela do Rio e foi criado com partes de vários seres, como o FRANKENSTEIN, e, assombra a todos.
O CONDE DE VILLE de Carolina Munhóz fala sobre o novo dono de uma nova e badalada boate noturna que pode ser o DRÁCULA.
POR TRÁS DA MÁSCADA de Frini Georgakopoulos fala sobre a lenda de um fantasma que habita num teatro  abandonado e ajuda a belas jovens a cantar na Faculdade de Artes, uma releitura de O FANTASMA DA ÓPERA.
O SORRISO DO HOMEM MAU de Raphael Montes fala sobre um mistério que ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso, releitura de O MÉDICO E O MONSTRO.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(es):

Acredito que falar um pouco somo cada conto e autor, seja a melhor forma de analisar...
RAPHAEL DRACCON é conhecido por seus livros de fantasia e a trilogia mais conhecida do autor é DRAGÕES DE ÉTER e em seu conto A Criatura que compõe o livros, traz uma releitura modificada totalmente da original, um médico cientista, em entrevista para a uma jovem jornalista, promete contar todos os segredos envolvendo os acontecimentos inexplicáveis de uma operação da polícia em uma comunidade. O final traz uma reviravolta totalmente inesperada.

CAROLINA MUNHÓZ é jornalista e escritora e tem vários livros editados como: O REINO DAS VOZES QUE NÃO SE CALAM, POR UM TOQUE DE OURO, O MUNDO DAS VOES SILENCIOSAS, A SÉRIE O INVERNO DAS fadas e outros livros. É a releitura do Drácula e conta a história de uma jovem escritora de livros de terror que se vê instigada a descobrir os segredos do dono misterioso de uma nova boate gótica que abriu na cidade.

FRINI GEORGAKOPOULOS é curadora do Clube de Leitura no Rio de Janeiro e apaixonada pelo Halloween. Livro conhecido da autora é Sou Fã! E agora? (e tem resenha dele aqui no blog, se não estou enganada). É responsável pela releitura de O Fantasma da ópera e fala sobre uma jovem que foi incentivada por seu pai a seguir a carreira de cantora. Infelizmente, ele não vive o suficiente para ver sua filha entrar na universidade, mas ele promete a ela que o anjo da música a guiaria. Em meio ao desespero de perder a sua bolsa de estudos, a jovem se vê apelando para uma lenda que ronda o campus sobre um fantasma no antigo teatro. O que ela não esperava é que seu Anjo não é um fantasma...

RAPHAEL MONTES já é bem conhecido no universo do terror e tem vários livros chocantes: O VILAREJO (que tem resenha no blog), SUICÍDAS, JANTAR SECRETO e outros... E o conto dele encerra o livro sem ter pena do leitor, porque traz trechos de muito sangue, fortes, aterrorizantes e com terror psicológico  característico de seus escritos, além de um final surpreendente. Releitura de O Médico e O Monstro.
Devo dizer que todos os contos são tenso, intensos e eletrizantes, cada um com suas características.
Os que mais gostei foram os contos da Frini e da Carolina, acredito que por ter um tantinho de romance, o que para mim é essencial, mas não se enganem, são contos de terror e horror.
Todos os contos trazem uma contextualição diferenciada dos contos originais, entretanto, poderão facilmente ser identificados em cada leitura.
Recomendo para quem gosta dos contos de terror e de releituras que trazem um efeito diferenciado dos originais.

NOTA : 4,50 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTOR(es):

Foto -Raphael Draccon

Raphael Draccon é roteirista profissional e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais.
É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo, e roteirista premiado pela American Screenwriter Association.

 Foto -Frini Georgakopoulos


Autora de “Sou fã! E agora?” (Editora Seguinte), a jornalista e comunicadora Frini Georgakopoulos também é autora de artigo inédito e exclusivo “Literatura que cativa, conecta, encanta” da versão ebook de “O Livro Delas” (Ed. Rocco), obra integrante do projeto LitGirlsBr.
Seu conto “Bem aqui” foi um dos 20 premiados no concurso “Brasil em Prosa”, promovido pela Amazon Brasil, Samsung e Jornal O Globo. Frini também tem alguns contos publicados no Wattpad. São eles "Temptation" e "Neena e o Farol".
Seu próximo livro será lançado em 2017 pela Galera Record e contará com a participação dos autores Carolina Munhóz, Raphael Montes e Raphael Draccon.
Frini Georgakopoulos é referência na mediação de debates literários nos principais eventos do segmento. Já mediou e entrevistou inúmeros autores, entre eles Lauren Kate, Jennifer Niven, Kiera Cass, Julia Quinn, Colleen Hoover, Lucinda Riley, Sophie Kinsella, Cassandra Claire, Ava Dellaira, Thalita Rebouças, Carina Rissi, Carolina Munhóz, Raphael Draccon, Babi Dewet, Eduardo Spohr, Bianca Briones e muitos outros.
Palestrante em eventos e cursos sobre cultura nerd, fandom e entretenimento, como os realizados na PUC-RJ e UERJ, Frini é criadora, curadora e apresentadora do Clube do Livro Saraiva, que acontece mensalmente há oito anos na Saraiva do Rio Sul. É colunista literária do programa Painel da Manhã, da Rádio Roquette Pinto (94,1 FM).


Foto -Raphael Montes


Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.


Foto -Carolina Munhóz


Carolina Munhóz é jornalista, romancista e fanática por reality shows desde a adolescência, onde participou do Ídolos.
Em um momento de depressão, sonhou com uma fada e escreveu um livro pelo qual recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro.
Viciada em livros graças a pergaminhos de J.K. Rowling, tornou-se correspondente do site Potterish. Visitou a plataforma 9 ¾ de Londres e por pouco não conseguiu burlar a entrada para Hogwarts. Em Los Angeles conheceu os atores Daniel Radcliffe, Emma Watson e ganhou um selinho do ator Ruppert Grint, mas seu cardiologista garante que sua saúde anda bem. Também visitou vários países como mochileira, chegando a parar na Ilha de Lost e tendo a sorte de conseguir voltar de lá.
Suas aventuras chamaram a atenção de diversos meios de comunicação, foi capa do jornal Folha de S. Paulo como referência na literatura fantástica atual e fez uma tour com a escritora Alyson Noël.
Autora dos livros A fada e O inverno das fadas, hoje é escritora em tempo integral, membro do Rapaduracast e viciada em redes sociais. Tem horror a lagartixas, mas acha elfos domésticos bonitos, sabe-se lá o motivo. Além disso em 2013 lançou o livro Feérica pela editora Fantasy - Casa da Palavra. Já em 2014 foi para a editora Rocco e confirmou que vai lançar um livro com a atriz e cantora Sophia Abrahão. Por fim lançou um conto digital e gratuito chamado Fui uma boa menina? pela editora Rocco.
www.carolinamunhoz.com
@carolinamunhoz

CHEIRINHOS


RUDY




27 comentários:

  1. Sempre digo aqui que amo contos de terror. Quero esse livro pra onteeem.
    A escrita da Caralina eu já conheço. Li Por um toque de sorte (2 livro da trilogia) e gostei bastante.
    O Raphael Montes eu to louca pra ler os livros dele. Todos q leem falam tão bem...
    E os outros eu ainda não conheço.
    Mas, caramba. Esses contos devem ser incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Tenho certeza que vai adorar se ler.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Tenho medo de ler livros de terror mas esse fiquei interessada, pois gostei da sua resenha, e parecem ser contos muito escritos, surpreendentes mesmo!
    O da Frini foi o que mais me deu vontade de ler!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tem pouquinho terror, é mais tenso e misteriorso.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy! Curto muito um livro de contos, melhor ainda se for de autores brasileiros, essa é a primeira resenha que vejo desse livro e me deixou abastante interessada em conferi tudo isso que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já faz tempo que estou querendo ler algo do Raphael Montes.
    Gostei muito de resgatar os clássicos de terror e adaptá-los ao agora. Tô muito curiosa para conhecer as histórias desse livro.

    ResponderExcluir
  5. MAIS UMA POSTAGEM AO MAIS ALTO NÍVEL!

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!!
    Nunca li nenhum livro desse autores, já li muitos elogios a escrita do Raphael Montes, como gosto muito de contos ainda mais de autores nacionais, fiquei com muita vontade de ler essas releituras de clássicos do terror!

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Não sou fã de terror, mas adorei a ideia de trazer contos mais antigos de terror para a realidade.
    É bem criativo que o Frankenstein viva numa favela e que o Dracula é dono de uma boate.
    Tenho curiosidade também sobre a escrita desses autores, já que não li nenhuma obra deles, apesar de ter vontade.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      É bem diferente mesmo e bom de ler.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá! ♡ Estou bem curiosa para conferir esse livro, achei bem legal as releituras que eles fizeram. Os contos que mais quero ler são os da Carolina e da Frini, parecem ótimos!
    Quero muito conhecer também a escrita desses quatro ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Desejo que consiga fazer a leitura.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá Rudy!
    De todos só ouvi falar de Raphael Montes, já li resenhas das obras deles e acho super incrível como ele criar a historia. Não sou muito de ler contos mais fiquei bastante interessada por esse.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de terror, mas adorei a ideia de trazer contos mais antigos de terror para a realidade e uma ideia inovadora e muito criativa.Ainda não li nada da obra deles mas gostei tanto que vou procurar ler

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de contos e dos gêneros terror e horror, mas o fato de serem contos com releitura de histórias muito conhecidas me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal criar contos com essas releituras de histórias famosas. Os autores dispensam comentários. Quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      O livro e os atores são sensacionais.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Nossa que intrigante essas releituras dos clássicos, mesmo que eu não tenha lido eles, me deu vontade conhecer esse livro, principalmente por ser nacional e trazer característica daqui.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rudy! Preciso desse livro haha. Achei genial a proposta de releituras de histórias de terror. Eu amo o gênero! Sou doida pra ler Raphael Montes.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy