Páginas

08/12/2019

RESENHA #62 - “MUNDO EM CAOS” - PATRICK NESS


LIVRO: “MUNDO EM CAOS”
TÍTULO ORIGINAL: “THE KNIFE OF NEVER LETTING GO
SÉRIE: MUNDO EM CAOS
VOLUME 1
AUTOR: PATRICK NESS
TRADUTOR: EDMUNDO BARREIROS
EDITORA: INTRÍNSECA
 PÁGINAS –480
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: ROMANCE AMERICANO
ASSUNTO: DISTOPIA/SANTASIA/FICÇÃO
ISBN: -  978-85-5100-450-0

Mundo em Caos

CITAÇÃO:

[...] O CONHECIMENTO É PERIGOSO, OS HOMENS MENTEM E O MUNDO NÃO PARA DE MUDAR, MESMO SE EU QUISESSE OU NÃO.” (PÁG. 67)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda preta com uma faca vermelha e as letras do título em branco.
Arte da capa: Walker Books Lts. Reprodução com autorização de Walker Books Ltd. Londres SE 11 SHJ, www.walker.co.uk
Adaptação da capa: Julio Moreira/Equatorium Design.

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

As folhas são amareladas com letras pretas medianas e em negrito quando expressam os pensamentos dos protagonistas. O início das partes as folhas são pretas com o título em letras brancas e uma faca cinza.
Conteúdo: nota da editora; dedicatória; pensamento; dividido em seis partes numerada em algarismo romano; quarenta e dois capítulos numerados e com títulos; e, conto inédito do autor.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Diagramação: Julio Moreira/Equatorium Design.
Ilustrações: Walker Books Lts. Reprodução com autorização de Walker Books Ltd. Londres SE 11 SHJ, www.walker.co.uk
E Julio Moreira/Equatorium Design.

Nenhuma descrição de foto disponível.

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelo protagonista e diálogos complementares.
A linguagem é contemporânea, jovial, de fácil entendimento e envolvente.
Revisão: Giu Alonso e Carolina Vaz.

NOTA: 4,70  DE 5,00

CITAÇÃO:

“-A ÚNICA COISA QUE FAZ DE MIM UM HOMEM É VER VOCÊ SE TRANSFORMAR EM UM TAMBÉM – DIS ELE, A VOZ FIRME COMO UMA ROCHA.” (PÁG. 373)


SINOPSE:

“Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.
Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?”

CITAÇÃO:

“A VIDA NÃO É JUSTA.
NÃO É.
NEM NUNCA FOI.
É INÚTIL E IDIOTA, E SÓ TEM SOFRIMENTO E DOR E PESSOAS QUE QUEREM TE MACHUCAR. VOCÊ NÃO PODE AMAR NADA NEM NINGUÉM, PORQUE TUDO VAI SER TIRADO DE VOCÊ OU DESTRUÍDO, E VOCÊ VAI FICAR SOZINHO E VAI TER QUE LUTAR O TEMPO TODO, TENDO QUE FUGIR O TEMPO TODO SÓ PRA CONTINUAR VIVO.
NÃO TEM NADA DE BOM NESSA VIDA. NÃO TEM NADA DE BOM EM LUGAR NENHUM.” (PÁGS. 375/376)


RESUMO SINÓPTICO:

TODD HEWITT mora  em Prentisstown mo Novo Mundo, onde os garotos se transformam em homens com 13 anos e os anos tem 13 meses. Falta apenas um mês para que complete a maioridade e se transforme em homem. Seu companheiro inseparável é o cachorro Manchee. Não existem mulheres no Novo Mundo após uma infecção rara e perigosa que causou a morte de todas e Todd acabou de ser criado por dois amigos de sua mãe. Os pensamentos dos homens podem ser ouvidos após a infecção, é um fluxo caótico de sons e ruído por toda a parte, impossível guardar segredos.
Uma garota é descoberta por Todd num lugar onde nenhuma mulher deveria existir. Para complicar ainda mais, ela é a única pessoa que consegue esconder seus pensamentos, tornando-a particularmente ameaçadora para os homens que dominam aquele mundo. Ela se chama VIOLA.
Em um mundo onde existem animais falantes, criaturas como os kivits e Spackles, pensamentos masculinos causando ruídos por toda parte, mentiras, segredos e mistério, Todd e Viola empreenderão uma jornada inimaginável.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Já se imaginaram em um mundo onde todos os pensamentos masculinos podem ser ouvidos? Uma cacofonia de pensamentos esdrúxulos e maldosos? Sem contar que animais falam e não existem mulheres no mundo? Um cenário surreal e distópico onde ocorrem os acontecimentos do livro. Uma ficção bem escrita, porém que causa uma certa confusão no início da narrativa, pelo menos foi assim para mim.
Fiquei um tanto confusa no início do livro, entretanto, conforme os capítulos vão se desenrolando, fui me envolvendo com toda a trama e aventura do livro, ao tempo que os segredos íam sendo revelados e tudo sendo desvendado até o ápice final que confesso não foi muito do meu agrado, esperava um final diferente, embora tenha feito too sentido já que é uma série e tem continuação que já quero poder ler.
As personagens tem papéis bem definidos e mesmo as personagens secundárias tem funcionalidade primordial para toda história, temos de estar atentos aos detalhes, prestar atenção em cada fato ocorrido e como tudo se desenrola e perceber o que está por traz de pequenos fatos e acontecimentos, imaginando sempre um todo. Difícil de entender o que digo? Pois apenas lendo entenderão.
Algumas coisas me incomodaram um pouco: primeiro tanto sofrimento no decorrer da jornada, como dois adolescentes conseguiram enfrentar tantas coisas(?); o real sentido de toda a trama (que possivelmente só será desvendado no decorrer dos outros livros da série) e porque todos, além das duas crianças, se entregam a um ser vil e se deixam dominar totalmente? Fiquei com muitos questionamentos e mesmo sabendo que é uma ficção/distopia, algumas coisas simplesmente nem faziam sentido, mesmo para uma fantasia.
O fato dos meus questionamentos pessoais não atrapalha em nada a genialidade da criação e da formação de cada uma das personagem, da ambientação do Novo Mundo e de todo enredo carregado de muita aventura, mistérios, segredos, novidades a todo momento que tornam a leitura viciante e instigante até a última página.
E o conto adicional ao livro é totalmente revelador, mostra como Viola apareceu na trama e tudo o que aconteceu, sensacional. E recomendo sim a leitura para quem gosta de distopia e de mundos surreais.

NOTA : 4,60 DE 5,00


Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE


SOBRE O AUTOR:

Foto -Patrick Ness

Patrick Ness é o autor best-seller da trilogia Chaos Walking e de A Monster Calls.
Aclamado pela crítica, já recebeu diversos prêmios como escritor de ficção para crianças, incluindo duas medalhas Carnegie, no Reino Unido. Já foi colunista do Sunday Telegraph e hoje é crítico literário no The Guardian. Patrick nasceu na Virgínia, nos Estados Unidos, e vive em Londres.


CHEIRINHOS

RUDY





25 comentários:

  1. Gosto desses livros fantásticos, estilo distópicos e esse tenho vontade de ler há anos!
    Parece ser bem interessante e envolvente, apesar de tantas questões em aberto, o que me deixa nervosa, porque odeio ler algo que não tem respostas kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tem alguns livros que não gosto de finais abertos, mas como aqui é uma série e terá continuação, pode ser que tudo seja esclarecido, é o que espero.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá, Rudy! ♡ Quero muito fazer essa leitura, adoro distopias!
    Achei a premissa do livro bem original e estou bem curiosa para saber mais sobre esse mundo distópico que o autor criou e porque Viola está viva mesmo depois do vírus.
    Obrigada pela indicação, já quero ler!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Viola é o maior mistério de todo o livro, mas logo é desvendado...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!!
    Esse livro parece ser muito bom, adoro distopia! Quero ler e conhece todo esse mistério envolvido nesse trama, só não gostei de ser uma série, prefiro livos únicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Vale a pena ler, agora já queroo a continuação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy! Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma trama num mundo pós-apocalíptico, distopia e ficção, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão dizendo desse livro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Se conseguir, tenho certeza que irá gostar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oiii ❤ A premissa desse livro é ótima, achei muito original a ideia de um mundo onde os pensamentos dos homens é audível e uma menina é encontrada mesmo depois das mulheres terem morrido.
    Estou muito curiosa para saber porquê a infecção só afetou as mulheres e como é possível a existência de Viola.
    Adoraria fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Quando li a primeira resenha desse livro, meus questionamentos eram esse mesmo e depois que li o livro, todo véu do mistério foi desvendado...kkkkk
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Eu amo distopia e esse livro parece ser muito bom.
    Não consigo imaginar um mundo inteiro constituído apenas por homens. É insano e tem prazo, neh. Todos morrem e acabou 😂😂
    Me parece ser muito bom.
    Esse ano não dá pra ler, mas assim que puder vou procurar mais sobre e ver se tem disponível em pdf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Tomara que consiga achar em pdf, como faz para encontrar?
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
    2. No site Lelivros vc encontra muuuitos livros, pra ler como quiser.

      Excluir
    3. Halana!
      Valeu pela dica.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Não sou muito de ler distopias, na verdade não gosto muito do ambiente criado. Mas esse livro me chamou muito a atenção, fiquei curiosa para saber porque a Viola sobreviveu já que todas as mulheres foram afetadas por essa infecção e entender um pouco mais sobre esse acontecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Essa foi minha maior curiosidade quando li a sinopse, vale a pena a leitura.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá!
    Já vi muito esse livro por ai porém não parei para ler sobre a historia. Ao ler agora fiquei bem curiosa por ela, tem uma ótima premissa e uma historia boa. Espero muito ler em breve!

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      É bom.
      Desejo um Natal pleno de luz e paz!
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oi!
    Que diagramação lindona, amei!
    Adorei a premissa, mas adoraria que quem sumisse fossem os homens hahaha. Vou salvá-lo na minha lista, obrigada pela dica.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      Sabia que pensei isso também...kkkk E os pensamentos dos homens...só pensam bobagens.kkkkk
      Desejo um Natal pleno de luz e paz!
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Deve ser horrível ouvir esses tipos de pensamentos e o fato das mulheres terem morrido torna a premissa bem interessante, o que me bem curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      É perturbador.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy! Gosto muito de distopias. Acho que levam o leitor a um lugar de questionamentos e reflexões. A premissa desse livro é surreal. Como assim não existir mulheres? Só posso dizer que fiquei super interessada.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy