Páginas

26/12/2019

RESENHA #68 - “POLÍCIA” - JO NESBO


LIVRO:  “POLÍCIA”
SÉRIE: HARRY HOLE
VOLUME: 10
TÍTULO ORIGINAL: “POLITI”
AUTOR: JO NESBO
TRADUTOR: KRISTIN GARRUBO
EDITORA: RECORD
 PÁGINAS – 546
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: ROMANCE NORUEGUÊS
ASSUNTO: FICÇÃO POLICIAL/CRIME/SUSPENSE
ISBN: -  978-85-01-10958-3

Polícia

CITAÇÃO:

“-O mal não existe porque tudo é mau. O universo é sombrio. Nascemos maus, O mau é o ponto de partida, o natural. Aí, de vez em quando, surge uma luzinha bem pequena no fim do túnel. Mas ela é apenas temporária, temos que voltar à escuridão. E é isso que acontece no sonho.” (pág. 27)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda preta com um distintivo de polícia branco com o título e nome do autor no centro.
Capa adaptada do design original de Peter Mendelsund.

NOTA: 4,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e aas letras pretas um pouco acima da média.
Conteúdo: prólogo; e, cinquenta e um capítulos apenas numerados.
A diagramação é simples, mas é eficiente.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa, mostrando a perspectiva de vários personagens, deixando o entendimento mais ampliado.
A linguagem no início chega até a ser um tanto poética, ágil, carregada de suspense e que leva o leitor a pensar e raciocinar, e até de fácil entendimento se tiver atenção ao ler.

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Percebeu que o recepcionista lançou alguns olhares para ela. Tinha tirado o casaco, e por baixo vestia um suéter e uma calça que acentuavam sua figura esguia. Não ia para o centro da cidade com muita frequência, e, por isso, demorou-se um pouco mais fazendo a maquiagem e penteando o cabelo loiro comprido – [...]” (pág. 143)

SINOPSE:

“A polícia de Oslo precisa desesperadamente de Harry Hole. Mas, dessa vez, talvez ela não possa contar com seu detetive mais brilhante…
Ao longo dos anos, o inspetor Harry Hole esteve envolvido nos principais casos de assassinato em Oslo e salvou a vida de muitas pessoas. Mas, quando um assassino brutal ataca os policiais da cidade e seus colegas são expostos ao perigo, Harry não se encontra em posição de proteger ninguém – muito menos a si mesmo.
Um investigador aposentado é assassinado de modo brutal em um bosque nos arredores da cidade; um detetive é morto com requintes de crueldade. Ambos são encontrados nos locais dos crimes que não foram capazes de solucionar. E o assassino não para por aí.
Funcionando como uma força-tarefa, os amigos de Harry na polícia entram em ação. Apesar da falta de pistas, eles contam com uma ajuda inesperada para deter o assassino antes que seus colegas sejam as próximas vítimas.”

CITAÇÃO:

“-Uma serra tico-tico com uma lâmina quebrada. Deve ter ficado ali durante anos. É claro que os operários podem ter esquecido aquilo ali quando rebaixaram o teto, mas já estão conferindo a lâmina para ver se ela bate com o que foi encontrado em Bergslia.” (pág. 329)

RESUMO SINÓPTICO:

Harry Hole está impossibilitado de desvendar os crimes que acontecem em Oslo e a polícia está desesperada, porque precisa dele para solucionar os diversos crimes.  Policiais começam a ser mortos em cenas de crimes não solucionados e em situações semelhantes aos casos anteriores, de maneira que o grupo de policiais amigos de Harry Hole precisa se reunir para investigar e deter o assassino.
Como não há grandes pistas, para não dizer nenhuma, os colegas de Hole ficam cada vez mais desesperados. Ele é o grande herói da polícia, mesmo que tenha seus próprios problemas interiores a serem resolvidos e ainda estar sem poder agir,  que preocupa ainda mais os policiais.
Será que os crimes serão solucionados?

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

É o primeiro livro do autor que leio e comecei com grandes expectativas, porque só lia bons comentários de seus livros e enredos, porém para mim, não foi uma leitura excepcional, embora tenha sido boa, já que é um romance policial e até bem escrito, porém esperava mais.
Alguns fatos podem ter interferido na minha avaliação, por isso já deixo bem claro que é minha opinião, outras pessoas poderão não ter a mesma percepção e sentimento. As coisas que me incomodaram muito: ter várias personagens, o que me deixa um pouco confusa, tenho de ler anotando os nomes e características para não me esquecer; como este é o décimo volume da série, algumas colocações de livros anteriores, ficaram no ar para mim, inclusive a inclusão de novos personagens que ajudaram na resolução dos crimes, para mim, ficou um tanto confuso; e ainda a questão de ficar encaminhando o leitor para pistas falsas e eu não levavam a nada, ou seja, um pouco de enrolação que poderia ser feita com mais brevidade, muitos suspeitos que não levam a nada e tudo vai apenas se acumulando e cansando o leitor.
Esse último ponto, tem também o lado positivo, porque em nenhum momento, o leitor consegue desvendar os mistérios apresentados e desvendar os crimes cometidos até o final do livro e por esse lado, o autor soube realmente criar uma trama intricada, fazendo um quebra cabeças difícil de ser desvendado, o que é o principal em um enredo policial, pelo menos a meu ver.
Até um pouco mais da metade do livro, embora empolgada em tentar desvendar o mistério e apreciar a escrita intrincada do autor, estava com a curiosidade nas alturas, entretanto, fui percebendo que não chegaria a ponto nenhum naquele momento e já estava me sentindo enfada... tive de parar a leitura, ler outro livro e depois voltar, é um artifício que uso quando a leitura não está cumprindo a expectativa que esperava e deu certo, porque no segundo terço do livro, as coisas começam a tomar um ritmo mais instigante e aos poucos vai se delineando para um final até inesperado, diante de tantos suspeitos anteriores que não levaram a nada.
É um bom livro, nada de excepcional a meu ver. Pode ser que outros livros do autor sejam melhores do que esse, mas de qualquer forma, ainda é uma boa leitura para quem gosta de um enredo policial com seus mistérios, algum suspense e um desfecho aceitável.

NOTA :  3,80 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES

SOBRE O AUTOR:

Foto -Jo Nesbo

Escritor e músico norueguês premiado pelo Edgar Award. Formou-se na Escola Norueguesa de Economia e Administração de Empresas com uma licenciatura em Economia. Nesbø é célebre sobretudo por seus romances de crime sobre o detetive Harry Hole, mas ele é também o principal vocalista e compositor da banda de rock norueguês Di Derre. Seus livros venderam mais de um milhão e meio de cópias na Noruega e sua obra foi traduzida para mais de quarenta línguas.

CHEIRINHOS


RUDY





21 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Nunca li nada do JO NESBO e também não conhecia esse livro!! Adoro um livro policial mas não fiquei empolgada em ler esse, também não curto livros com muitos personagens, fico meio perdida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      O livro é bom, mas não é excepcional.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy! Curto muito policial, mistério, esse já está na minha lista de leitura, apesar dessa sua resenha não me deixa muito empolgada, ainda continuo curiosa em conferi essa história. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      É o que falei, minha opinião, de repente dá certo com você.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oiii ❤ Ainda não li nada do autor, mas tenho vontade, já que já vi elogios sobre a escrita do autor.
    É uma pena que o livro fique um pouco confuso já que tem muitos personagens, não gosto quando isso acontece, pois é fácil do leitor se perder.
    Não acho muito legal que o autor leve o leitor a acreditar em pistas erradas, pois acho que é outra coisa que pode confundir o leitor, além de ser cansativo.
    Não sei se leria esse livro, mas com certeza quero dar uma chance ao autor.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Ter muitas personagens também não me agrada muito não.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, Feliz Natal!
    Nossa, décimo livro da série... só de pensar me dá uma preguiça, pois gosto sempre de começar do primeiro livro para depois ir seguindo.
    Eu tenho a memória muito fraca para ficar lembrando de personagem, imagina nessa história então!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      É uma série, mas podem ser lidos de forma independente, mesmo que tenha umas poucas referências dos anteriores.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oinn, amiga.
    Gosto bastante de romance policial. Até que gostei da premissa, mas te digo uma coisa...se eu visse a obra numa livraria, não compraria. A capa não é bem um pouco convidativa...mas acho q eu leria.

    Ahhh...achei que só eu usava da técnica de ler outro livro para, em seguida, retomar a leitura. Torna a leitura mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Quando o livro não está engrenando, faço sempre isso.
      A capa é sem graça mesmo.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá, Rudy! ♡ A trama do livro é até interessante, mas não senti muita vontade de fazer essa leitura, apesar de ter curiosidade em conhecer a leitura do autor, que é acalmado por muitos.
    Também não gosto de livros com muitos personagens, geralmente fico muito confusa quando isso acontece.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Achei que seria bem melhor, sabe? Talvez outros livros dele sejam bons, vou ver se consigo ler outros.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Também tenho muita vontade de ler os livros do autor, por ter lido tantas resenhas positivas dele.
    Pela sua resenha deu pra ver que não é nada especial. Kkkkk
    Ai também não gosto de livros com muitas personagens, fica enfadonhos né, me perco kkk
    Vou tentar ler um do autor, mas já vou sem expectativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ANA!
      Não vou dizer que é ruim, porque não é, mas achei que seria algo extraordinário e no final foi apenas mediano, mas é minha opinião, né? De repente a dinâmica serve melhor para outras pessoas.
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Cidália!
    Sempre bemvinda querida.
    Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Eu também não li nada desse autor, para falar a verdade eu nem conhecia. Sobre o livro, durante a resenha eu acabei não me interessando, pois já não leio romances policiais e do jeito que descreveu, eu passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Ele é um autor muito conhecido.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. eu tenho outro livro do autor mas ainda não li

    esse eu ainda não conhecia
    v
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Ele tem vários livros, inclusive dessa mesma série.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy! Eu sou doida para ler essa série do autor. Adoro livros policiais e cheios de mistério. Uma pena não ter superado suas expectativas. Talvez o fato de vc ter começado pelo décimo volume tenha dificultado o envolvimento com a história.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy