Páginas

15/01/2020

RESENHA #05 - “SERAFINA E A CAPA PRETA” - ROBERT BEATTY


LIVRO:  “SERAFINA E A CAPA PRETA”
SÉRIE: SERAFINA
LIVRO 01
TÍTULO ORIGINAL: “SERAFINA AND THE BLACK CLOAK
AUTOR: ROBERT BEATTY
TRADUTOR: MARIA CARMELITA DIAS
EDITORA: VALENTINA
PÁGINAS – 240
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA INFANTOJUVENIL
ASSUNTO: SUSPENSE E MISTÉRIO
ISBN: -  978-85-5889-058-8

Serafina e a Capa Preta

CITAÇÃO:

“[...] – Só porque algumas coisa é diferente, não quer dizer que você simplesmente tenha o direito de jogar fora. [...]” (pág. 49)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

A capa tem o fundo verde com uma névoa, abaixo uma mansão sombria e o contorno de uma garotinha em cima de uma árvore.
A capa é bem significativa.
Ilustração da capa: Alexander Jansson.
Capa original: Maria Elias.
Adaptação da capa: Raul Fernandes.

NOTA: 5,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

A imagem pode conter: céu

AS folhas são amareladas e as letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; trinta e um capítulos numerados e com logotipo de uma coroa de cipós e espinhos; e, agradecimentos.

Nenhuma descrição de foto disponível.

É uma diagramação simples, porém eficiente.
Diagramação: Kátia Regina Silva.

A imagem pode conter: texto


NOTA: 4,90  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa e poucos diálogos complementares, além de pensamentos da protagonista.
A linguagem é bem jovial, mesmo com a ambientação no século XIX, não é uma linguagem requintada, é de fácil entendimento, nítida, envolvente e explicativa.

NOTA: 4,90 DE 5,00

CITAÇÃO:

“-Mas é verdade, Pa. Você pode simplesmente desejar que as coisas não sejam verdadeiras quando elas são!” (pág. 53)

SINOPSE:

“Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado.”

CITAÇÃO:

“[..] Estava começando a ver como era difícil determinar quem era bom e quem era mau, em quem podia confiar e com quem deveria ter cuidado. Todo mundo, de alguma forma, se achava herói, lutando pelo que acreditava ser certo, ou simplesmente lutando para sobreviver mais um dia, mas ninguém se julgava mau.” (pág. 101)

RESUMO SINÓPTICO:

SERAFINA mora nos porões da Mansão Biltmore na Carolina do Norte com seu pai que é responsável pela manutenção das máquinas da mansão. Ela é a C.O.R. ou seja Caçadora Oficial de Ratos da mansão. Tem doze anos e sabe que é diferente das outras crianças e não entende porque o pai não quer que os moradores da mansão a vejam ou que ela conviva com ninguém. Ele a ensinou a ler e ela adora as aventuras que lê nos livros que o pai ‘rouba’ da biblioteca para ela e depois o devolve, é claro. Ela nasceu com apenas quatro dedos em cada pé e tem olhos cor de âmbar, além de grande percepção noturna, ela consegue enxergar bem na escuridão e prefere passar a noite acordada e dormir de dia.
BRAEDEN VANDERBILT é sobrinho dos donos da mansão e já mora lá há dois anos, após a morte fatídica de seus pais após um incêndio onde moravam. Gideão seu cachorro, o salvou. Braeden tem um dom de conversar e acalmar os animais e não se sente bem com humanos, apenas com seus cavalos e seu cachorro. Todos pensam que seu isolamento é por causa da perda dos pais e irmãos, o que não é verdade.
Serafina é curiosa e gosta de visitar todos os andares da mansão sem ser vista, até que um dia, escondida atrás de uma pilastra observando as visitas da mansão, Braeden a aborda e ela fica trêmula, mas ali começa uma amizade bem improvável.
As crianças começam a desaparecer e Serafina foi a única que viu como tudo acontece e quase foi pega pelo Homem da Capa Preta. Ela quer desvendar o mistério e descobrir quem está desaparecendo com as crianças, mas para isso, terá de desobedecer seu pai e entrar na floresta tão temida, carregada de magia e mistérios inimagináveis.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Adoro livros infanto juvenis, são cheios de ação, mistério, mostram a curiosidade das personagens e as tornam destemidas, mesmo se o medo as dominam em alguns momentos. E quando é uma ficção/fantasia, onde o autor pode criar tantos mundos imaginários que faz com que o leitor, embarque nas aventuras junto com as personagens e é o que acontece aqui nesse maravilhoso livro.
No início fiquei me perguntando porque tanto mistério em relação a protagonista ter de ficar escondida das outras pessoas, porque não tinha mãe e porque moravam em um porão. Ela é uma criança esperta, tem uma percepção aguçada, mas é uma criança e como tal, bem curiosa e destemida. Adorei. Aliás, todas as personagens são muito bem construídas, com funções bem definidas dentro da trama e vão moldando todo enredo.
A cada página vamos nos envolvendo mais e mais em todo o mistério que envolve o sumiço das crianças, porque o homem da capa preta as ‘sequestra’, qual o sentido de tudo isso e ainda tem também tem todo o mistério envolvendo o nascimento da protagonista que traz ainda uma trama paralela muito bem criada e desenvolvida.
Todo o livro é muito bem escrito e gostei ainda mais do final fechadinho. Digo isso porque geralmente em livros do gêneros, alguns autores gostam de deixar uma coisa mais superficial, sem grandes explicações para os acontecimentos e um final aberto que deixa a encargo do leitor imaginar como tudo aconteceu. Aqui não. Tudo fica bem explicado e com sentido, o que é melhor, uma explicação bem crível para o padrão fantasia.
O que posso dizer é que comecei o ano bem, porque é uma leitura maravilhosa e recomendo para todos.

NOTA : 5,00* DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE


SOBRE O AUTOR:

Foto -Robert Beatty

ROBERT BEATTY mora nas montanhas de Asheville, na Carolina do Norte, com a mulher e as três filhas. Atualmente, ele se dedica em tempo integral ao ofício de escrever, mas, em vidas passadas, foi um dos pioneiros da computação em nuvem, fundador/CEO da Plex Systems e CTO e presidente da revista Narrative.


CHEIRINHOS

RUDY




28 comentários:

  1. ola RUSY ainda não conhecia esse livro e Serafina parece uma menina muito esperta
    confisso que já faz um bom tempo que não leio um livro infanto juvenil
    dica anotada
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Se puder ter oportunidade, leia, é ótimo.
      Saúde e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Oiii ❤ Esse livro parece muito legal, bom saber que a história é bem construída.
    Também gosto de livros do gênero, adoro ler um bom livro infanto-juvenil.
    Estou curiosa para saber porquê a personagem tem os olhos dessa cor e tem só quatro dedos em cada pé. E também para saber se Serafina descobre o porquê de as pessoas estarem desaparecendo.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      São tantos mistérios, sensacional para ser lido.
      Saúde e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá! ♡ É a primeira resenha que leio sobre esse livro, adorei a premissa! Também gosto de infanto-juvenil pelos mesmos motivos que você citou.
    Estou curiosa para descobrir mais sobre essa história misteriosa!
    Gostei que o final foi bem trabalhado e fechadinho, pois dentro do gênero é de fato muito comum os autores deixarem pontas soltas, fazerem finais abertos. Que bom que aqui isso é diferente ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      O livro é sensacional!
      Saúde e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Eu estou doida para ler esse livro. Amo fantasias e amei as resenhas que já li sobre esse livro, principalmente essa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      O livro é maravilhoso!
      Saúde e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi!
    Que leitura gostosa que deve ser.
    Parece ser uma história que prende bastante. Vi que tem mais uns 2 livros (eu acho) dessa série, mas parece que ainda não está disponível no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      Não está mesmo dispponível aqui, mas espero que venha porque é ótimo.
      Saúde e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá Rudy!!
    Também adoro infanto juvenis e esse parece ser incrível,fiquei muito curiosa em saber quem é esse homem da Capa Preta e porque sequestra as crianças, gostei muito de saber que o final do livro fica tudo bem explicado sem pontas soltas!! Adorei a resenha e quero muito ler!! Amei essa capa, achei simplesmente maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Doida pra ler esse livro, está na minha lista desde quando foi lançado, essa é a segunda resenha que leio dele e agora fiquei anda mais curiosa em conferi essa história, curto muito suspense, mistério e infanto juvenil.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Vale muito a pena ler, se puder, o faça.
      Coragem e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi, Rudy
    Desde que vi o lançamento desse livro ele está na minha lista de desejos.
    A capa é linda!
    O enredo é fascinante que prende o leitor do começo ao fim, fico muito feliz que o autor tece uma trama bem explicada e redonda.
    Não vejo a hora de descobrir esse mistério que envolve Serafina.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana!
      É bom demais mesmo, se puder, leia.
      Coragem e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá Rudy!
    Já li varias resenha em relação ao livro, mas ainda não li. Tem uma ótima historia e uma premissa muito boa. Tenho uma curiosidade sobre a trama e de como serafina irá resolve os mistérios.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      O livro é bom demais, se puder, leia.
      Coragem e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Amei a sua resenha e a sinopse, além da capa ser magnífica!
    Parece ser uma história doce, gostosa de acompanhar e com muitas surpresas!
    Amo fantasia e juvenil, então acho que esse é pra mim mesmo!
    rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É tão lindo esse livro.
      Paciência e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Já conhecia o livro de nome, mas não sabia detalhes sobre a trama. Parece ser uma leitura deliciosa. Adoro infanto-juvenil também. Com tantas qualidades e elogios, quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  12. Oi rudy acredito que vale a pena a leitura só por essa capa linda
    Mas com esse tanto de comentários e elogios vale a pena ler beijos

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro bastante interessante, e faz muito tempo que não tenho contato com livros do gênero, será que eu vou gostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      O livro é ótimo e tomara que goste.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Oi, Rudy! Um infanto-juvenil cheio de mistério... parece ser bem legal! Serafina é o tipo de personagem que adoro acompanhar, corajosa e aventureira.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy