Gêneros Literários: Romance de época
Semana passada falamos um pouquinho sobre os romances históricos, que são aquelas obras que levam em consideração fatos históricos reais, sendo esses o ponto de partida ou focal da história.
Hoje, vamos falar sobre os romances de época!
Você sabe o que é romance de época e no que ele difere dos romances históricos?
Bem, romance de época são romances que usam um determinado período histórico como pano de fundo mas focam, com veemência, no desenrolar do romance. Aqui o enfoque está nos costumes da época e em como isso influência e molda o romance.
Além de não se importar com datas ou eventos históricos importantes, o romance de época se preocupa em mostrar como se vivia e se comportava um povo em um determinado período de tempo. Boa parte se dedica a destacar a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como a moda, etiqueta social, passeios de charretes, viagens ao campo, jantares, festas, bailes, teatros.
A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre classes sociais, o valor de um título de nobreza e as intimidades entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.
São romances de um passado não tão distantes, como os medievais, por exemplo, que se passavam em um período repleto de misticismo e religiosidade que afetava a vida das pessoas, mas são modernos o suficiente para que os leitores possam se relacionar. Para isso, o autor que escreve esse tipo de livro, precisa fazer longas pesquisas, para não errar ao descrever episódios históricos, costumes, e até hábitos de linguagem ou determinado tipo de piadas e humor que precisam estar de acordo com o que se dizia na época.
E por falar em pesquisa profunda, em breve, vamos publicar a série Parish Orphans of Devon, da especialista em era vitoriana, Mimi Matthews. A autora pesquisa e escreve sobre todos os aspectos da história do século XIX — de animais, arte e etiqueta a moda, beleza, feminismo e direito. Seus artigos foram publicados em vários sites acadêmicos e de história, incluindo a Victorian Web e o Journal of Victorian Culture, e The Matrimonial Advertisement, o primeiro livro da série, foi considerado impressionante pela Publishers Weekly.
E você? Gosta do gênero?
Conte pra gente!
Até a próxima!
Fontes:
Meu mundinho fictício
Livros e fuxicos
Revista Veja
cheirinhos
Rudy
OLá Rudy!!
ResponderExcluirQue legal, não conhecia a diferença entre Romance de Època e Romances Históricos, adorei saber as diferenças!!
E é um gênero maravilhoso, por sinal 😍😍😍 amo romance de época.
ResponderExcluirAdoro romance histórico. Tô viciada neles.
ResponderExcluirDe época gosto de alguns.
Bjs