Páginas

25/03/2020

RESENHA #15 - “O ARCANO NOVE” - MEG CABOT


LIVRO:  “O ARCANO NOVE”
TÍTULO ORIGINAL: “THE MEDIATOR: NINTH KEY”
SÉRIE: A MEDIADORA
LIVRO: 02
AUTORA: MEG CABOT
TRADUTOR: ALVES CALADO
EDITORA: GALERA RECORD
PÁGINAS – 269
  EDIÇÃO 2009
CATEGORIA: LITERATURA INFANTO JUVENIL
ASSUNTO: FICÇÃO/DRAMA/FANTASIA/SUSPENSE/MISTÉRIO
ISBN: -  978-05-01-06869-9

O Arcano Nove

PRIMEIRA PARÁGRAFO DO LIVRO: "NINGUÉM ME CONTOU SOBRE O SUMAGRE VENENOSO.É, CONTARAM MUITA COISA SOBRE AS PALMEIRAS, CERTO. MAS NINGUÉM DISSE UMA PALAVRA SOBRE A HISTÓRIA DO SUMAGRE VENENOSO." 

CITAÇÃO:

“[...] Só que uma coisa que aprendi com tudo isso é que nós não temos muito tempo aqui na Terra. Então por que desperdiçar aceitando as merdas dos outros? Particularmente quando já estão mortos?” (pág. 16)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

A carta de baralho do Arcano sendo queimada, a chama do fogo alaranjada.
Design: Tita Nigrí.

NOTA: 4,90  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas acima da média que facilitam a leitura. Tipologia Stone Serif em corpo 10,5/17.
Conteúdo: dedicatória; e,  vinte e três capítulos numerados.
Muito simples a diagramação, porém eficiente para leitura.
Design: Tita Nigrí.

NOTA:  4,70 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista.
A linguagem é bem moderna, condizente com a faixa etária adolescente, de fácil  entendimento, com certo humor e tudo bem descritivo sem ser enfadonho.
Poucos erros de ortografia e concordância que não atrapalham a leitura, mas se fazem presentes, acredito que por ter sido escrito antes da nova correção ortográfica.

NOTA:  4,70 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Sei que é difícil acreditar. Eu sou tão vibrante, expansiva e coisa e tal, que você pensaria que os garotos me cercam como abelhas em volta do mel durante toda a vida.” (pág. 109)

SINOPSE:

“Para uma adolescente, trocar de cidade pode ser um trauma. Para Suzannah, a mudança de Nova York para Califórnia está sendo ótima: novos amigos, muitas festas e dois caras bonitões e muito interessantes. Só que um deles é um fantasma. E o outro pode matá-la. Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos e resolver as pendências deles na Terra. A velha casa para onde se mudou com a mãe e o padrasto é assombrada por Jesse, um fantasma jovem e gentil. Como Jesse não liga muito para ela (e, além do mais, está morto), Suzannah se entusiasma com o interesse de Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade. Mas o fantasma de uma mulher, cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad, a atormenta. E a vida de Suzannah pode estar ameaçada. Ser adolescente é complicado. O que dizer de uma garota que precisa dividir sua atenção entre a própria vida e a morte dos outros?”

CITAÇÃO:

“-Foi mesmo? – Ele me olhou de modo significativo. – Foi mesmo? Não há testemunhas desse fato, além de você. E você realmente acredita que alguém vai aceitar a palavra de uma pequena delinquente juvenil como você contra a de um empresário respeitável?” (pág. 172)

RESUMO SINÓPTICO:

Como a sinopse está bem detalhada, não acho necessidade de fazer um resumo.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O segundo exemplar da série A Mediadora traz as aventuras de Suzannah, agora já mais adaptada a nova vida e a nova família na Califórnia. Claro que os fantasmas continuam a acompanhá-la por onde quer que vá, inclusive Jesse que continua na mansão, porém não quer aproximação com ela da forma que ela gostaria, afinal, sente-se atraída por ele.
As novas amizades trazem festas e badalações, e, ao mesmo tempo, uma nova paixão... Um rapaz bem nascido e com uma família abastada. Ambos estão encantados um pelo outro. Essa aproximação no entanto, traz mais uma missão para ela. Uma mulher morta não a deixa em paz, quer que ela informe ao filho que ele não é o culpado por sua morte.
Fato é que na casa de Tad, as coisas não são bem como aparentam. A complicação é maior do que ela pensava e dessa vez, ela quase morreu, por ter descoberto um grande segredo. Ela se salva, e, descobre que a mulher que a persegue, não é quem ela imaginava, mas enfim consegue entregar a mensagem que ela desejava, sentindo-se aliviada.
O livro traz muita ação, mistério e suspense, tem momentos que fiquei com a respiração presa de tanta preocupação com ela. Foi uma leitura bem envolvente e dinâmica. Achei melhor do que o anterior e até entendo, porque o primeiro livro geralmente é de apresentações e aqui, já  a conhecemos e vamos logo para a parte mais emocionante.
Recomendo a leitura, peço apenas que lembrem que é um livro infanto juvenil e de fantasia, o que traz alguns trechos por vezes inimagináveis.

NOTA : 4,80  DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Meggin Patricia Cabot

Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense.
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária.

CHEIRINHOS

RUDY






16 comentários:

  1. Olá Rudy! Ainda não li nenhum livro dessa série, mas quero muito, gosto muito da escrita dessa autora e curto muito fantasia, suspense e mistério, essa sua resenha me deixou ainda curiosa em conferi essa história. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Sempre ouvi falar dessa série, mas não sabia que era tão legal, adoro livros de fantasia e esse me parece ser muito bom, ainda mais um livro que traz muita ação, mistério e suspense, adoraria ter a oportunidade de ler! Adorei a resenha, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bom, embora tenha achado que era sobre outro assunto, estou gostando de ler a série.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Muito bom!
    -
    Beijo. Uma tarde feliz
    Proteja-se...

    ResponderExcluir
  4. ola RUDY
    tenho livros dessa autora mas só os de epoca quando ela escreve como PATRICIA CABOT mas livros de fantasia não estou dando prioridade no momento
    Quem sabe futuramente eu leia
    mas que bom que a leitura foi agradavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      É a primeira série dela que leio.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi, miga
    Esse parece ser bem mais sério e bem desenvolvido que o primeiro.
    Gostei bastante do primeiro, então acho que vou amar esse.
    Assim que der vou ler, tô ansiosa pra rever as trapalhadas da Suzannah e do Jesse.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Vou ler o terceiro para ver como será.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Eu gosto de infanto-juvenis e também de fantasia, por isso essa série se torna interessante pra mim. O assunto é bem legal, fiquei curioso para conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha conhecimento em relação ao primeiro livro mais nunca procurei para saber mais. Tem uma ótima premimssa e fiquei um tanto curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Tem a resenha do primeiro livro aqui.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Parece legal. Eu gosto de gênero infanto-juvenil e fantasia. Talvez eu goste do livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy! O livro parece ter uma pegada sobrenatural tbm, né? Gosto mto! Não costumo ler tanto infanto-juvenil, mas a autora parece ter construído um enredo cheio de mistério e fantasia que conseguem prender o leitor durante a leitura.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy