Páginas

22/07/2020

DIVULGAÇÃO CULTURAL #132 - Trama secundária de uma novela realista, conto inédito de Simone Campos

Olá alegres e felizes!



Contém um conto 2020 - Terceira temporada
Nesta terceira edição da nossa newsletter Contém um conto, trazemos um conto inédito de Simone Campos.

Mestre e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Simone Campos é escritora e tradutora. Estreou na literatura aos 17 anos e tem diversos livros publicados, como A vez de morrer, lançado em 2014. Seu novo romance, Nada vai acontecer com você, será publicado em breve pela Companhia das Letras.

Boa leitura! #contémumconto
Trama secundária de uma novela realista
Simone Campos
⠀⠀⠀⠀⠀A jovem doutora aceitou um posto no interior do interior. Era um povoado dividido por um rio, que ficava perto da fronteira, mas não o suficiente para ser importante, daqueles onde só tinham restado velhos. Casais de meia-idade para cima, homens e mulheres encanecidos já desde os quarenta e poucos, em casebres pobres porém limpinhos. Os filhos ou não existiam ou trabalhavam na cidade grande ou na roça, bem longe dali.
⠀⠀⠀⠀⠀A jovem doutora começou com uma palestra sobre a saúde da família. Como prevenir doenças, afastar ratos e mosquitos, a alimentação mais nutritiva possível naquelas condições, essas coisas. Também quais tratamentos e atendimentos estariam disponíveis ali. Alguns agradeceram a ela por ter vindo cuidar deles; os demais assentiram, pegaram umas aspirinas, e foram embora para casa.
⠀⠀⠀⠀⠀O problema começou quando chegou o primeiro lote da droga anti-impotência para homens subsidiado pelo Estado. Os velhinhos ficaram malucos! Começaram a fugir de casa (e de suas esposas) toda noite para visitar o prostíbulo do outro lado do rio, sua potência sexual recuperada. A doutora só ouviu falar disso em retrospecto, meses depois; então ela percebeu que não era caso isolado; pelo menos demorou pouco até conectar isso com a frieza de algumas pacientes mais velhas com ela e novos casos de HIV na região.
⠀⠀⠀⠀⠀Ela se viu na terrível situação de ter que dar aula de educação sexual para idosos – a ideia de mostrar como usar camisinha numa banana sempre a horripilou. Ou então ela podia tentar agir como um padre, disciplinando os apetites carnais. Mas uma esposa deu a ideia salvadora: por que você não deixa o remédio com a gente? A doutora topou. A virilidade recuperada agora teria sacerdotisas responsáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀ Um dia, o posto de saúde amanheceu arrombado. Nada além de remédios, muitos remédios, havia sido levado. Estavam atrás da pílula azul. Mas não a encontraram, porque a doutora sempre as levava consigo para casa, numa maleta, por precaução. A polícia foi chamada; nada foi apurado. Mas agora havia pessoas sem treinamento médico cheias de antibióticos e medicamentos tarja preta na mão. A doutora fez correr a notícia de que estava disposta a marcar uma troca. Todos os remédios roubados por todo o lote de pílulas azuis que possuía. Não demorou até um bilhete aparecer embaixo da porta marcando hora e local.
⠀⠀⠀⠀⠀– Ouve – disse ela naquela noite ao chefe do grupo de três homens que veio vê-la. – Vou dizer onde está. Está tudo separado num lugar que só eu sei. Mas me promete. Vocês têm que pôr camisinha se forem usar por aí. E vir sempre pros exames de coração. Cardíaco não pode tomar isso. Promete que vai dizer pra todo mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀Eles prometeram. Ela contou onde estava, pegou em troca os sacos plásticos com os remédios roubados. Estava quase tudo ali.
⠀⠀⠀⠀⠀Pouco tempo depois, um dos três homens presentes na troca foi velado em casa depois de um fulminante ataque cardíaco. A médica compareceu ao velório. Encarou um por um dos cúmplices ainda de pé. Saiu antes de o álcool levar a melhor sobre o bom senso. Pode-se dizer que ela não desistiu, não completamente; pediu transferência para outra cidade, maior que aquela, mas ainda pequena.
.
Instagram
Facebook

Twitter
YouTube

cheirinhos
Rudy

Resultado de imagem para Comenta

10 comentários:

  1. Que conto diferente!
    Mas muito interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaa!
      Gosto das coisas diferentes.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. OLá Rudy!
    Gostei do conto, bem pequeno e interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Tão bom ler contos.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!
    Nossa, bem diferente e super interessante esse conto
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Marcy!
      Bom que gostou.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. muito bom esse conto
    ficou com gostinho de quero mais
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Adoro ler contos.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy