Páginas

10/11/2020

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #87 - Jayane Miranda - Vai viajar? Saiba como aumentar a segurança do seu lar

 Olá alegres e felizes!


Mais uma ótima postagem da nossa parceira Jayane Miranda.



Vai viajar? Saiba como aumentar a segurança do seu lar


Muitas pessoas costumam viajar periodicamente, seja para desfrutar de momentos de lazer, para tirar férias ou para cumprir a agenda de trabalho. Mas quem possui esse hábito também tem uma preocupação frequente: cuidar da segurança do seu lar


Quem precisa se ausentar por vários dias sabe o quanto é fundamental tomar alguns cuidados para proteger a casa de diferentes tipos de situações. 


Nesse sentido, é impossível prever todas as possibilidades, mas investir em ações simples e práticas pode garantir a segurança do imóvel no tempo em que se estará ausente. 


Se você já ouviu relatos de pessoas que tiveram problemas durante um período fora de casa, certamente coletou diversos conselhos a respeito do assunto. De fato, essa é uma preocupação cada vez mais comum em cidades pequenas e grandes. 


Em épocas de férias escolares e de festas de fim de ano, é comum que as pessoas deixem a sua residência para passar o tempo em família em outros locais. Justamente por isso, os cuidados precisam ser redobrados. 


Dessa forma, do mesmo modo que é indicado cuidar da jardinagem e paisagismo, saber o que você pode fazer na sua casa durante essa ausência é indispensável para que ela continue segura e não passe por problemas. 


Para ajudar nessa necessidade, este conteúdo traz dicas práticas para você desfrutar das suas férias de maneira tranquila, sem que a sua casa fique descoberta ou vulnerável durante esses dias. 


Por isso, siga na leitura deste artigo e conheça alguns cuidados que podem ser tomados por você, e que farão toda a diferença na segurança do seu imóvel durante a viagem. 

1. Não deixe as luzes acesas 

É muito recorrente que, ao viajar, os proprietários do imóvel acreditem que deixar a luz acesa pode passar a impressão de que há alguém no local, o que poderia inibir a invasão de criminosos. 


Porém, esse efeito pode ter um impacto positivo durante a noite e negativo durante o dia, afinal as lâmpadas acesas de forma ininterrupta também indicam que não há pessoas ali, principalmente na parte da manhã e da tarde. 


Nesse sentido, é fundamental manter as luzes apagadas. Uma dica para solucionar essa questão é instalar temporizadores de luz, que podem ser programados para ligar e desligar em diferentes períodos. 


Dessa forma, é possível agendar o acionamento da lâmpada no começo da noite e permitir que ela se apague antes da madrugada, já que esses são hábitos comuns de serem vistos durante dias normais. 

2. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada

Viajar e deixar todos os seus aparelhos eletrônicos na tomada pode ser uma decisão ruim. Isso porque não dá para prever as manutenções que serão feitas na rede pública da sua região nesse período.


Esse tipo de serviço pode ser um problema, já que ao desligar e ligar a rede elétrica de um bairro pode ocorrer a sobrecarga de energia, o que costuma danificar um aparelho que esteja conectado à tomada. 


Por isso, um cuidado importante é o de desligar todos os equipamentos ao sair, deixando ligado apenas aqueles que precisarão ser acionados no seu retorno, como o controle de acesso biométrico.

3. Cuide da instalação de itens de segurança

Deixar a casa segura também inclui a instalação de itens de segurança, que vão garantir que o ambiente esteja protegido em diferentes tipos de situações, seja em viagens ou mesmo durante uma saída para o trabalho. 


Alguns desses elementos que potencializam a segurança da casa são:


  • Portões automáticos;

  • Cercas elétricas;

  • Câmeras de segurança;

  • Alarmes;

  • Entre outros.


Os portões automáticos ganharam grande destaque entre os itens de segurança justamente porque permitem a entrada rápida de veículos na residência sem que o motorista precise descer do carro, inibindo ações perigosas nesse momento. 


Contar com cerca elétrica residencial em todos os muros do imóvel também é importante, já que evita a invasão de estranhos no endereço, deixando toda a casa mais segura. 


As câmeras de segurança se tornaram indispensáveis para proteger qualquer residência, sendo comum colocá-las em áreas externas e internas, de modo que se registre cada movimento no local. 


Além disso, há sistemas que permitem que o proprietário acione as câmeras mesmo estando distante do endereço, podendo verificar constantemente o que está ocorrendo na sua casa e no entorno. 


Os alarmes são itens que ganharam vários adeptos, pois são conectados a uma central de segurança que emite uma sonorização de ambientes em caso de invasão e aciona uma equipe de segurança que se deslocará até o local para verificar a área. 


Essas são apenas algumas opções de elementos de proteção que podem ser instalados na sua casa, e que vão conferir maior tranquilidade no dia a dia e nos períodos em que você estiver viajando. 

4. Não informe sobre sua ausência para pessoas estranhas

É verdade que quem mora em condomínio tem a facilidade de contar com a portaria virtual e toda a infraestrutura do espaço durante a sua ausência, tendo a confiança de que a sua residência estará segura enquanto estiver fora. 


Mas uma dica importante, seja para quem mora em apartamento ou em uma casa de rua, é a de não informar sobre a sua ausência para pessoas estranhas. 


Isso porque essa informação pode chegar em pessoas erradas e com más intenções, de modo que manter em sigilo que você estará em viagem por vários dias pode ser fundamental para manter a sua casa livre de invasões. 

5. Comunicar sobre a ausência para pessoas de confiança

Da mesma maneira que não se deve dizer para pessoas estranhas sobre a sua ausência, é importante comunicar a um vizinho ou um amigo de confiança que você estará fora por um determinado período. 


Afinal, qualquer movimento estranho nesse período, seja a abertura da porta de enrolar automática ou qualquer barulho suspeito, pode ser reconhecido pelo vizinho, que entrará em contato com você para informar sobre essas situações. 


Dessa forma, mesmo que se esteja longe, é possível tomar uma atitude que previna uma situação de risco ou perigosa, e por isso ter alguém de confiança avisado pode ser uma forma eficaz de proteger a sua casa.


Mas não se esqueça: é necessário deixar os seus números de contato com essas pessoas, para que elas possam falar com você em caso de necessidade. 


Além disso, elas podem ajudar a recolher correspondências, evitando que um alto volume de cartas na sua casa possa deixar aparente que não há ninguém no imóvel há alguns dias. 

6. Suspenda a entrega de revistas e jornais

Do mesmo modo que o excesso de cartas pode indicar que a casa está vazia, se você tem a assinatura de jornais e revistas e elas forem se acumulando na sua residência, esse pode ser outro indicativo de que não há ninguém no local. 


Por isso, a dica é suspender a entrega dessas assinaturas, de maneira que esses materiais não sejam deixados na sua casa durante o período de viagem.

7. Tome cuidado ao utilizar cadeados

Se a sua casa está sempre fechada com cadeados, é fundamental tomar cuidado ao deixá-los expostos para o lado de fora do imóvel. 


Isso porque esse posicionamento do cadeado pode indicar que não há ninguém dentro da casa, o que pode acabar despertando a atenção de criminosos que ficam sondando esse tipo de detalhe. 


Sendo assim, não deixe de virar os cadeados para a área interna da residência, tomando mais uma precaução durante a sua viagem. 

8. Verifique todos os equipamentos e portas antes de sair

Antes de sair de casa, não deixe de conferir se todos os seus equipamentos de segurança, tal como um detector de fumaça, estão ativos e se as portas e janelas da sua casa estão devidamente trancadas, tendo a certeza de estar tudo certo antes de partir. 


Deixar as cortinas e as persianas também fechadas é indicado, de maneira que não seja possível visualizar a parte interna da casa. 


Além disso, os registros de água e de gás precisam ser desligados, evitando que possíveis vazamentos possam comprometer a segurança do imóvel durante a sua ausência. 


Por fim, verifique se as câmeras de segurança para residência estão devidamente ligadas e funcionando, para que você tenha a tranquilidade de estar saindo da sua casa e deixando-a segura no período da viagem. 

Considerações finais

Deixar o imóvel para viajar desperta uma série de receios nos proprietários, que ficam com medo de serem surpreendidos com invasões ou com outros tipos de atividades suspeitas que tragam prejuízos e problemas para a residência. 


Sendo assim, se você tem uma viagem marcada e não sabia como deixar o seu imóvel mais seguro, certamente as dicas mencionadas acima puderam ajudar na programação de uma ausência mais protegida e livre de problemas. 


Por isso, não deixe de seguir as sugestões abordadas aqui e tenha a tranquilidade de saber que a sua casa está segura, desfrutando da sua viagem de modo completo e sem preocupações. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy




8 comentários:

  1. Oi, Rudy
    ótimas dicas, bom saber, muitas dessas eu nunca tinha pensado sobre.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rudy
    São dicas de ouro, muito obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Ótimas dicas, tem algumas que faço sempre que viajo!

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas, quem me dera estar viajando agora ou ter viajado recentemente!
    Essa da luz acesa sempre fizemos aqui em casa acreditando ser o certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ótimo guia! Muito útil.

    ResponderExcluir
  6. ola
    otimas dicas .interessante essa questão da luz acesa ,realmente de dia pode fazer o efeito contrario .são detalhes que as vezes não percebemos
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Ótimas dicas, a maioria já conheço e pratico, aqui na minha cidade está tendo muitos roubos a residências, assim todo cuidado é pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Que bacana essas dicas! Gostei principalmente da dica 2, sobre não deixar as luzes acessas, nunca tinha pensado sobre isso... Valeu pelas dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy