Páginas

08/02/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #09 - JAYANE MIRANDA - Dicas para se manter saudável durante o home office

 Olá alegres e felizes!






O home office se tornou uma modalidade de trabalho muito popular, desde a pandemia da Covid-19 em 2020. Embora muitas empresas já estivessem adotando o regime de teletrabalho, as medidas de isolamento social exigiram uma transformação em grande parte dos negócios.


Mesmo com o fim da pandemia, muitos empreendimentos pretendem se manter no home office, já que o modelo traz muitas vantagens, como a redução de custos operacionais, maior flexibilidade para os colaboradores e facilidade na gestão dos processos.


Além do mais, os funcionários não precisam gastar horas de deslocamento, principalmente quando moram em cidades com altas taxas de engarrafamento ou precisam utilizar o transporte público.


Por esse motivo, o home office é uma opção atrativa tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.


Mas apesar do teletrabalho ser mais confortável, é preciso se preocupar com a saúde e o bem-estar, principalmente para evitar sobrecarga de atividades excedentes e hábitos que diminuam a produtividade.


Em conjunto, é necessário manter uma rotina saudável para não sofrer com o sedentarismo, que aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Por esse motivo, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para se manter saudável durante o home office e aproveitar o máximo da sua rotina em casa. Acompanhe a leitura!

1 - Cuide da sua saúde mental

O tema da saúde mental foi muito debatido no ano de 2020, já que o isolamento social trouxe muitas provações para o mundo, em especial, devido à falta de contato com outras pessoas e a exigência de permanecer em casa.


Nós, seres humanos, somos naturalmente sociáveis e, por conta disso, modificar toda a rotina para cumprir as medidas de proteção não é algo simples. Daí a importância de cuidar do corpo e da mente, para manter uma rotina produtiva e saudável.


Uma dica é manter o relacionamento com a sua equipe, mesmo que virtualmente, como uma forma de ter uma dinâmica mais interativa. Inclusive, algumas empresas organizam coffee breaks virtuais, em que os colaboradores preparam café em sachê para se distrair um pouco.


A intenção é focar em diversos assuntos, não só no trabalho. Isso estimula a produção em equipe, além de ser uma ótima maneira de sociabilidade.


Outra dica é manter uma rotina de trabalho, com horário de entrada e saída. Dessa forma, é possível evitar o acúmulo de tarefas, que podem causar um burnout ou crises de ansiedade, depressão e estresse.


Busque conversar com os líderes da empresa, caso perceba que algo não está certo e que a sua saúde mental está comprometida. Não deixe de procurar ajuda e suporte.

2 - Tenha um local de trabalho ideal

Muitas pessoas tiveram que adaptar o seu local de trabalho em casa de última hora. Mas aos poucos, é possível incrementar o espaço, tornando o seu escritório muito mais confortável para o home office.


Inclusive, recomenda-se que o cômodo seja adequado para o seu teletrabalho, já que muitas pessoas podem sofrer com LER (lesão por esforço repetitivo), dores nas costas e outros problemas de saúde relacionados com a falta de ergonomia e conforto.


A primeira dica é ter um cuidado com o clima do ambiente. Em cidades muito quentes, vale a pena investir em um climatizador evaporativo para manter a temperatura agradável e a umidade do ar em níveis adequados.


Além do mais, alguns outros pontos também são importantes, tais como:


  • Tenha uma mesa em tamanho certo para o uso do computador;

  • Invista em uma cadeira confortável, com altura ajustável;

  • Mantenha uma iluminação ampla;

  • Decore o escritório com poucos objetos;

  • Dê um toque de personalidade ao seu home office.


É preciso avaliar as características do cômodo para investir nos equipamentos certos. Por exemplo, dependendo das condições, o seu escritório pode requisitar uma aromatização, caso ele não tenha uma janela para ventilação.

3 - Tenha equipamentos que facilitam o seu trabalho

Quando decidimos trabalhar em casa, além de ter um escritório adaptado, é necessário contar com alguns equipamentos para facilitar a realização das atividades.


Dependendo do tipo de contratação da empresa, o colaborador irá receber alguns equipamentos, como computadores, câmeras, cadeiras, entre outros. Mas se você é freelancer, terá que arcar com os custos desses itens.


O computador ou notebook é o primeiro equipamento. Além dele, vale a pena ter uma iluminação de emergência e um nobreak, em caso de pane com a rede elétrica. Isso evita que você perca o seu trabalho, diante de uma situação inesperada.


Pode até parecer que não, mas esses equipamentos evitam muitas “dores de cabeça” no home office. Assim, você não precisa ter preocupações extras, que muitas vezes podem prejudicar a sua saúde mental, causando estresse e ansiedade.

4 - Mantenha-se hidratado

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, vale a pena ter sempre uma garrafa ou um copo de água ao seu lado durante o home office.


A recomendação é o consumo de até 3 litros de água por dia, para evitar fadiga muscular, dores de cabeça, cãibras, desidratação e outros problemas relacionados. Além do mais, durante o trabalho, evite consumir bebidas industrializadas, como sucos e refrigerantes.


Ainda falando sobre a água, muitas pessoas optam por investir em um sistema de reuso de agua, visto que o consumo passa a ser maior quando estão em casa. Com essa tecnologia, além de ajudar o meio ambiente, é possível reduzir consideravelmente os gastos.


Ou seja, considere também fazer algumas pequenas mudanças em casa, para aproveitar melhor a sua rotina e economizar.

5 - Determine horários para as refeições

Procure realizar suas refeições sempre no mesmo horário. Além de ser uma forma de manter hábitos saudáveis, também é um modo de respeitar o seu cronograma e não ficar sobrecarregado de atividades extras.


Assim, você terá tempo de preparar o seu almoço na churrasqueira pré moldada, por exemplo, e tirar um tempo para relaxar.


Uma dica é colocar um despertador na hora das refeições. Desse modo, você saberá exatamente a hora de parar e descansar um pouco.

6 - Consuma frutas

As frutas são ótimas aliadas dos hábitos saudáveis. Além de oferecer os nutrientes necessários ao corpo humano, elas ajudam na sensação de saciedade, sendo opções para os lanches entre as refeições.


Procure manter a sua fruteira e geladeira sempre abastecidas com frutas diversas. Isso também evita o consumo de alimentos industrializados que fazem mal à saúde, com excesso de gorduras trans e açúcares.

7 - Pratique exercícios físicos

Não é segredo para ninguém o quanto os exercícios físicos são benéficos para a saúde. Por esse motivo, é importante reservar um horário do dia, antes ou após o expediente, para praticar uma atividade, seja em casa ou na academia.


Isso vale para todos os tipos de cargos, mesmo que você esteja trabalhando em uma empresa de gestão de resíduos sólidos. A prática de exercícios vale para todos e deve ser feita com regularidade.


A recomendação é praticar, pelo menos, 30 minutos todos os dias. Porém, antes de começar a se exercitar, lembre-se de procurar um médico, que irá avaliar qual o melhor tipo de atividade, de acordo com o seu organismo e condições de saúde.

8 - Não exceda sua carga de trabalho

Um dos maiores problemas do home office é a carga excedente de trabalho que acumulamos. Por estarmos em casa, muitas vezes esquecemos de cumprir corretamente os horários de trabalho e, com isso, ficamos absortos em nossas atividades.


No entanto, isso não é saudável nem para o corpo nem para a mente. Por isso, caso esteja muito atarefado no home office, tente buscar a contratação de terceirização de mão de obra para tarefas domésticas, por exemplo. Isso irá evitar fadigas e sobrecargas.

9 - Tire um tempo para a sua família

Além dos exercícios, refeições e as pequenas pausas durante o trabalho, é necessário reservar um tempo para cuidar de você e sua família. Sendo assim, com o fim do expediente, feche o computador e se dedique a outras atividades prazerosas.


Leia um livro, pratique yoga ou simplesmente passe um tempo ao lado de quem ama. Esses pequenos momentos fazem toda a diferença na sua saúde mental e espiritual, sendo uma forma de descansar o corpo e a mente.

Conclusão

O home office é uma modalidade de trabalho que está crescendo a cada dia. Desde 2020, com a pandemia da Covid-19, muitas empresas adotaram esse regime e pretendem manter desse modo, diante de todas as vantagens do teletrabalho.


No entanto, os colaboradores e freelancers devem cuidar da sua saúde, já que o acúmulo de tarefas acaba sendo um dos maiores problemas do home office.


O artigo de hoje trouxe algumas dicas. Assim, você poderá aproveitar ao máximo o trabalho, mas também os momentos de lazer e descanso, mantendo a saúde em dia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






8 comentários:

  1. Oi, Rudy! Super válidas as dicas! A questão da saúde mental tem preocupado bastante. Mas pra tudo funcionar bem necessita-se de equilíbrio. Que coisas boas venham para agregar.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rudy
    otimas dicas para quem trabakha em casa .é superimportante manter a saude mental bem para evitar o stress,a ansiedade .observei que é importante para os profissionais que trabalham em home office não acumular tarefas . muito boa as dicas

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas!
    Meu trabalho não cabe no estilo home office mas tenho amigos que sim então vou passar as dicas da Jayane pra eles

    ResponderExcluir
  4. Oi, miga
    Ótimas dicas mesmo!
    Ajuda e muito!
    Se manter hidratada e fazer exercícios preciso fazer mais! Kkkkk tenho que me cuidar melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, o home office chegou para ficar. Acredito que mesmo depois que essa pandemia acabar(e tenho fé que será logo), o trabalho em muitos lugares, vai permanecer assim.
    Por isso, amei cada dia e com certeza, esse é um post que merece ser passado adiante!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Adorei as Dicas, vou repassar para minha irmão que esta trabalhando em Home Office desde o início da pandemia!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy
    Excelentes dicas para uma rotina de home office saudável
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Verdade, trabalhar em home office tem seu lado bom mas também seu lado ruim... Achei excelentes essas dicas, principalmente a iluminação de emergência e um nobreak para o caso de pane com a rede elétrica.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy