Páginas

23/06/2021

RESENHA #38 - “O REINO DE ORBE” (LITERATURA NACIONAL) - JOEL A. B. JÚNIOR

 

LIVRO:  “O REINO DE ORBE” (LITERATURA NACIONAL)

SUBTÍTULO: “EM BUSCA DO MESTRE PERDIDO”

AUTOR: JOEL A. B. JÚNIOR

EDITORA: PENDRAGON

 PÁGINAS –168

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA

ASSUNTO: FANTASIA HISTÓRICA/FANTASIA

ISBN: -   978-85-88904-19-2




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“TERCEIRO REICH, 1943 D.C

EM UMA BASE MILITAR DO EXÉRCITO ALEMÃO, EM LOCAL DESCONHECIDO, DENTRO DE UMA SALA SUBTERÂNEA QUENTE ÚMIDA, UM OFICIAL DA SS ESTAVA OUVINDO AS PALAVRAS DO SEU FÜHRER, ADOLF HITLER. NA SALA COM ILUMINAÇÃO PRECÁRIA, HAVIA UMA MESA RÚSTICA NO CENTRO. NO CANTO, UMA PEQUENA ESTANTE COM UM RÁDIO DE COMUNICAÇÃO EM CIMA. O OFICIAL QUE SE ENCONTRAVA SENTADO DE UM LADO DA MESA ERA OSKAR DIRLEWANGER. TRÊS ANOS ANTES, ELE HAVIA SIDO NOMEADO COMANDANTE DE UM AGRUPAMENTO DE CAÇA FORMADO POR CRIMINOSOS. ALÉM DISSO, SEGUNDO A HISTÓRIA, FOI RESPONSÁVEL POR MAIS DE VINTE E CINCO MIL MORTES DURANTE A SEGUNGA GUERRA MUNDIAL. DO OUTRO LADO DA MESA, EM PÉ, HITLER AGRADECEU A VINDA DE TÃO ELOGIADO OFICIAL E REVELOU TER UMA GRANDE MISSÃO PARA ELE. DISSE QUE ELE FORA RECOMENDADO PELO ALTO ESCALÃO DO PARTIDO E QUE TAL RECOMENDAÇÃO SE DEU PELO FATO DE SER UM DOS MELHORES OFICIAIS INVESTIGADORES E CAÇADORES DE JUDEUS. DIRLEWANGER DEMONSTROU UMA FORTE EMOÇÃO DE VER O SEU FÜHRER DIZER AQUELAS PALAVRAS E, DENTRO DE SI, CRESCEU O ENTUSIAMO DE SERVIR DIRETAMENTE O GRANDE LÍDER. PORÉM, DE IMEDIATO, VEIO-LHE UMA PREOCUPAÇÃO QUE O FEZ ENGOLIR EM SECO, FICANDO COM A FACE SÉRIA, POIS, SE ESTAVA ALI PARA SERVIR AO COMANDANTE SUPREMO, SABIA QUE NÃO PODERIA DECEPCIONÁ-LO, NÃO POR MEDO DA MORTE, MAS PELA VERGONHA DE FALHAR, ISSO SIM!

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Um rapaz à porta de entrada de uma grande fortaleza com ossos pelo chão e um diagrama no portão.

Confesso que a capa, a meu ver, deveria ser mais imponente devido ao grande conteúdo do livro.

CAPA: ERICK ALVES.

 

NOTA: 3,80 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: dedicatória; sete capítulos numerados em romanos e com títulos; Lago Ness, na Escócia; Anaxágoras; Costa do descobrimento do Brasil, 1635; Antiga Jerusalém, 852 A.C.; o início do fim; agradecimentos; referências bibliográficas; e, outros títulos da editora.

Diagramação: Rafael Sales.

 

NOTA: 4,50 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa desconhecida.

A linguagem é bem acessível, apesar da época em que se passa a história, de fácil entendimento apesar de alguns dialetos alemães e bem escrito.

 

NOTA: 4,50 DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“O ano era 1943 e o secreto exército alemão tentava colocar em prática seu mais ousado plano: encontrar um objeto misterioso, capaz de tornar Adolf Hitler o maior de todos os líderes e estender os domínios do império germânico para muito além do que qualquer alemão jamais sonhou ser possível. Essa missão foi confiada ao sanguinário Dirlewanger. O grande empecilho, porém, era que tal objeto se encontrava em território hostil, em Londres. Depois de evitarem a morte diversas vezes, e quando Dirlewanger já tinha a caixa em suas mãos, uma reviravolta a colocou em mãos inimigas. Em meio à fuga desesperada, os portões para o reino de Orbe foram mais uma vez abertos — a terra de deuses e magos controlada pelo terrível rei demônio Ravana, cujo povo clamava por ajuda. O que acontecerá quando esses dois mundos se chocarem? Será o nosso herói capaz de se redimir de seus erros do passado e se tornar o guerreiro libertador que tanto a Terra quanto Orbe precisam?”

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

OSKAR DIRLEWANGER um oficial alemão que comandou um agrupamento de criminosos, é chamado pelo Führer para comandar uma missão importante e completamente impossível. Resgatar um artefato que estava dentro de um baú e poderia conceder a Hitler 100 anos no comando da Alemanha.

 O maior problema para Oskar era o fato do tal baú estar na Inglaterra.  Inglaterra e Alemanha estavam em guerra. Teriam uma a ajuda de alguém lá que seria o contato dele e facilitaria o acesso ao local remoto onde o baú estava escondido. Quando já está com a caixa na mão, após passar por alguns percalços, acontece uma reviravolta e ela vai parar nas mãos dos inimigos.

Toda movimentação feita e fuga faz com que que os portões para o Reino de Orbe seja aberto e Oskar se veja em um reino de Deuses e magos, controlado pelo terrível demônio Ravena,  e, o povo clamava por ajuda.

O que poderá acontecer quando os dois mundos se chocarem? Será que Oskar conseguirá se redimir e se tornar o guerreiro libertador que Orbe precisa?

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

Confesso que fazia um bom tempo que não lia uma fantasia tão bem escrita e ambientada em uma época de grande conflito no mundo. Gosto demais de livros ambientados na época do Holocausto.

O autor conseguiu construir uma fantasia inimaginável e muito bem elaborada, com personagens bem delineados, muita ação e perigo e uma previsão inesperada de alguém que viria salvar a humanidade de todo sofrimento pelo qual passava.

Fiquei bem impactada com os detalhes que o livro traz, uma mitologia personalizada que vai descascando as camadas do que aparentemente seria algo até razoavelmente fácil de ser executada e que vai se complicando e mostrando como tudo que parecia ser, nada é de verdade. Achei sensacional.

Apenas uma coisa me incomodou: a quantidade de personagens.

Recomendo muito a leitura para quem gosta de uma boa ficção fantasia que não é apenas para o público infanto juvenil, é para todos que tem a imaginação aberta para fantasias inimagináveis.

 

NOTA : 4,80 DE 5,00







SOBRE O AUTOR:

 

NADA FOI ENCONTRADO SOBRE O AUTOR EM NENHUMA PLATAFORMA, NEM NA EDITORA...MISTÉRIO...


Leitura feita em ebook (Alexa).


CHEIRINHOS

RUDY


9 comentários:

  1. Olá Rudy
    Não conhecia esse livro e nem o autor, curto muito uma fantasia histórica, essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acredito que é a primeira vez que vejo uma fantasia que é ambientada nessa época da história

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy
    Também amo fantasias e livros que se passam na época do Holocausto. Embora tristes, são muito marcantes também.
    Esse parece bom e ágil. Fiquei curiosa.
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não conhecia o autor é é difícil achar esse tipo de gênero ambientado nesse período. Realmente o excesso de personagens pode atrapalhar um pouco a trama .
    Mas pela sua nota isso não foi impecilho para uma leitura agradável.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei lendo e me perguntando se uma fantasia passada na Segunda Guerra teria sido uma boa ideia.
    Mas por tudo que li acima, parece ter funcionado e muito bem.
    Eu amo os enredos fortes desta época,mas pela dor e o sentimento de revolta.
    Senti muita vontade ler e conhecer o trabalho do autor!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy!
    Confesso que não curto livros ambientados na época do Holocausto, meu coração fica apertado, sabe?! Até já arrisquei ler algum mas faz um tempão... Mas achei bem diferente o autor criar uma ficção fantasia que se passa nesse período.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. OLá Rudy!
    Eu adoro livro de fantasias, acho que nunca li livro de fantasia que se passam na época do Holocausto! Também me incomoda livros com muitos personagens, fico perdidinha! Gostei muito da resenha e adoraria ter a oportunidade de ler o livro na integra!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Uma fantasia ambientada na época da segunda guerra é no mínimo interessante. Fiquei mto curiosa para conhecer tudo isso. É uma marcada por uma crueldade sem tamanho, mas que desperta bastante meu interesse. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy! Estou aqui Joel Jr o autor do livro. Obrigado por sua resenha, foi perfeita. Caso queira falar comigo facesfjoel@hotmail.com

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy