Páginas

28/10/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #160 - JAYANE MIRANDA - Como identificar um relacionamento tóxico

 Olá alegres e felizes!


Matéria importante, acompanhem!





Muitas pessoas se encontram em um relacionamento tóxico sem mesmo saber disso, uma vez que a maioria dos primeiros sinais desse tipo de situação costumam ser mascarados, e os abusadores muitas vezes usam gatilhos e mecanismos para fazer você ficar preso no relacionamento.

Por trás de uma fachada de amor, algumas pessoas se tornam obsessivas, criando um ambiente hostil que muitas vezes leva a uma série de abusos, tanto psicológicos quanto físicos, podendo chegar até mesmo em agressões físicas.

Por conta disso, muitas pessoas têm buscado informações para identificar se o relacionamento em que estão, ou se o relacionamento de pessoas queridas como colegas de trabalho de regularização ambiental de empresas se encaixa nesse tipo de perfil.

É importante ter em mente que nem sempre as pessoas estão prontas para lidar com esse tipo de situação, e muitas vezes a pessoa abusada não vê a gravidade do ambiente no qual ela está inserida, o que torna ainda mais problemático identificar um relacionamento tóxico.

O respeito deve ser um dos pilares de qualquer relacionamento, seja ele afetivo ou romântico. Mesmo relações familiares podem ficar em um nível de toxicidade, o que pode ser muito prejudicial, principalmente se houver um grau de autoridade ou respeito entre as pessoas.

Os primeiros sinais de comportamento tóxico podem ser visíveis para o parceiro, por isso é importante ter atenção para evitar ficar preso em um relacionamento desse tipo, e se for o caso, procure ajuda legal.

Alguns relacionamentos tóxicos podem rapidamente se tornar violentos, e se você estiver com receio de tomar uma atitude, o ideal é procurar um momento adequado e chamar ajuda, seja seus amigos de trabalho da consultoria contábil e fiscal e familiares ou mesmo com profissionais, como policiais.

O que é um relacionamento tóxico?

Para muitas pessoas, esse conceito ainda é nebuloso. Isso acontece porque existem diversos problemas que podem tornar um relacionamento tóxico, e não há um consenso a respeito desse tipo de situação.

Os primeiros indícios de que você está em um relacionamento tóxico é o desejo de seu parceiro em passar de limites respeitosos, dando espaço para:

  • Manipulação;

  • Chantagem;

  • Ciúmes excessivos;

  • Intrigas.

Esse tipo de relação é muitas vezes opressora, sugando toda a energia e o prazer de estar em um relacionamento com outra pessoa. 

Além disso, não é incomum que a pessoa que possui esses comportamentos se torne violenta com o tempo, o que pode ser ainda mais perigoso.

Ter um relacionamento saudável se dá em um ambiente com amor, respeito e principalmente uma relação onde ambos confiam um no outro. 

A proposta de se ter um relacionamento é o respeito e a cumplicidade, e isso deve servir para ambas as partes, seja um relacionamento amoroso ou profissional em um programa para controle financeiro empresarial.

Se você não estiver recebendo esse tipo de identificação em seus relacionamentos, é importante ter em mente que você pode estar em um relacionamento abusivo e que precisa identificar formas de sair dele com tranquilidade.

Vale lembrar que esse tipo de relacionamento, embora seja comum em casais, não se restringe a relações amorosas. É possível que você venha a notar esse comportamento em muitos outros ambientes, como amigos, familiares e até em seu campo profissional.

Identificando um relacionamento tóxico

Para perceber os sinais de que você está em um relacionamento abusivo, é importante entender que tipo de comportamento pode levar a esse tipo de situação, e em muitos casos ir piorando com o tempo.

Por isso, se atentar a algumas atitudes que à primeira vista podem parecer comuns, pode ser um importante meio de se proteger e de perceber um problema ainda em estágios iniciais, antes que haja um escalonamento.

Sair de um relacionamento, principalmente um romântico como um casamento ou mesmo um namoro pode ser uma tarefa difícil.

Diante disso, é muito importante que você foque em seu bem-estar e tenha cuidado com sua saúde, verificando até mesmo questões de doenças com a utilização de um aparelho de pressão manual e independência.

Dessa forma, você consegue identificar com qualidade os sinais que se mostram mais claros em um relacionamento tóxico.

Não assumir responsabilidades

Uma pessoa tóxica dificilmente assumirá a culpa por qualquer atitude que venha a apresentar. As desculpas variam muito, mas é comum que esta pessoa tente culpar você pelas ações dela, o que pode se tornar um problema.

Além disso, não há nenhum compromisso com a verdade ou mesmo com juras e promessas que ele tenha efetuado no passado. Por isso, é um alerta vermelho quando você começa a identificar esse tipo de comportamento.

Um relacionamento saudável é pautado na honestidade, e ainda que magoe ou irrite a outra parte, é importante que se tenha um compromisso honroso com a verdade. Uma pessoa verdadeira estará disposta a assumir seus erros.

Com o tempo, uma pessoa que não assume responsabilidades pode começar a pesar na outra metade do relacionamento, com cobranças e questionamentos sem sentido, uma vez que isso acaba servindo como rota de fuga para não assumir um determinado erro ou problema.

Ao menor sinal desse tipo de atitude, o ideal é que você comece a repensar seu relacionamento. Trabalhar com rótulos personalizados em Campinas pode ter dar o tempo necessário para procurar apoio.

Comunicação

A comunicação é a base de um relacionamento saudável.

Você deve ser capaz de conversar com seu parceiro sobre qualquer tema, sem se preocupar com problemas que podem ocorrer disso, uma vez que estes problemas podem ser conversados também.

Uma pessoa que é difícil de conversar, e que costuma gerar brigas por qualquer tipo de conversa, pode ser um sinal de que as coisas não estão bem. Mesmo a distância e a frieza podem ser sinais de toxicidade no relacionamento.

Se você sente que está o tempo inteiro sendo reprimido de seus sentimentos e pensamentos, e não consegue estabelecer uma comunicação assertiva com seu companheiro, isso é um sinal de que as coisas precisam mudar.

Caso discussões e conversas levem a uma agressividade maior, e isso te cause medo e desconforto, é um caso ainda mais urgente e é importante que você avalie com mais assertividade como lidar com esse tipo de situação.

Isso porque sem a comunicação, você acaba perdendo uma das bases do relacionamento, que é a cumplicidade. Se você deseja fazer um curso de formação de piloto de helicóptero, é importante que possa conversar sobre isso com seu parceiro.

Depois disso, o próximo passo é perder a própria voz, tendo podados seus gostos e desejos pessoais em prol de um relacionamento.

Falta de autocuidados

Um dos principais impactados pelo relacionamento tóxico é a pessoa que está passando pela situação. Muitas vezes, o costume faz com que a pessoa fique presa a um conceito, deixando de lado boa parte de quem ela realmente é.

O autocuidado é um dos pontos mais visíveis de mudança, principalmente quando é uma alteração muito brusca. Isso porque mudanças são uma constante da humanidade, principalmente quando você se junta a outras pessoas.

As mudanças estéticas são visíveis, principalmente quando a pessoa começa a perder a vontade de se arrumar, de se cuidar e ter atenção com sua aparência. Mas parte do autocuidado também é a individualidade.

Muitas pessoas não notam a importância de sair com amigos, curtir um passeio ou hobby, como colecionar adesivo impresso e outros pontos importantes, que muitas vezes são deixados de lado por conta de um relacionamento que as tira a vontade de fazer estas ações.

Um relacionamento saudável procura agregar, somar e compartilhar. Estes sentimentos devem ser de crescimento e melhoria mútua. Isso não significa que você não pode perder o interesse por algum elemento, entretanto.

O que você precisa se atentar é se essa perda de interesse é natural, ou se há uma movimentação para fazê-lo deixar de lado esse tipo de atividade.

Ciúmes excessivos

O ciúmes é um problema que a maioria dos relacionamentos tem que lidar. A verdade é que este sentimento é gerado puramente por insegurança, e existem níveis toleráveis de ciúmes, desde que a pessoa esteja fazendo um esforço para melhorar.

Quando uma pessoa trata o ciúme como uma forma de amor e carinho, ela está não apenas se enganando mas enganando também o próximo. Invasões de privacidade, como vistoriar uma mochila sustentavel se tornam comuns neste caso, o que é muito desrespeitoso.

A confiança é uma das bases de qualquer relacionamento, e lidar com esse tipo de situação é importante para que você consiga viver com tranquilidade dentro de seu relacionamento.

Considerações finais

Relações tóxicas costumam ser relações de dependência, onde uma das partes força um pensamento em cima de outra, e muitas vezes esse tipo de relacionamento é muito danoso para a vítima.

Portanto, avaliar suas relações e identificar sinais de toxicidade é um passo muito importante para que você evite ficar preso em um tipo de relacionamento desse.

Muitas pessoas acreditam que o relacionamento tóxico é aquele onde o abuso se concretizou, mas existem vários sinais que devem ser avaliados para evitar que a situação chegue a esse ponto e você possa se proteger.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






9 comentários:

  1. Ótimo post
    Temos mesmo que estar atento e saber identificar o que sáo relacionamentos tóxicos e todo tipo de informação se faz necessária para evitar tantos relacionamentos abusivos.
    É preciso buscar sempre um relacionamento saudável harmonioso.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Excelente texto.
    Nossa, como é difícil relacionamentos abusivos, só quem vive é que sabe.
    Mas precisamos estar atentos sinais, tanto para não entrarmos em um, quanto para sairmos ou ajudarmos quem precisa sair de um.
    Sem julgamentos, pois é tudo tão complicado.
    A vítima não tem culpa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Hoje muito se fala em relação tóxica, seja ela, amorosa, familiar ou amizade.
    Assim, o post da Jayane é um alerta.
    Parabéns mais uma vez, Jayane por ter escrito e Rudy, por ter compartilhado

    ResponderExcluir
  4. Que matéria mais engrandecedora, principalmente nos dias de hoje. A pandemia trouxe a face de muitos relacionamentos assim, infelizmente.
    Estive lendo os índices de agressões que tiveram durante estes quase dois anos e é alarmante. E oh, isso reflete na família, nas crianças, na sociedade.
    É preciso saber reagir,curar-se, livrar-se.
    Muitos ainda precisam de coragem e força.
    Um texto seríssimo. Gratidão!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Excelente texto, matéria que deve ser compartilhada, pois muitas pessoas estão em relacionamento tóxico e não tem coragem de reagir!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Excelente matéria e extremamente importante pois relacionamento tóxico, infelizmente, existe aos montes, e na maioria das vezes a pessoa que está vivendo esse tipo de relacionamento demora bastante tempo em perceber isso e se livrar dessa pessoa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Identificar sinais de relacionamento tóxico nem sempre é fácil se tratando de quem sofre com uma relação assim. Esse texto é de grande importância e necessidade.

    ResponderExcluir
  8. Nenhuma pessoa deve aceitar viver um relacionamento tóxico.
    Se não te faz bem, não deve fazer parte da sua vida. Isso vale para amizades, parentes e relacionamentos amorosos.
    Não tenham medo de mudar de vida, tenham medo de ficar presos a uma vida infeliz.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Com certeza é muito importante ficarmos atentos para indentificarmos relacionamento tóxico.
    Muito bom o texto!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy