Páginas

22/11/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #175 - JAYANE MIRANDA - Por que o conceito de uma mulher multitarefas e bem realizada precisa ser desconstruído?

 Olá alegres e felizes!






Por muitos anos, houve a construção do estereótipo de que a mulher tem facilidade para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Além disso, é criado expectativa irreais que podem prejudicar a saúde física e mental. 


Inicialmente, foi cultuado que a mulher era o sexo perfeito para cuidar de afazeres domésticos, onde resumidamente o foco era cuidar apenas do bem-estar da casa, incluindo o marido e filhos. 


Felizmente, hoje em dia podemos ver mulheres trabalhando em vários segmentos de mercado, como em empresa de serviços de TI (Tecnologia da Informação), e isso por si só é uma grande vitória. 


Atualmente, a publicidade tende a propagar a imagem de que a mulher é um sexo que sabe lidar com tudo, desde as questões do trabalho, até os afazeres pessoais. 


Em contrapartida, há pesquisas que dizem que a mulher não é mais ágil que os homens para lidar com várias tarefas. Uma dessas pesquisas foi realizada pelo site americano Plos One, que comprova que o cérebro feminino tende a ser menos eficiente que o masculino para resolver multitarefas. 


Para desmistificar esse estereótipo de uma vez, a pesquisa concluiu que o cérebro humano, indepedente do sexo, não tem a capacidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo. 


Apesar das várias pesquisas que comprovam que a mulher não tem a capacidade de ser multitarefa por natureza, muitas pessoas defendem a ideia pelo fato deste estereótipo ser pregado há muito tempo. 


Em alguns casos, no trabalho, por exemplo, caneca para brinde são distribuídas para alguns funcionários por desempenharem um bom trabalho. 


As mulheres que passam por pressões frequentes no ambiente do trabalho, entende que não precisam desse tipo de presente. 


Nesse cenário, fica mais fácil acreditar que a crença da mulher multitarefas é mais uma ferramenta que pressiona as mulheres que, geralmente, aceitam o título por simples pressão. 


Essa pressão pode ser presenciada em qualquer profissão, até mesmo em uma terceirização de portaria, onde a responsável deve controlar todo acesso de pessoas sobre determinado estabelecimento. 


Ao falar sobre pressão, é inevitável não citar a pressão que as mulheres sofrem pela sociedade. Estamos falando da “obrigatoriedade” de estar sempre bonita, e com o corpo ideal que é pregado, principalmente, pela mídia. 


Infelizmente, dentre tantas as pressões que as mulheres sofrem, que também podemos considerar as questões envolvendo a maternidade, a imagem da mulher multitarefas é apenas mais uma das ferramentas usadas para aplicar pressão.


Por exemplo, as imposições da sociedade podem estar presentes desde os primeiros anos de vida de uma mulher. Em um colégio ensino médio São Paulo, é comum encontrar garotas que já possuem uma mentalidade formada por estereótipos formados pela sociedade.


Quando falamos que o conceito de uma mulher multitarefas pode causar problemas, é levado em consideração que, automaticamente, são atribuídas várias responsabilidades e atividades que devem ser feitas perfeitamente, e isso consequentemente causa uma pressão mental. 


No geral, as consequências podem ser:


  • Transtornos mentais;

  • Desenvolvimento de ansiedade;

  • Desenvolvimento de depressão;

  • Insegurança.


Infelizmente, a imagem da mulher multitarefas pode ser reforçada através de profissões comuns, como fazer parte de uma empresa terceirizada de limpeza em São Paulo, pelo simples fato de lidar com vários setores que precisam estar limpos. 


Geralmente, no momento em que uma mulher aceita o título de ser multitarefa, as atividades dadas à ela, é realizada apenas por ela mesma, sem nenhuma ajuda. 


Além disso, alguns trabalhos só dão o direito de descanso no momento em que a atividade é finalizada. 


Através da pressão de realizar atividades sem o auxílio de outras pessoas, com a pressão de finalizá-la perfeitamente e o mais rápido possível, é inevitável que a mente e o corpo não fiquem sobrecarregados.


De acordo com tantas complicações que podem ser desenvolvidas por esse título mentiroso, é importante também lembrar que o sentimento de frustração também pode ser desenvolvido, recorrente da pressão. 


Esse artigo está sendo realizado para reforçar que a mulher multitarefas não existe, para que, de alguma maneira, essa pressão venha a diminuir. 

Entenda a pressão da sociedade com as mulheres

De acordo com a mídia, o corpo perfeito para as mulheres é aquele que não possui nenhum excesso de gordura, e além disso, é preciso ser alta. 


Felizmente, a mulher brasileira tende a ser mais segura sobre a sua própria beleza, segundo a pesquisa feita pela repórter Neide Duarte. Para se ter uma ideia, as mulheres portuguesas foram consideradas as mais inseguras sobre a sua beleza. 


Em outros países, como a França, apenas 2% das mulheres entrevistadas disseram estar bem com a sua autoestima. No Japão, foram 5%. 


Logicamente, a pressão da sociedade vai além de uma beleza padrão. O comportamento de uma mulher também é observado por alguns olhos. 


Por exemplo, uma empresa que possui aluguel de maquina de cafe e capuccino, a forma que uma mulher toma um café pode ser observada por pessoas que possuem pensamentos formados pela sociedade. 


É certo pensar que a pressão sobre a mulher começa desde o momento em que ela acorda, e vai ao guarda-roupa escolher a roupa que está dentro dos padrões impostos pela sociedade, e não a que ela gostaria de escolher para passar o restante do dia. 


Depois da escolha de roupas, a mulher ainda deve se atentar na escolha de um batom, procurando uma cor suave porque, de acordo com a sociedade, uma cor forte passa a imagem de uma mulher promíscua. 


Por outro lado, as mulheres que não se arrumam são consideradas desleixadas. 


O conceito de mulher multitarefa já se aplica no início do dia, no momento em que ela vai para a cozinha preparar o seu café, até porque, para algumas pessoas é obrigatório que uma mulher saiba cozinhar. 


E como se já não bastasse, as mulheres ainda passam por pressões quando o assunto é maternidade. Algumas das mulheres que estão entre o final dos 20 anos até os 30, já receberam perguntas sobre quando terão filhos. 


A reação ao receber essa pergunta depende muito de cada pessoa, porém, algumas mal pensam em ter filhos e, pelo fato da idade, a sociedade já entende que ela já deveria ter um filho. 


Automaticamente a pressão é feita, fazendo com a mulher pense que já está ficando com uma idade irregular para ter filhos. Infelizmente, consequências psicológicas são facilmente desenvolvidas nessa fase, caso a mulher não saiba lidar com essa questão. 


Ou seja, a pressão que a sociedade impõe nas mulheres surge de nenhuma razão, entretanto, a única razão plausível para pensar desse modo só vem dos princípios do machismo. 

Como os padrões afetam a carreira

Infelizmente, as mulheres são afetadas até na sua carreira profissional. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 56% das entrevistadas apontam dificuldade no sucesso profissional quando se tem filhos.


Já 66% das mulheres concordam que é necessário estar nos padrões de beleza, e 85% dizem acreditar que existe sim um padrão de beleza. 


Por fim, o IBGE levantou um dado interessante que, de 3 a cada 7 mulheres, disseram que tem medo de perder o emprego caso venha engravidar, ou seja, se uma mulher que trabalha em serviços contábeis para empresas, por exemplo, a mesma pensa duas vezes antes de ter um filho. 


Analisamos que, com tantas pressões que a mulher sofre, e que por ser considerada multitarefas, é necessário um repouso para pensar em si própria, e obviamente, cuidar de si mesma. Abaixo, levantamos 6 dicas para que você possa seguir. 

  1. Tire alguns minutos para descansar

Sempre que perceber que, em algum momento do dia, não seja necessário fazer nada, aproveite e não faça absolutamente nada. Descanse, e se possível, deite o seu corpo para que o descanso seja completo. 

  1. Faça um passeio

No dia a dia, é praticamente impossível fazer uma viagem longa. Se for o caso, faça um passeio pelo seu bairro, aproveite as distrações que a rua oferece, e esclareça a mente para mandar embora o estresse acumulado. 

  1. Leia um livro

Os livros têm o poder de fazer com que a mente fique entretida por várias horas, e além disso, tem um potencial muito grande de aprimorar o nível de raciocínio da mente humana. Nesta parte, podemos incluir também as músicas, então vale a pena deitar e escutar aquela música relaxante. 

  1. Fique longe do computador

Atualmente, é comum que muitas pessoas saem do trabalho e já vão ligando o computador para resolver problemas, ou buscar outro tipo de entretenimento. Procure evitar essa mania, porque esse hábito tende a manter a mente acelerada. 

  1. Pratique meditação

Algumas atividades possuem a capacidade de promover o bem interior. É o caso da meditação, que trabalha diretamente na mente, e consequentemente nas condições físicas. 


Por exemplo, trabalhos que envolvem força braçal, como higienização de aeronaves, é super indicado para atividades como a meditação para preservar o bem-estar interno. 

  1. Procure dormir bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que uma pessoa consiga lidar com todas as atividades do dia a dia. Entre as dicas para ter um ótimo sono, procure usar roupas leves, e tenha no mínimo, 8 horas de sono. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Se ficarmos vivendo de acordo com que a sociedade espera , trabalhando , fazendo mil coisas ao mesmo tempo ainda se preocupar em ter um corpo de acordo com os ditos padrões exigidos pela mídia só vai levar a um grande stress. Primeiramente temos que nos amar e nos respeitar. Respeitar o nosso tempo aceitar quem é como somos .O resto é bobagem
    Tudo passa .o tempo passa e bora ser feliz do jeito que somos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, esclarecedor e importante esse artigo.
    Jayane como sempre foi cirúrgica

    ResponderExcluir
  4. Ler um texto tão grandioso assim, só nos permite pensar que não somos multi tarefas, somos muitas vezes, na maioria das vezes, sobrecarregadas e isso não é bonito de jeito nenhum!
    Mãe, esposa, avó, empreendedora, dona de casa, professora. E ainda sim, viver de acordo com tantas regras.
    As vezes, a gente tem que ligar o botão do F grandão e dedicar um tempinho a nós, sozinhas com a gente mesma.
    Amei, amei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! Texto muito consciente e necessário! Mulher multitarefas é eufemismo puro, né? O termo correto deveria ser mulher sobrecarregada. Essa pressão afeta nossa saúde física e mental.

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Que texto maravilhoso! O conceito de mulher multitarefa, mas a realidade é que somos sobrecarregadas com muitos afazeres, mas temos que tirar um tempo pra nós e deixar tudo pro lado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy
    O conceito de mulher multitarefa é uma armadilha que nos mulheres caímos pra nos enganar e jogarem tudo pra cima da gente, vejo umas mulheres, parentes, que estão tão sobrecarregadas que a qualquer momento elas vão surtar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. É um absurdo até hoje a mulher ter a obrigação de dar conta de tudo, e ainda estar bonita, bem disposta e aparentemente feliz.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Verdade, exigir demais de qualquer pessoa - seja homem ou mulher - afeta bastante o estado físico e emocional da pessoa... A sociedade tem que entender que a mulher não é uma máquina.
    Muito interessante o texto.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, miga
    Ai que texto importante!
    Ter multitarefas tem me deixado doente, principalmente psicológicamente, e demorei para entender que eu não sou fraca por não estar aguentando.
    A verdade é que mais uma grande e horrível imposição às mulheres, nada mais.
    Precisamos descansar também, só assim produziremos com qualidade.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy