Olá alegres e felizes!
Manter-se saudável está no topo da lista de prioridades de quase todos, e nossas escolhas diárias podem determinar o quão saudáveis somos.
Nem tudo está sob nosso controle, mas os hábitos e abordagens que adotamos em relação à nossa saúde muitas vezes podem fazer a diferença entre ser saudável e não ser saudável.
As duas áreas sobre as quais temos mais controle são nossa dieta e exercícios. Ambos podem ter efeitos enormes na saúde geral e podem ser alguns dos principais fatores na prevenção de doenças e outras complicações mais tarde na vida.
Além disso, a atividade física melhora particularmente a função e os resultados relacionados ao cérebro e a realização de outras atividades como a fisioterapia para bursite, podem melhorar a qualidade de vida.
Sendo assim, o artigo de hoje trouxe dicas incríveis sobre como manter uma alimentação saudável, tornar a prática de exercício físico um hábito e os principais benefícios de tudo isso. Não deixe de conferir!
Dicas para manter a alimentação saudável
Uma dieta saudável deve consistir em frutas, vegetais, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras. Além de comer bem, você também deve minimizar o consumo de colesterol, sódio, açúcar e gordura saturada.
1. Baseie suas refeições em carboidratos ricos em fibra de amido Os carboidratos amiláceos devem constituir um pouco mais de um terço dos alimentos que você ingere. Eles incluem batatas, pão, arroz, macarrão e cereais. Escolha variedades mais fibrosas ou integrais, como massa integral, arroz integral ou batatas com casca. Eles contêm mais fibras do que carboidratos ricos em amido brancos ou refinados e podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. Tente incluir pelo menos 1 alimento amiláceo em cada refeição principal.
2. Coma muitas frutas e vegetais É recomendável comer pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias. Eles podem ser frescos, congelados, enlatados, secos ou em suco. Ter uma máquina extratora de suco de laranja pode ser uma ótima escolha nesse sentido. Uma porção de frutas e vegetais frescos, enlatados ou congelados é de 80 g. Uma porção de frutas secas (que deve ser guardada até a hora das refeições) é de 30 g. Um copo de 150ml de suco de fruta, suco de vegetais ou smoothie também conta como 1 porção, mas limite a quantidade a não mais que 1 copo por dia, pois essas bebidas são açucaradas e podem danificar seus dentes.
3. Coma mais peixes, incluindo uma porção de peixes gordurosos O peixe é uma boa fonte de proteínas e contém muitas vitaminas e minerais. Procure comer pelo menos 2 porções de peixe por semana, incluindo pelo menos 1 porção de peixe gorduroso. Peixes gordurosos são ricos em gorduras ômega 3, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Os peixes gordurosos incluem:
● Salmão;
● Truta;
● Arenque;
● Sardinhas;
● Sardinhas;
● Cavalinha.
Você pode escolher entre frescos, congelados e enlatados, mas se lembre de que peixes enlatados e defumados podem ser ricos em sal.
4. Reduza a gordura saturada e o açúcar Existem 2 tipos principais de gordura: saturada e insaturada. O excesso de gordura saturada pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Em média, os homens não devem ingerir mais do que 30 g de gordura saturada por dia. Em média, as mulheres não devem ingerir mais do que 20 g de gordura saturada por dia.
Tente reduzir a ingestão de gordura saturada e, em vez disso, escolha alimentos que contenham gorduras insaturadas, como óleos vegetais, peixes oleosos e abacates. Para uma escolha mais saudável, use uma pequena quantidade de óleo vegetal ou de oliva.
Por sua vez, alimentos e bebidas açucaradas costumam ser ricos em energia (medidos em quilojoules ou calorias) e, se consumidos com muita frequência, podem contribuir para o ganho de peso. Eles também podem causar cáries e desenvolver diabetes 2.
Açúcares livres são quaisquer açúcares adicionados a alimentos ou bebidas, ou encontrados naturalmente no mel, xaropes e sucos de frutas sem açúcar e vitaminas. Você pode ler na caixa para pizza pré-assada ou do hambúrguer sobre a tabela nutricional.
Este é o tipo de açúcar que você deve reduzir, em vez do açúcar encontrado nas frutas e no leite. Os rótulos dos alimentos podem ajudar. Use-os para verificar a quantidade de açúcar que os alimentos contêm.
5. Coma menos sal: não mais do que 6 g por dia para adultos
Comer muito sal pode aumentar sua pressão arterial. Pessoas com pressão alta têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um derrame. Mesmo se você não adicionar sal à comida, você ainda pode estar comendo muito.
Cerca de três quartos do sal que você ingere já está na comida quando você a compra, como cereais matinais, sopas, pães e molhos. Use rótulos de alimentos para ajudá-lo a reduzir. Mais de 1,5 g de sal por 100 g significa que a comida é rica em sal.
6. Não fique com sede Você precisa beber muitos líquidos para evitar que fique desidratado.
A recomendação é de 6 a 8 copos todos os dias. Isso é adicionado ao fluido que você obtém dos alimentos que ingere.
Todas as bebidas não alcoólicas contam, mas água, leite com baixo teor de gordura e bebidas com baixo teor de açúcar, incluindo chá e café, são escolhas mais saudáveis. Você pode pensar em locação de máquina de café e chocolate para ajudar.
Tente evitar sucos açucarados e refrigerantes, pois são ricos em calorias. Eles também são ruins para os dentes. Mesmo os sucos de frutas sem açúcar e os smoothies contêm alto teor de açúcar livre.
7. Não pule o café da manhã
Um café da manhã saudável com alto teor de fibras e baixo teor de gordura, açúcar e sal pode fazer parte de uma dieta balanceada e pode ajudá-lo a obter os nutrientes de que precisa para uma boa saúde.
O café da manhã funciona como o desembaraço aduaneiro de mercadorias do seu dia, ou seja, organiza o seu corpo para as funções do dia. Portanto, não pule essa refeição!
Dicas para práticas de exercício regulares
Além da dieta, exercícios físicos regulares podem contribuir significativamente para sua saúde. Portanto, confira dicas para tornar o exercício um hábito.
Faça exercícios com um amigo
A coletividade estimula mutuamente os humanos a realizarem atividades. Sendo assim, você deve encontrar um parceiro de treino que possa ajudar a mantê-lo no caminho certo e motivá-lo a sair pela porta.
Experimente um pedômetro
Contadores de passos (pedômetros) são uma maneira fácil e barata de se motivar para ser ativo. Trabalhe até 10.000 passos por dia, por exemplo, ou estabeleça uma meta de passos diários que mais lhe for interessante.
Desligue a TV, o computador e o smartphone
Reduzir o tempo de tela é uma ótima maneira de reduzir o seu "tempo sentado". Em vez disso, desloque-se, visitando o ginásio ou mesmo limpando a casa. Você pode pensar em aluguel de cones de sinalização para praticar seu exercício em casa mesmo.
Transforme o tempo de descanso em tempo de ajuste
Tente combinar o exercício cardiovascular com uma atividade sedentária que você já pratica. Por exemplo, tente fazer exercícios simples enquanto assiste à TV ou defina um lembrete no trabalho para se levantar e caminhar alguns minutos a cada hora. Isso é especialmente válido se você faz um curso de piloto privado a distancia ou outro curso de casa. Separe um tempo para esticar as pernas e fazer algum exercício.
Inscreva-se para uma aula
Confira a programação do curso de ginástica em sua academia local ou centro comunitário, ou a programação de aulas de dança ou yoga em um estúdio próximo. Você pode descobrir que ter a estrutura de uma classe o ajuda a manter no caminho certo.
Planeje exercícios no seu dia
Reserve um tempo específico em sua agenda para se exercitar e coloque-o em seu cronograma. O planejamento funciona como aquele executado para impressora 3D odontologia, por exemplo, você estabelece parâmetros para que tudo dê certo.
Recompense-se
Estabeleça metas de curto prazo - e se recompense por alcançá-las. Tente ter como alvo um evento específico, como uma corrida de rua ou uma caminhada para caridade, para participar - isso pode ajudar a mantê-lo motivado.
Benefícios de uma vida saudável
O impacto na saúde de comer uma dieta saudável e ser fisicamente ativo não pode ser subestimado. Juntos, uma dieta saudável e atividade física regular podem ajudar as pessoas a:
● Alcançar e manter um peso saudável;
● Reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames;
● Reduzir o risco de certas formas de câncer;
● Fortalecer músculos, ossos e articulações;
● Melhorar o humor e o nível de energia.
O principal benefício de uma dieta saudável e atividade física é a redução do risco de obesidade. A obesidade é um importante fator de risco para vários dos problemas de saúde e doenças crônicas mais graves da atualidade.
Como vimos, uma vida saudável pode ter diversos benefícios. Sendo assim, busque sempre a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável e aumente sua expectativa de vida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Ah Rudy..passou dos "enta", tudo é mais complicado rs
ResponderExcluirEu tenho 47 anos e como vivo com muitos problemas de falta de saúde, já tenho que me cuidar mais.
Tipo, tenho somente um rim, aí a água é mais que a de todo mundo e quando não consigo tomar, suplemento com chás(sem açúcar)
E quase não como arroz e carboidratos. O ruim nisso tudo é que não como feijão há 30 anos rs aí a anemia me pega gostoso.
Vivo tomando injeções de ferro na veia para tentar equilibrar, já que não sou aquela fã assumida de carnes.
Este texto vou guardar!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Rudy
ResponderExcluirAtividade física não é meu ponto forte, pois não curto, agora uma alimentação saudável eu já pratico, como pouco sal e pouco açúcar, raramente tomo refrigerante e como fritura, como bastante frutas e verduras, prefiro alimentos integrais e orgânicos.
Bjs
ola
ResponderExcluirAdmito que preciso praticar algum tipo de atividade fisica,a que mais gosto e´ a caminhada e tambem diminuir a ingestão de doces .Sou igual a formoga ,adoro um doce ,
Mais uma excelente matéria da Jayane.
ResponderExcluirE um tapa na cara pra mim.
Um dos meus objetivos em 2022 é dar mais atenção a esse setor