Páginas

28/02/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #30 - JAYANE MIRANDA - Diferenças dos cabelos do 2a até o 4c: como este conhecimento pode auxiliar no melhor cuidado

 Olá alegres e felizes!





Cuidar dos cabelos é uma atividade que exige bastante atenção por parte das pessoas, visto a importância que essa parte do corpo tem para a construção de um visual único para os indivíduos, tratando-se de um elemento importante para sua identidade.


Até mesmo a falta de cabelo é responsável pela criação dessa identidade visual dos indivíduos, com a opção pela cabeça raspada trocando-se hoje uma opção tanto para homens como para mulheres, dentre outras opções de cortes disponíveis.


O mais importante é garantir com que o modelo de corte escolhido esteja alinhado às características físicas das pessoas, assim como os seus objetivos estéticos, de forma a se certificar de que essa arrumação do seu cabelo combine com o perfil do sujeito.


Já que esse corte ou arrumação específica será responsável pelo visual que será estampado no rosto do indivíduo, com uma fotografia em particular que será enviada para uma empresa de cracha, no qual será produzido esse objeto de identificação.


Algo de importância até mesmo para a autoestima do indivíduo, já que ninguém gostaria de andar todos os dias em seu ambiente de trabalho com uma foto ruim pendurada em seu pescoço. Existindo uma preocupação em cuidar de seu visual antes de tal fotografia.


Com base nisso, a arrumação do seu cabelo acaba ganhando um destaque especial, sendo algo tão importante para a criação do seu visual. O que leva as pessoas a perderem horas do seu dia mexendo nos seus fios, para garantir que eles beneficiem a sua aparência.


Isso dentro de uma sociedade no qual a questão visual supera as necessidades das pessoas, sendo visto até mesmo como uma ferramenta importante para o mercado de trabalho. Principalmente por quem lida com o público, como uma empresa de recepção.


Após um grande período de luta das pessoas para que suas diferenças e riquezas populares fossem reconhecidas, vem existindo uma abertura maior tanto da sociedade como do mercado em relação aos tipos diferentes de cabelo.


Incluindo a comercialização de produtos para os mais diferentes tipos de fios, juntos à sua organização natural. O que resulta em uma necessidade específica por parte das pessoas, que é o fato de conhecer a fundo em qual modelo se encaixa o seu cabelo.

A importância de conhecer o seu cabelo

Os profissionais de saúde com frequência são vistos em meios de comunicação falando sobre a relevância de conhecer o seu corpo, para que assim seja possível ter um controle melhor sobre o mesmo, além do conhecimento caso algo de diferente surja.


O que pode facilitar no processo de identificação de possíveis doenças, ou até mesmo algum nível específico que deve ser reduzido, com base nos impactos que o mesmo vem trazendo ao seu corpo. O que muitos esquecem é que o cabelo faz parte do seu corpo.


Com o surgimento de sintomas de fios quebradiços, por exemplo, pode ser um sinal de clara falta dos nutrientes no corpo do indivíduo. Fora outras questões que podem ser constatadas apenas ao olhar para a qualidade dos seus fios de cabelo.


O mesmo tipo de percepção que pode ser tida por um profissional estético, cujo primeiro passo para iniciar um tratamento é justamente o de conhecer em qual tipo se encaixa o seu cabelo de forma natural, ou seja, sem a aplicação de nenhum produto químico.


Da mesma forma com que uma administração de obras precisa conhecer o chão de um terreno, antes de levar qualquer tipo de edificação nesse espaço. Sendo preciso fortalecer tal solo previamente, para que futuramente possa ser feita algum tipo de intervenção ali.


O mesmo pode ser dito sobre o seu cabelo. No qual é necessário conhecer o seu cabelo de forma profunda, para que seja possível iniciar um processo de autocuidado adequado. Seja por meio de um tratamento estético ou pelos simples cuidados diários.


Isso porque cada tipo de cabelo exige uma variedade específica de produtos, como cremes, shampoos e condicionadores. Até um pente e a forma como o seu cabelo é arrumado pode ter variações diferentes, com base não só na tonalidade, mas no tipo de fios.


Pois da mesma forma com que um distribuidor de baterias trabalha com a oferta materiais específicos para cada atividade, já que cada maquinário ou dispositivo exige um sistema particular de bateria, o seu cabelo também precisa dos materiais de cuidado adequados.


Existindo popularmente quatro tipos de organização natural dos fios, que se concentram entre:


  • Liso;

  • Ondulado;

  • Cacheado;

  • Crespo.


Com cada modelo exigindo um tratamento estético completamente diferente entre si, por mais que alguns desses tipos dividam certos traços em comum, como a presença de cachos em todos os formatos, com exceção do cabelo.


Baseado nisso, os profissionais de beleza desenvolveram um sistema de diferenciação capilar baseado em um sistema de letras, onde o A se associa com uma ondulação mais solta, o B em uma organização mais definida e o C em algo de menor comprimento.


Um sistema de características a ser levado em conta tanto pelos indivíduos como para quem trabalha para o mercado publicitário, com a contratação de uma modelo adequada para estampar uma campanha em um balão publicitário.


A questão é que a organização dos fios é muito mais ampla do que alguns costumam acreditar, existindo um sistema de combinação entre tais características citadas e o modelo de cabelo, principalmente quando ele parte de um sistema cacheado, crespo e/ou ondulado.

Os diferentes tipos de cabelo

De forma a facilitar o trabalho realizado por cabeleireiros e profissionais da beleza, foi-se desenvolvido um sistema de diferenciação capilar que parte de um sistema que parte do chamado 1a até o 4c.


Como o modelo 1 está associado ao cabelo liso, cujo tratamento é mais simples e fácil de ser encontrado no mercado, exigindo um trabalho menor por parte de quem possui tal tipo de fios, é mais importante falar das possibilidades que vão do 2a ao 4c.


Envolvendo um tipo de tratamento específico para cada um dos modelos específicos. Com produtos que hoje se destacam nas prateleiras das lojas especializadas com uma  impressão adesivo personalizado, a destacar ao qual fio se destina este material.


Sendo eles:

Cabelo tipo 2 - Ondulado

Os cabelos ondulados se destacam por suas raízes mais lisas, com algumas ondulações sendo apresentadas à medida em que o seu crescimento se expande. O 2a, por exemplo, se associa muito ao cabelo liso, sendo fácil de modelar.


As diferenças são mais perceptíveis em cabelos grandes, nos quais as ondas começam a ficar perceptíveis. Enquanto o 2b possui ondas mais marcantes, mas que ainda não chegam a ser cachos, diferente do que acontece com o 2c.


Neste último os fios de cabelos são mais grossos, com a formação de alguns cachos, resultados das ondas mais marcantes e do volume mais apresentado.

Cabelo tipo 3 - Cacheado

Os cachos estão cada vez mais em alta no mercado, presentes nas passarelas, nos filmes, nas novelas e até mesmo em anúncios comerciais dos mais variados serviços, como em uma propaganda de um equipamento de climatização de ambientes.


Indo contra o preconceito que faziam as mulheres tentarem desfazer os seus cachos por meio de tratamento químicos, amplificando o problema de frizz, uma situação natural que costuma estar associada aos cachos em dias úmidos.


Nessa diferenciação estão os fios 3a, com cachos abertos, definido e pesados; 3b, com cachos ainda maiores, com mais volume; e 3c, no qual eles se encontram mais encolhidos e fechados, com fio grosso que traz muitas similaridades com o cabelo de modelo crespo.

Cabelo tipo 4 - Crespo

Falando do cabelo crespo, esse modelo é popularmente chamado de cabelo afro, diante de suas raízes africanas. Um modelo de fio mais frágil e que necessita de uma boa hidratação capilar, de forma a destacar a beleza natural desse estilo de cabelo.


O fio 4a é bastante parecido com a última variação do cabelo cacheado, contando apenas com um fio mais grosso. O 4b possui mechas em formato parecido com a letra Z, tendo uma definição menor, diferente do 4c, com cachos praticamente imperceptíveis.


Por isso, é importante conhecer o seu tipo de cabelo, para que a partir disso seja possível optar pelo tratamento adequado aos seus fios.

Como cuidar do seus cabelos de forma correta

Da mesma forma com que uma empresa de limpeza deve trabalhar com os materiais adequados para a limpeza de diferentes espaços, os cuidados com  seu cabelo também exigem o produto capilar adequado, desenvolvido para o seu estilo de fios.


Uma das funções desses produtos é cuidar da hidratação do seu cabelo, já que cada estilo exige um tratamento adequado, principalmente os fios crespos, no qual essa hidratação constante é ainda mais necessária.


O mesmo para o pente e os modelos de arrumação a serem adotados, já que estilo de cabelo pode resultar em um conjunto variado de penteados, criando uma identidade específica para os seus usuários.


Sendo preciso apenas descobrir qual modelo de arrumação capilar melhor combina com o seu rosto, com um cabelo bem tratado podendo otimizar o seu visual como um todo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




7 comentários:

  1. Mais um excelente texto da Jayne Miranda,o que percebo ataualmente é que as pessoas estão aceitando de forma positiva os seus tipos de cabelo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que meu cabelo seja crespo. Agora que entendi, vou procurar produtos que se adequem a ele

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    verdade até pouco tempo era raro ver mulheres com cabelo natural, sendo ele cacheado ou crespo, na mídia em geral, produto específico pra esse tipo de cabelo então, nem pensar; acho que meu cabelo é tipo 3a, ele bem cacheado e fino, excelentes dicas pra cuidar bem dos cabelos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela sua publicação! :)
    -
    Mas, o que importa o carnaval lá fora?

    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Meus cabelos são oleosos, tenho que lavar a cada dois dias e ainda por cima ele é muito armado, não é liso nem ondulado, uma luta para ficar bonito, só com muita hidratação! Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. Puxa Rudy, que post necessário.
    Eu admito que nunca fui muito de cuidados com os cabelos. Sou o tipo que lava e amarra rs
    Mas os fios começaram a cair em pencas com o uso de medicamentos e a depressão.
    Junto veio uma anemia que só fez as unhas ficarem quebradiças e os cabelos ficarem até com falhas.
    Por isso,já apaixonada pelas dicas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  7. Eu brinco que cabelo é igual capim: cresce rápido e o tempo todo. Por isso dá pra brincar com o corte e as cores.
    De tempos em tempos mudo o tamanho e a cor dos meus.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy