Páginas

30/05/2022

RESENHA #18 - “VIDAS NEGADAS” - GHOST WRITER (ARTUR SALLES)

 

LIVRO:  “VIDAS NEGADAS”

AUTOR: GHOST WRITER (ARTUR SALLES)

EDITORA: AMAZON (INDEPENDENTE)

 PÁGINAS –48

  EDIÇÃO 2022

CATEGORIA: RELACIONAMENTOS FAMILIARES

ASSUNTO: RELACIONAMENTO/FAMÍLIA

ISBN: B0B1QNXKKK




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“E AS VERDADEIRAS RAZÕES PARA TAMANHA FRUSTRAÇÃO ESTAVAM LOGO ALI NO CÔMODO AO LADO, FAZENDO ELABORAÇÕES ABSURDAS E FORMULANDO PLANOS PARA SUAS VIDAS QUE A ELES NÃO PERTENCIAM.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Um rapaz de costas, olhando pela janela jovens sentados em um gramado verdejante e luz solar,  com um casal atrás dele.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é em terceira pessoa com um narrador onipresente e muitos diálogos complementares que mostram os sentimentos dosinterlocutores.

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

SINOPSE:

 

Um narrador onipresente percorre  todas as nuances de uma narrativa de medo meticulosamente impetrada em dois jovens inexperientes. Um isolacionismo social levado ao extremo e camuflado de amor e preocupação parentais. Um plano de fuga, alicerçado numa busca por uma pseudoliberdade, cerceando o direito de viver de dois adolescentes. O mundo descrito como um grande inimigo e, como consequência, os indivíduos categorizados de acordo com o seu grau de inoportunidade social.

A narrativa foca em dois adolescentes aprisionados por retóricas erráticas, mas a contundência do comportamento daqueles responsáveis pelo cárcere psicológico e emocional no qual os jovens se encontram acaba assumindo um maior protagonismo. De forma intencional, os verdadeiros protagonistas sofrem um ofuscamento de suas personalidades de forma a reproduzir com precisão a posição deles nos contextos familiar e social.

 

 

CITAÇÃO:

” “CANSEI DE TANTA HUMILHAÇÃO. SÃO PRESENTES DESCABIDOS, COBRANÇAS DESNECESSÁRIAS, MEDOS IRRACIONAIS. DE AGORA EM DIANTE, EU VOU MANTER TODOS OS ASPECTOS DA MINHA VIA, INCLUINDO TODOS À MINHA VOLTA, SOB TOTAL CONTROLE. TOTAL CONTROLE,” AFIRMA COM DETERMINAÇÃO O JOVEM DE APENAS DEZESSETE ANOS.” (PÁG 48)

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

Muitos estudiosos dizem que somos parte da criação familiar, vivências sociais e personalidade inata.

O livro traz uma realidade familiar deturpada por pais que trazem um medo exacerbado sobre como os filhos devem ser educados diante de uma sociedade consumista, perniciosa, informatizada e na visão deles, perniciosa e altamente perigosa.

Priva os filhos do convívio amplo com a sociedade e outros de sua própria idade, controlando-os de maneira extrema, privando-os de experimentações e até de alimentação com a desculpa de educa-los de forma correta diante da visão deles, que inclusive traz muita hipocrisia, pois vivem de forma totalmente diferente da que educam os filhos.

O livro é revoltante em vários aspectos e traz uma crítica intrínseca sobre a criação dos filhos, da sociedade e mostra o que pode advir dessa criação tosca.

A leitura é rápida por se tratar de um conto, porém tão intenso que se torna profunda e altamente reflexiva.

Recomendo leitura para todos.

 

NOTA : 4,50 DE 5,00








 

SOBRE O AUTOR:


 

É um cidadão soteropolitano e o filho mais novo de quatro irmãos. Praticante amador de natação, corrida e tênis, tendo realizado algumas coberturas de torneios tenísticos para sites especializados nessa modalidade. Artur atua como investidor da Bolsa de Valores (B3) nos segmentos à vista, a termo e futuro desde 2007, tendo sido colaborador de inúmeros sites, dentre eles: “Exame Mercados” e “Dinheirama”.


LIVRO DISPONIZADO PELO AUTOR.


LIVRO DISPONÍVEL NO KINDLE UNLIMITED.


CHEIRINHOS
RUDY




8 comentários:

  1. Ótima resenha Rudy
    Gostei das suas colocações e embora seja um conto o autor soube trazer temas bem
    Importantes.

    ResponderExcluir
  2. um conto curto porém que trata de uma temática interessante e importante

    ResponderExcluir
  3. Temas pesados em um livro que cheira a um conto, mas não por isso, com menos intensidade.
    Aliás eu senti bem o contrário: o autor conseguiu colocar uma dose generosa de sentimentos dentro das páginas.
    Com certeza se puder, quero ler!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Muitos pais deveriam ler e tirar lições, pois privam seus filhos de terem suas próprias vidas. Proteger demais também é ruim.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Esse conto me parece ser muito intenso e bem reflexivo, se tiver oportunidade com certeza gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Leitura com temática bem interessante, criação de filhos é uma realidade bem complicada. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Confesso que o tema abordado em Vidas Negadas - criação dos filhos - não é um assunto que desperte o meu interesse... Mas gosto de contos, se a oportunidade surgir leria com certeza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Definitivamente uma leitura para lá de reflexiva, durante a resenha foi impossível não associar a história com alguns casos que acontecem aqui na escola onde eu trabalho.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy