Páginas

25/06/2022

DIVULGAÇÃO CULTURAL #28 - CATARSE - Entre história, arte e projetos que mostram muito além do que nosso rio pode ver

 Olá alegres e felizes!


Logo News do Catarse
 
Os projetos desta semana refletem a intensa mudança social através da criatividade. Viaje através do tempo em histórias que marcaram a geração do movimento negro e cartas que mostram porque deveriam estar em evidência com representações femininas e de autoconsciência. Tem também aqueles projetos que ilustram a nossa própria sombra e outros que denunciam um rio de sangue. Entre história, arte que empodera e projetos que mostram muito além do que nosso rio pode ver, vem com a gente conferir os destaques do Catarse! 
Projeto financiamento coletivo
 
O projeto da editora Pinard destaca a trajetória de Langston Hughes (1902-1967), homossexual, poeta, ativista social, novelista e dramaturgo, que abalou as estruturas da arte americana com o manifesto O Artista Negro e a Montanha Racial. Hughes também liderou o movimento “O Renascimento do Harlem”, tido como o motivo para o florescimento da vida intelectual, literária e artística negra, responsável também em promover a liberação de diferentes sexualidades entre artistas negros. Clique aqui para conhecer e apoiar o projeto! 
Divider Catarse Coração
Projeto financiamento coletivo
Cansada da herança cultural em todos os baralhos em que o Rei sempre vale mais que a Rainha, uma holandesa decidiu intervir, criando o "Baralho Sem Gênero", que substituiu as figuras do Rei, Rainha e Valete por 11, 12 e 13. Agora, a ideia do baralho ganha vida em terras brasileiras pela COPAG, que em parceria com a El Cabriton, convidou diversos artistas para ilustrar cada uma das cartas. Um projeto que não apenas quebra convenções, como usará o valor arrecadado para apoiar a Casa1, centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBTQIA+. Clique aqui para conhecer, apoiar esse projeto revolucionário e garantir o seu baralho!
Divider Catarse Coração
Projeto financiamento coletivo
 
O projeto Biografêmeas: baralho de memórias traz ao Catarse o Baralho Feminista feito a partir de histórias de vida de mulheres. Ao lado da designer Mariana Coelho, a artista, atriz e escritora Sandra Lessa segue sua busca em reivindicar uma estética política e poética de reinvenção da figura feminina. Serão 52 cartas coloridas do oráculo com corte de baralho, além de um livreto com as mitopoéticas em formato bilíngue (português/inglês) e um saquinho de pano para guardá-lo. Confira esse projeto desenvolvido por mulheres e garanta o seu baralho poético!
Divider Catarse Coração
Projeto financiamento coletivo
 
Tarô das Sombras chega ao Catarse pela Editora Via Sestra como uma ferramenta de exploração das áreas da psique. Através das ilustrações das cartas e das orientações fornecidas no livro, a artista e socióloga Linda Falorio (1949-2022) buscou criar uma experiência transformadora de autoconsciência, que conduzem o observador às regiões inexploradas da geografia psíquica. A segunda edição terá 78 cartas e será limitada, com 500 exemplares do baralho. Clique aqui para conhecer o projeto e garantir o seu deck do Tarô das Sombras! 
Divider Catarse Coração
Projeto financiamento coletivo
 
Escrito pelo professor, escritor e linguista Gabriel Nascimento, o livro O rio do sangue dos meninos pretos denuncia o genocídio de pessoas negras através de uma distopia aterrorizante. A obra chega ao Catarse pelo Grupo Letramento e conta a história de TioZito, Maria Raimunda e Rita, três sem-cor que, após acharem o corpo assassinado de um velho conhecido, decidem fugir como se soubessem que também seriam mortos. Clique aqui para conhecer essa necessária história e apoiar o projeto!
Divider Catarse Coração
Lance sua campanha no Catarse
 
Lance sua campanha no Catarse!
Aprenda como
FacebookTwitterInstagram
Siga o Catarse nas redes!


cheirinhos

Rudy






6 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Nossa a Catarse sempre com projetos super interessantes, sucesso para todos. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Através do Catarse podemos ver quantos projetos incríveis que não tem a oportunidade de chegar às editoras, pois essas dão preferências à nomes já conhecidos que terão mais chances de emplacar uma venda ampla.

    ResponderExcluir
  3. Bem diferente o Baralho Pride, só não acho que agradará tanto os jogadores antigos acostumados ao tradicional.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. excelentes projetos, sorte a todos

    ResponderExcluir
  5. E mais uma vez tem projeto para todos os tipos de gosto e bolsos!!!
    E quem ganha com tudo isso, somos todos nós, entre autores e sonhadores até nós, ajudantes e leitores!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Como sempre projetos muito interessantes, muito sucesso a todos eles!!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy