14/06/2018

RESENHA #34 - ”O DETETIVE PARKER PYNE” - AGATHA CHRISTIE


LIVRO: ”O DETETIVE PARKER PYNE”
TÍTULO ORIGINAL: “PARKER PYNE INVESTIGATES”
AUTORA: AGATHA CHRISTIE
TRADUÇÃO: CARMEN BALLOT
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
PÁGINAS – 192
  EDIÇÃO 2005
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ASSUNTO: FICÇÃO/SUSPENSE
ISBN: - 978-85-2091-810-4



CITAÇÃO:

“[...] Pagaria por uma operação. A felicidade é tão importante quanto a saúde do corpo.” (pág. 10)

“[...] – As mulheres não devem mais tolerar o ciúme masculino em nossos dias.” (pág. 13)

“- Claude, meu caro, você praticou uma boa ação. Deu a uma mulher infeliz o que todas as mulheres precisam: um romance. Uma mulher pode destruir uma paixão e não aproveitar nada de bom dela, mas um romance pode ser guardado com carinho e relembrado por muitos anos. Eu conheço a natureza humana, meu jovem, e posso lhe garantir que uma mulher alimentará um romance por muitos anos – pigarreou. – Cumprimos om pleno êxito nossa missão com a Sra. Packingtom.” (pág. 20)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Totens gigantes em um câmara antiga.
Confesso não ter entendido bem o sentido dessa capa.
Feita por: Daniela Fechheimer.

NOTA: 4,00 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As páginas são brancas com letras abaixo da média que dificultam a leitura.
Conteúdo: sumário; doze capítulos apenas com títulos.
A diagramação é pobre, porém como é livro de bolso, torna-se razoável.
Edição: Izabel Aleixo e Daniele Cajueiro.
Diagramação: Futura.
Produção gráfica: Lígia Barreto Gonçalves.

NOTA: 3,50 de 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em terceira pessoa desconhecida.
Diálogos dinâmicos e alguns hilários de fácil entendimento.
A linguagem acessível e flui com rapidez.
Como a edição que li é anterior a nova ortografia, existem muitos erros de ortografia e concordância. Merecia uma atualização.
Revisão de tradução: Marta Schmidt.
Revisão: Eni Valentim Torres e Léia Elias Coelho.

NOTA: 3,50 de 5,00

CITAÇÃO:

“- Aqui no Ocidente tratam apenas do corpo. O corpo é apenas o instrumento. Nele se toca uma melodia. Pode ser uma melodia triste, deprimente. Pode ser uma melodia alegre, cheia de encantos. É esta última que lhe darei. A senhora tem dinheiro. Deve gastá-lo e tirar proveito dele. A vida valerá novamente a pena ser vivida. É fácil... fácil... tão fácil...”(pág. 87)

“- O que é a verdade? – disse Parker Pyne. – Em minha experiência, é geralmente ela que entorna o caldo! É um axioma fundamental da vida de casado: você precisa mentir para uma mulher. Elas gostam disso! Vá e seja perdoado, menino. E viva feliz para todo o sempre. Sou capaz de adivinhar que sua mulher vai sempre ficar de olho em você toda vez que uma mulher bonita se aproximar... alguns homens se aborreceriam, mas eu garanto que você não vai se importar.” (pág. 113)

SINOPSE:

“Na página de classificados do The Times, um anúncio insiste em provocar curiosidade nos leitores: "VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE". Depois de 35 anos compilando estatísticas em uma repartição pública, o detetive Parker Pyne decide empregar seu conhecimento de forma inovadora: salvando casamentos, acrescentando aventura ou dando sentido à vida de seus clientes. No lugar de crimes insolúveis, ele se dedica a investigar os recônditos do coração humano. Porém seus talentos não se restringem a seu escritório; quando viaja de férias, incógnito, o consultor sentimental é forçado a usar seu conhecimento da natureza humana para enfrentar ladrões, e até mesmo desvendar assassinatos.

Publicado primeiramente em 1934, o livro reúne catorze histórias protagonizadas por este improvável detetive.”

CITAÇÃO:

“-Mas é o que todos dizem que sou, suponho. Tolas! É preciso gente de todos os tipos para se formar o mundo. Sou absolutamente feliz!” (pág. 140)

“- Há os homens arrogantes. Grite mais alto que eles...e eles lhe obedecerão. Há homens contraditórios. Intimide-os na direção oposta à que você quer que eles sigam. Enfim, há os impressionáveis, o tipo mais comum de todos. São pessoas que viram um automóvel porque ouviram uma buzina: que vêem o carteiro porque ouviram um barulhinho na caixa do correio; que vêem uma faca num ferimento porque se disse que alguém foi apunhalado; ou que ouviram uma pistola se alguém disser que um homem levou um tiro.” (pág. 152)

RESUMO SINÓPTICO:

O Detetive PARKER PYNE foi funcionário do governo por 35 anos e quando se aposentou, não conseguiu parar. Colocou um anúncio chamativo no jornal que intrigava as pessoas: "VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE". E como muitas pessoas não se consideram felizes, o procuravam. Ele se considerava conhecedor da natureza humana e de uma forma ou de outra, conseguia resolver os problemas apresentados que íam de salvar casamentos, acrescentando aventura até dar sentido à vida de seus clientes. Não tinha interesse financeiro, cobrava o mínimo apenas para cobrir os custos da ‘atividade’ que resolveria os problemas das pessoas e as levariam a felicidade.
O livro reúne histórias interessantes e algumas até engraçadas, inclusive uma quando ele está de férias e acaba resolvendo um assassinato. Mesmo transformando-se em consultor sentimental, os crimes não ficam longe dele.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Acredito já ter falado que estou fazendo  releitura dos livros da Ágatha Christie, minha eterna diva desde a adolescência. E alguns, como este, não lembro de ter lido e foi uma grande surpresa boa.
O protagonista não é uma personagem das mais conhecidas da autora e por isso, pelo menos para mim, o livro tornou-se inusitado. Através do protagonista podemos observar a grandeza da autora já naquela época, mostrando um formato ‘básico’ sobre o comportamento humano e formas até fáceis de resolver determinados problemas, que se tornam grandes, para quem vive a situação.
E claro, não poderia fugir a sua origem de escrita que são os suspenses policiais. Tinha de ter uma ação, um assassinato, ladrões e a resolução inesperada através das conjecturas do detetive.
É uma leitura rápida, divertida e traz um entendimento melhor sobre o comportamento humano. Merece ser lido, embora precise de uma revisão ortográfica.

NOTA : 4,00 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:



Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa MillerTorquayDevonInglaterraReino Unido15 de setembro de 1890 — WallingfordOxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancistacontistadramaturga e poetisa. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganhado popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime", no original em inglês). Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI[1], cujos números totais só ficam atrás das obras vendidas do dramaturgo e poeta William Shakespeare e da Bíblia. Segundo a organização Index Translationum, as obras de Agatha Christie já foram traduzidas, em levantamento recente, para mais de 100 idiomas em todo o mundo. Seu livro mais vendido, Ten Little Niggers (publicado no Brasil como "E Não Sobrou Nenhum", ou "O Caso dos Dez Negrinhos", e em Portugal como "Convite para a Morte" ou "As Dez Figuras Negras"), de 1939, é também, com cerca de 100 milhões de cópias comercializadas em todo o globo, a obra de romance policial mais vendida da história, além de figurar na lista dos livros mais vendidos de todos os tempos, independentemente de seu gênero.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino UnidoElizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu setenta e dois romances, sendo sessenta e seis deles do gênero romance policial e inúmeros contos, reunidos em quatorze coletâneas. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Jane Marple, ou Miss Marple.

CHEIRINHOS
RUDY



24 comentários:

  1. É muito bom ler Agatha Christie, afinal não é a toa que é uma escritora reconhecida. Acho que os ingredientes que ela colocava tão bem em seus enredos falta em muitos livros que se dizem do gênero suspense ou policial atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela junta todos os bons ingrdientes efaz um livro excepcional.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Respostas
    1. Paula!
      Obrigada.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!!
    Adoro os livros da Agatha Christie, essa edição é bem Antiga né, também adoro reler os livros que gosto e reler os livros da Diva Agatha Christie é diversão na certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Não tenho costume de reler, mas como li na adolescência, é como se estivesse lendo tudo agora.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Eu ainda não acredito que nunca li nenhuma obra da Ágatha. Acho que por falta de oportunidade mesmo. E o livro sobre o detetive Parker Pyne me deixou bem curiosa. Não sou muito fã de ficção, talvez pelo fato de não ter lido uma que valesse a pena. Mas esse livro me parece ser diferente rs espero poder ler em breve.
    Obrigada por mais uma dica literária, Rudy .

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Não se arrenpederá quando ler Agatha.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!
    Conheço bastante essa escritora, não li nada dela mais estou desejando muito ler um livro dela que obtenho na estante. A historia é bem interessante e me deixou bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      quando tiver oportunidade, leia mesmo, vale a pena.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Eu queria absolutamente todos os livros da Agatha. A escrita dessa mulher é incrível.
    Esse livro eu ainda não li, mas quero com urgência. Nenhuma novidade que será ótimo. A Ag não decepciona ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coleção ótima de ter Halana!
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi Rudy, tudo bem?
    Como não gostar dos livros da Agatha, não é? Uma pena que essa edição está com letras pequenas. Como leio muito, ter esse tipo de fonte pequena me prejudica bastante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível as letras pequenas e para mim, ainda pior...
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Agatha, uma autora q amo de paixão sem nem ter lido nada dela, mas tenho 10 livros, vai entender kkkkkk. Os tenho na versao de capa dura e pretendo ter a coleção completa. Agora preciso organizar a sequencia certa de leitura pra nao misturar. Falou em investigação, falou comigo kkkkkk Se um dia (acho impossivel) quiser me presentear com Agatha, ficarei extremamente dificil kkkkkkk
    Fico feliz q esteja voltando a reler esses livros, e principalmente pelo q me parecem, lhe deixaram feliz na epoca q os leu. O problema da nova ortografia, é q agora tudo escrito antes dela, parece nos incomodar agora.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran!
      Leia, tenho certeza que não se arrependerá.
      Mas se já tem 10 livros e ainda não os leu, para que quer outros?kkkkk
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Eu não conhecia esse, mas parece ser muito bom.
    Com aventuras mais curtinhas e de todos os jeitos, umas mais tensas e outras mais engraçadas.
    Vou querer ler em breve!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo Ana, gostei demais.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Olá Rudy!
    Sempre tive vontade de ler livros da autora, leio mtos comentários positivos sobre a escrita dela, espero um dia conseguir ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia quando puder.
      Gratidão!
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudy,
    Confesso que não sou fã da Agatha Christie, sempre acho seus enredos vem montados, mas quando pego pra ler nunca consigo me prender na narração dela..
    Os personagens dela pelo visto são bem cativantes! Fico contente que esteja relendo, sempre bom relembrar boas histórias!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena...
      Gratidão!
      Desejo uma ótima semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Rudy, não conhecia esse livro dela e já fiquei encantada!
    Um detetive que resolve tudo possível para ajudar a vida das pessoas é um sonho para mim rsrsrs
    Adorei a sinopse e a análise crítica, achei super completo e me deixou bem intrigada para conhecer a história.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, um dos melhores que achei nas releituras até agora.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy