20/07/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #95 - Artigos Acadêmicos em destaque

Olá alegres e felizes!


Apresentamos os mais recentes artigos acadêmicos publicados e divulgados pela Revista Acadêmica Online.

A Revista Acadêmica Online, tem a satisfação de apresentar o artigo intitulado “O Encanto dos Fios que Entrelaçam a Moda: O Artesanato nas Passarelas do São Paulo Fashion Week (2014-2018)”, de lavra da pesquisadora Maiara Daicampi. A autora desse estudo, é Graduada em Design de Moda, pela UNIFEBE, em Brusque - SC.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a presença de práticas artesanais no cenário da moda brasileira, e identificou sete diferentes tipos de artesanatos que foram utilizados nas principais coleções de moda, em um dos maiores eventos do país – o São Paulo Fashion Week- por meio de exame das fotografias. Visando identificar coleções mais recentes, a pesquisadora adotou como critério a delimitação temporal, ou seja, uma sequência de observações sistemáticas, e coletas dos dados, em um recorte cronológicos dos últimos cinco anos (2014,2015,2016,2017 e 2018) como opção metodológica para selecionar as coleções, e validá-las como amostragem representativa para sua análise. 

Notável em sua diversidade de métodos e fontes, a exposição metodológica dessa pesquisa combina a pesquisa bibliográfica, na análise da literatura e publicações sobre a relação do artesanato com a moda, pontuando o estado da arte - mapeamento dos estudos recentes que vem sendo feitos nessa linha temática; pesquisa documental, ao se investigar documentos (não necessariamente escritos, podem ser imagens, objetos, pinturas, gravações, etc.) para descrever, comparar costumes, técnicas e culturas diferentes.  Por serem as fotografias, a fonte documental contemplada, foi considerado o pensamento de Panofsky (2012), utilizando-se a análise iconográfica (reflexão e estudo do tema nas imagens) e iconológicas (reflexão sobre o significado do valor simbólico e cultural).

Utilizou-se da abordagem qualitativa ao se buscar descrever, interpretar e ampliar as percepções do fenômeno considerado, o artesanato; e exploratório, ao se aproximar das variáveis que se quer conhecer, com vistas a torna-lo mais explícito e correlaciona-las.

O estudo justifica-se em razão de haver escassa investigação sobre a relação artesanato e moda, visto que a maior parte das obras científicas disponíveis sobre artesanato, o remetem a temas históricos, enquanto que as publicações sobre moda o enquadram somente como modelo de negócios, com predomínio ideológico e de mercado; portanto, a interface negócio e cultura, foi muito pouco explorada.

O moto da pesquisa, é a percepção de que a absorção do artesanato pelo mercado da moda, faz com que essa prática seja considerada somente como uma questão financeira, quando o artesanato, por sua natureza, acumula um saber tradicional e a cultura dos povos, que é indispensável preservar, como valorização e salvaguarda do patrimônio cultural.

A pesquisa contribuiu para conscientização e melhor percepção ideológica por parte dos designers, bem como todos aqueles envolvidos com o mercado de moda, quanto aos valores tradicionais-históricos, simbólicos e subjetivos, de muitos povos e civilizações distantes, que essas práticas artesanais tornam presentes. 

Boa leitura!
Clique no link abaixo para acesso ao artigo.

https://www.revistaacademicaonline.com/textos-academicos/edicoes-2018/v-vi-n-20-jul-ago-2018/


A Revista Acadêmica Online tem a satisfação de apresentar o trabalho intitulado “Impactos positivos na vida de idosos que participam de programas na universidade aberta para a Terceira Idade”, lavrado pela pesquisadora Maria Cristina De Campos Magano. A autora é psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tecnóloga em Radiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Especialista em Oncologia Multidisciplinar pela FACINTER. Especialista em Física Médica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Promove cursos de capacitação para técnicos e tecnólogos em Radiologia e biomédicos, como o CAPACITA, Curso de Posicionamento Radiológico & Anatomia Associada - Módulos I e II, Radiodiagnóstico aplicado às Patologias Anatomofisiológicas.

O trabalho em pauta, de abordagem qualitativa na área médica, enfocou o campo de estudos das Ciências Gerontológicas (núcleo de pesquisa dedicado ao estudo do processo do envelhecimento, e a correspondente busca por melhorias na qualidade de vida do idoso). 
A interpretação de dados coletados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), bem como o exame da literatura médica, constatou o envelhecimento acelerado da população, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento; soma-se a isso, que a fase natural de envelhecer, quando não aceita e vivenciada como um processo positivo, leva muitas pessoas ao isolamento, depressão e depreciação de si. Assim, levantam-se as indagações que semearam a exploração da pesquisa - Como gerir a educação apropriada a esse grupo de pessoas, de modo a inseri-los como membros ativos na sociedade? 
Desse modo, a justificativa encontrada pela autora, assenta-se na exploração de medidas e recursos capazes de satisfazer melhor as necessidades desse grupo.

A revisão de literatura conjugada aos esforços analíticos da autora, desenvolveu uma nova conceituação – envelhecimento ativo, como instrumento de pesquisa e material de trabalho, a ser explicado no decorrer desse artigo.
O resultado almejado por meio dessa pesquisa, foi destacar a importância da autonomia e independência durante o processo de envelhecimento, como um objetivo essencial para todos, e provar o quanto o idoso é capaz de aprender novas atividades, criar, e construir novas aspirações de sentido para suas vidas.
Esse propósito foi alcançado, aqui, ao se considerar a Universidade Aberta para a Terceira Idade, como um espaço de convivência, para uma reintegração de êxito do idoso. Avaliaram-se os efeitos dos programas propostos dessa Universidade Aberta, como parte do processo de inclusão do idoso, em as atividades de aprendizagem, sociais e práticas físicas. O debate e a interpretação bibliográfica dos estudiosos em geriatria e gerontologia revelaram que a participação ativa do idoso nessas ambiências, geraram benefícios psicológicos, aumento da saúde emocional, além do bem-estar físico.

O empreendimento da pesquisadora, contribui ao demonstrar-nos a necessária deferência e o tratamento respeitoso tão caros, que devemos à educação para a velhice, bem como esclarecer-nos o quanto esse processo é indispensável e comum a todos. A preparação para a velhice saudável, ativa e consciente, colabora no sentido de desmistificar o estereótipo do ancião, bem como da idolatria da juventude e seus valores.

Boa leitura!
Clique no link abaixo para leitura completa do artigo

https://www.revistaacademicaonline.com/textos-academicos/edicoes-2018/v-vi-n-20-jul-ago-2018/

A Revista Acadêmica Online tem o prazer de apresentar o trabalho intitulado “Ensino de Cuidados Paliativos no Brasil”, de lavra do pesquisador Marcos Rodrigo Fernandes. O autor desse artigo é médico pela Universidade Federal do Pará, com residência médica em Medicina de Família e Comunidade na Casa de Saúde Santa Marcelina; é especialista em Dermatologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico. Em sua atuação profissional, possui experiência na área de Atenção Primária à Saúde desenvolvendo ações de promoção da saúde e atividades docentes assistenciais com alunos do 5º e 6º ano, e residentes de Clínica Médica e Medicina de Família, e Comunidade, desenvolvendo preceptoria e tutoria médica.

Ao analisar a literatura de medicina, a pesquisa aborda um campo de saber específico da área da saúde, conhecido por Cuidados Paliativos. Por esse nome entende-se segundo definição oficial da Organização Mundial da Saúde em 2002, a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Seu modo de tratamento exige cuidadoso diagnóstico de identificação, prevenção, e tratamento da dor e problemas de ordem física, psicossocial, espiritual, o que inclui assistência à família do enfermo, que necessita de amparo, orientação e apoio emocional quando próximas a vivenciar um momento de luto. 

Para fazer face a esses suportes, os cuidados paliativos consistem na coordenação de uma equipe profissional multidisciplinar, mormente os assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos.

Uma das razões da pertinência desse estudo está na constatação de significativa lacuna  de quadros disciplinares que abordem a temática dos cuidados paliativos, nos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, da área médica, e aponta à necessidade de ampliar essa discussão ao se repensar a matriz curricular dos profissionais de saúde, incluindo a inserção dessa disciplina, bem como o de temas referentes a tanatologia (estudos relativos à morte) na preparação dos futuros médicos e especialistas.
Será explanado, nessa pesquisa, como é a natureza multiprofissional dos cuidados paliativos, pois em cada fase distinta há predominância de uma área médica em relação a outra, conforme orientações ditadas pelo momento. O trabalho também aponta a necessidade de os profissionais serem treinados para avaliar, além do foco técnico da enfermidade, a condição do enfermo propriamente, e estarem prontos para orientar pacientes e parentes acerca dos procedimentos adotados, e emocionalmente preparados para lidar com o sofrimento do doente, e a dificuldade de seus familiares para suportar o luto.

Essa produção intelectual contribui ao mostrar que os cuidados paliativos são uma importante área do saber humano, reconhecendo a essencialidade de seu papel no auxílio e assistência familiar, e do quanto essa educação é necessária para se posicionar o melhor possível frente a um paciente com doença em fase avançada, de modo a oferecer conforto, tranquilidade ao doente e seus familiares, colaborando ao máximo para o seu bem-estar e dignidade, até a hora de seu passamento.

Boa leitura!
Clique no link abaixo para leitura completa do artigo:


Quer publicar na Revista Acadêmica Online e enriquecer o seu currículo Lattes?
Abaixo link com proposta de participação.
https://www.revistaacademicaonline.com/regras-para-publicacao/


-- 
Facebook Divulga Escritor
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor/

cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 

"A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana.." (Blaise Pascal)







Comenta imagem 9

4 comentários:

  1. Que interessante e importante!
    Vou acessar os links para saber mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy, tudo bem?
    Amei o post. Como trabalho com pesquisa, essa revista é muito útil.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!!
    Achei muito interessante, vou dar uma olhadinha nos Links!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy!
    Sabe que andei conversando um amigo sobre esses assuntos, a gte quase não encontra artigos assim, interessantíssimo!
    Bjs!

    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy