Páginas

16/03/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #33 - JAYANE MIRANDA - Como identificar algum problema com seu pet

 Olá alegres e felizes!






Independentemente da idade do seu pet, seja um gato ou um cachorro, você tem um papel fundamental em ajudá-lo a permanecer o mais saudável possível. Lembre-se de que seu bichinho não pode descrever os sintomas para você, mas pode mostrar sinais de doença. 


Embora nenhum diagnóstico possa ser feito apenas observando, apesar de já haver distribuidora de material hospitalar , existem certas características para reconhecer que seu animal de estimação requer atenção médica.


Conscientizar-se desses sinais das doenças mais comuns é uma forma de ajudar a reduzir o risco de seu animal de estimação ser afetado por elas. 

Os sinais que você precisa ter atenção

Um animal de estimação saudável geralmente está contente, alerta e ativo, tem apetite e mantém um peso saudável para seu tipo e raça. Mas os gatos, especialmente, podem “esconder” os sintomas até ficarem gravemente doentes. Você sabia disso?


Os bichinhos não levantam placas de aviso para mostrar o que estão sentindo, muito menos quando estão se sentindo mal. Então, é hora de entender mais sobre esses sinais e como identificar alguns problemas com seu pet. 

Mudanças de personalidade

Quando os cães estão com dor ou não se sentem bem tendem a apresentar mudanças de comportamento. Normalmente, essas mudanças de personalidade ocorrem repentinamente. Seu cão que é normalmente social pode começar a se retrair.


Ou seu animal de estimação gentil e enérgico pode começar a mostrar fragilidade ou letargia. Você deve prestar atenção ao seu cão se ele começar a rosnar quando você se aproximar de uma área específica do corpo. 


Os cães podem mordê-lo se você chegar muito perto da fonte de seu desconforto. Nem todos os cães apresentam comportamento negativo quando estão doentes. Alguns cães podem ficar pegajosos ou mostrar sinais de necessidade crescente. 


Se você começar a notar mudanças significativas no comportamento do seu cão, você deve entrar em contato com o seu veterinário. 

Perda de peso repentina

Embora a perda de peso não seja necessariamente um sinal de que algo está errado, quando acontece de forma inexplicada e repentina pode significar um problema. 


A maioria dos cães e gatos não perderá uma quantidade considerável de peso se não fizer dieta ou praticar mais exercícios. 


Por outro lado, cães que ganham peso sem nenhuma mudança em sua rotina podem estar enfrentando problemas de saúde. 


Este sinal pode demorar algumas semanas para ser percebido. Ademais, a mudança de peso também pode ocorrer sem quaisquer outros sintomas incomuns. 

Sintomas Respiratórios 

Tosse e chiado são alguns sinais de problema respiratório. Se o seu gato ou cachorro estiver resfriado ou gripado, provavelmente haverá outros sintomas, como vermelhidão nos olhos e coriza. 


Pensando nisso, é bom ficar de olho na cor da língua e da gengiva. Se estiverem com uma tonalidade azulada, precisará de atendimento de emergência imediato. 

Observação da urina e das fezes

Esteja atento, como uma câmera de monitoramento, às seguintes mudanças nos hábitos de banheiro do seu cão: dificuldade em defecar, problemas para urinar e mudanças no volume da urina.


Essas alterações são especialmente importantes para observar em cachorros mais velhos. Quantidades excessivas de urina podem indicar problemas nos rins.


Urina com sangue e fezes moles também podem indicar um sério problema de saúde. Porém, lembre-se que uma única situação de diarreia não é motivo para ir ao veterinário


No entanto, quando a diarreia ocorre várias vezes em um período de 24 horas, há motivo para preocupação. 


Portanto, neste caso, não hesite: pegue o seu carro, coloque o seu pet com segurança no veículo dentro de uma casinha ou, se ele for tranquilo, no banco de trás mesmo. Ah, não se esqueça de levar algodão hidrófilo, sempre pode ser útil. 

Perda de apetite 

Outra indicação de que algo pode estar errado é quando seu cão ou gato de repente não mostra interesse em comer e beber, isso porque eles podem até variar, comendo mais em alguns dias do que em outros. 


Mas se o seu cão apenas move a comida ou não termina mais a comida, você deve chamar o veterinário. 


Uma mudança nos hábitos de beber também é algo que deve ser monitorado. Beber mais ou menos água do que o normal também pode ser um sinal de que seu cão está doente. 


Beber muita água pode indicar que seu animal está com febre, então assim como você utiliza equipamentos contra incêndio em situações do tipo, prepare todos os itens para diminuir o estado febril do pet.

Discretos, os gatos também podem ficar doentes

Como você pode saber se seu gato está doente? Como já falamos, os gatos tendem a esconder suas doenças e até mesmo se escondem quando estão doentes. Isso pode dificultar a detecção dos primeiros sinais. 


Mas muitos problemas são mais bem tratados quando são detectados precocemente, o que significa que você é o provedor de saúde mais importante do seu gato. 


Não ignore o que ele está tentando lhe dizer, e às vezes quando ele não está tentando pode ser um indício de que algo esteja errado. 


Aqui estão apenas algumas das pistas que você deve procurar para evitar a urgência da utilização de uma UTI móvel lá na frente. Afinal, nenhum dono quer ver o seu bichinho de estimação passando mal ou sofrendo. 


Por isso, é extremamente importante estar atento aos mínimos detalhes, sobretudo com os gatos, que costumam ser mais misteriosos do que outros animais de estimação.

Ele está agindo de maneira diferente?

O sinal mais comum de doença em alguns gatos é se esconder em um lugar tranquilo e afastado. Gatos doentes geralmente ficam quietos. Eles podem negligenciar a higiene. 


Ele está comendo, bebendo, urinando ou defecando mais ou menos do que o normal?

Gatos que não se sentem bem geralmente não querem comer. 

Ele está regurgitando ou vomitando?

Se seu gato regurgitar comida logo após comer, ele pode ter algum problema. Vomitar comida depois de chegar ao estômago pode indicar envenenamento, bloqueio ou uma série de outros problemas.


Se seu gato vomitar por mais de algumas horas ou vomitar repetidamente por mais de um dia, ele provavelmente precisará consultar um veterinário. 


E se qualquer episódio de vômito for acompanhado de letargia, diarréia ou relutância em se mover, você deve procurar atendimento médico. 


Na dúvida, é sempre melhor chamar o veterinário em vez de esperar para ver o que vai acontecer. Leve um curativo estéril no caminho ao seu veterinário. Precaução nunca é demais quando queremos tratar e curar nossos bichos de estimação.

Ele tem diarreia ou prisão de ventre?

A diarreia pode resultar de diversos fatores, sendo os mais conhecidos:


  • Nervosismo;

  • Mudança na dieta;

  • Mudança na água;

  • Sensibilidades alimentares;

  • Parasitas intestinais;

  • Infecções;

  • Envenenamento;

  • Entre outras doenças. 


Diarreia aquosa, diarreia com sangue ou diarreia acompanhada de vômitos ou outros sinais de doença justificam uma chamada ao veterinário. 


Os gatos geralmente ficam constipados, então, examine a caixa de areia do seu gato para ter certeza de que ele está defecando como deveria.

Ele está tossindo?

A tosse pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo corpos estranhos, bolas de pelo, alergias, asma, tumores, doenças cardíacas, doenças pulmonares ou várias doenças contagiosas.


Se a tosse persistir por mais de um dia, não espere - entre em contato com o seu veterinário. Se o seu gato está tossindo repetidamente, tem dificuldade para respirar ou gengivas azuladas, ele precisa consultar o veterinário imediatamente.

Sua gengiva está sem cor?

Se você suspeitar de um problema, uma boa dica é verificar as gengivas. Gengivas muito pálidas podem indicar anemia, choque ou má circulação. Além disso, língua ou gengiva azuladas podem significar falta de oxigênio.


Já o superaquecimento ou envenenamento por monóxido de carbono são indicados por meio de gengivas vermelhas brilhantes, enquanto gengivas amarelas são um sintoma de icterícia. 


Ademais, manchas vermelhas podem indicar um problema de coagulação do sangue. Lembre-se, que problemas nos dentes e gengivas podem causar mau hálito e dor.


Dessa forma, o caso pode ser grave e se você não agir rápido e não levar diretamente ao veterinário, um colar elizabetano gato terá que ser colocado ao final da consulta se tudo der certo. 


Certifique-se apenas de diferenciar bem essas cores, pois elas representam cenários muito distintos para a saúde do seu gato. 


Comparar com outras cores que você tem nos cômodos de casa pode ser um bom referencial, caso você não seja muito bom em identificar tons ou até mesmo tenha daltonismo.

A temperatura dele está anormal?

A temperatura é outra forma de ver se o seu gato está bem. Se sentir que há algo de errado, chame seu veterinário. Um alarme falso é melhor do que ignorar os sintomas de um gato doente.


Depois de todas as dicas abordadas neste conteúdo, com certeza, ficou mais fácil identificar qualquer tipo de problema que o seu pet possa apresentar, independentemente de qual seja a parte do corpo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




12 comentários:

  1. ola Rudy
    Otimas dicas para quem tem um animalzinho em casa . sempre é bom aprender como cuidar deles ,saber quando estão com algum problema e com isso buscar a soluçao adequada.

    ResponderExcluir
  2. Rudy,
    Atualmente temos 4 pets aqui em casa: Polly a cachorrinha de 11 anos. E a família felina: a mamãe Susie (Não sabemos a idade) e seus gêmeos Thierry e Marie de 7 meses.
    Polly por ser uma senhorinha requer mais atenção. Já tem "cabelo branco", perdeu um dentinho, tem marcas e carnes crescidas.
    Meu cachorro Foxy, falecido há quase 4 anos, passou por uma situação descrita no post. Muito comilão, passou a rejeitar ração. Fomos ao veterinário e o diagnóstico foi devastador: câncer. O perdemos em 1 semana.
    Desde então atenção triplicada com os pets

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy
    Ótimas dicas, como sempre.
    Eu tenho 2 gatinhos e é importante mesmo estarmos atentos a cada mudança de comportamento deles.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei importante essa matéria.
      Fiquei triste com a perda de Susy e achei que todos deveríamos prestar atenção aos sinais dos nossos bichinhos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Que post mais engrandecedor! Você perdeu um amiguinho recente e eu já passei por isso algumas vezes.
    A gente que ama animais, sempre tem que prestar atenção. Apesar de achar que isso não é difícil rs a gente já fica olhando mesmo a todo momento.
    Eu hoje, só tenho uma cachorra(Zingara que tem 5 anos e um papagaio que só Jesus pra saber qual idade, mas comigo está há 16 anos rs)
    Ambos foram resgatados e são os amigos da casa.
    Um post para ser passado adiante!
    Obrigada, Rudy!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! Apesar de gostar mto, eu não tenho pet em casa. Achei super valiosas as dicas. Todo animalzinho merece os melhores cuidados e todo amor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Excelente essa matéria, tenho vários gatos e é sempre muito importante prestar bastante atenção em qualquer mudança de comportamento dos nossos bichinhos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. OLá Rudy!
    Adorei a postagens, dicas valiosas para quem tem 4 pets em casa, temos a Dhara e os filhotes dela Jully e Jack que estão com 5 meses e a Neguinha nossa mais velinha já esta com 10 anos! Ficamos sempre atentos a qualquer mudança de comportamento!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Atualmente não tenho um animal de estimação, mas desde criança sempre criei gatos e sei bem como é sofrer por nossos bichinhos quando estão doentes... Por isso é importante, realmente, identificar quando eles não estão bem.
    Amei o texto.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Rudy, aqui em casa agora ficou apenas uma gatinha. Como sempre tivemos cachorros, é bem diferente a relação com a pet que é bem mais dona de seus desejos, e só faz o que realmente quer. Adorei as dicas e foi bom saber que temos que ter atenção pelos gatinhos que geralmente demoram mais a demonstrar quando estão doentes.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy