Páginas

01/06/2020

DIVULGAÇÃO CULTURAL #96 - DIVULGA ESCRITOR

Olá alegres e felizes!


Entrevista com o Editor da Editora Fross, Antonio Carlos Frossard
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

A Editora Fross está localizada na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, distante150 km da capital fluminense. Seu criador, o professor, escritor e editor Antonio Carlos Frossard, foi motivado a criar a empresa mediante as dificuldades observadas para escritores iniciantes. Ele próprio, autor de 8 livros na área de Educação do Campo, percebeu tal dificuldade ao tentar lançar seus livros acadêmicos – as empresas cobravam alto custo de lançamento e ainda ofereciam o retorno de um baixo valor em royalties. Neste mesmo período em que que publicou seus livros, entre 2014 e 2017, Antonio ajudou o jovem escritor Pedro Veroneze na tarefa de produzir seu primeiro livro: The Pandemic. Analisado por ele como um livro promissor, dada a trama ali revelada, o livro acabou recebendo a mesma negativa das editoras. As grandes editoras sequer respondiam aos e-mails e as pequenas editoras apresentavam propostas com um custo alto e um retorno ínfimo em royalties. Eis que veio a ideia: “por que não abrir minha própria editora?”.

‘Temos como foco e tarefa social a de  valorizar e apoiar novos autores nacionais, publicando as obras sem burocracia e um processo transparente, com o menor custo viável.”

Boa leitura!

Prezado editor Antonio Carlos Frossard, é um prazer contarmos com a sua participação nesta seção especial de entrevista, divulgando as Editoras.
Editor, conte-nos o que o motivou a trabalhar com literatura?
Antonio Frossard - Desde criança fui apaixonado por leitura... por ler. Mas meus pais não tinha condições de comprar livros, além dos livros escolares. Então eu procurava livros velhos, pedaços de tirinhas em jornais. E depois de maior fui pegando gosto pela escrita. Mais pela escrita acadêmica, tanto que escrevi meus livros na área de Educação. Mas sempre rascunhei histórias que nunca terminei de escrever... E dada a possibilidade que o livro The Pandemic, do Pedro Veronese, me deu de viver a criação de um livro desde as primeiras linhas... me encantei pela linha editorial.

Que segmentos literários são editados por esta tão conceituada Editora?
Antonio Frossard - O mercado editorial está muito difícil. Estamos em uma crise de um país que não incentiva a leitura. É inacreditável que existem pequenas cidades que sequer têm livrarias... Por isso, para sobreviver a essa crise, apostamos em uma linha editorial diversificada. Além de apresentarmos um cardápio amplo, com essa decisão, oportunizamos os mais diversos tipos de autores. Desde temas técnico-científicos, literatura, poesia, quadrinhos e todos os demais.

Quais os principais objetivos da Editora Fross?
Antonio Frossard - Temos como foco e tarefa social a de  valorizar e apoiar novos autores nacionais, publicando as obras sem burocracia e um processo transparente, com o menor custo viável. A Editora não ganha dinheiro com o processo de publicação, como fazem muitas editoras, queremos ganhar dinheiro com a venda dos livros e por um preço justo para quem compra, para quem escreveu e para a editora.
 Aqui todos os escritores são recebidos com excelência e competência, inclusive os escritores iniciantes, que não encontram as portas abertas em outras editora. Também temos por meta atingir de forma ampla o mercado, trabalhando com parcerias em várias frentes, principalmente a de vendas.

Comente sobre o projeto que a Editora tem para publicação, sem custos para o autor?
Antonio Frossard - Na verdade não existe nada sem custo – o que tentamos é, não transferir os custos para os autores de baixa renda. A Editora Fross funciona com uma rede de parceiros de freelancers, que se unem quando chega um projeto de uma pessoa de baixa renda, sem condições de custear nada do processo de produção. Foi o que aconteceu com o mais novo livro lançado pela Editora: A força do desejo, do jovem autor moçambicano Dionísio Muzime. Seu livro foi revisado por uma professora de Portugal, diagramado por mim, revisado pelo meu filho Breno, que trabalha comigo na Editora e juntos, atendendo a ideia do autor, construímos a capa. O ISBN foi bancado pela Editora.
E agora, tentando ampliar esse trabalho social, aprovamos um projeto dentro da Lei Roaunet par angariar recursos para que possamos dar continuidade a esse trabalho com outros escritores iniciantes: jovens talentos que não conseguem publicar suas obras.

Quais critérios são utilizados para seleção destes autores que serão financiado por esse projeto?
Antonio Frossard - Bom, estamos ainda na fase de buscar empresas doadoras para o projeto. Mas o edital de seleção vai propor como critérios a pertinência da obra, do que está escrito; não conter apologias às drogas, à violência, ao bulling, à homofobia, ao preconceito, enfim, que não contenha nenhum tipo de ideologia que denigra a integridade humana. Quem for se candidatar tem que ser escritor iniciante (nunca ter publicado uma obra), apresentando um resumo de até laudas, a sinopse e uma biografia do autor, falando da sua trajetória de vida e suas dificuldades sociais.

De forma resumida, que cuidados o escritor deve tomar antes de encaminhar um livro para análise do editorial?
Antonio Frossard - Primeiramente é necessária que a obra esteja pronta; é importante ter relido, ou alguém já ter lido e verificado possíveis inconsistências na escrita (ainda não é uma revisão profissional – um leitor beta que possa dar conselhos ao escritor). Que ao autor tenha uma ideia de capa e de como quer seu livro. Não precisa fazer tratamento nenhum ao rasculho (se preocupar com parágrafos, com distanciamento de linhas, de bordas... Isso tudo quem faz é a diagramação). No máximo, que esteja na fonte desejada. Também, caso exista fotos internas, que já esteja identificadas onde estas entrarão.
E encaminhar.

Onde podemos conhecer e comprar os livros editados pela Editora?
Antonio Frossard - No Brasil temos o nosso site (https://www.edfross.com/), na Americanas, Shoptime, Magazine Çuiza e em diversas outras plataformas. Internacionalmente estamos na Amazon, na Kobo e na plataforma portuguesa bubok.com.

O autor que desejar como deve fazer para encaminhar o original de seu livro para análise de publicação.
Antonio Frossard - Podem acessar nosso site e se comunicar pelo Fale conosco ou pelo Publique aqui, ou pelo e-mail editorafross@gmail.com

Como você vê o mercado literário Nacional?
Antonio Frossard - Que estamos em crise no mercado editorial é fato´, antes mesmo da Covit-19. Mas a crise deve ser encarada como uma oportunidade de negócio, de reestruturação. As grandes marcas de livrarias estão se reestruturando, as pequenas livrarias estão se fortalecendo... E o país, com mais de 200 milhões de habitantes tem um potencial gigantesco de mercado. Falta realmente é estimulo para que as pessoas leiam... Leitura começa em casa e na escola... Se investir em escola de qualidade, teremos muito mais leitores. E é nisso, formas escritores e leitores que pretende sobreviver a Editora Fross.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a Editora Fross. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Conte-nos em sua opinião o que o leitor, pode fazer para ajudar a vencermos os desafios encontrados no mercado literário brasileiro?
Antonio Frossard - Se educação é base de toda a sociedade e de um crescimento sólido e com qualidade para qualquer pais, que cobremos das autoridades que cumpram seu papel diante disso. Com mais escolas de qualidade, certamente teremos muitos novos leitores. E que todos leiam... Leiam e leiam... E incentivem as crianças. Leiam inicialmente o que gostam, o que chama a atenção... quando perceber, a leitura estará fazendo parte da sua vida.

Em destaque livros da Editora
Leandro Alves Soares
Livro: VIRTÚ - Conjuntura, Contos e Conjecturas

Livro: Espiritualidade Diária - Para Regrar a Oração

Vitória Andmore
Livro The Souza - O Internato

William Henrique Borges De Oliveira
Livro: 
Poesias do Coração

 Guia do Candidato Inteligente
Livro: 
Igor Teixeira de Oliveira

 Rogério Ferraz da Silva
Livro: Medalha Zero - Episódio 1: À primeira vista


Nenhuma descrição de foto disponível.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura


cheirinhos
Rudy

Resultado de imagem para Comenta

8 comentários:

  1. Oi, Rudy
    Não conhecia a editora, mas gostei muito da forma de publicação, parece ser uma editora que visa ajudar mesmo o escritor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Não conhecia essa Editora, mas achei muito bacana a entrevista, bem legal as propostas oferecidas pela Editora!!

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista linda e com caráter filantrópico! Muito relevante o trabalho dessa editora, amei conhecer por meio desta postagem!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy