Olá alegres e felizes!
O Instagram, entre as possibilidades de mídias sociais que temos atualmente, é a que mais se destaca entre as mulheres empreendedoras. Essa rede social se tornou uma ferramenta de trabalho e possui grande importância para quem quer empreender.
O empreendedorismo tem crescido muito no Brasil, e as redes sociais foram muito importantes para que isso acontecesse mesmo durante a pandemia.
No quesito de atuação profissional no mercado de trabalho, as mulheres estão tomando frente e desenvolvendo suas ideias, lutando pela igualdade de gênero e valorizando sua voz no mercado corporativo.
Cada vez mais é conquistada a independência de muitas mulheres, que hoje têm protagonismo e muito mais espaço em um mercado que costumava ser exclusivo dos homens.
Mulheres de destacam em cargos de alto nível nos mais diversos segmentos do mercado, como no caso de um fornecedor de energia solar.
Neste artigo vamos destacar a importância do empreendedorismo feminino tanto em seu contexto social quanto econômico, além de abordar várias dicas para o crescimento de seu negócio através do Instagram.
O poder do empreendedorismo feminino
A luta que começou com o direito ao voto continua até hoje pela ampliação dos direitos sociais e legais, uma vez que até hoje não alcançamos um patamar de equidade, apesar de muitos avanços já terem sido conquistados.
Podemos chamar de empreendedorismo feminino o conjunto dos negócios idealizados e gerenciados por uma ou mais mulheres. Conforme os dados do Sebrae, o número de mulheres chefes de família aumentou de 38% para 45%.
Dessa forma são diversos os motivos que incentivam a prática do empreendedorismo por essas mulheres, entre eles a necessidade de uma renda extra ou a própria independência financeira.
Ainda de acordo com os dados do Sebrae, 48% dos microempreendedores individuais (MEI) atualmente são mulheres que atuam principalmente em negócios que se voltam para o público feminino, em segmentos como:
O ramo da beleza;
Moda;
Alimentação;
Cuidado com o próximo.
Além dessas áreas, já conhecidas pela grande atuação das mulheres, outros segmentos vêm ganhando representatividade, como em áreas até então dominadas pelos homens, como em um estudo de seletividade elétrica.
O impacto do empreendedorismo feminino na economia
A ascensão do empreendedorismo feminino é uma das principais formas de estimular a redução das diferenças de oportunidades na carreira entre homens e mulheres, favorecendo a maior diversidade de negócios no mundo.
Com a possibilidade de uma autonomia econômica, maior renda familiar e mais geração de empregos, as portas do mercado se abrem para as mulheres colocarem suas ideias em prática na criação de novas empresas.
Além disso, como aponta a Forbes em um estudo do Boston Consulting Group, diminuir a diferença de gênero no mundo empresarial possibilita um aumento no PIB global que está entre 2,5 a 5 trilhões de dólares.
E fora a importância para a economia, as mulheres empreendedoras são fundamentais para as estratégias empresariais, como uma empresa de medicina do trabalho.
De forma genérica podemos dizer que as mulheres têm uma tendência a desenvolver competências comportamentais que demandam maior flexibilidade.
Seja atuando em outras instituições ou cuidando do seu próprio negócio, elas tendem a mostrar mais resiliência, estabilidade e equilíbrio mesmo diante de dificuldades e pressão.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, empresas preocupadas com a diversidade de gênero em cargos de liderança contam com funcionários mais engajados e um crescimento estimado entre 5% e 20% nos lucros.
Os desafios que mulheres empreendedoras ainda enfrentam
Apesar do progresso conquistado nos últimos anos e a maior participação das mulheres em áreas como a consultoria ambiental, o cenário atual ainda carece de avanços.
Dados do Estado de Minas mostram uma visão limitada ainda sobre o papel da mulher no mercado de trabalho: 1,7% das mulheres são vistas como menos flexíveis ou com um baixo comprometimento com o trabalho, se comparado com os homens.
Existe uma propensão 1,6% maior de que uma mulher receba uma remuneração menor que os homens, mesmo que em posições semelhantes.
Além de uma chance de 1,5% mais propensão a ser desconsiderada para uma oportunidade ou posição por questões como o estilo de liderança e o relacionamento interpessoal.
Ao tratar dos empreendedores, também existe uma diferença entre homens e mulheres: segundo dados do Sebrae, mulheres apresentam um rendimento médio mensal 22% menor que os homens.
Apesar da conquista dos mais diversos campos, como a área da coleta de lixo, o fato é que muitas mulheres ainda enfrentam problemas como assédio e preconceito.
Existe uma maior dificuldade para que mulheres desenvolvam redes sólidas de networking, e as linhas de crédito fornecidas para as mulheres apresentam desvantagens como juros mais altos.
O empreendedorismo e o Instagram
O Instagram é uma ferramenta visual que se destaca quando o assunto é aumentar a notoriedade de uma marca, potencializando novas vendas e mais lucro.
Negócios como um distribuidor de papel higiênico, que se concentram em produtos, ou aqueles que focam na área dos serviços, têm uma coisa em comum: o compartilhamento de imagens é um foco para o marketing e a inteligência de vendas.
Conteúdos visuais contam com uma chance 40 vezes maior de serem compartilhados em redes sociais, e o Instagram possibilita uma série de oportunidades para quem sabe aplicar essa ferramenta de comunicação nos negócios.
Tenha uma estratégia sólida e robusta para aplicar nessa rede social, pois realizar publicações aleatórias têm pouco sucesso. Com base em seus objetivos e metas crie uma estratégia de marketing de conteúdo que seja único e relevante para seu público-alvo.
A consistência e frequência das postagens permitirão mais envolvimento do público, engajamento e compartilhamento, que se refletem em mais vendas para sua empresa de tradução.
Na escolha das publicações, use imagens atraentes e de alta qualidade em suas campanhas, pois a qualidade da imagem é algo fundamental em uma rede essencialmente visual.
Use a plataforma para a criação de uma rede de contatos, tanto no sentido de atrair seguidores para a sua marca, mas principalmente, de desenvolver relacionamento com esse público.
Existem muitas formas de gerar conteúdo, se comunicar e impulsionar o envolvimento da comunidade, como a criação de pesquisas, concursos e promoções.
As pessoas são mais propensas a fazer negócios com empresas que não sejam robotizadas, com aquelas que existe uma ligação ao nível pessoal.
Faça um bom uso dos anúncios no Instagram, promovendo a criação de conteúdo por meio da ferramenta de criação do Facebook Ad. As ações dos anúncios podem envolver tanto a promoção de imagens, quanto:
Clique para website;
Engajamento móvel;
Conversões de websites;
Engajamento de postagem;
Visualização de vídeos.
Ao ir desenvolvendo suas estratégias não basta dizer o que você quer, e sim, conversar diretamente com o público. Concentre-se no engajamento dos seguidores e para isso, escute seu público produzindo conteúdo que tenha cada vez mais valor para ele.
Assim como as imagens estáticas, os vídeos são ferramentas de destaque no Instagram e permitem um nível de interação único. Cada vez mais o público procura por ele e valoriza o conteúdo produzido em vídeo, que permite criar proximidade e conexão.
Não tenha medo da produção de vídeos, e caso se sinta tímida em frente das câmeras, encontre outras maneiras de desenvolver publicações que não sejam com a sua imagem, como roteiros de slides ou animações.
Dicas para estimular o empreendedorismo feminino
Agora que você já viu como o Instagram pode ser aplicado às suas estratégias de vendas e marketing, separamos algumas dicas de empreendedorismo para que as mulheres se destaquem.
Estude o mercado
Não importa a área do mercado em que você atua, como na antecipação de recebíveis cheques. Uma dica válida para todos os segmentos é buscar conhecer e estudar ao máximo o mercado que você pretende atuar.
Planeje bem o seu negócio
Tenha em mente sua missão, visão e valores são criar o seu negócio, sabendo exatamente porque pretende empreender. Faça um bom planejamento, que seja completo e envolva o planejamento de custos, como a contratação de uma equipe.
Busque capacitação
É preciso ter treinamento e capacitação para desenvolver um papel que seja relevante no mercado.
No caso das franquias, já existe todo um plano de suporte e treinamento que possibilita uma estrutura para que você comece com o negócio, por isso costumam ser uma boa opção.
Existem também organizações e páginas que visam auxiliar mulheres empreendedoras com dicas sobre vendas, finanças e marketing.
Procure uma linha de crédito
Quando você está mesmo disposta a começar o seu negócio, deve buscar opções como linhas de crédito para começar.
Em algumas franquias existe um suporte para a negociação de concessão de crédito em alguns bancos, o que é uma opção em caso de um capital muito restrito.
Cuide da sua imagem
Ao oferecer seus serviços ou produto é importante atrelar a sua própria imagem, para se conectar melhor com seu cliente final, portanto invista na aparência, postura e forma de se comunicar.
Considerações finais
O Instagram pode ser uma ferramenta muito útil para você que é mulher e está em busca de empreender.
Existem muitas oportunidades no mercado, e as franquias são uma forma de criar um negócio com maior segurança, principalmente quando você está começando em um determinado ramo e não tem experiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
As redes sociais são um mundo sem dúvida alguma
ResponderExcluir.
Feliz fim-de-semana … saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Mais uma vez, Jayane certeira e nos ajudando todo mundo
ResponderExcluirOlá Rudy!
ResponderExcluirExcelente matéria, realmente o Instagram é uma ótima ferramenta para as mulheres empreendedoras.
Bjs
O Instagram e outras redes sociais pode ser muito importante para a divulgação de produtos e negócios, uma ótima vitrine para empreendedoras.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Um post certeiro e com muita base para que novos empreendedores tenham um pouco de noção de como agir nesse mercado on-line, onde todas as ferramentas devem sim e precisam ser utitilizadas!
ResponderExcluirAdorei as infromações, Rudy!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Uma publicação deveras interessante!
ResponderExcluir*
Entre as brechas do tempo...
Votos de um excelente Domingo. Beijos
ola
ResponderExcluirHoje é fundamental para o empreendedor saber usar as diversas ferramentais sociais que existem.otimas dicas da Jayane.
Olá Rudy!
ResponderExcluirMais uma excelente matéria da Jayane Miranda, óticas dicas! O Instagram é uma excelente ferramenta para divulgação de serviços e produtos!
Oii,
ResponderExcluirRealmente hoje o instagram ajuda muito em divulgar leituras, sites e até trabalho.
Eu mesma já comprei livros pelo insta. Super prático e fácil.
bjs