09/07/2015

PARCERIA #08 - ESCRITOR VALTER SIMAS - LIVRO “O MORRO DO ACASO”.



Olá alegres e felizes!



É com imenso prazer que trago mais uma parceria para o blog.



O Escritor Valter Simas  nos procurou e claro que aceitei a parceria, porque além de valorizar nossos autores nacionais, achei o livro com enredo muito bom e quero conferir. 



O livro é “O MORRO DO ACASO”.




Vamos conhecer um pouco mais do autor e sua obra.


 


Acompanhem a entrevista:



1-) Que tal nos contar um pouco do Valter  na vida pessoal?


Uma pessoa que se olha no espelho, não por vaidade, mas por busca, por curiosidade.



2-) Quando e como surgia a ideia de ser escritor?


Quando adolescente gostava de escrever poesias e a ideia de escrever um livro não foi em verdade uma ideia, foi uma necessidade, ou melhor, uma imposição da minha alma.



3-) Quem foram suas referências literárias?
 

Li muitos livros do Osho e outros do Gyatso, naveguei quando adolescente também pela escrita do Paulo Coelho, mas as minhas referências literárias são o cotidiano e a reflexão. O mundo é uma biblioteca magnífica, e a reflexão é a melhor roteirista. 



4-) Fale um pouco sobre o livro “O MORRO DO ACASO”.


O livro nasceu em um momento de questionamento existencial, um momento muito difícil, mas extremamente rico, este foi quem concebeu o livro. Toda moeda possui duas faces, tal tema é tratado no livro. Cresci muito enquanto o escrevia, entendo o livro como uma forma de compartilhar com o leitor a minha concepção do todo.



5-) E por que escolheu esse tema para o livro?


Não escolhi o tema, ele é que me impôs escrever o livro. Não fiz qualquer planejamento sobre a trama, escolhi apenas o nome do personagem principal e iniciei a escrita sem saber ao certo onde esta desembocaria, o resto foi transbordo. Em muitas passagens, achei que as palavras brotavam através de mim e nada mais, como seu eu fosse o instrumento e nada mais.



6-) O que acha das parcerias com blogs para divulgação de seu livro?


Infelizmente, após concluído o livro e quando iniciada a procura por uma editora, tive a impressão de que no Brasil as grandes editoras preferem investir na tradução de um bestseller internacional do que investir em um autor desconhecido nacional. A lei do menor esforço e menor risco do negócio. Os blogs nacionais são talvez os veículos de divulgação mais acessíveis aos escritores nacionais e cumprem um papel de suma importância para o fomento de novos escritores brasileiros e divulgação das suas obras. 



7-) Tem algum novo projeto literário em vista? Pode nos contar sobre ele, caso o tenha?


Sim, a escrita é um caminho sem volta para mim. Já iniciei um novo projeto literário e em breve estará concluído.



8-) Qual sua expectativa em relação a reação dos leitores ao ler seu livro?


Dei o máximo de mim na escrita, esta é fruto da minha interpretação do todo, talvez o livro tenha justificado a minha existência neste plano, se uma única pessoa se beneficiar de uma única linha alinhavada, com certeza, justificará todo o livro.



9-) Deixe uma mensagem para nossos leitores e seus links de contato e venda do livro.


Carpe Diem. Estamos seguros na leitura dos livros, mas os livros não foram escritos para isso.




Disponível:

Site da Livraria da Travessa: http://www.travessa.com.br/

Site da Chiado Editora: https://www.chiadoeditora.com/



Agradeço imensamente por confiar no blog para nos tornarmos parceiros e por responder a nossa entrevista, obrigada!



Cheirinhos

Rudy

PENSAMENTO DO DIA

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."(Clarice Lispector)


 


7 comentários:

  1. Outra entrevista maravilhosa, parabéns pela nova parceria ^^
    Não conhecia o autor ou sua obra, apesar de desconfiar já ter visto alguma menção ao seu livro por aí e admito que fiquei curiosa.
    O modo como ele descreveu o processo que desencadeou o nascimento de O Morro do Acaso foi meio que mágico, acho encantador isto. Mas, infelizmente, como ele disse as editoras no Brasil tem preferência no investimento de livros estrangeiros do que em nacionais =/ É uma herança antiga já, esta preferencia pelo que vem de fora, e muitos talentos nacionais são ofuscados ou caem na desistencia quando percebem que diferente de outros países, pelo Brasil ter uma taxa de leitores consideravelmente menor, que uma carreira desta possui mais obstáculos para ser conquistada em nosso país. Espero que isto mude no futuro. Até lá, boa sorte e muito sucesso ao autor ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rudy estou adorando as suas novas parcerias, é de grande importância ajudar os autores nacionais que estão ai. Adorei a entrevista e boa sorte ao autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, que saudades de visitar o seu blog
    Adorei o livro
    http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. "O mundo é uma biblioteca magnífica, e a reflexão é a melhor roteirista." Adorei essa frase e tem muita verdade nisso.
    Acho muito bacana o trabalho dos blogs em divulgar e dar espaço aos novos escritores. Vou conferir um pouquinho mais sobre o livro para conhecer essa história.
    Adorei a entrevista, sucesso ao autor e parabéns pela parceria!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela parceria!
    Sucesso aos dois!
    Ótima entrevista!
    E fiquei muito curiosa para ler o livro, já que o assunto parece ser algo bem profundo, vivenciado de verdade pelo autor!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela parceria e pela divulgação de novos autores. Não conhecia o autor, mas me pareceu ser um autor nato, já que a produção do livro fluiu, estava lá, não foi forçada,

    ResponderExcluir
  7. ótima entrevista.
    Parabéns pela parceria. É bom conhecer novos autores nacionais.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy