Em 2018 o Livro “O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito” de Monteiro Lobato completará 100 anos de seu lançamento.
A obra começou a ser concebida em 1917, quando Monteiro Lobato propôs aos leitores do "Estadinho", suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, do qual era colaborador, que enviassem cartas contando tudo o que soubessem ou tivessem ouvido falar sobre o mito do Saci-Pererê. Especificamente, pedia respostas a três perguntas:
- Qual a sua concepção pessoal do Saci; como o recebeu na sua infância; de quem recebeu; que papel representou tal crendice na sua vida, etc.
- Qual a forma atual da crendice na região do país em que o leitor vivia.
- Que histórias e casos interessantes conhecia a respeito do Saci.
O inquérito recebeu dezenas de respostas, que apresentaram tons variados. Muitas traduziam uma nostalgia da infância passada em fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais, outras atribuíam a crença no Saci à ignorância da população rural. Havia também referências a outras lendas brasileiras, como a mula-sem-cabeça e o boitatá.
A primeira edição da obra foi lançada em 1918. O livro foi Autopublicado e para financiar a tiragem inicial de 2000 exemplares, Lobato acrescentou anúncios publicitários desenhados por Voltolino, nos quais o Saci apresentava e recomendava diversos produtos.
Monteiro Lobato, porém, não assinou a obra como autor, considerando que o seu papel havia sido apenas de editar os textos que recebera.
Para comemorar essa data, estamos convidando Escritores a participar da Coletânea “Saci Pererê - Novas historias” com Contos de novas histórias sobre o Saci-Pererê. Como Monteiro Lobato fez em 2017 chamando as pessoas as escreverem sobre o Saci Pererê, nós também, em sua homenagem, convidamos as pessoas a escreverem novos textos sobre o Saci Pererê, só que dessa vez com enfoque diferente, não em forma de pesquisa, mas sim como Contos ou Roteiros de todos os gêneros sobre a Lenda do Saci Pererê. Deixe a sua história do Saci Pererê entrar para a História.
O prazo final de inscrição é 23/Abr/2018.
|
Que lindo.
ResponderExcluirAmei a ideia. Tenho um amigo poeta. Certeza q ele amaria a ideia.
Gostei da coletânea "Amor Por Patas", pois amo animais. Pena que eu não sou poeta...
ResponderExcluirQue legal!!
ResponderExcluirAdorei a Coletânea Poesias de Amor!