10/09/2018

RESENHA #52 - “EM ÁGUAS SOMBRIAS” - PAULA HAWKINS


LIVRO: “EM ÁGUAS SOMBRIAS”
TÍTULO ORIGINAL: “INTO THE WATER”
AUTORA: PAULA HAWKINS
TRADUÇÃO: CLAUDIA COSTA GUIMARÃES
EDITORA: RECORD
PÁGINAS – 362
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: ROMANCE INGLÊS
ASSUNTO: THRILLER PSICOLÓGICO
ISBN: - 978-85-0110-994-1

Em Águas Sombrias

CITAÇÃO:

“Ontem eles disseram amanhã, o que agora é hoje. Ela sabe que não vai demorar. Eles virão para  levá-la até a água, para julgá-la. Ela quer que chegue a hora, torce para que chegue a hora, quanto mais cedo, melhor. Está cansada de se sentir suja, da coceira na pele. Sabe que não vai ajudar muito com as feridas, já pútridas e fedorentas. [...]” Pág. 90)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Superfície de água com pequenas bolhas e um ramo de folha, uma sombra sob a superfície, como se fosse um corpo.
Não acho um capa bonita, entretanto, tem haver com o conteúdo do livro
Não há informação sobre quem fez a capa.

NOTA: 3,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas na média, tipologia Minion Pro Regular, em corpo 11/16 e impresso em papel off-write.
Não há informação de quem é a diagramação.
Conteúdo: dedicatória; pensamentos; O poço dos afogamentos; dividido em quatro partes numeradas por extenso, capítulos sem numeração, alguns com datas e todos com o nome a quem se destina o capítulo; e, agradecimentos.
PESO     0.440 Kg
ALTURA            23.00 cm
LARGURA          16.00 cm
PROFUNDIDADE 2.00 cm
Não há nada de especial na diagramação, porém é eficaz para leitura.

NOTA: 4,00 de 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa por todos os protagonistas e nos capítulos da protagonista Jules, é uma conversa com a irmã, quase não fala diretamente com ninguém. Nesse formato, temos a visão de várias personagens e traz uma visão mais ampliada de toda história e dos sentimentos pessoais de cada um. E os capítulos protagonizados por Nickie, são em terceira pessoa.
A linguagem é de fácil entendimento, trazendo alguns trechos em flash-back, o que facilita o entendimento do enredo.
Alguns poucos erros na revisão, que por sinal, não há informação de quem fez.

NOTA: 4,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Era como se ele estivesse em águas profundas tentando agarrar alguma coisa, qualquer coisa, para se salvar. Como se estivesse tentando chegar a uma boia e só alcançasse algas, mas se agarrasse a elas mesmo assim.” (pág. 150)

SINOPSE:

“Cuidado com superfícies muito calmas, nunca se sabe o que pode haver embaixo delas. Da mesma autora do best-seller internacional A garota no trem Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos... Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.”


CITAÇÃO:

“É horrível ver uma pessoa nas garras da dor; o ato de assistir à cena parece uma violência, uma intrusão, uma violação. No entanto, nós o fazemos, temos de fazê-lo, o tempo todo, só precisamos aprender a lidar com isso do jeito que der. [...]” (pág. 155)

RESUMO SINÓPTICO:

NEL (DANIELLE) ABBOTT é uma mãe solteira e sempre foi fascinada pelas águas do Poço dos afogamentos que ficava abaixo da ponte que cortava a cidade. Era escritora e estava escrevendo a história do rio e das pessoas que morreram afogas nele. É mãe de LENA que está arrasada com a morte da mãe, principalmente porque dizem que ela se suicidou.
JULES (JULIA) é irmã de Nel e fica bem assustada ao ser contatada com a informação da morte da irmã. Terá de voltar para o único lugar que não gostaria, devido a fatos acontecidos em seus passado aterrador, porém tem de tomar conta da sobrinha e descobrir o que realmente aconteceu, pois não acredita no suicídio da irmã.
SEAN TOWNSEND é o detetive-inspetor da cidade de Beckford e responsável por desvendar o mistério dos afogamentos. É filho de PATRICK, policial aposentado que foi casado com LAUREN (afogada no poço dos afogamentos), uma das mulheres jogadas ao rio. Sean e HELEN moram na casa do pai. Helen é professora na escola local e quem cuida de Patrick. Sean conta com a ajuda de ERIN que foi transferida por ter se envolvido sentimentalmente com uma subordinada e agora está lá para auxiliá-lo.
LOUISE WHITTAKER era mãe de KATIE (que morreu afogada no poço, suicidou-se) e JOSH, casada com ALEC. Era amiga de NEL, porém passaram a ter desavenças quando descobriu que Nel escrevia sobre as mortes acontecidas no poço.
MARK  HENDERSON é professor na cidade.
NICKIE era a sensitiva que sabia os segredos do rio, mas ninguém acreditava nela, achavam que era charlatã e queria apenas dinheiro das pessoas. Escutava vozes sussurradas.
Outras personagens do passado compõem a história: LIBBY SEETON, ANNE WARD, JEANNIE, ROBBIE todos fazem parte de uma trama intricada de afogamentos...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Gosto muito de thrillers psicológicos e estava com grande expectativa, porque apesar de não ter lido A GAROTA DO TREM (da mesma autora), assisti o filme e de certa forma até gostei. Achei que esse seria um livro excepcional, porém não foi bem assim...
Gostei do enredo que é intrigante e tem a morte de várias mulheres afogadas, começando pelo século passado; o fato de ‘parecer’ que o rio chamava as mulheres, o quanto a família é importante e como a falta de diálogo leva a enganos por uma vida toda, o suspense e a tensão que a leitura traz. Das reviravoltas que aconteciam no decorrer da trama e o inusitado do final, embora não ter concordado totalmente com ele.
O que não gostei primeiro foi a quantidade de personagens ser grande, mesmo que todos tenham seus papéis bem definidos e importantes para toda a trama. Muitas personagens podem confundir um pouco, ainda mais que tem passado e presente e várias histórias paralelas. Me incomodou muito o fato de não haver apenas um responsável pelos afogamentos, o que dispersou um pouco do entendimento. Bem como o fato de nem todos os culpados serem punidos, alguns trechos ficaram subentendidos sem maiores explicações e a sensação de ‘medo e terror’ que busco em livros do gênero, não surgiu em momento nenhum... o que me decepcionou um pouco.
Gostei da escrita fluida e das divisões dos capítulos, entretanto, só isso não bastou para mim.
É um livro interessante pelo aspecto psicológico, porque fala de suicídio e suas motivações, mas não de algum tipo de tratamento.
Recomendo para quem tem curiosidade para saber tudo que se passou na trama e pelo fato de, porque não funcionou para mim a leitura, não quer dizer que para outra pessoa o livro não seja melhor.

NOTA : 2,80 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

Foto -Paula Hawkins

Paula Hawkins (Harare, 26 de agosto de 1972) é uma escritora britânica nascida no Zimbabwe, mais conhecida pelo seu romance de suspense, o best-seller The Girl on The Train.

Por volta de 2009, Hawkins começou a escrever comédia romântica de ficção sob o pseudônimo de Amy Silver, tendo escrito quatro romances, incluindo Confessions of a Reluctant Recessionista. Ela não conseguiu nenhum sucesso comercial até desafiar a si mesma a escrever uma história mais adulta e séria. Seu best-seller The Girl on The Train (2015) é um complexo thriller, com temas de violência doméstica, abuso de álcool e abuso de drogas.

Em 2016, foi selecionada pela BBC como uma das 100 Mulheres mais importantes do ano.




CHEIRINHOS

RUDY




18 comentários:

  1. Não leio muito do gênero, mas fiquei curiosa por A garota no trem, e esse pareceu-me confuso, lendo a sua resenha, deu pra ver bem que ter tantos personagens e não ter uma base forte e mostrar os porquês e tratamentos para todos esses suicídios deixa a leitura bem rasa.
    Tô na dúvida se lerei ainda.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Quero ler A garota do trem, já assisti filme.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Sempre em grande!! Muito bom!
    .
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália!
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Meu Deus que confusão!! Quando a história possui muitos personagens, o entendimento realmente fica complicado. Também não gostei de saber que possuem vários culpados para os afogamentos, o legal é quando existe apenas um culpado e as razões para aquilo tudo são explicadas. Me decepcionou muito saber que a história não é aquilo o que eu esperava, mas um dia irei ler para tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Fico também confusa, mas até que deu para ler.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy!!
    Eu li A Garota do Trem e gostei muito, adoro livros de thrillers psicológicos, mas achei que esse livro tem muitos personagens, então fica difícil o entendimento, achei o livro meio confuso e não gostei de ter mais de um culpado pelos afogamentos, mas mesmo assim gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bem assim como pensou, mas ainda vale a leitura.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Gosto dos flashback nos enredos. Eu estava com expectativas altas nesse livro, mas alguns pontos levantados me assustam um pouco. Por exemplo uma grande quantidade de personagens, se não ficarem bem situados acabo me perdendo porque sou péssimo pra nomes. Contudo ainda quero muito ler e ver como será essa experiência para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Também estava com altas expectativas e me decepcionei um pouco, mas ainda assim, vale a leitura.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi Rudy, tudo bem com você? Li críticas positivas sobre esse livro e tenho curiosidade em conhecê-lo. Acho que a forma como a autora acabou criando o enredo irá prender a minha atenção.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CArol!
      Espero que consiga ler.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!
    Eu li vários comentários sobre esse livro e quero muito ler ele. Tem uma ótima premissa e um mistério incrível, me prende a sinopse.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Achei que poderia ser melhor, mas ainda assim, é uma boa leitura.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi Rudy!
    Ainda não li nada da autora, te confesso que estava animadona pra ler esse livro, agora, vou com menas expectativas, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o segredo é esse, ir sem muitas expectativas.
      Semana de esperança!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá, Rudy! ♡ Tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora, já que muita gente fala bem da autora.
    A premissa do livro é interessante, mas não gostei do fato de a trama contar com muitos personagens, pois de fato, isso pode deixar o livro bem confuso.
    Uma pena que o livro não funcionou para você.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Fico confusa também com muitas personagens.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy