03/11/2019

RESENHA #54 - “FRAQUEZAS HUMANAS” (LITERATURA NACIONAL) - RAFAEL BESSLER


LIVRO: “FRAQUEZAS HUMANAS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: RAFAEL BESSLER
EDITORA: 7LETRAS
 PÁGINAS – 144
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS
ASSUNTO: CONTOS
ISBN: -  978-85-4210-794-4

Fraquezas humanas

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

As letras vermelhas chamam atenção. Uma mão estendida, aberta, como se soltasse uma fumaça cinza e um monte de areia por baixo.
Capa: Julia Bessler.

NOTA: 5,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

 A imagem pode conter: desenho

As folhas são amareladas e as letras pretas medianas.
Conteúdo: sumário; dedicatória; dezoito contos com títulos e algumas ilustrações; e, agradecimentos.

A imagem pode conter: desenho

Coordenação editorial: Isadora Travassos.
Produção editorial: Alice Garambone, João Saboya, Julia Roveri e Rodrigo Fontoura.

A imagem pode conter: desenho

Ilustrações: Julia Bessler.

A imagem pode conter: desenho

NOTA: 4,80 DE 5,00

- ESCRITA:

Alguns contos são narrados em primeira pessoa pelos protagonistas, outros em terceira pessoa desconhecida, alguns tem diálogos complementares.
A linguagem é contemporânea um pouco mais culta, com palavras não tão comuns ao vocabulário corriqueiro, o que engrandece o aprendizado, de fácil entendimento, e, envolvente.

NOTA: 5,00  DE 5,00

CITAÇÃO:

“-Estou firmemente convencido que a miséria humana é o que há de mais consistente numa pessoa e é exatamente a consciência desse fato que pode nos fazer menos miseráveis.” (pág. 39)


SINOPSE:

“Com seu instinto aguçado para observar e traduzir os mais variados matizes da natureza humana, Rafael Bessler dá vida a esta coletânea de contos com histórias e personagens tão reais que nem parecem inventados. Amor, ciúme, inveja, desejo, amizade, vingança, compaixão -- todo o sentimento do mundo cabe nestas histórias, que lemos num piscar de olhos. Com talento e imaginação, o autor constrói um amplo painel de enredos e temas que retratam bem a vida como ela é.”

CITAÇÃO:

“[...] Há que se ter as rédeas curtas nas mãos, sem estirá-las em excesso. O servilismo salpicado de certa arrogância, porém sem subserviência, deve ser titulado para que faça os nobres passageiros sentirem-se orgulhosos de si mesmos através de nosso adequadíssimo comportamento. [...]” (pág. 87)

RESUMO SINÓPTICO:

O livro é um compilado de contos curtos, ficcionais que abordam vários assuntos, como: amor, ciúme, inveja, desejo, amizade, vingança, compaixão e outros, mais relacionados as fraquezas que os seres humanos passam em seu dia a dia.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Admiro as pessoas que conseguem observar o comportamento humano e sintetizar em palavras, tantos os fatos quantos os ensinamentos advindos deles. Admiro ainda mais quando essa transcrição é feita de forma sensível, afinal, o que é demonstrado são as nossas fraquezas e ninguém gosta de se ver exposto, seja de que forma for. A delicadeza expressa em palavras que trazem a percepção da arte de viver.
O livro é isso:  a sagacidade da observação e análise de várias situações corriqueiras, tão verdadeiras e próximas do leitor, que não há como não nos identificarmos com as personagens criadas e com as situações relatadas. É um livro tão visceral, com um humor de certa forma ácido por mostrar a melancolia e a emoção perspicaz de uma miscelânea de sentimentos que por vezes, nem conseguimos perceber.
O livro traz um grande impacto, porque conseguimos visualizar situações em que se nos colocarmos no lugar dos protagonistas, passamos a pensar: como agiríamos se acontecesse comigo? Passamos a analisar nosso comportamento e a notar que, infelizmente, nosso discurso por vezes é de uma forma e ao nos vermos na situação, nossa atitude é diferente. Nossas fraquezas, não há como fugirmos delas.
Não irei comentar sobre cada coto específico, seria injusto da minha parte falar de um e não falar de outro, porém todos são bem escritos e tocam profundamente dentro da nossa racionalidade e dos nossos sentimentos.
Leiam!

NOTA : 5,00 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTOR:

Resultado de imagem para autor Rafael Bessler

Rafael Bessler nasceu no Rio de Janeiro em 1951. É médico. Formado e pós-graduado em Clínica Médica pela UFRJ e mestre em cardiologia. Há vinte anos dedica-se também à Geriatria. Atualmente, exerce medicina privada em seu consultório no Rio de Janeiro. Exerce medicina individualizada e de pesquisa diagnóstica.

Exemplar cedido pela Oasys Cultural.

Nenhuma descrição de foto disponível.


CHEIRINHOS
RUDY



17 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Gosto muito de livros com contos e esse parece ser um livro com muito sentimento e que toca profundamente nossa alma! Gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy! Curto muito um livro de contos, não conheço esse autor, gostei muito dos temas dos contos, tudo que toca o coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo contos. A maioria que leio é de terror. Gosto principalmente pq tenho pouco tempo pra ler, então as vezes bate o desespero pra ler algo que não seja acadêmico, então meu refúgio é o conto kkkk
    Ótima resenha amiga. Premissa bem legal e o livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Gosto de todo tipo de conto, mas estou lendo de terror também e gostando.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy
    Deve ser um ótimo livro, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros de contos e esse parece ser bem legal, bem escrito de uma forma que nos faz pensar mais sobre cada dia, cada coisa e eventos de nossa vida.
    Tá na lista!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      O livro é maravilhoso, ainda bem que foi para sua lista.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Curto muito um livro de contos, não conheço esse autor, gostei muito vou procurar para ler mais sobre esse autor e suas obras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia!
      O livro é bom e se tiver oportunidade, leia.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Nossa, parece ser um bom livro, pois envolve contos com as características que nós humanos temos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      É bom demais.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi, Rudy! Gosto mto de livros que colocam o leitor num lugar de questionamentos sobre a vivência humana. Esse parece ser bem nesse estilo e despertou meu interesse.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy