22/03/2020

RESENHA #14 - “DEADFALL” - ANNA CAREY


LIVRO:  “DEADFALL”
SUBTÍTULO: “A CAÇADA”
TÍTULO ORIGINAL: “DEADFALL”
SÉRIE: BLACKBIRD
VOLUME: 02
AUTORA: ANNA CAREY
TRADUTOR: FLÁVIA SOUTO MAIOR
EDITORA: V & R
PÁGINAS – 224
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA JUVENIL
ASSUNTO: SUSPENSE/MISTÉRIO
ISBN: -  978-85-7683-890-6

Deadfall

CITAÇÃO:

“Você pensa no sonho, tentando se lembrar da mulher, sua tia. O dinheiro. O acordo que fez com alguém. Há mais alvos por aí. Quantos outros aceitaram o dinheiro como você? Quantos morreram na ilha, atraídos pela promessa de mais trabalhos, mais grana? Quantos sobraram?” (pág. 87)

PRIMEIRA FRASE DO LIVRO:

"-O EMBARQUE PARA O TREM COM DESTINO A CHICAGO COMEÇARÁ EM CINCO MINUTOS-DIZ UM ANÚNCIO. POUCAS PESSOAS SE LEVANTAM, ALGUMAS ARRASTANTO MALAS."

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Ao fundo tipo um mapa da cidade em cinza azulado com o título em letras pretas e um alvo AZUL sobreposto ao título com um alce da mesma cor em cima.
Arte de capa: semper smile, Munique.
Créditos das imagens da capa: ©Shutterstock/i3alda, Globe Turner, Ralf Juergen Kraft.


NOTA: 4,50  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória;  quarenta e seis capítulos numerados por extenso com diagrama de uma mira, e, a divisão dentro dos capítulos com diagrama de alce; epílogos;  agradecimentos; e, outros grandes sucessos da editora.
Diagramação: Juliana  Pellegrini.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa que narra para a protagonista, como se conversasse com ela e embora seja uma forma de narrativa diferente, é bem interessante de acompanhar.
A linguagem é bem acessível, de fácil entendimento e condizente com a faixa etária YA a que se destina a série.
Preparação: Fabiane Zorn.
Revisão: Ana Luiza Candido e Marcia Alves.

NOTA: 4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Logo, o som de respirações preenche a sala. Acabou de passar da meia-noite, e todo mundo apagou. Você quer dormir, mas não consegue parar de pensar no código, encontro dos escolhidos. Se eles vão se encontrar amanhã – esta noite – no dia 11, faria sentido ser em algum lugar na cidade.” (pág. 145)

SINOPSE:

“Há uma semana a garota acordou sobre os trilhos de Los Angeles sem se lembrar quem ela é. E descobriu que faz parte de um jogo. Mas a única coisa de que tem certeza é que estão tentando matá-la. Depois de ter sido traída por seu único amigo, ela foge para Nova York com um garoto que diz conhecê-la. Mas será que pode confiar nele? O que adianta encontrar os outros? Quem são essas pessoas? À medida que a perseguição esquenta, ela vai aos poucos recuperando a memória. Porém, seu passado não pode salvá-la, e um só movimento errado pode acabar com este jogo.”

CITAÇÃO:

“[...] Ele fica na sua frente, esperando por eles. Mas quando o som se aproxima, você vê o primeiro sinal dos pássaros, em voo rasante, abaixo do denso emaranhado de galhos. São centenas. Eles vão na direção do mar. Quando saem das sombras, suas asas se iluminam. Azul iridescente. Barrigas perfeitamente brancas.
Eles voam livres, sobre vocês, e o ar muda com a passagem deles. Então eles desaparecem, rapidamente, na direção do horizonte infinito.” (pág. 219)

RESUMO SINÓPTICO:

Após acordar nos trilhos do metrô em Los Angeles sem se lembrar de quem é, Lena  passou por momentos complicados e descobriu que tinham ‘caçadores’ procurando por ela para matá-la. Na estação de ônibus compra uma passagem para Chicago, mas encontra um rapaz que vê em suas lembranças. Eles acabam indo para Nova York, porque Rafe descobriu que tem outros como eles que estiveram na ilha para serem caçados.
As lembranças voltam aos poucos na cabeça de Lena e agora sabe sobre o Grupo A&A – GAA, uma organização que perpetrou um jogo doentio, permitindo que seus membros, secretamente, caçassem seres humanos. Todos estão marcados com um código que os identificam.
Em Nova York eles encontram outros como eles através de códigos deixados nas pichações nas paredes e nos jornais. Eles se reúnem para descobrir quem os perseguem, como foi criado e para que todo esse jogo de caçada. Chegam ao médico criador da droga do esquecimento e ele os dá informações importantes para chegar ao GAA e tentar descobrir todos os participantes. Ela conta com a ajuda de uma policial de Nova York, para quem entregou todas as pistas que achou por lá.
Agora tudo está ainda mais perigoso. Alguns dos colegas que são caçados, acabam mortos e o perigo se torna cada vez maior...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O livro é o final da duologia Blackbird. A resenha do primeiro livro já foi feita e quem quiser conferir, basta acessar: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/12/resenha-63-blackbird-fuga-anna-carey.html
O livro começa um tanto morno, achei que não teria tanta ação quanto o primeiro, estava enganada. Os perigos são cada vez maiores e mais gente ajudando a descobrir qual o sentido de tudo e porque foi criada essa caçada.
O bom é que tudo fica esclarecido, sem pontas soltas. As lembranças da protagonista vão voltando aos poucos e ela se lembra da família e do irmão, um reencontro emocionante. Também fica esclarecido como ela sabia lutar  e tinha uma percepção tão aguçada para saber o que fazer e resolver os problemas que iam surgindo.
O desenrolar de todo enredo é emocionante, carregado de suspense, muita ação e ao mesmo tempo, mostra o quanto a humanidade pode ser perniciosa e buscar formas espúrias de  satisfazerem suas necessidades mais sombrias, prejudicando pessoas inocentes.
Não dá para falar muito mais para não tirar a grandeza da leitura e todas as emoções que acompanham os trechos intensos, carregados de mistério e algumas partes, aquela sensação de perigo constante que ronda todo o livro.
Mais do que recomendado para quem gosta de um bom mistério, suspense e ação.

NOTA :  4,80 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Anna Carey

Anna Carey já trabalhou embalando presentes, pintando rostos, editando livros infantis e como garçonete, babá e vendedora (de sofás). Ela se formou na Universidade de Nova York e fez mestrado em ficção na Universidade do Brooklyn. Atualmente mora em Los Angeles e escreve livros para jovens.

CHEIRINHOS

RUDY





17 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Uau adorei a resenha, fique com muita vontade de ler essa duologia, esse livro tem tudo que eu gosto, um bom mistério, suspense e ação. Quero muito ler e conhecer toda essa história na integra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bom demais mesmo, se puder, leia.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy! Curto muito suspense e mistério, essa é a primeira resenha que leio desse livro, agora fiquei bastante interessada em conferi essa duologia que parece ser muito boa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Muito boa mesmo, se tiver oportunidade, leia, aliás você receberá esse livro do Top, espero que goste.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy
    Não conheço essa autora, mas parece ser um livro eletrizante, cheio de reviravoltas, mistério sem fim.
    Quero ler sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. ola Parece um livro muito bem escrito que prende o leitor porque tem misterio açao e suspense e parece um prato cheio para quem gosta desse tipo de narratica
    E eu gosto
    dica anotada

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Não conhecia o livro mas fiquei bastante interessada pela historia. Tem uma premissa incrível! Fiquei bem curiosa pelo que irá acontecer com esses personagens!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Bom que gostou, tomara que consiga ler.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Achei bem interessante a duologia. Já tinha lido a resenha do primeiro volume. Se eu tiver a oportunidade, lerei, com certeza. Gosto de tramas que não deixam pontas soltas em seu final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Esse tipo de livro, gosto quando o final é redondinho e não ficam pontas soltas.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Não conhecia a duologia, mas achei bem interessante o seu enredo.
    Que bom que o livro termina sem pontas soltas, acho bem chato quando isso não acontece.
    Vou tentar procurar saber mais, me interessei bastante por todo esse mistério envolto na personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Tem a resenha do primeiro livro aqui, leia lá.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Ainda não li nenhum livro do gênero e esse parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy! Não resisto a um bom livro de suspense e ação rs. Já tinha lido alguma coisa sobre essa duologia, é bem o tipo que gosto. Adrenalina lá em cima.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy