08/05/2020

RESENHA #24 - “SOBERANA” (LITERATURA NACIONAL) - KÁSSIA MONTEIRO


LIVRO:  “SOBERANA” (LITERATURA NACIONAL)
SUBTÍTULO: “A ASCENSÃO DA RAINHA DE MARTE”
AUTORA: KÁSSIA MONTEIRO
EDITORA: DRACO
 PÁGINAS – 152
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA/AVENTURA/JOVEM ADULTO
ISBN: -  978-85-8243-097-2


Soberana


PRIMEIRO PARÁGRAFO:  "SERPENTINOS, ESTRELATOS E CARACOLIANOS - REPETIU LIARLINDE PELA VIGÉSIMA OITAVA VEZ, APENAS NAQUELA AULA - COMPÕEM O EIXO DO MAL. SÃO OS NOSSOS MAIORES INIMIGOS, OS REBELDES QUE SÓ MANTEMOS PACIFICADOS À FORÇA." 


CITAÇÃO:

“Ao que parece, em busca de uma noiva melhor para o garoto, agora a senhorita está temporariamente afastada do governo. Como se isso fosse possível... Eu ainda gritei para que os dois nos ajudassem, mas eles viraram as costas e foram embora, Sinto muito, alteza.” (pág. 42)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Ilustração de uma jovem, vestida como princesa e com edificações ao fundo, tudo em laranja.
Capa: Ericksama.

NOTA: 4,90  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

As folhas são levemente amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: sumário; mensagem da autora; nota; prólogo; dividido em duas partes, a primeira com onze capítulos e a segunda dez capítulos, numerados em algarismos romanos e com logotipo cinza com lua, o mesmo que tem nas páginas que dividem as partes; epílogo; e agradecimentos.

A imagem pode conter: texto que diz "II Empírico passou a pior noite de sua vida. Entre uma garrafa de odorrum e outra, foi obrigado a ver um traidor desposar um mem- ro legítimo da monarquia arcadiana. Infelizmente, nada podia fa- pois a autora de tamanho ultraje era sua própria soberana, que ecusava a ouvir seus conselhos. fora"

Publisher: Erick Santos Cardoso
Edição: Ana Lúcia Merege.
Conceito editorial: Eric Novello.
Produção editorial: Janaína Chervezan.

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em terceira pessoa.
A linguagem traz alguns termos referentes a ficção, ainda assim, é de fácil entendimento, inteligente e até certo ponto, ágil e envolvente.
Muitos erros de concordância e ortografia, merecia uma revisão bem séria, sem contar que o texto é todo corrido, mesmo quando há diálogos, não tem travessão ou aspas para identificar.

NOTA: 4,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Naquela ocasião, o reino brilhava à luz de centenas de tochas. Mesmo de longe, era possível escutar os tambores de festa. Os informantes de Salanur tinham ouvido falar de uma celebração do serpentino de atacar imediatamente. Lutar contra bêbados era muito mais fácil.” (pág. 83)

SINOPSE:

“O caminho de uma verdadeira líder passa pelo coração e pela espada.
Quando os reis de Arcádia morrem por uma terrível doença e o reino é invadido pelas raças menores, nada resta à jovem princesa Liarlinde Arcandoff a não ser fugir para o deserto marciano.

Depois de quase sucumbir nas areias vermelhas, abandonada à própria sorte, ela retorna para se vingar, agora uma poderosa guerreira. Esse é o início da cruzada para caçar os invasores de seu reino e garantir aos excluídos o seu lugar de direito. Liarlinde enfrentará muitas batalhas, mas a mais dura delas nada tem a ver com soldados e armas.
Soberana – A ascensão da rainha de Marte é o romance de estreia de Kássia Monteiro. Inspirado pelo clássico da literatura Senhora, de José de Alencar, essa é a história de uma mulher nobre que deve entender o seu papel na sociedade enquanto lida com seus sentimentos. Tudo isso entre lutas sangrentas e uma viagem a um ambiente fantástico e surpreendente, regados pelo humor ácido da autora. Poderá a jovem Liarlinde vencer os seus fantasmas enquanto ascende à posição de Senhora de Marte?”

CITAÇÃO:

“As palavras saíram em um sussurro engasgado, seguidas por uma cascata de lágrimas. Liarlinde mal conseguia respirar, tamanha era a comoção que lhe preenchia o peito. Dobrou-se sobre si mesma, agarrada à prova definitiva de que tudo o que Guer lhe dissera era verdade. Ele a amava, tanto quanto ela o amava, e nunca deixara de ser assim. Trouxera no peito todos esses anos a fita de cabelo que ela perdera no lago subterrâneo no dia em recebeu a notícia da morte dos pais. Era uma de suas fitas preferidas, presente de aniversário que ganhara dos reis, jamais se esqueceria dela.” (pág. 118)

RESUMO SINÓPTICO:

Liarlinde é a princesa de Arcádia, um reino poderoso em Marte. Seus pais estão muito doentes com uma gripe que os mata,  e ela só tem por companhia seu melhor amigo e prometido, Guer, que é apenas um pouco mais velho que ela, os criados e seu tutor, Empírico, que dá aulas incessantes e tediosas sobre a Bula Segregatus, que segundo ele, era a regra mais necessária de todo o mundo.
Além dos humanos, outras raças habitam o planeta: Caracolianos, Estrelatos e Serpentinos. Essas três espécies são consideradas inferiores pela bula, então devem ser tratadas como escravos.
Mudanças repentinas, capazes de abalar da paz, os escravos rebeldes pedem por sua libertação ou pela guerra e seguindo o que parecia ser o correto, Liarlinde opta pela guerra. Em meio a toda a confusão da invasão seu melhor amigo e noivo é obrigado pelo seu pai a fugir e a abandoná-la quando a mesma corria risco de vida.
Junto de Empírico, seu tutor, Liarlinde consegue escapar da morte nas mãos dos rebeldes e também sua jornada que mais tarde a transformará na soberana de Marte.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Como boa ariana e tendo Marte como regente do meu signo, claro que me interesso pelo planeta, mesmo que na ficção. E a autora soube criar uma ficção muito bem elaborada.
O início do livro traz uma verdadeira aula de história sobre Marte, o que facilita um pouco o entendimento, já que tem muitas raças e personagens que fazem parte do enredo. E essa mesma diversidade possibilita uma aventura muito bem desenvolvida.
Mesmo sem gostar do tema: vingança e no começo achar que não gostaria muito da personagem principal por causa disso, pude ver que esse desejo, a tornou uma mulher forte que aprende como se defender e lutar e ao final, descobre que é melhor aproveitar o amor que se vingar.
Algo que me incomodou um pouco foi o fato de ser uma escrita corrida, o que isso quer dizer? Quer dizer que quando há diálogos, não tem marcação de travessão ou aspas, o que confunde um pouco toda a leitura.
De qualquer forma, o livro baseado em “Senhora” de José de Alencar, traz uma miscelânea de estilos: romance, ficção, aventura, romance que torna o livro nada enfadonho e carregado de reviravoltas inesperadas. Mesmo com todas as observações feitas.
Recomendo.

NOTA :  4,50 DE 5,00


Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE


SOBRE O AUTORA:

Foto -Kássia Monteiro

Kássia Monteiro é escritora e jornalista. Autora de diversos contos (dois deles publicados pela editora Draco), foi finalista do prêmio SESC-DF de crônicas Rubem Braga 2012. "Soberana – a ascensão da rainha de Marte" é seu primeiro romance.
Atualmente, mantém o canal "Sobre Escritos" no Youtube, onde fala sobre literatura.


CHEIRINHOS


RUDY






23 comentários:

  1. Oi, Rudy
    Fiquei com vontade de ler.
    Amoooo Senhora, e saber que foi inspirado nele, já me ganhou.
    Tendo ficção parece ser muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Se tiver oportunidade, leia sim.
      FELIZ DIA DAS MÃES!
      CHEIRINHOS
      RUDY

      Excluir
  2. Olá Rudy!
    Esse livro me parece ser muito bom, adoro livros de aventura e que falam de várias raças, acho muito interessante!
    Achei a capa linda, quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É um bom entretenimento sim.
      FELIZ DIA DAS MÃES!
      CHEIRINHOS
      RUDY

      Excluir
  3. ola Rudy
    tambem concordo que quando há muito dialogo tem que ser muito bem executado para não deixar a leitura confusa
    mas mesmo com essas ressalvas a leitura foi prazerosa para voce e isso é que vale no final das contas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      É bem isso mesmo.
      FELIZ DIA DAS MÃES!
      CHEIRINHOS
      RUDY

      Excluir
  4. Oi, Rudy
    Adorei a capa, dá um ar glorioso!
    Legal o enredo se passar em Marte, a autora deve ter pesquisado bastante para escrever. E claro já gostei porque tem guerra e a princesa se torna uma mulher forte e guerreira.
    Quero poder ler, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana!
      Ela criou um mundo fantástico.
      FELIZ DIA DAS MÃES!
      CHEIRINHOS
      RUDY

      Excluir
  5. Olá Rudy, que bela princesa, mas sem máscara?!
    deixo votos de muita saúde!
    o livro deve ser agradável de ler, com essas aventuras em Marte! Porque não?!
    a imaginação não tem limites!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, desejo tudo em dobro para você e sua família.
      FELIZ DIA DAS MÃES!
      CHEIRINHOS
      RUDY

      Excluir
  6. Mais uma maravilhosa publicação! :)
    -
    Fantasiando ideais ...

    Beijo e um bom fim de semana! :)
    Protejam-se...

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy! Tenho esse livro porem ainda não li, essa sua resenha me deu vontade pega ele agora e ler, curto muito aventura e fantasia. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Confesso que achei a vingança bem mais ou menos, mas é uma história que você fica preso e termina o livro em uma tarde.
    O ponto de maior destaque são as cenas de batalhas, bem sangrentas.
    É indiscutível o cuidado e a atenção da autora ao explicar o ambiente e a população. O fato que ela nos apresenta um lugar que lembra o nosso, mas não é, torna a liberdade de criação bem maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid!
      Pelo jeito, já leu o livro, que bom.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Que pena que o livro foi escrito em formato corrido (não gosto muito de livros assim, acho meio confuso), e uma pena também que a história apresenta vários erros gramaticais.
    Não gosto muito do tema, mas achei o enredo bem interessante e achei legal a escritora trazer um pouco de historia do mundo criado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Me incomodou também com a forma de escrita, mas o livro é bom.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Eu gosto do gênero, então já logo me interessei. Esse texto corrido também me incomoda, não gosto. Quero ler, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Me incomodou o texto corrido, mas o livro é ótimo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Parece ser um bom livro, mas confesso que fiquei um pouco pé atrás pelo fato do que você disse de ser um livro corrido.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rudy! Essa falta de marcação nos diálogos me incomoda um pouco. Mas achei interessante o fato de ser baseado em Senhora com ambientação em Marte.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy