16/02/2021

RESENHA #11 - “O VENTO GIRA EM TORNO DE SI” (LITERATURA NACIONAL) - GENY VILAS-NOVAS

LIVRO:  “O VENTO GIRA EM TORNO DE SI” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: GENY VILAS-NOVAS

EDITORA: 7 LETRAS

 PÁGINAS – 172

1ª  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: LITERATURA NACIONAL

ASSUNTO: CONTO BRASILEIRO

ISBN: -  978-65-86043-89-1




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“LEVANTA FOLHAS SECAS DO CHÃO, VIRA REDEMOINHO E SAI CORRENDO. AS CIGARRAS CANTAM NOS TRONCOS DAS ÁRVORES, HORDAS DE BANDIDOS INVADEM A PRAIA, ESFAQUEIM BANHISTAS E CAUSAM TUMULTO, PÂNICO, TERROR. COITADOS DOS IMPREVIDENTES QUE SEM QUERER ENTRAM NAS FAVELAS, PAGAM COM A VIDA, POUCOS SOBREVIVEM PARA CONTAR. AS PRESAS, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, SÃO TURISTAS.”

 

 

CITAÇÃO:

 

“Não há como um dia depois do outro, com uma noite no meio. [...]” (pág. 19)

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

A capa preta com uma bailarina rodopiando e as sombras desse rodopio.

Bem condizente com o conteúdo do enredo.

Foto da capa: Ahmad Odeh/Unsplash.

 

NOTA: 4,80  DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

As letras são pretas e medianas e as folhas amareladas.

Como é uma leitura contínua, não há capítulos, mas há pensamentos em algumas mudanças de trechos de umas páginas para outras.

 

NOTA: 4,50 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é em primeira pessoa pela própria autora.

A escrita é diferenciada, um tanto mais culta, com ditados populares, citações de livros e do Evangelho.

Alguns pequenos erros de ortografia que não chegam a atrapalhar a leitura, porém merece uma nova revisão.

 

NOTA: 4,30  DE 5,00

 

CITAÇÃO:

 

“Até há poucos anos, não relia nada, não podia perder tempo. Tinha que ler o máximo possível. Vi que era uma corrida atrás do vento, tempo perdido. Passeie a reler e estou feliz, calma, resignada. Não se pode lutar contra os moinhos de vento.” (pág. 71)

 

SINOPSE:

 

“O vento gira em torno de si revela as angústias da narradora diante das mais diversas perdas – de familiares e conhecidos, do Rio Doce, vítima de um desastre ecológico, e até mesmo da esperança, numa sociedade devastada pelas notícias de corrupção e violência. A leitura dos clássicos de Homero, com seus conflitos e guerras, e também dos Evangelhos, ajuda a montar o quebra-cabeças da vida e a renovar a fé na humanidade, pela via sutil da palavra, força motriz de tantas transformações. Geny Vilas-Novas é uma dessas autoras que coloca a própria vida na escrita, de tal modo que nos tornamos logo íntimos de suas ideias, angústias e vivências, como se estivéssemos ouvindo as confissões mais sinceras de uma amiga próxima.”

 

CITAÇÃO:

 

“As frases que vão conosco para o túmulo tiram o sangue, arrancam lágrimas e não podem ser compartilhadas.” (pág. 131)

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Poder apreciar uma boa leitura, é algo inexplicável, mesmo que por vezes saiamos da nossa zona de conforto. É o caso desse exemplar. Um conto (ou será uma pequena novela?) onde há mistura de fatos e sentimentos vividos na vida da autora, mesclado com a ficção empírica de  conhecimentos literários e religiosos das leituras e aprendizado que fez durante sua  existência.

Uma leitura aprazível, com frases curtas e por vezes com alguns trocadilhos, vários ditados populares que se encaixam perfeitamente com reflexões profundas sobre o comportamento e reação das pessoas em sociedade, uma sociedade  que mostra as agressões, sofrimentos, perdas diárias e a contínua vontade de continuar vivendo dentro desse ‘looping’ de boas e más experiências.

A escrita da autora imprimi seus anseios e angústias, as dores de suas perdas no decorrer dos anos, lembranças de várias épocas de sua existência, compartilhadas com um personagem fictício que a procura quando a vê que precisa de companhia.

Algumas coisas me incomodaram um pouco, como a repetição de alguns termos  que por vezes torna a leitura um tanto morosa e lenta, entretanto, acredito que tem de ser assim, para que o leitor possa assimilar todos os questionamentos e reflexões que são levantadas e que para que possa ser absorvido e entendido de forma a mudar algumas posições impostas por nós mesmos.

É uma leitura até certo ponto triste, no sentido de ver tantas perdas, tantos acontecimentos catastróficos, a realidade de toda natureza que parece atroz e mostra como toda ação, tem uma reação de alguma forma.

Como diz a autora: “Tudo é fugaz.”

 

NOTA : 4,30 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:




 

Geny Vilas-Novas nasceu em Minas Gerais e morou em várias capitais do Brasil até se fixar no Rio de Janeiro, onde vive atualmente. Participou de diversas antologias de contos, entre as quais Tempos de Nassau: um príncipe em Pernambuco (Bom Texto, 2004), Ásperos e macios: histórias de amor e vingança (Bom Texto, 2010), e O Rei, o Rio e suas histórias (7Letras, 2012). É autora dos romances Adeus, Rio Doce (Bom Texto, 2006), Onde está meu coração? (7Letras, 2015), Flores de vidro (7Letras, 2015), Fazendas ásperas (7Letras, 2017) e O vento gira em torno de si (7Letras, 2020).

 

EXEMPLAR CEDIDO PELA OASYS CULTURAL.


 



CHEIRINHOS

RUDY


9 comentários:

  1. Oi, Rudy
    Parece ser um livro muito tocante e bonito. Que nos faz pensar sobre tudo...
    Vou por na lista
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa diagramação sem capítulos. É como se fosse os pensamentos sendo jorrados continuamente.

    ResponderExcluir
  3. Que poética a resenha! Aliás, poética também as letras da autora nessa novela/conto!
    Ainda não conhecia, mas pelo que pude perceber, há tanto sentimento nas palavras que fica impossível não sentir tudo isso.
    Com certeza se puder, quero muito ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Não conhecia esse livro conto/novela, me parece ser um livro com muito sentimento de tristeza, mas ao mesmo tempo um livro que expressa a realidade com grandes perdas!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! O livro parece conter uma forte carga emocional. Gosto de livros assim, pois nos levam a reflexões importantes e necessárias.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy!
    Amei a segunda citação sobre reler! ❤
    Eu confesso que não curto histórias sobre perdas, com tantos acontecimentos catastróficos, mas se a oportunidade de ler O vento gira em torno de Si surgir arriscarei a leitura sim, mas quando for ler vou tentar ler com calma, pelos seus comentários tive a impressão de que esse livro é desse tipo de leitura, que deve ser lida com calma para uma melhor leitura, ou estou enganada?!...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. ola Rudy
    parece que a autora de certa forma exprime tudo o gostariamos de dizer ,com tantas coisas ruins acontecendo ,perdas ,violencia ,corrupção . parece ser uma leitura muito reflexiva.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy
    Que legal essa diagramação diferenciada, curto muito contos, parece super emocionante e interessante. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha! Muito obrigada pela leitura e análise crítica, querida Rudynalva. Um grande beijo. Compartilharemos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy