19/05/2021

RESENHA #30 - “UMA NOVA PÁGINA PARA MORGANA” (LITERATURA NACIONAL) - VICTOR MAGAVI

 

LIVRO:  “UMA NOVA PÁGINA PARA MORGANA” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: VICTOR MAGAVI

EDITORA: INDEPENDENTE

 PÁGINAS – 120

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: ROMANCE BRASILEIRO

ASSUNTO: FICÇÃO/CONTO/JOVEM ADULTO

ISBN: -  978-65-992733-1-5




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“A ESTAÇÃO DE METRÔ DO CATETE NUNCA ESTIVERA TÃO CHEIA DESDE O INÍCIO DO ANO. SÃO OITO DA MANHÃ, E PARA TRABALHADORES DIURNOS O DIA COMEÇOU FAZ TEMPO. APARENTEMENTE, UM ATRASO NA LINHA DOIS, A RESPONSÁVEL POR LIGAR OS BAIRROS BOTAFOGO E PAVUNA, POSSIBILITANDO A LOCOMOÇÃO ENTRE ESTAÇÕES DO CATETE E PRESIDENTE VARGAS, PREJUDICOU A LOGÍSTICA EM MAIS UMA MANHÃ QUENTE DE JANEIRO PARA QUEM PRECISA ENFRENTAR O TRANSPORTE PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. MORGANA, QUE NÃO HÁ MUITO TEMPO SOFREU CRISES DE ANSIEDADE, PREVIU UMA FALTA DE AR ASSIM QUE CRUZOU A ROLETA FRIA.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Uma linda mulher negra com paisagem do Cristo Redentor ao fundo e na frente, paisagem de Recife.

Capa: VICTOR MAGAVI.

 

NOTA: 4,70 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

As folhas são levemente amareladas e letras pretas acima da média, confortável para leitura.

Conteúdo: dedicatória; dezoito capítulos numerados; epílogo; e agradecimentos.

A diagramação é simples, porém eficaz.

Diagramação: VICTOR MAGAVI.

 

NOTA: 4,70  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa e diálogos complementares.

A linguagem é de fácil entendimento, alguns termos regionais, uns poucos palavrões sincopados, um leve tom hilário em alguns trechos e bem popular.

Um ou outro erro ortográfico, nada que atrapalhe o entendimento.

REVISÃO: LORAC CARVALHO.

 

NOTA: 4,90 DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“Morgana trabalha há quinze anos como guia-turística no Rio de Janeiro. Ao receber a notícia do fechamento da empresa prestes a atender três senhoras divertidas e cheias de histórias vindas do Recife, a carioca precisa tomar decisões importantes que vão ressignificar valores da vida.

Em “Uma nova página para Morgana”, Victor Magavi convida o leitor para uma viagem de autocuidado, amizade, amor, tragédias da vida e persistências. Uma trajetória que vai além do Sudeste e Nordeste do Brasil. Uma história que atinge diretamente o coração daqueles que desejam fazer a vida valer a pena.”

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

MORGANA trabalha há 15 anos na PIAF TURISMO, uma agência especializada em passeios guiados pelo centro comercial e centro histórico do Rio de Janeiro. É uma empresa familiar criada fundada por SEU LAERTE e sua esposa DENISE, fã de Edith Piaf, ambas falecidas agora. Há mais dois funcionários: a jovem e simpática STÉFANI e o insuportável ANDRÉ.

Como poucas pessoas tem procurado o tipo de serviço que a empresa oferece, Seu Laerte que está cheio de dívidas no banco, toma a difícil decisão de fechar a agência, dando aviso prévio para os funcionários que considera como familiares. Apesar do choque, Morgana  fica preocupada: o que será dela agora?

Um último passeio com três senhoras vindas do Recife, animam um pouco a saída de Morgana da empresa e traz uma nova perspectiva para sua vida.

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

O primeiro livro do autor traz um enredo que bem pode ser de qualquer pessoa, porque a questão da falta de emprego, relacionamentos profissionais e amizades pessoais, estão presentes e bem evidentes.

Aborda ainda questões sociais, diversidade, relacionamentos LGBQTI+, amizades verdadeiras, novas amizades e novas perspectivas para vida, preconceito, pessoas vingativas e invejosas.

O livros tem vários aspectos positivos, como a forma que a protagonista é bem resolvida, embora não tenha uma vida social ativa, vive quase que exclusivamente para o trabalho, como ela encara as adversidades e tenta se colocar no lugar do outro, evitando contendas e ainda tem uma vida financeiramente equilibrada dentro das suas condições. Uma pessoa em que todos deveríamos nos espelhar.

A simplicidade da história é o que mais conquista o leitor.

Mesmo evidenciando as mudanças que aconteceram repentinamente na vida da protagonista, a meu ver, a única coisa que faltou foi  apenas a continuidade de como ela deu continuidade  a sua vida. Espero que o autor escreva um novo livro com a continuação.

Livro recomendado para quem gosta de enredos curtos e fáceis de serem lidos, com pequenas reviravoltas inesperadas e superação.

 

NOTA : 4,70 DE 5,00








 

SOBRE O AUTOR:




 

Sou ator, escritor, quase publicitário e mil e um outras utilidades que acabam, na maioria das vezes, resultando em arte. Aprecio a vida em suas diversificadas formas, camadas e energias. Por aqui, vou publicar obras que comunicam sobre amor, empatia, resistência, luta, diversidade e existência. E coisas mais.


CHEIRINHOS

RUDY


9 comentários:

  1. Olá Rudy
    Esse é a primeira resenha que vejo desse livro, curto muito histórias com amizades e que aborda questões sociais, fiquei mega curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Náo conhecia esse autor. Que bom que trouxe um livro que aborda vários temas .E com uma linguagem simples .sem complicar .deve ser um livro muito bom de ler visto a nota que recebeu
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Foi o livro que você ganhou no sorteio do ig do autor não foi?
    Parece ser uma leitura leve, envolvente e ainda tem muita representatividade

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy
    Parece ser um livro bem legal. Que mostra a protagonista tendo que se abrir pra novas escolhas e oportunidades. Além de tocar em assuntos importantes.
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Recomeços!Por tudo que li acima, esse livro traz recomeço e aceitação e isso é tão lindo nos dias de hoje.
    É preciso olharmos o que estamos fazendo com nossa vida e sim, mudarmos!!!
    Com certeza, é um livro que se puder, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy!
    Gosto de enredos curtos e fácies de serem lidos, onde a protagonista é bem resolvida, não conhecia Uma nova Página para Morgana mas já quero ler.
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Apesar do livro ser curtinho me parece ser uma história bem interessante, adoraria ler e conhecer um pouquinho mais da Morgana!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! O livro aborda questões necessárias e importantes. Me agradou esse aspecto. O fato de possuir uma protagonista com características que aprecio, tbm me fez sentir vontade de conhecer essa história.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy