18/07/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #90 - JAYANE MIRANDA - Artesanato e sustentabilidade: entenda como você pode ajudar o meio ambiente mesmo em casa

 Olá alegres e felizes!








É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre sustentabilidade e sobre maneiras de ajudar o meio ambiente, partindo de pequenas ações que podem ser tomadas em casa. Mas você sabe quais são elas e como colocá-las em prática?


De fato, é fundamental que as pessoas comecem a realizar ações conscientes, que não apenas tragam melhorias para a sociedade, mas que ao mesmo tempo possam trazer alguma satisfação pessoal. 


Uma forma simples, prática e até rentável de fazer isso é colocando os seus dotes artísticos e manuais para trabalhar: por meio do artesanato, com materiais como cola para acrilico, papelão, latas de alumínio e muitos outros itens, é possível criar trabalhos incríveis. 


Dessa forma, indo além de ideias e incentivos para começar a contribuir com o meio ambiente, é possível agir e, para que isso seja feito de modo eficiente, é fundamental entender mais sobre o assunto. 


A sustentabilidade começa com ações simples, como a economia de água e de recursos naturais, passando pela separação do lixo para um descarte consciente e chegando até o reaproveitamento de materiais que seriam desprezados, mas que podem ser úteis no lar. 


Dessa forma, nada mais certo do que começar a ter ideias de como otimizar essas tarefas, encontrando formas de utilizar alguns tipos de itens e de transformá-los, criando objetos funcionais para a sua casa. 


Além disso, há quem encontre até mesmo uma nova fonte de renda ao investir em sustentabilidade doméstica e separar materiais que podem ser úteis, para então partir para a construção de produtos, vendendo-os de diferentes maneiras para outras pessoas. 


Se você reconhece a importância de contribuir com o meio ambiente por meio de ações conscientes e, ao mesmo tempo, reconhece que possui dotes próprios para o artesanato, este artigo é para você.


Siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre os conceitos de artesanato e de sustentabilidade,  aprendendo como unificar esses dois elementos para trazer benefícios ao planeta e ao seu bolso. 

O que é artesanato?

Diversas ações podem ser feitas, principalmente por quem tem habilidades para trabalhos manuais, para tornar alguns materiais muito mais personalizados e bonitos. Um exemplo disso é produzir camisetas bordadas, tornando-as peças únicas. 


O artesanato é uma ação que pode ser feita a partir de diferentes tipos de materiais, sendo alguns deles:


  • Tecidos;

  • Colas;

  • Latas;

  • Vidros;

  • TIntas;

  • Madeiras;

  • Linhas.


De fato, as opções são infinitas quando o assunto é artesanato, pois cada elemento pode ser utilizado na construção de um novo objeto, com características exclusivas e com detalhes que vão torná-lo especial e até ecologicamente correto. 


Isso inclui aproveitar desde uma lata de alumínio até um cartucho de tinta para impressora inkjet, alterando a sua função e aplicando novas utilidades para objetos como esses. 


Por isso, o artesanato é considerado uma atividade que não apenas ajuda no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades manuais, mas que também pode trazer benefícios em termos de sustentabilidade.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma ação presente na sociedade, que trata de diferentes aspectos para melhorar uma série de pontos envolvendo a convivência das pessoas em paralelo ao meio ambiente. 


Sendo assim, ela aborda elementos como:


  • Aspectos econômicos;

  • Questões sociais;

  • Características ambientais;

  • Aspectos culturais. 


Tudo isso é fundamental para que uma sociedade se desenvolva de maneira consciente, levando em consideração o meio ambiente e preservando-o, não apenas para si mas para as próximas gerações. 


Dessa forma, nada mais apropriado do que entender o conceito e de saber como ele pode ser aplicado no dia a dia, seja no uso de várias folhas de papel para sublimação ou na economia de água doméstica. 


Ao mesmo tempo, uma ação interessante e de grande relevância é a de saber conciliar a sustentabilidade com o artesanato, sendo um caminho produtivo para preservação do meio ambiente, para a prática de habilidades manuais e para obter resultados úteis e bonitos. 


Em tempos de pandemia, isso pode ser ainda mais importante e necessário, visto que uma nova fonte de renda pode ser fundamental para algumas pessoas, além de despertar a consciência em relação ao cuidado com o próximo e, em paralelo, com o planeta. 


Para que isso seja possível, há algumas medidas que podem ser tomadas de maneira simples e prática, e que podem mudar de maneira positiva alguns hábitos e aspectos no seu dia a dia. 

Como unificar sustentabilidade e artesanato de modo benéfico

Quem se preocupa com o meio ambiente e gosta de artesanato pode desfrutar de uma série de benefícios, apostando em atividades que vão trazer vantagens interessantes, como a produção de itens funcionais e que podem trazer uma renda extra para a casa.


Sendo assim, é fundamental conhecer algumas práticas que podem ser adotadas na sua rotina, tanto em termos de hábitos quanto de trabalho. Confira algumas a seguir. 

1. Separe itens recicláveis do lixo comum

Em qualquer residência, é comum a produção de lixo, sendo que o volume e os itens descartados variam conforme a quantidade de moradores. Jogar fora todos esses elementos juntos não é a melhor alternativa. 


Um proprietário que está investindo na reforma da sua casa e aplicando um concreto leve no imóvel sabe que o entulho retirado deve ser descartado de maneira diferente do lixo comum. 


Essa mesma seleção pode ser aplicada aos itens que vão ser descartados, ajudando na coleta seletiva e na destinação dos diferentes tipos de materiais para a reciclagem. 


Nesse processo, outro cuidado que pode ser tomado é o de separar elementos que podem ser reutilizados em casa, modificados ou não, de maneira útil. Latas de alumínio, potes de vidro, pedaços de tecido, tábuas e vários outros itens podem ser trabalhados no artesanato. 


Uma lata de alumínio, por exemplo, pode se tornar um vaso de planta com facilidade, recebendo um tratamento especial e uma pintura, que vão mudar a aparência do pote e torná-lo bonito para essa funcionalidade. 


Se você decidiu trocar a veneziana por uma persiana para sacada, a peça que foi retirada pode servir como um painel para fixar os vasos de plantas feito com as latas de alumínio, de maneira a tornar o jardim da casa muito mais bonito e sustentável. 

2. Pratique uma alimentação mais sustentável

Talvez você já tenha ouvido falar em consumir menos alimentos industrializados e empacotados, dando preferência para descascar, ou seja, optar por uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras e legumes. 


O que poucas pessoas fazem, mas que pode render uma atitude ecologicamente correta e econômica, é utilizar restos orgânicos produzidos na sua cozinha como adubo, ajudando no cultivo de diferentes alimentos na sua horta doméstica. 


Para identificar as diferentes espécies e cuidar de cada uma delas corretamente, uma dica é fixar pequenas placas fotoluminescentes, organizando toda a área com facilidade.


Com isso, ainda é possível unir várias ações positivas: a de reduzir o desperdício de alimentos, a de cultivar frutas ou legumes na sua casa e a de vender mudas desses produtos para outras pessoas, em vasinhos de artesanato feitos por você.

3. Crie sistemas de reaproveitamento de água

Outra possibilidade para quem precisa e quer economizar água, utilizando e reutilizando de maneira consciente, é a de desenvolver sistemas de captação e reutilização de água, tornando o processo bastante sustentável. 


Uma ideia simples e barata de colocar esse sistema em prática é utilizando canos de plástico, que possuem um formato arredondado bastante semelhante às barras usadas em um guarda corpo em aço inox. Essa característica facilita o deslocamento da água. 


Esse sistema pode ser utilizado de maneira eficiente, podendo ter como função regar as plantas da sua horta, ou simplesmente coletar a água da chuva para a lavagem de diferentes áreas da sua casa, como a garagem ou quintal. 


Depois de aprimorar o processo e criar um sistema completo, é possível investir nesse projeto, criando alguns, decorando-os e colocando-os à venda para outras pessoas que tenham interesse em economizar água de maneira prática e ecologicamente correta. 


Com essas três dicas simples e funcionais, é possível alinhar artesanato e sustentabilidade de forma fácil, garantindo ações positivas na sua casa e conquistando uma renda a mais para a sua família. 

Considerações finais

Realizar ações sustentáveis hoje é decisão fundamental de quem está realmente preocupado com o meio ambiente e busca maneiras de contribuir para a sua manutenção e preservação. Ao mesmo tempo, é possível colher benefícios com uma postura como essa. 


Assim, unir habilidades manuais com a sustentabilidade e investir em artesanato pode ser uma excelente maneira de contribuir para as futuras gerações, conquistando uma renda extra e desenvolvendo potencialidades interessantes para o dia a dia. 


Por isso, não deixe de seguir as sugestões abordadas neste conteúdo e aproveite para unir o útil ao agradável com sucesso. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






11 comentários:

  1. Oii Rudy, adorei o texto concordo completamente com você, inclusive tenho um canal no youtube sobre artesanato fiz pouco tempo.

    Canal:https://youtube.com/channel/UCpbkEXb8L0Nj1RuX-AGlGcw

    Blogger:https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom. Assertivo, real, verdadeiro, que muito gostei de ler.
    .
    Votos de um feliz domingo
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Que post mais lindo! Em uma época onde a gente tem ao menos tentado aprender novos afazeres, seja para distração da mente ou para ter uma renda extra, nada mais gostoso que fazer isso usando o melhor da vida e sem agredir a natureza!!!
    Amei, Rudy!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. OLá Rudy!
    Adorei a postagem, temos que nos conscientizar e buscar maneiras para não agredir o meio ambiente, aqui em casa separamos todos os lixos recicláveis e são coletados por uma ONG! Mas habilidades manuais é uma coisa que não tenho e não levo jeito!

    ResponderExcluir
  5. Unir o útil ao agradável: desenvolver o talento através da arte e colaborar com a Mãe Natureza

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas
    É importante fazer á nossa parte e cuidarmos da natureza .já estava sentindo falta dessa coluna rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma publicação interessante!:)
    --
    Procuro a paz que anda perdida
    -
    Beijo, e uma excelente semana..

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy
    Excelente postagem sustentabilidade é cada dia mais necessário em nossas vidas, amo artesanato, eu sei fazer vários trabalhos manuais, desde criança estou sempre aprendendo algo novo, e sempre também faço reciclagem de vários materiais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    É muito reciclar e até fazer artesanato, ainda mais com o que iríamos jogar no lixo.
    Economiza além de criar coisas lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Verdade, por meio do artesanato dá pra fazer trabalhos incríveis, minha irmã está sempre fazendo, até bolsas com papelão ela faz... Também semlre estou praticando a sustentabilidade, acho muito importante para proteger o nosso planeta.
    Amei a matéria! Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy! Cada vez mais fica provado a urgência de realizarmos ações voltadas para a preservação do meio ambiente. E achei esse artigo super esclarecedor. Por que não trabalharmos essa questão criando arte, né?

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy