15/01/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #06 - JAYANE MIRANDA - Como se manter focado nas metas feitas para o ano de 2022 com os desafios do dia a dia

 Olá alegres e felizes!







Em todo ano estipulamos novas metas para que possamos alcançar durante o próximo período anual que vem por aí. Mas, nem sempre é tão fácil cumprir as nossas metas quanto é de estimulá-las, fazendo com que muitas pessoas falhem no processo.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como se manter focado nas metas feitas para o ano de 2022, mesmo com os desafios diários que enfrentamos e dificuldades que, muitas vezes, nos desmotivam, explorando algumas dicas valiosas para que os objetivos sejam alcançados.

As metas são sempre bem-vindas, seja no início do ano ou em qualquer outro período. Elas ajudam a dar focos e correr atrás de objetivos que podem nos trazer algum tipo de realização pessoal ou profissional, podendo ser a abertura de empresa simples tão sonhada ou simplesmente emagrecer.

Porém, no começo do ano, com o clima de renovação e tantas pessoas planejando e pensando quais serão suas novas metas para o ano que se aproxima, é mais comum ter um foco em mente, ou no mínimo imaginar como seriam nossas vidas se tais metas fossem cumpridas.

Obviamente que elas podem variar bastante de pessoa para pessoa, dependendo da vida que cada uma delas leva. Alguns acreditam que conseguir aquela promoção no trabalho é uma meta para o ano novo, já para outras, pode ser descobrir um curso de comissário de voo como fazer para mudar a sua vida.

Entretanto, nada é tão simples como parece, e sem um planejamento eficaz, muita força de vontade e objetivos a curto prazo para que, juntos, a meta principal seja atingida, dificilmente será possível completar essa promessa de ano novo.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão explorar algumas dicas, além de mostrar as vantagens de se cumprir suas metas, como elas podem ser essenciais para uma mudança na sua vida, independente se o objetivo está relacionado a sua vida pessoal ou sua excelencia operacional para empresas.

O impacto de se ter metas

Independente do seu estilo de vida, classe social ou objetivos a longo prazo, é importante para toda e qualquer pessoa estipular metas para conseguir, mesmo que aos poucos, mudar seu estilo de vida ou simplesmente se sentir mais realizado pessoalmente.

Em outras palavras, desde as mais fáceis até as mais difíceis, ter um objetivo a ser cumprido e conseguir realizá-lo proporciona uma sensação única para a pessoa de gratificação e sucesso, principalmente ao parar e observar todo o esforço necessário para conseguir o que mais buscava.

Assim como existem vantagens ao se investir em uma cota contemplada, também existem alguns benefícios ao começar a bater as suas metas, como:

  • Sentimento de realização pessoal;

  • Objetivo conquistado;

  • Maior disciplina para cumprimento de outros objetivos;

  • Acompanhamento de pequenos progressos ao longo do tempo.

Ou seja, é preciso de um bom planejamento e verdadeira força de vontade para atingir o objetivo final. Estipular metas e cumprí-las pode afetar a vida da pessoa de forma muito positiva, tanto pelo caminho percorrido quanto a sua real finalização.

Em contrapartida, mesmo que a meta seja abrir um negócio de pen drive brinde personalizado, quando não se consegue atingir alguns objetivos, pode acontecer da pessoa se sentir mal e desmotivada a continuar tentando, principalmente se já não é a primeira vez que está buscando resultado.

Por isso, é muito importante dar passos pequenos, mas constantes, ajudando tanto na realização quanto contribuir para a autoestima da pessoa quanto a ver com os resultados, inspirando a continuar com o que foi devidamente planejado.

Seguindo essa linha de raciocínio, os tópicos a seguir irão reunir algumas dicas de vital importância para que você possa atingir resultados e suas metas estipuladas, mesmo que elas estejam relacionados a alguma pessoa ou até mesmo profissional, como montagem de cabine primária de negócios.

  1. Defina a importância da meta

O primeiro grande passo ao estipular qualquer meta na sua vida é definir e entender qual a real importância dela para você. 

Ela deve estar conectada a perspectiva de longo prazo e deve estar claro o esforço diário para se atingi-la, além das mudanças em diversos aspectos da sua vida para que o resultado seja alcançado.

Em outras palavras, é preciso haver um motivo para você querer algo e como isso afetará sua vida. Essa motivação serve de combustível para enfrentar os diversos obstáculos e adversidades que estão por vir e que podem não ser poucos.

Se a sua meta é juntar dinheiro, precisa estipular qual o objetivo para esse dinheiro. Ele pode ser desde comprar um carro até abrir uma empresa de terceirização de limpeza. Tenha isso muito claro em mente e o processo será mais fácil.

  1. Transforme sua meta em números

Outro ponto que é extremamente necessário para atingir seus objetivos e metas é quantificá-los e tornar tudo mensurável e palpável para ser atingido. Isso ajuda tanto nos pequenos avanços quanto no momento de planejar tudo.

O real motivo de fazer isso é para saber o quão próximo você está de atingir os resultados, sabendo gerenciar e monitorar tanto os seus acertos quanto as suas falhas. Isso também ajuda a quantificar metas muito abertas e que podem ser difíceis de serem atingidas.

Por exemplo, a sua meta é juntar dinheiro. Porém, juntar dinheiro é algo muito vago. Por isso, é muito mais fácil estipular um valor e para que ele seja utilizado, como juntar uma quantidade X para comprar baloes números para aniversário para realizar uma festa.

Quanto mais objetiva, crível e mensurável for sua meta, mais fácil será atingir os resultados.

  1. Faça avanços, mesmo que pequenos

Se você já estipulou uma meta e já a mensurou, agora precisa ter um planejamento e seguí-la para conseguir atingir seus objetivos. Tal planejamento deve ser feito de maneira que, a partir de pequenos passos, tudo seja conquistado. É necessário constância.

Sua meta não irá cair no colo e nem da noite para o dia. Se o seu objetivo é emagrecer, coloque pequenos objetivos diários e acompanhe-os, como pequenas caminhadas pela manhã, estipule horários para praticar exercícios, melhore a sua alimentação aos poucos.

Pode-se chamar esses pequenos avanços como degraus, e o ideal é subir um degrau de cada vez. Constância é a chave, por isso comemore os pequenos momentos e continue sempre buscando continuar, mesmo quando em um ou outro momento não conseguir.


  1. Acompanhe sua evolução

Pense que sua meta é como se fosse uma espécie de gerenciamento de uma empresa, que precisa ser acompanhado de perto e analisado. 

Lembre-se que, apesar das dificuldades encontradas, foi definido a importância da meta em sua vida, e a pessoa estava disposta a mudar diversos aspectos da vida para atingir o mesmo.

Assim como um projeto, como o gerenciamento de uma empresa, é preciso entender os riscos e, quando acontecerem falhas no processo, ter o pulso firme e a força de vontade de admitir o erro e consertar.

Por isso, tão importante quanto acertar todos os dias, é saber se manter firme nos momentos em que falhar.

Isso não somente ajuda a construir uma autoestima da pessoa que está buscando atingir os objetivos, mas também gera mais confiança para enfrentar as adversidades. Busque estímulos que te ajudem a comemorar toda nova etapa alcançada.

Por incrível que pareça, isso faz com que o nosso cérebro entenda que, ao realizar aquele tipo de ação sempre traz algo bom, nos estimulando mesmo que inconscientemente, ao realizar aquela tarefa.

Por fim, mas não menos importante, não tenha medo de realizar ajustes de meta sempre que possível. 

É normal que aconteçam problemas em nossas vidas pessoais, e aquele dinheiro que estava sendo destinado todo mês para a meta tenha que diminuir por causa de um imprevisto, por exemplo.

Antes uma meta ajustada temporariamente do que não continuar seguindo firme e forte para atingir seus objetivos. Mesmo que caminhe devagar, novamente falamos, o importante é a constância, portanto, apenas não pare.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como se manter focado nas metas feitas para o ano de 2022, principalmente com os desafios do nosso dia a dia, explorando algumas vantagens e benefícios de se atingir as metas, além de dicas fundamentais para colocar tudo em prática.

As metas podem ser mais difíceis ou mais fáceis, dependendo do que foi estipulado por você, mas se ela realmente é importante, com toda certeza e com as dicas desenvolvidas, você conseguirá atingi-las, precisando apenas de foco e determinação.

Agora que já compreende a importância e a necessidade de investir cada vez mais em si mesmo, comece desde já a estipular suas metas, e mais importante que tudo, colocá-las em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




8 comentários:

  1. Como tudo o que conhecemos, as metas são boas e ao mesmo tempo não são.
    É interessante traçar metas mas caso não sejam alcançadas não podemos ficar frustradas

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Excelente post, realmente manter o foco nas metas para 2022 com o ano ja começando com tantos problemas, variante de covid, influenza, enchentes, tudo subindo de preço todo dia, num é brinquedo não, só mesmo com muita ajuda de Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy! Apesar de não ter o costume de fazer metas, achei o texto bem interessante. Concordo que criar metas é importante, pois funciona como motivação para alcançar objetivos. As dicas de como lidar foram excelentes!

    ResponderExcluir
  4. ola
    É importante ter metas e traçar objetivos ,mas desde que sejam aquilo que não vai nos sobrecarregar,não adiantar traçar planos muitos audaciosos se não temos condições de realizar,ai vem a frustação.
    gostei do texto

    ResponderExcluir
  5. Que texto fascinante!!Sim, super importante definir metas, mas saer até onde essas metas também irão lhe causar um stress mental.
    Eu não tenho muito hábito de criar metas não, exceto as bobinhas(que para mim são importantes) como ver filmes, séries e ler o que puder. Mas sem pressão, pois sei das minhas limitações!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com metas é importante, mas metas de ano novo normalmente são esquecidas logo.
    O importante é sempre tentar se renovar e buscar melhorias.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy!
    Excelente texto, para falar a verdade não tenho hábito de fazer metas para, mas para quem faz é legal, mas se não conseguirá atingi-las, não pode se frustar e viver só focada nisso!

    ResponderExcluir
  8. Sim, nem sempre é fácil cumprir as nossas metas... Amei as dicas para ajudar na realização das metas!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy