13/01/2023

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #03 - Saúde feminina: Estudo mundial indica que as mulheres estão sofrendo com alto estresse

Quando falamos de saúde feminina, nos referimos não apenas a saúde física, que também é extremamente importante, tanto para as mulheres quanto para os homens, mas também falamos da saúde mental, um ponto que precisa ser mais discutido. 

Nos últimos anos, muito se fala sobre saúde mental em todo o mundo, mas falar sobre esse assunto de forma generalizada pode ser um grande perigo, isso porque cada pessoa possui um determinado estado mental que precisa ser tratado de forma singular. 



Quando falamos de saúde feminina, nos referimos não apenas a saúde física, que também é extremamente importante, tanto para as mulheres quanto para os homens, mas também falamos da saúde mental, um ponto que precisa ser mais discutido. 


Nos últimos anos, muito se fala sobre saúde mental em todo o mundo, mas falar sobre esse assunto de forma generalizada pode ser um grande perigo, isso porque cada pessoa possui um determinado estado mental que precisa ser tratado de forma singular. 


Não há como comparar a saúde mental de uma pessoa que viveu em uma família bem estruturada e sempre teve tudo o que quis com a de uma pessoa que cresceu em um orfanato e passou fome, por exemplo.


Vivemos em um mundo diverso e em uma sociedade cada vez mais personalizada, onde até mesmo cada tipo de trocador de calor possui as suas devidas características, e cada indivíduo possui a sua história, os seus medos e os seus traumas, seja por conta de:


  • Casa;

  • Filhos;

  • Relacionamento;

  • Trabalho;

  • Estudos;

  • Saúde física;

  • Família;

  • Amigos;

  • Entre outros. 


Tendo isso em vista e, infelizmente, reconhecendo que ainda vivemos em uma sociedade que precisa melhorar em muitos aspectos, torna-se impossível não falar sobre a desigualdade de gênero que ainda existe em todo o mundo. 


Falar sobre saúde mental de forma generalizada pode ser um perigo quando também trazemos isso para o âmbito da desigualdade de gênero, afinal de contas, comparar a vida, a saúde e a rotina de uma mulher com a de um homem é algo muito injusto. 


A situação se torna ainda mais delicada quando falamos de uma mulher negra, de uma pobre, de uma que faz parte da comunidade LGBTQIA + e até mesmo de uma mãe, pois sua saúde mental pode ser bem mais afetada simplesmente por serem mulheres. 


Mesmo vivendo em uma sociedade que já cresceu em diversos aspectos e que hoje conta com mulheres que trabalham tanto com molas de tração quanto como policiais, ainda há muito a ser feito quando falamos de saúde mental feminina. 


Isso porque um estudo mundial indicou que as mulheres estão sofrendo com um alto volume de estresse, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco mulheres apresenta algum tipo de transtorno mental. 


Os mais comuns são a depressão e a ansiedade, após eles seguem o burnout e a bipolaridade, o que acende um alerta de cuidados redobrados para com a saúde mental das mulheres, que precisam de mais atenção no dia a dia. 


Tendo isso em vista, hoje iremos debater mais sobre esse assunto tão importante e que precisa de mais destaque dentro do mercado e das casas, entendendo o que causa tal cenário e o que pode ser feito para ajudar essas mulheres. 

Fatores que influenciam no aumento do estresse nas mulheres 

Assim como existem fatores que influenciam na produção de um termopar e em seus testes, existem fatores que também influenciam no aumento do estresse feminino e que estão longe de serem apenas as alterações hormonais ou o período menstrual. 


Pensar dessa maneira apenas reforça o preconceito que existem sobre as mulheres na sociedade, é preciso entender que existem muitas atitudes, às vezes cometidas com sutileza, mas que influenciam nesse cenário. Confira abaixo alguns deles: 

Cobrança 

O primeiro deles é a cobrança que existe em cima das mulheres, muitas vezes, pelo simples fato delas serem mulheres e, por isso, pessoas acreditarem que estão no direito de cobrar que elas se vistam de tal forma, de ajam de tal maneira, que causem ou sejam mães. 


As escolhas na vida de uma mulher devem ser tomadas por única e exclusiva vontade dela mesma, certos comentários e perguntas como: “Quando irá se casar? Quando terá filhos? Quando irá mudar o cabelo?”, podem gerar uma ansiedade fora do comum nelas. 


Sobrecarga 

Há quem diga que as mulheres são multifacetadas, ou seja, existem diversas versões de mulheres dentro de uma só. Desde a que trabalha com instalação e manutenção de ar condicionado até a mãe, a filha, a esposa e a amiga que sai para a balada. 


Ao cuidar de tantas facetas que fazem da mulher um ser único no mundo, ela também pode se sentir sobrecarregada com tantos afazeres, tantas responsabilidades e cuidados, o que aumenta a sensação de ansiedade e estresse. 

Violência 

Falar sobre violência contra a mulher em pleno 2023 pode até parecer uma surpresa, mas infelizmente, ainda é a realidade de milhares de mulheres no mundo, que sofrem diariamente com os mais variados tipos de violência. 


Seja a agressão física, o assédio sexual, moral, a violência patrimonial ou psicológica, são diversos os tipos de violência que as mulheres sofrem no trabalho, na rua e até mesmo dentro de casa e que influenciam diretamente na piora de sua saúde mental. 

Relacionamentos 

Relacionamentos podem ser maravilhosos quando ambos os lados entendem seus limites e desejos, seja a relação entre o líder e o funcionário de uma caldeiraria industrial ou até mesmo a relação de amizade, ou amorosa na qual uma mulher se encontra. 


Seja quem for o seu par, é preciso entender quais são os seus limites e reconhecer atitudes abusivas dentro do seu relacionamento, pois assim, ela preza pela sua saúde mental e evita entrar em uma bola de neve que ao invés de lhe trazer alegria, lhe traz tristeza. 


Esses são apenas alguns dos diversos fatores que influenciam no aumento do estresse entre as mulheres e que podem explicar um pouco mais sobre a piora da saúde mental feminina e que servem como reflexão sobre as atitudes que cada um está tomando. 

Entenda a importância de falar sobre este assunto 

Apenas falar sobre esses fatores não basta, é preciso que falemos sobre a importância de debater e entender mais sobre a saúde mental feminina, que é uma responsabilidade de todos que convivem ao lado de uma mulher no dia a dia. 


Hoje, as mulheres possuem o seu espaço na sociedade e poder para trabalhar, estudar e procurar por uma massa de polir na internet, coisas que parecem simples na atualidade, mas que foram proibidas para elas até há pouco tempo. 


As marcas de uma sociedade machista, misógina e patriarca ainda irão perdurar por muitos anos e irão existir como fantasmas que poderão assombrar a vida das mulheres por muitos e muitos anos, infelizmente. 


Sendo assim, falar sobre saúde mental das e para as mulheres é muito mais do que apenas seguir uma pauta que está em alta, mas se preocupar com a qualidade de vida e felicidade de todas aqueles que te cercam.


Seja a sua mãe, sua irmã, sua tia, amiga, namorada, esposa, colega de trabalho, chefe ou cliente, entender sobre esse assunto e não ter vergonha de perguntar para uma mulher como ela se sente e do que ela precisa, já é uma forma de ajudá-la. 

Formas de promover a saúde mental para as mulheres

Assim como painéis elétricos industriais surgiram como uma solução para problemas na parte elétrica de uma empresa, formas de ajudar na melhoria da saúde mental das mulheres também surgiram com o passar do tempo. Confira abaixo algumas delas: 

Apoio e compreensão 

A primeira delas é justamente o apoio e a compreensão, que por mais óbvio que possa parecer, faz toda a diferença na rotina de uma mulher que pode ser julgada pelo que sente e pelo que fala em outros ambientes. 


O simples fato de não tratar o que a mulher sente como frescura já é uma atitude que faz com que ela se sinta mais confortável e acolhida, o que a incentiva a sair daquela situação sabendo que existem pessoas que a entendem. 

Auxílio profissional 

Além disso, é claro que precisamos entender a importância de reconhecer a necessidade de cuidar da saúde mental junto aos profissionais, afinal de contas, hoje contamos com especialistas à disposição para ajudar na melhora de tal cenário. 


Seja para as mulheres que trabalham em uma empresa de caldeiraria industrial ou até mesmo para as mulheres da sua família, incentivar a busca de ajuda profissional é essencial para que as mulheres consigam reduzir o estresse da mentira correta. 

Prestatividade 

Por fim, mas longe de ser menos importante, apenas palavras não bastam, muitas vezes, as mulheres precisam de ação, e ser prestativo neste momento é essencial para que elas possam, de fato, se sentir mais felizes. 


Sendo assim, ofereça ajuda às mulheres que tem por perto, pergunte se elas precisam de alguma coisa e se mostre à disposição para ajudar no que for preciso, dessa forma, você garante apoio não só com as palavras, mas também com suas ações. 


Considerações finais

Com tudo isso, será possível criar uma sociedade, um mercado de trabalho e uma família onde as mulheres se sintam mais leves e em paz, entendendo quais são os seus deveres e direitos como cidadãs e não abrindo mão da sua felicidade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Não há como comparar a saúde mental de uma pessoa que viveu em uma família bem estruturada e sempre teve tudo o que quis com a de uma pessoa que cresceu em um orfanato e passou fome, por exemplo.


Vivemos em um mundo diverso e em uma sociedade cada vez mais personalizada, onde até mesmo cada tipo de trocador de calor possui as suas devidas características, e cada indivíduo possui a sua história, os seus medos e os seus traumas, seja por conta de:


  • Casa;

  • Filhos;

  • Relacionamento;

  • Trabalho;

  • Estudos;

  • Saúde física;

  • Família;

  • Amigos;

  • Entre outros. 


Tendo isso em vista e, infelizmente, reconhecendo que ainda vivemos em uma sociedade que precisa melhorar em muitos aspectos, torna-se impossível não falar sobre a desigualdade de gênero que ainda existe em todo o mundo. 


Falar sobre saúde mental de forma generalizada pode ser um perigo quando também trazemos isso para o âmbito da desigualdade de gênero, afinal de contas, comparar a vida, a saúde e a rotina de uma mulher com a de um homem é algo muito injusto. 


A situação se torna ainda mais delicada quando falamos de uma mulher negra, de uma pobre, de uma que faz parte da comunidade LGBTQIA + e até mesmo de uma mãe, pois sua saúde mental pode ser bem mais afetada simplesmente por serem mulheres. 


Mesmo vivendo em uma sociedade que já cresceu em diversos aspectos e que hoje conta com mulheres que trabalham tanto com molas de tração quanto como policiais, ainda há muito a ser feito quando falamos de saúde mental feminina. 


Isso porque um estudo mundial indicou que as mulheres estão sofrendo com um alto volume de estresse, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cinco mulheres apresenta algum tipo de transtorno mental. 


Os mais comuns são a depressão e a ansiedade, após eles seguem o burnout e a bipolaridade, o que acende um alerta de cuidados redobrados para com a saúde mental das mulheres, que precisam de mais atenção no dia a dia. 


Tendo isso em vista, hoje iremos debater mais sobre esse assunto tão importante e que precisa de mais destaque dentro do mercado e das casas, entendendo o que causa tal cenário e o que pode ser feito para ajudar essas mulheres. 

Fatores que influenciam no aumento do estresse nas mulheres 

Assim como existem fatores que influenciam na produção de um termopar e em seus testes, existem fatores que também influenciam no aumento do estresse feminino e que estão longe de serem apenas as alterações hormonais ou o período menstrual. 


Pensar dessa maneira apenas reforça o preconceito que existem sobre as mulheres na sociedade, é preciso entender que existem muitas atitudes, às vezes cometidas com sutileza, mas que influenciam nesse cenário. Confira abaixo alguns deles: 

Cobrança 

O primeiro deles é a cobrança que existe em cima das mulheres, muitas vezes, pelo simples fato delas serem mulheres e, por isso, pessoas acreditarem que estão no direito de cobrar que elas se vistam de tal forma, de ajam de tal maneira, que causem ou sejam mães. 


As escolhas na vida de uma mulher devem ser tomadas por única e exclusiva vontade dela mesma, certos comentários e perguntas como: “Quando irá se casar? Quando terá filhos? Quando irá mudar o cabelo?”, podem gerar uma ansiedade fora do comum nelas. 


Sobrecarga 

Há quem diga que as mulheres são multifacetadas, ou seja, existem diversas versões de mulheres dentro de uma só. Desde a que trabalha com instalação e manutenção de ar condicionado até a mãe, a filha, a esposa e a amiga que sai para a balada. 


Ao cuidar de tantas facetas que fazem da mulher um ser único no mundo, ela também pode se sentir sobrecarregada com tantos afazeres, tantas responsabilidades e cuidados, o que aumenta a sensação de ansiedade e estresse. 

Violência 

Falar sobre violência contra a mulher em pleno 2023 pode até parecer uma surpresa, mas infelizmente, ainda é a realidade de milhares de mulheres no mundo, que sofrem diariamente com os mais variados tipos de violência. 


Seja a agressão física, o assédio sexual, moral, a violência patrimonial ou psicológica, são diversos os tipos de violência que as mulheres sofrem no trabalho, na rua e até mesmo dentro de casa e que influenciam diretamente na piora de sua saúde mental. 

Relacionamentos 

Relacionamentos podem ser maravilhosos quando ambos os lados entendem seus limites e desejos, seja a relação entre o líder e o funcionário de uma caldeiraria industrial ou até mesmo a relação de amizade, ou amorosa na qual uma mulher se encontra. 


Seja quem for o seu par, é preciso entender quais são os seus limites e reconhecer atitudes abusivas dentro do seu relacionamento, pois assim, ela preza pela sua saúde mental e evita entrar em uma bola de neve que ao invés de lhe trazer alegria, lhe traz tristeza. 


Esses são apenas alguns dos diversos fatores que influenciam no aumento do estresse entre as mulheres e que podem explicar um pouco mais sobre a piora da saúde mental feminina e que servem como reflexão sobre as atitudes que cada um está tomando. 

Entenda a importância de falar sobre este assunto 

Apenas falar sobre esses fatores não basta, é preciso que falemos sobre a importância de debater e entender mais sobre a saúde mental feminina, que é uma responsabilidade de todos que convivem ao lado de uma mulher no dia a dia. 


Hoje, as mulheres possuem o seu espaço na sociedade e poder para trabalhar, estudar e procurar por uma massa de polir na internet, coisas que parecem simples na atualidade, mas que foram proibidas para elas até há pouco tempo. 


As marcas de uma sociedade machista, misógina e patriarca ainda irão perdurar por muitos anos e irão existir como fantasmas que poderão assombrar a vida das mulheres por muitos e muitos anos, infelizmente. 


Sendo assim, falar sobre saúde mental das e para as mulheres é muito mais do que apenas seguir uma pauta que está em alta, mas se preocupar com a qualidade de vida e felicidade de todas aqueles que te cercam.


Seja a sua mãe, sua irmã, sua tia, amiga, namorada, esposa, colega de trabalho, chefe ou cliente, entender sobre esse assunto e não ter vergonha de perguntar para uma mulher como ela se sente e do que ela precisa, já é uma forma de ajudá-la. 

Formas de promover a saúde mental para as mulheres

Assim como painéis elétricos industriais surgiram como uma solução para problemas na parte elétrica de uma empresa, formas de ajudar na melhoria da saúde mental das mulheres também surgiram com o passar do tempo. Confira abaixo algumas delas: 

Apoio e compreensão 

A primeira delas é justamente o apoio e a compreensão, que por mais óbvio que possa parecer, faz toda a diferença na rotina de uma mulher que pode ser julgada pelo que sente e pelo que fala em outros ambientes. 


O simples fato de não tratar o que a mulher sente como frescura já é uma atitude que faz com que ela se sinta mais confortável e acolhida, o que a incentiva a sair daquela situação sabendo que existem pessoas que a entendem. 

Auxílio profissional 

Além disso, é claro que precisamos entender a importância de reconhecer a necessidade de cuidar da saúde mental junto aos profissionais, afinal de contas, hoje contamos com especialistas à disposição para ajudar na melhora de tal cenário. 


Seja para as mulheres que trabalham em uma empresa de caldeiraria industrial ou até mesmo para as mulheres da sua família, incentivar a busca de ajuda profissional é essencial para que as mulheres consigam reduzir o estresse da mentira correta. 

Prestatividade 

Por fim, mas longe de ser menos importante, apenas palavras não bastam, muitas vezes, as mulheres precisam de ação, e ser prestativo neste momento é essencial para que elas possam, de fato, se sentir mais felizes. 


Sendo assim, ofereça ajuda às mulheres que tem por perto, pergunte se elas precisam de alguma coisa e se mostre à disposição para ajudar no que for preciso, dessa forma, você garante apoio não só com as palavras, mas também com suas ações. 


Considerações finais

Com tudo isso, será possível criar uma sociedade, um mercado de trabalho e uma família onde as mulheres se sintam mais leves e em paz, entendendo quais são os seus deveres e direitos como cidadãs e não abrindo mão da sua felicidade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy


8 comentários:

  1. Estava com saudades dos posts!! O primeiro de 2023

    ResponderExcluir
  2. OLá Rudy!
    Excelente Post, um assunto que tem que ser compartilhado! A saúde mental e muito importante, eu sou muito estressada, qualquer coisa errada me irrita, tenho que aprender a ser mais calma!!

    ResponderExcluir
  3. Que post mais incrível!Soa como uma verdadeira aula do quão difícil é ser mulher, mãe, esposa, filha, empresária, funcionária..e tantas vezes, eletricista,encanadora,advogada,conselheira!
    Ser mulher vai muito além disso e as cobranças são inúmeras e quase sempre, nos deixam esgotadas sim!
    Vou salvar esse post para a vida!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Estamos no mes que é dedicado a saúde mental e estava vendo uma psicologa explicar que as mulheres são as que mais sofrem de algum tipo de trantorno.Há muita pressão ,muitas responsabilidades a sociedade sempre cobrando perfeição. Temos que nos cuidar ,não é fácil. Mas é possivel com ajuda levar uma vida mais tranqüila.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy
    Hoje em dia vivemos uma rotina super estressante e acabamos deixando a saúde mental de lado e isso gera sérias consequências.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Os principais males do século são estresse e depressão, independente do sexo e idade.
    Muito difícil combatê-los.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Verdade, cada pessoa possui um determinado estado mental que precisa ser tratado de forma singular, o tratamento é individual... Muito interessante o texto.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Realmente é uma questão que precisa ser tratada individualmente, afinal cada um de nós tem uma história, suas dores e amores. Temos que ter cuidado com nossa saúde mental, afinal ela nos afeta tanto quanto aos problemas físicos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy