08/10/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #144 - ATELIE WEB - Conteúdo - Dia do Gaúcho: Saiba tudo sobre esse 20 de Setembro tão especial

 Olá alegres e felizes!


Mais uma parceria para o blog, é com o ATELIE WEBEverton Oliveira Consultor - 


WhatsApp: (11) 9 5158-2046








O Rio Grande do Sul é conhecido nacionalmente como a terra do chimarrão e do churrasco, mas com certeza não é só isso que caracteriza esse estado.

 

No dia 20 de setembro, os gaúchos comemoram o Dia do Gaúcho, uma data com uma longa história.

Quer saber mais sobre esse estado e como funciona essa comemoração? Continue a leitura.

 

 

Breve história do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado que fica mais ao sul do território brasileiro.

Na época do "descobrimento" do Brasil, a Região Sul foi a última a ser ocupada.  Até o final do século XVIII, o Rio Grande do Sul era habitado por indígenas e alguns focos de missões jesuíticas espanholas.

No século XIX, Portugal obteve a posse das terras gaúchas após vários conflitos e expulsou os espanhóis. A sociedade foi marcada pela forte presença dos portugueses e a economia girava em torno do trigo e do charque (carne-seca).

 

 

A região recebeu imigrantes alemães e, posteriormente, poloneses, italianos e de outras nacionalidades.

Em 1835, iniciou a Revolução Farroupilha, conhecida também como Guerra dos Farrapos. Essa foi a rebelião mais longa do Brasil Regencial e durou até 1845.

Essa guerra recebeu esse nome por causa dos trajes maltrapilhos e gastos dos rebeldes e foi iniciada com o apoio dos grandes proprietários rurais que queriam a diminuição dos impostos sobre os produtos, além da separação do estado do Brasil Imperial. Também lutaram negros escravizados e outros revolucionários em prol de liberdade e dignidade.

Após o fim da guerra com um acordo de paz entre revolucionários e o governo, e no final do século XIX, o comércio estava mais forte. Em meados do século XX, o Rio Grande do Sul era a terceira maior localidade econômica do país.

 

 

 

 

Dia do Gaúcho

O Dia do Gaúcho é uma data comemorativa que lembra o início da Revolução Farroupilha, no dia 20 de setembro de 1835.

A data foi transformada em um feriado estadual no ano de 1995. A partir daí, ela é comemorada pelos gaúchos na Semana Farroupilha, que acontece do dia 13 ao dia 20 de setembro.

Essa é a maior comemoração popular do estado. Como tradição, são feitas festas nos Centros de Tradição Gaúcha para valorizar a cultura do local, como vestimentas, pratos típicos, danças e músicas.

Além disso, ocorrem desfiles, palestras e espetáculos para relembrar a história.

 

 

Impactos da pandemia

A tradicional festa da Semana Farroupilha foi afetada pela pandemia do novo coronavírus em 2020, visto que foi preciso manter o distanciamento social para diminuir a propagação do vírus. Contudo, a festa aconteceu, mas de forma virtual, assim como a Atelie, que foi fundada no meio do cenário da pandemia, para atender a crescente demanda de pedidos online.

 

O evento foi gravado no parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na capital Porto Alegre, com a participação da equipe técnica e dos artistas. O público conseguiu assistir pelas plataformas Youtube e Facebook, e pelas transmissões nas páginas da prefeitura.

 

 

Já no ano de 2021, com a flexibilização dos eventos estaduais, foram feitas apresentações abertas ao público vacinado contra a Covid-19 com pelo menos uma dose. Também foi necessário realizar uma testagem nas últimas 72 horas antes do evento.

Além disso, aconteceram desfiles de cavalarianos, mas com um público restrito. A comemoração teve a participação do governador Eduardo Leite, que discursou sobre a guerra que marcou o estado e apagou a Chama Crioula (fogo que é aceso durante décadas da realização do evento).

Os Festejos Farroupilhas também também homenageiam Anita Garibaldi, o Dia da Consciência Negra e o Movimento Nativista.

Pontos turísticos do estado

Quem é apaixonado por história, cultura, turismo e deseja visitar o Rio Grande do Sul pode aproveitar as festas tradicionais e conhecer outros pontos turísticos relacionados à Guerra dos Farrapos, tais como:

          Ponte da Azenha;

          Monumento Cruz das Almas;

          Trincheiras;

          Casa de Gomes Jardim;

          Guaíba (cidade que é berço da Revolução).

Que tal registrar em lindas fotos esse belos pontos turísticos, sem dúvidas uma maneira inesquecível de registrar esse momento é com o simples e inovador cubo de foto giratório para home office, em questão de beleza, o seu espaço de trabalho nunca mais será o mesmo!

 

O Dia do Gaúcho vai muito além de uma comemoração dos habitantes dessa região. É uma data marcada pelas lutas dos ancestrais gaúchos, fato marcante até os dias atuais e que faz parte de uma longa tradição.

O que achou dessa história? Deseja conhecer o Rio Grande do Sul?

 

Artigo publicado por: Everton Oliveira


Agora me digam: o que acharam?


cheirinhos
Rudy





9 comentários:

  1. Olá
    Conheci mais um pouco da guerra dos farrapos através de uma das minhas minisséries preferidas que é a Casa das 7 mulheres.
    Eu gostaria sim de um dia conhecer essa linda região do nosso país.
    Adorei o post. É sempre bom conhecermos mais da história do nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy
    Parabéns pela parceria.
    Que post bacana, saber mais sobre o RS é maravilhoso, pois tenho amigos queridos que conheci no orkut e são de lá.
    Temos mais de 10 anos de amizade, e sonho em um dia ir visitá-los e conhecer as cidades do estado, principalmente Carazinho, a cidade desses amigos, e Poa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela nova parceria!
    Adorei o post! Deu vontade de conhecer esse belo estado e seu povo hospitaleiro

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda ler um post assim que fala não somente sobre a origem de um povo que mora em uma região tão linda e fria(sonho de morar em Gramado) mas que também fala um pouco das tradições e costumes!
    Que sim,a gente acabou adotando.
    Adorei e muito o post!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! Parabéns por mais essa parceria! Adoro saber mais sobre as festas tradicionais dos estados brasileiros. Os gaúchos são um povo que valorizam muito sua cultura e origem. Gostei da publicação!

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Parabéns por mais essa parceria! Adorei a Postagem, gostei muito de conhecer um pouquinho do Rio Grande do Sul, tenho vontade de conhecer o RS!

    ResponderExcluir
  7. Sonho em conhecer o Rio Grande do Sul, pois há lindos lugares, a cultura é riquíssima, e adoro o sotaque de seu povo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy
    Parabéns pela nova parceria, excelente post, gostei muito de saber mais sobre o dia do gaúcho, o Rio Grande do Sul tem uma cultura muito interessante
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela nova parceria, Rudy!
    Gostei do post, muito bom saber um pouco do Rio Grande do Sul.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy