30/05/2012

RESENHA #30 - "O SONHO DE EVA" - CHICO ANES (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  : “O SONHO DE EVA” (LITERATURA NACIONAL)
SUBTÍTULO: “DORMIR PODE SER UM JOGO PERIGOSO”
AUTOR: CHICO ANES
EDITORA  : NOVO CONCEITO
SELO: NOVO CONCEITO JOVEM
PÁGINAS –304
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO/FANTASIA
ISBN: - 978-85-8163-006-9

 


CITAÇÃO: “- Depois, vem a Morte e, com ela, a recompensa estupenda: a consciência da finitude de seu próprio tempo! Com essa consciência é possível condensar, na brevidade de uma vida, toda a intensidade do infinito. Cada orgasmo terá eletricidade de milhares de relâmpago e cada medo, a força purificante de uma feroz tempestade. Se não conhecemos o tempo, tudo empalidece, tudo se torna insosso. A eternidade, sem essa fruta, é apenas tédio! Uma obediência cega a um vazio sem nome.” (pág. 51)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA = de Igor Campos é simples, com uma figura destorcida de alguém com olhos fechados, com um borrão ao fundo, como um quadro onde tem escritos com letras japonesas, é azul e branca.
(nota:   4,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: As folhas são amareladas com as letras pretas que facilitam a leitura. É simples, sem adornos nas páginas.
Tem sumário e é dividido em 20 capítulos denominados apenas por números e mais a parte final.
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso:
0.44 kg
(nota:  4,50  de 5,00)

- ESCRITA: Feita em 3ª pessoa de forma descritiva e com linguagem contemporânea. Diálogos criativos e interessantes que demonstram conhecimento em áreas como a psicologia e a tecnologia.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “- Deves estar dizendo isso por cauda do autor, não? Hitler foi um louco, mas o livro... Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor...
- O leitor? Acho que não concordo.
- O leitor! É ele quem, às vezes, por deficiência na leitura, confunde diversão com instrução. Leva piadas a sério... Aí é que a coisa desanda...”. (pág. 129)

RESUMO SINÓPTICO: “Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.


Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.”
A Yume é uma empresa no ramo de entretenimento e está prestes a lançar um revolucionário jogo que faz a inserção de ‘vídeo games’ aos sonhos, chama-se ‘DreamGame’.

A Dra. Anna Abelar trabalhava no projeto e acabou se jogando do 20º andar do apartamento onde morava em São Paulo. No mesmo dia Joachim, sobrinho de Anna e filho da assumidade em sonhos lúdicos, Dra. Eva Abelar(irmã de Anna), desaparece.

Dra. Eva é convidada pela Yume a dar continuidade ao trabalho iniciado pela irmã. Aceita por saber que a grande indústria de games está de alguma forma envolvida na morte da irmã e no sumiço do filho. O que ela não esperava era ter que enfrentar seus próprios medos e sonhos lúdicos para poder desvendar todo o mistério oculto por trás da empresa.

Terá de trabalhar com uma equipe muito diferenciada e suspeita. Não poderá confiar em ninguém para poder encontrar seu filho e coibir a dominação que a Yume quer impor as pessoas através da realidade virtual crscente.


CITAÇÃO: “- É difícil  falar sobre o caráter das pessoas, filha. Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. Todos nós guardamos um par de assuntos interessantes no bolso da frente, três ou quatro piadas no bolso de trás, meia dúzia de nomes de personalidades no bolso do paletó e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos: com os bolsos cheios de mesmice e lixo. São bolsos rasos, como os relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar alguém com esse tipo de material, não acha?” (pág. 216)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Os sonhos desde sempre foram motivos de estudos pelos estudiosos e de forma intrigante, mexem com o dia a dia das pessoas. O autor teve a genialidade de unir a tecnologia virtual, que domina nosso século, com o ocultismo envolto através dos sonhos e criou uma trama totalmente empolgante e intrigante.

O livro mostra o quanto a sociedade atual está predisposta a ser manipulada pelos engenhosos maquiavélicos empreendedores na área de tecnologia virtual, sem nem mesmo perceber sua vulnerabilidade. Mostra ainda a fragilidade da mente humana e como ela pode ser dominada pelas necessidades pessoais e individuais de cada ser.

Em linguagem de fácil assimilação e entendimento o livro transcorre abordando temas interessantes e questionadores, colocando cada leitor no papel de se perguntar: será que isso realmente é possível? Tem uma visão futurista que mostra a dominação da tecnologia virtual em nossas vidas.

Confesso que fiquei totalmente envolvida com a leitura, já que os sonhos são uma parte dos meus estudos pessoas e saber que de alguma forma, em futuro muito próximo, a tecnologia poderá dominar até mesmo coisas bem pessoais como nossos sonhos, deixou-me de alguma forma um tanto amedrontada, mesmo sabendo que o livro é uma ficção. Uma ficção que bem poderá ser real em pouco tempo...

O livro é instigante, questionador, inteligente e merece uma leitura detalhada e profícua.


NOTA: 4,60 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

 
SOBRE O AUTOR: 




Chico Anes é mineiro, nascido em Barbacena. Formado em engenharia eletrônica e telecomunicações, é pós-graduado em marketing pela FGV. Atualmente mora em São Paulo com esposa e filhas. Pesquisador entusiasta de alquimia, xamanismo e filosofia de fogueira, Chico Anes busca o caminho que tenha coração, o elixir da longa vida e a pedra fundamental que transmuta qualquer coisa em ouro. Sabe onde tudo isso se encontra, mas saber onde está o peixe não quer dizer pescá-lo. Por esse motivo, sua paixão é jogar o anzol nas águas profundas e desconhecidas da mente.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.




cheirinhos
Rudy

  BLOGUEIRINHOS DO BEM!

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

 Comenta - Recados e Imagens (8980) 


Sua sorte do dia (30 de mai)
"O orgulho vem antes da queda. "




7 comentários:

  1. Rudy, adorei a descrição do livro. O leitor tem uma noção muito boa de como ele é. Gostei mesmo!!!

    beijocas

    http://elasleram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro é meio confuso no começo
    Mas depois a estoria vai fluindo
    Eu gostei

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O enredo parece ser interessante, apesar de no começo não ter ficado muito empolgada, mais a sua resenha me deixou curiosa.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  5. Achei estranho no início.. mas depois ficou bom hehhehe
    Adorei a resenha, embora vc tenha contado bastante coisa rsrsrs gosto de saber todos os detalhes se tenho o livro, mas como nao tenho kkkk!
    Gostei da crítca e também acho que cada vez mais as pessoas estão se submetendo a essa tecnologia louca.. vc entendeu né..

    ResponderExcluir
  6. O inicio e meio confuso mais depois vai ficando muito bom.
    adorei a resenha parabéns!!!
    Cheirinhos...
    http://lanafortuna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Com certeza é um livro que mexe com a gente do começo ao fim, através da resenha a gente nota que é daqueles livros que nos prendem, pois se torna um grande suspense pela busca da criança desaparecida!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy