07/07/2013

SÍMBOLOS/ARQUÉTIPOS/LOGOTIPOS #01 - HOJE, APENAS AS DEFINIÇÕES

Boa alegres e felizes seguidores e visitantes!

Nova tag por aqui, espero que gostem e acompanhem!!

Quem me acompanha sabe o quanto gosto de misticismo, ocultismo, e áreas afins. Agora ando um tanto ligada a SEMIÓTICA = é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos e quero muito compartilhar com vocês. Espero que gostem.

 

Nessa primeira postagem me limitarei a das a SEMÂNTICA = que se ocupa do simbolismo na linguagem, ou seja, das palavras, ou a psicanálise. Apenas o significado, ok?










SÍMBOLO =
O termo "símbolo", com origem no (grego), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstracto (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o Cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto). Adam Schaff, desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).
O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.). Ele intensifica a relação com o transcendente.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.

(FONTE:  https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolo)

 

ARQUÉTIPO = 
Arquétipo (grego ἀρχή - arché: principal ou princípio e τύπος - tipós: impressão, marca) é o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e a Narratologia.
Arquétipo, na Psicologia Analítica, significa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. C.G.Jung usou o termo para se referir a estruturas inatas que servem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique.

 

LOGOTIPO = 
 Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que, embora difundido na linguagem cotidiana é considerado por designers profissionais e acadêmicos um neologismo impreciso e incorreto.

 

É isso aí... logo trarei nosso 1º símbolo!!

cheirinhos
Rudy

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.


PENSAMENTO DO DIA:
"E se em vez de chamar a atenção de todos como fazem as flores chamativas, fôssemos como as raízes das plantas que procuramos nas profundezas?"



Comenta - Recados e Imagens (1152)


4 comentários:

  1. Oi Rudy, será que eu vou conseguir entender?
    Vou tentar...
    Querida,Passei p/deixar bjsss, desejar uma semana de sucesso e abençoada p/vcs e avisar que tem um sorteio Mococa lá no blog.

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Nossa, que post interessante. Gostei. Vou ficar de olho no símbolo.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi Rudy, que legal, eu não sai nada sobre esse assunto, adorei saber!! bjs desejando ótima semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  4. Oi querida amiga tudo bem!
    Passando para te desejar uma semana maravilhosa.
    Beijão enorme

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy